O que é segmentação psicográfica e qual é a sua importância para os negócios?

A segmentação psicográfica é a cartada final para o progresso dos seus planos de relacionamento. Dessa forma, é permitido separar a clientela de acordo com o seu perfil, suas necessidades e com isso, trabalhar as suas campanhas partir desses dados.

O que é segmentação psicográfica?

Ela é um modelo de observação distinta que separa a clientela por suas qualidades naturais e por suas ações. Dessa forma, ela estuda as pessoas por suas particularidades, por exemplo, a idade, o cargo e tantos outros.

Um objetivo que ela tem também é o de entender quem é o usuário e o que o conduz. Bem como, investiga fatores psicológicos dos clientes e possui uma junção de variáveis com objetivo de juntá-las para fazer algo, de modo que o comprador se interesse mais.

Pelo seu uso é possível analisar critérios que se baseiam em estilos de vivência, status social, preferências, opiniões e tantos outros. Além disso, analisa as necessidades de cada consumidor.

Como surgiu a segmentação psicográfica?

A segmentação psicográfica surgiu de uma grande evolução dos variados tipos de criação. Desse modo, o processo era um pouco mais lento, pois permitia somente estabelecer a separação dos compradores por meio de:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Renda.

Com essas análises era possível identificar os desejos do consumidor e como fazer para ajudá-los. Porém, não era possível conhecer de fato cada cliente, pois essa investigação não era tão detalhada.

Segmentação geográfica e comportamental

Existem também vários modelos de segmentação, a geográfica por exemplo, é uma boa opção. Além disso, ela divide a clientela ao se basear nos locais onde eles moram e é bem útil nos dias atuais, só depende da estratégia. Há também a comportamental, que estuda os comportamentos, jornada da compra e diversas outras questões. Desse modo, um fator muito importante que diferencia a segmentação psicográfica é que ela vai além.

Como funciona a segmentação psicográfica?

Ela se baseia em Big Data e o grande número de informações coletadas para as observações, o que permite criar um perfil completo sobre cada cliente. Durante esse processo são recolhidos dados históricos, de redes sociais e tantos outros.

Por meio desses dados, é possível ter um cruzamento de informações que favoreçam um estudo inteligente e assim fica mais fácil de trabalhar em cima desses perfis, o que facilita muito. Sua ligação é feita com cada consumidor e sua personalidade, assim, esses conceitos são referidos ao modo de pensar, a forma de agir e também a de sentir, logo, eles são distribuídos em:

  • Valores, crenças, opiniões e interesses;
  • Vivências, cultura e atividades;
  • Raiva, frustração, medo.

Segmentação psicográfica no mundo comercial

No mundo do comércio, as marcas possuem sistemas que processam imensos números de informações a procura de padrões que são semelhantes, como os estilos de vida, status sociais e tantos outros. Assim, é permitido separar os perfis e guiar suas ações. 

É ideal também fazer campanhas para a divulgação de uma mercadoria e criar planos diversos de relacionamentos para diferentes grupos. Dessa forma, é viável falar com todos os compradores e perceber se eles estão dispostos a ouvir. Um meio de torná-lo mais visível é por meio de anúncios que convertem nas redes digitais.

Qual a importância da segmentação psicográfica?

Ela é muito importante porque oferece os mais diversos benefícios que facilitam o trabalho da equipe que atua com marketing. Com isso, a segmentação psicográfica é uma ferramenta bastante vantajosa.

Possibilita a personalização da comunicação

O fator mais importante dessa segmentação é que ela tem a competência de personalizar a comunicação. No marketing atual esse ponto é o que guia os mecanismos e o que deixa os procedimentos mais vantajosos.

Com ela, as marcas podem discursar tudo o que as pessoas querem ouvir, de forma que melhore os esforços de toda a equipe. Assim, ela conta histórias que estão atreladas a vivência das pessoas, permite chegar ao sucesso esperado e a ter bons resultados.

Previne a perda de tempo

A segmentação psicográfica evita essa perda em duas partes, a primeira é que as marcas desperdiçam um tempo menor com o desenvolvimento de campanhas que seriam vistas por pessoas erradas. Ela também permite que a clientela não perca seu tempo com comunicações que não são direcionadas para ela. Desse modo, todos saem ganhando.

A segmentação psicográfica é a peça final do progresso de seus planos de marketing. Site da Freepik. Autor: @Freepik.

Contribui para o aumento do ROI

O retorno que a segmentação psicográfica traz é incrível. Dessa forma, é possível conquistar o que foi mostrado, exercer suas expectativas, além de ter investidas que agregam valor de diversas formas.

Gera bem mais conversão

Para quem quer convencer mais pessoas, o ideal é segmentar, ou seja, separar os perfis e aprimorar as promoções, isso é ideal para convencer os consumidores a irem para a próxima etapa. De forma que os clientes seguirão na jornada de compra até o momento em que eles se tornem fiéis compradores. A partir disso, se tudo estiver conforme os estilos de vida ou os desejos dos clientes, existirá uma possibilidade maior de conversão.

