Resiliência é uma atitude muito bonita que há na personalidade do ser humano. É encarar o mundo de uma maneira diferente e ver as coisas com mais simplicidade.
A resiliência é uma forma de viver e ver o mundo da melhor maneira possível. É ser capaz de transformar os momentos difíceis em fáceis e encarar os problemas sempre de cabeça erguida.
O que é resiliência e porque ela é importante no ambiente de trabalho?
Resiliência é uma atitude que faz parte da vida de uma pessoa e além disso, esta palavra vem do latim resilire que quer dizer “voltar atrás”. Ela é a capacidade de superar obstáculos e crises com equilíbrio e conhecer os próprios limites com bastante empenho.
Uma pessoa resiliente se torna mais feliz e com um imenso foco no objetivo proposto. Assim, ele busca se renovar por meios que superem os problemas de forma bem tranquila e passiva.
No mercado de trabalho existem diversos tipos de habilidades e cada uma delas possui a função de ajudar uma empresa a melhorar. Assim, é nesse momento que entra a palavra resiliência, como um plano de negócios.
Agir assim no ambiente de trabalho faz com que os funcionários se comportem diante de diversas situações. Dessa forma, é importante ressaltar que quem desenvolve esta habilidade, alcança os melhores cargos e até a liderança.
O que é ser resiliente?
Uma pessoa resiliente é aquela que mesmo diante de um problema difícil, conseguem driblar diversos obstáculos e enfrentar cada um com bastante ênfase e confiança. Muitas das vezes por motivos como:
- perda emprego;
- morte de alguém querido;
- um dia difícil.
Mesmo ao encontrar situações adversas, as pessoas que são resilientes buscam soluções para resolver os diversos problemas. Bem como, procuram se adaptar a novas realidades que acontecem.
Elas suportam as emoções fortes, superam os eventos traumáticos e aceitam que as mudanças fazem parte da vida. Não que seja fácil, mas que é preciso seguir em frente apesar das dificuldades.
Para isso, seja receptivo, flexível e perseverante. Essas são as 3 chances para se ter uma vida saudável. Tudo isso de forma mais resiliente e também de um diferente ponto de vista, mais otimista.
Como criar uma mentalidade resiliente?
Criar uma mentalidade assim é aprender a desenvolver e a controlar os diversos sentimentos de raiva e de tristeza. Isto é, as pessoas ao enfrentar-se uma situação de desgaste, tem-se um instinto descontrolado e nutre fortes sentimentos de tristeza.
Pensar assim faz com que a pessoa se isole do mundo e perca o equilíbrio, de tal forma que não encontre uma forma mais saudável de sair daquela situação. O que gera momentos de estresse e muitas das vezes causa-se a depressão.
É exatamente neste momento que entra-se o pensamento resiliente, que torna a pessoa capaz de enfrentar o problema de frente e de encarar o momento de forma bem passiva e positiva. De enfrentar o “gigante” sem medo e sem preocupação.
O papel da auto-reflexão a da autoconfiança na resiliência
A auto-reflexão é um tipo de reflexão que uma pessoa faz sobre si mesma. Além disso,ao ter esta atitude observa-se seus próprios sentimentos, sua maneira de pensar, de agir e de sentir. Já a autoconfiança, é a capacidade de acreditar em si mesmo e nas suas próprias:
- habilidades;
- pensamentos;
- julgamentos.
Estes dois conceitos tem tudo a ver com a resiliência, pois seguir com auto-reflexão e autoconfiança é aprender a lidar com as situações da melhor maneira possível. Ou seja, ter determinação.
Como equilibrar o trabalho com o lazer para aumentar a resiliência?
Existe uma grande ideia no geral, de que quanto mais o indivíduo disponibiliza seu tempo a trabalhar, mais força e resiliência você terá. Portanto, para que haja um equilíbrio entre os dois é preciso ser bem resiliente.
No ambiente de trabalho cria-se momentos de estresse que podem ser positivos e também bastante negativos. Ao trabalhar em excesso prejudica-se a performance e provoca sentimento de frustração e fadiga em um indivíduo.
Assim, faz-se necessário um momento de lazer para que haja um estilo de vida mais saudável. Dessa forma, haverá um equilíbrio entre esses momentos e você será capaz de cumprir sem se sobrecarregar.
Como usar o feedback para desenvolver resiliência?
O feedback e a resiliência são fatores muito importantes para qualquer tipo de trabalho. E fazer esta avaliação é criar um processo de comunicação causado pela transmissão e recepção de certas informações entre as pessoas.
A falta dele pode gerar conflitos e crises no ambiente de trabalho. Assim, com a falta de avaliação, o trabalhador pode ter um grande desempenho ou algumas reações inconsequentes.
E é aí que entra a resiliência, pois por meio dela o indivíduo consegue se avaliar e reavaliar a si mesmo. Além disso, tudo isso deve acontecer seja com um funcionário ou até mesmo um gestor.
O que fazer para manter um foco positivo no trabalho?
