O registro.br é muito importante para pessoas e empresas que investem em marketing de conteúdo com público-alvo brasileiro. Aliás, cadastrar o nome do seu site é uma das estratégias para fortalecer a identidade da marca, saiba como fazer isso a seguir.
O que é o registro.br?
É uma plataforma que realiza a venda de domínios para e-mails e sites que têm como terminação o .br. Dessa forma, o nome do seu site fica registrado e impede que outras pessoas ou empresas o utilizem.
O NIC.br é o órgão responsável por fazer o registro de domínios que usam a sigla em sua terminação. Assim, o registro faz parte desta instituição, a qual também integra o Comitê Gestor de Internet no país. Desse modo, o seu papel é realizar:
- Registro de domínios;
- Manutenção do nome de páginas registradas no país.
Portanto, vale destacar que o registro.br não é um serviço de hospedagem. Para isso, existem outras plataformas que se pode contratar.
Tipos de domínios do registro.br
Ao acessar o site, é possível descobrir quais são as categorias e as terminações que cada uma inclui na aba “sobre domínio”. Em síntese, pode-se registrar o seu site em uma das classificações a seguir:
- Profissionais liberais: apenas para pessoas físicas;
- Genéricos: para pessoas físicas ou jurídicas;
- Pessoas jurídicas: sem restrição, com restrição ou com DNSSEC obrigatório;
- Cidades: para pessoas físicas ou jurídicas;
- Universidades: instituições de ensino superior;
- Pessoas físicas.
Com isso, você pode fazer o seu registro.br de acordo com os objetivos do seu negócio. Além disso, isso ajuda o público a entender quais são os serviços ou produtos que oferece.
Por que registrar o seu domínio no registro.br?
Em primeiro lugar, fazer um cadastro na plataforma é importante para garantir o registro do nome da sua marca. Desse modo, outras pessoas não poderão usá-lo. Em síntese, os principais motivos são:
- Reservar o nome do site para uso único;
- Definir a identidade da empresa na internet.
A compra do registro garante que você poderá usá-lo de acordo com o período de sua escolha. Assim, quando esse prazo estiver perto de finalizar, você receberá uma mensagem para renovar.
Atraia o público brasileiro
Outro motivo para fazer o seu registro.br é atrair o público brasileiro para o seu negócio. Aliás, essa extensão vale tanto para sites quanto para landing pages. Então, se o seu principal público-alvo está no Brasil, o ideal é que realize esse cadastro.
Como encontrar um domínio no registro.br?
Antes de tudo, acesse o site do registro.br e digite o nome que deseja usar na barra de pesquisa. Assim, os resultados mostrarão se aquele termo está disponível para registro ou não.
Caso não esteja disponível, o site faz algumas sugestões que você pode usar, ainda que não sejam com a mesma extensão. Dessa forma, é possível usar alguma delas ou realizar uma nova busca.
É possível comprar um domínio que já tenha proprietário?
Sim. Basta encontrar alguém que esteja disposto a vender esse domínio. No entanto, vale ressaltar que pode haver uma variação de preço, de acordo com a autoridade que ele já possui.
Ao comprar um domínio brasileiro de outra pessoa ou empresa, há a vantagem de ter um site que não vai precisar começar do zero. Por exemplo, ele já tem leitores diários, portanto, o valor pode variar bastante de acordo com a importância dele na internet.
Consulta no Whois
O Whois é um protocolo de consulta que serve para acessar algumas informações úteis sobre um domínio. Para usar esse recurso do site, basta clicar em Tecnologia, depois em Ferramentas e escolher a opção Serviço de Diretório Whois. Desse modo, você poderá ver os seguintes dados sobre o domínio:
- Dados do proprietário;
- Servidores DNS;
- Administrador do registro.
Com isso, você tem acesso ao endereço e canais de contato de um site no registro.br. Os dados são públicos, então, podem ser encontrados com certa facilidade.
O nome dessa ferramenta vem da pergunta em inglês “Who is?”, ou seja, “Quem é?”. Assim, caso precise entrar em contato por algum motivo com sites que tenham o registro de domínio terminados em .br pode usar esse recurso.
Quanto custa um domínio no registro.br?
O custo de um domínio no registro.br varia de acordo com o prazo que escolher para uso do nome próprio e exclusivo. Assim, o tempo vai de um ano, no mínimo, até 10 anos. Para um ano, por exemplo, o valor é de R$ 40.
Vale a pena fazer o registro por meio de outra empresa?
Na verdade, depende. Existem empresas que fazem esse registro, mas também oferecem outros serviços. Desse modo, o valor pode ser bem mais alto do que apenas cadastrar o seu domínio.
Serviços de hospedagem de sites
A hospedagem de sites pode ser entendida como uma forma de alugar o seu espaço na internet. O que esses serviços fazem é guardar dados, informações e arquivos das suas páginas. Alguns exemplos de empresas que realizam isso são a Hostinger, GoDaddy e Wix.
Como cadastrar o domínio no registro.br?
Depois de verificar que o nome escolhido para o seu site está disponível, é o momento de saber como cadastrar um domínio no registro .br. O processo é bem simples e você vai precisar apenas:
- Pesquisar e selecionar o nome que deseja na barra de buscas;
- Clicar em registrar;
- Informar seu CPF ou CNPJ;
- Criar a sua conta, registrar, ler e concordar com o contrato.
Após seguir essa sequência, a plataforma irá enviar as orientações via e-mail para concluir a sua compra. Assim, acesse a sua conta no site e defina o prazo pelo qual deseja pagar o seu registro.
Configure o domínio no servidor do seu site
Caso o seu site já esteja ativo antes do registro, é preciso fazer o direcionamento para o DNS. Essa sigla se refere ao sistema que traduz o nome do seu site para endereços IP, os quais são lidos pelos computadores. Assim, você vai precisar informar o Slave 1 e o Master para manter o seu endereço de IP e permitir que as pessoas acessem seus conteúdos.
Boas práticas para realizar o seu cadastro
Existem algumas regras que o nome do seu registro.br deve seguir. Na verdade, são questões simples para ficar atento na hora de definir o seu:
- Não deve conter apenas números nem começar ou terminar com hífen;
- Deve ter de 2 a 26 caracteres, sem incluir a categoria;
- Pode-se usar letras de a – z , números de 0 – 9 e hífen;
- Caracteres acentuados podem ser usados: ç, ü, ú, õ, ô, ó, í, ê, é, ã, â, á, à.
Fora isso, uma dica é que esse nome seja o que as pessoas já conhecem. Isso contribui para que o site seja encontrado com mais facilidade, além de fortalecer a identidade da sua marca.
Faça o seu registro.br
Registrar o seu site com a terminação em .br é uma boa estratégia para o seu marketing digital, especialmente se deseja atrair o público brasileiro.