Aumenta bastante o ticket médio

Um fator muito importante que precisa ser ressaltado é que ela possibilita o crescimento do ticket médio. Ou seja, ele é o resultado do acréscimo da confiança e satisfação do consumidor. Ao conversar com o cliente sobre o que ele deseja ouvir, além de apresentar soluções para os seus problemas, a empresa faz com que ele se sinta mais confiante e confortável para comprar mais com ela, mesmo que sejam produtos com valores altos.

Quais os tipos de segmentação psicográfica que existem?

Na segmentação psicográfica, é possível encontrar diversos tipos, portanto, veja agora quais são elas para entender com mais detalhes esse processo.

Crenças e valores morais

Este é um modelo que analisa as crenças e os valores morais. Assim, o aspecto moral está cada vez mais relevante no mundo do marketing e tem feito as instituições se alinharem aos seus consumidores. Por seu uso é permitido segmentar as ações conforme os pensamentos de seu público. Bem como, é ideal criar a mensagem certa e evitar algumas abordagens em busca da melhor forma de anunciar seus produtos ou serviços.

Estilo de vida

Esta outra é guiada por interesses e estilos de vida. Assim, é ideal criar abordagens para diferentes perfis, sempre de acordo com as qualidades que cada um tem e também por suas necessidades. Há a chance também de estudar melhor como uma profissão, por exemplo, afeta o estilo de vida. Bem como, a idade, os gostos e as preferências que têm todos os consumidores.

Segmentação psicográfica de personalidade

É ideal ver se o cliente é uma pessoa simpática, tímida ou mais extrovertida. Esses traços de aspectos distintos fazem parte da análise dos elementos psicográficos desta segmentação. São fatores que podem ser misturados com outros para se obter uma versão mais precisa da persona. Além disso, identificar essas personalidades faz com que você ganhe a confiança da clientela.

Como colocar a segmentação psicográfica em prática?

Para colocá-la em prática, é preciso ter um bom conhecimento sobre ela e estudar bastante as necessidades de cada cliente para ajudá-lo sempre a resolver todos os seus problemas.

Estude o público

Antes de tudo, na segmentação psicográfica, estude o seu tipo de público. Desse modo, você terá essa visão bem ampla de quem é ele e qual o perfil de cada pessoa que compra com você. É possível fazer isso com a análise de seguidores nas redes sociais, com dados do CRM e também por pesquisas diretas. Ou seja, com base nas características de seus consumidores e potenciais clientes.

Construa uma persona

Ela é um conceito que define a ideia de como é o seu cliente ideal e possui também características psicográficas, além de demográficas que auxiliam bastante o mundo do marketing. Com uma persona bem clara e bem objetiva, fica mais fácil atrair os compradores em potencial certos no momento em que você for fazer suas campanhas e anúncios, afinal, você já conhece os perfis.

Persona

Ela é um personagem fictício que representa um cliente ideal para os negócios e é a base do marketing digital. Desse modo, ela é baseada nos dados e nas qualidades de usuários reais, como:

  • Comportamento do consumidor;
  • Dados demográficos;
  • Desafios e objetivos.

Ela é uma grande ferramenta das segmentações, como a segmentação psicográfica e para criá-la é preciso pesquisar, ou seja, ela tem o objetivo de criar um perfil que seja semelhante às principais características da clientela.

Inbound Marketing

Ele é uma junção de estratégias e ferramentas de marketing criado para atrair, converter e encantar os clientes. Assim, ele é um plano no qual os consumidores vêm até você e é possível apresentar a eles diversas soluções para seus problemas. O Inbound Marketing, é contrário ao marketing tradicional, pois faz uso de conteúdos, de SEO e estratégias em redes sociais. Com isso, é possível atrair compradores por meio de canais online.

A segmentação psicográfica oferece diversos benefícios que facilitam o trabalho da sua equipe de marketing. Site da Freepik . Autor: @Freepik.

Monitore os resultados para uma segmentação psicográfica eficaz

É muito importante acompanhar os seus lucros e estar sempre pronto para avaliar tudo que você conquistou. Ou seja, sua base de clientes pode mudar e é ideal acompanhar as mudanças, a fim de dar continuidade às segmentações de qualidade.

Há a possibilidade de realizar também uma segmentação psicográfica de seus leads, com base nos sistemas como o CRM. Dessa forma, é ideal separar seus clientes e conseguir qualificar diversas pessoas de acordo com seus perfis.

Uma etapa importante é entendê-la e aprofundar nesse assunto. Com isso, as equipes de marketing conseguem compreender a importância de personalizar e colocar ações em prática para converter mais, vender bastante e aumentar o lucro.

big datajornada de compra
Comentários (0)
Add Comment