Manter um foco positivo no ambiente de trabalho é algo desafiador pois há certas tarefas que são bem pesadas e necessitam serem feitas diariamente. Para isso, é preciso lidar com a situação da melhor maneira possível para não afetar sua produtividade.
Para não se distrair com coisas sem sentido e ter um mau desempenho dentro de uma empresa, é necessário se desligar de certas coisa e ter algumas atitudes que podem lhe auxiliar a lidar com esta situação, são elas:
- defina suas metas diárias;
- fique bem confortável;
- organize todas as tarefas;
- desligue as notificações dos dispositivos;
- faça pequenos intervalos;
- tenha produtividade técnica.
Seguir estas dicas é ideal para manter a atenção somente com o trabalho. Ter um olhar diferente no seu local de trabalho faz com que as coisas se tornem melhores e fluam com bem mais resultados positivos.
Como desenvolver habilidades de planejamento e organização para aumentar a resiliência?
O planejamento e a organização são habilidades que determinam metas para se alcançar um determinado objetivo com bastante resiliência. Dessa forma, desenvolver atividades que trabalhem este fato é ótimo para as empresas.
Ela está associada com o otimismo, o entusiasmo, a energia e a coragem para encarar os desafios que aparecem no caminho. Ou seja, ela se importa com o bem-estar físico das pessoas.
Para isso, planeje atividades que desenvolvam a atenção, faça pequenas pausas, combata os fatores de estresse e controle seu temperamento. Bem como, pense sempre positivo e seja bem flexível.
Como usar ferramentas de gerenciamento de tempo para melhorar a resiliência?
Para fazer uso das ferramentas de gestão do tempo de forma que melhore a resiliência, é preciso conhecê-los e entender sua importância. Assim, elas ajudam a aproveitar recursos e maximizar eficiências.
Gerenciar o tempo é ter um certo controle sobre ele e aprender a organizar as coisas, cada uma em seu determinado tempo e também lugar. Ou seja, de forma bem mansa e bem positiva.
Como gerenciar o estresse e a pressão para desenvolver a resiliência
Trabalhar é uma das coisas mais gratificantes para um indivíduo. Porém, é também ao mesmo tempo estar exposto a formas constantes de estresse, em que é necessário ter um jogo de cintura para não pirar.
Para lidar com esta situação é preciso reconhecer os sinais que causam esta sobrecarga, criar meios de enfrentar os problemas e construir a resiliência para lidar com as situações difíceis no futuro.
Tudo isso junto ocasiona em uma série de vantagens que podem facilitar bastante o seu dia a dia. Além de melhorar sua produtividade e a qualidade do seu trabalho e também de todos ao redor.
Como utilizar a comunicação assertiva para aumentar a resiliência?
Antes de tudo é preciso observar que a comunicação assertiva anda lado a lado com a resiliência e essa junção se torna bem interessante. Assim, ela se refere a capacidade que o indivíduo tem de expressar seus pensamentos, ideias e opiniões.
Se tornar uma pessoa resiliente é saber lidar com os pré-julgamentos, as opiniões e os pensamentos alheios. Bem como, fazer com que as pessoas assertivas enfrentem situações que os tornem mais fortes.
Para isso, tenha um bom autocontrole, autoconfiança, sensibilidade, leitura corporal e tantos outros motivos que sejam bem importantes. De forma que, cause um bom equilíbrio entre eles.
Veja como ter postura assertiva e resiliência
Ter uma comunicação assertiva é ideal para compreender o quanto ela contribui para fortalecer a resiliência. Ter este tipo de pensamento é ideal para se viver uma vida saudável. Portanto, veja agora algumas dicas bem importantes:
Ter autocontrole e autoconfiança
Uma pessoa resiliente tem um autocontrole muito grande. Ela não acumula débitos emocionais e nem sobrecarrega a mente com coisas negativas, que possam tirar a sua paz.
Ela também faz escolhas bem conscientes e sempre observa os resultados de cada decisão tomada por ela. Contudo, além de expressar com firmeza e também otimismo cada momento vivido.
Ser sensível ao contexto
Seja sempre sensível no contexto, avalie os impactos que essa situação ruim pode causar. Além disso, não baseie-as em fatos e boatos, mas sim na realidade e tudo de forma bem positiva e conheça a ciência da emoção.
Ter empatia e ser otimista
A pessoa resiliente tem empatia principalmente ao surgir uma situação difícil. Ela coloca-se no lugar do outro e tenta encontrar soluções para sair daquele problema, da melhor maneira possível, sem a procrastinação.
Ela tem um olhar realista e bastante positivo nos momentos de dificuldade. Bem como, tem a capacidade de entender que os problemas não durarão para sempre e que eles não são imbatíveis.
Conquista e manutenção de relações.
Ser resiliente é se envolver com as pessoas da melhor forma e maneira. Dessa forma, ela cria relacionamentos importantíssimos e laços de inclusão bem importantes, a todos ao seu redor e ter uma escuta ativa.
Uma pessoa assim tem a capacidade de oferecer ajuda com a maior naturalidade e também transmitir tranquilidade para os outros. Isto é, mesmo nas horas que são bem difíceis.