O Redirect 302 é um termo técnico usado por profissionais da área e que pode impactar nos usuários e também nos diversos resultados de uma grande empresa.
O redirect 302 é um código muito utilizado por desenvolvedores e que conduz os usuários e Search Engines a uma página diferente da solicitada. Ou seja, redireciona de um site para o outro.
O que é redirect 302?
O redirect 302 é um código usado para redirecionar uma página, por isso, é muito importante para quem trabalha com SEO, entender quais são os princípios dele e também as suas principais funções.
Ele é o autor do direcionamento temporário e não envia junto o histórico do site, nem a sua popularidade e Page Rank. Dessa forma, ele é feito especialmente para ocasiões ideais para:
- promoções;
- lançamento de produto;
- informações (que queiram causar impacto).
Quais as vantagens do redirect 302 para o Marketing Digital?
O redirect 302 possui algumas vantagens para o Marketing e para desfrutá-los é necessário conhecer todos os parâmetros que ele possui. Ou seja, se tornar capaz de evitar qualquer falha que possa o atrapalhar nos buscadores.
Estes redirecionamentos em estratégias de resultados de marketing digital, causam um bom tráfego orgânico para o site, o que valoriza bastante suas informações principais. Porém, ele não deve durar muito tempo, pois prejudica a interação no site de busca.
Outros códigos numéricos e seus significados
No momento em que for digitado o endereço de uma página pelo navegador, ele percorre um caminho que vai de servidor de hospedagem até o fim da página, para buscar o conteúdo desejado.
Ao não encontrar o site desejado, o servidor envia diversos códigos de volta, de forma que explique o que aconteceu. Além disso, eles variam e cada um tem seu significado específico, são eles:
Código 301 (Permanente redirect), redireciona um link permanentemente e é usado ao desejar alterar o domínio de um site e fazer com que as pessoas que procuram o anterior sejam direcionadas a ele.
Código 404 (Page not Found) é aquele que informa que ela não foi encontrada. Bem como, pode ocorrer por erros de digitação de endereços ou até mesmo pelo fato de sair de um servidor que não existe mais.
Código 500 (Internal Server Error) é uma falha interna que impede a transmissão do site desejado. Além disso, isto acontece por meio de:
- erros de leitura;
- falta de conexão.
Redirect 301 X 302
Eles são bem diferentes e possuem objetivos específicos. Dessa forma, o código 301 indica um redirecionamento permanente, ou seja, muito utilizado para substituir um domínio. Bem como, direcionar os visitantes de uma URL original a outras novas.
Já o 302 possui um modo temporário e o comando inicial não é excluído da base do Google. Isto é, o controle redirecionado será reativado com o tempo de acordo com sua função principal.
O que são URLs?
As URLs ( Localizador Uniforme de recursos) são endereços eletrônicos que permitem que o seu site ou blog, sejam encontrados nas principais redes. Pode-se dizer que eles são os seus endereços virtuais e qualquer pessoa pode visitar a sua página nos buscadores.
Qual o momento certo para utilizar o redirect 302?
O redirect 302 é um ótimo recurso para usar em promoções de forma que o tráfego seja redirecionado a essa página. Pode-se utilizá-lo também ao ter o site reformulado ou em manutenção.
Ainda há a possibilidade de fornecer o conteúdo aos usuários mesmo que a nova versão do site não esteja pronta, bem como, em sites em que o tópico será expirado.
Diferença entre o redirect 302 e o 307
O redirect 307 sempre será uma alternativa para se trabalhar com redirecionamento temporário. Ele é o sucessor do 302 e está ajustado aos códigos HTTP 1.1. Só que o 302 é compatível com o HTTP 1.0.
O que é HTTP?
Ele é uma regra de transferência que traz a possibilidade de as pessoas inserirem a estrutura de URL do seu site na WEB e verem os conteúdos que nele existem. Quer dizer, ele é a base de comunicação que existe em toda a internet.
Por ser esse suporte, em que os sites de conteúdos que trazem hiperlinks de forma que eles possam ser encontrados de uma maneira mais fácil pelos usuários, tudo acontece por meio de um clique ou um toque.
Quais cuidados tomar ao usar esses direcionamentos?
Todos os redirecionamentos até mesmo o 302, possuem riscos. Dessa forma, esse fato deve ser creditado às práticas e técnicas Black Hair, que são bastante usadas por diversos oportunistas.
Eles usam este desvio como uma forma de fazer spam, porque os “spammers” burlam os mecanismos de pesquisa e fazem com que o usuário entre em outra página que está sujeita a vírus e conteúdos maliciosos.
O que são as técnicas Black Hat?
É uma técnica muito utilizada, que tem o intuito de conseguir uma posição melhor nas SERPs. No entanto, possuem uma série de ações que enganam os algoritmos de redes sociais, para se ter um melhor rankeamento.
O que são spammers?
Eles são pessoas que promovem a prática do spam e que fazem isso por interesse financeiro. Bem como, com a intenção de atingir milhares de pessoas com diversos conteúdos com vírus.
Como faço para não prejudicar o site ao usar o redirect 302?
Ao usar o redirect 302 em seu site deve-se ter cautela, porque quantidade de redirects influencia na leitura dos robôs de pesquisa, dentre eles o Googlebot.
Quanto mais redirecionamentos, maiores serão as chances do domínio entrar na lista negra. Entretanto, recomenda-se o uso de no máximo 5 para cada um da mesma página requerida.
O que é a lista negra dos redirecionamentos?
A Blacklist é a popular lista negra do Google, que se refere a todas as páginas listadas pelo buscador. Isto é, que foram retirados dos resultados das pesquisas por terem conteúdos maliciosos e prejudiciais.
Um bom aliado
O redirect 302 é um grande aliado para seu site, porém, é necessário cuidar-se para que se possa fazer um bom uso. Além disso, ele é um adianto, mas é importante lembrar que só se deve utilizá-lo em momentos bem específicos, para não ser visto como spam.