SEMrush: o que é e como usar esta ferramenta na sua estratégia de marketing?

O SEMrush é uma das ferramentas mais usadas no mercado em um plano de marketing digital. Isso porque, ela ajuda a criar a sua estratégia por meio de palavras-chave, além de nortear a sua estrutura de Link Building, por exemplo.

Esse é um recurso pago, mas que vale a pena o investimento, afinal, conta com vários recursos. Aliás, é uma das melhores plataformas de análise SEO e possui pontos fortes que você precisa conhecer já.

O que é SEMrush?

É uma plataforma de análise SEO que oferece relatórios e dados importantes para a sua estratégia de marketing digital. Assim, ele tem base em três pontos principais que fazem parte de qualquer plano deste tipo:

  • Análise da concorrência;
  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Análise global do seu site.

A ferramenta se torna a sua principal aliada ao montar o planejamento de marketing do seu negócio, porque auxilia na sua estrutura interna. Como também, compara com as tendências do mercado para que consiga fazer os devidos ajustes no decorrer do processo.

Como funciona a plataforma?

O primeiro passo para usar o SEMrush é criar uma conta e fazer a confirmação por e-mail. Dessa forma, você terá acesso ao painel inicial da plataforma. Em seguida, basta colar o link do site que deseja monitorar por meio da ferramenta.

No Painel de Ferramentas, encontram-se as funções que ele oferece para analisar o domínio escolhido. Assim como, meios para gerar relatórios detalhados com os dados que selecionou para esta pesquisa.

É importante entender o objetivo de cada ação dentro da plataforma para usar os recursos da melhor forma. Por isso, você verá no decorrer deste artigo algumas delas, como funcionam e como usar na sua estratégia de marketing digital.

Planos SEMrush

O SEMrush está disponível em duas versões, ou seja, gratuita e paga. A primeira apresenta uma série de análises limitadas. Por exemplo, 10 pesquisas de domínio, o que é muito pouco para quem tem um plano robusto de marketing.

Já a categoria mais básica da aplicação oferece 3 mil pesquisas diárias. Outro ponto é que na versão gratuita, você tem acesso apenas às 10 primeiras palavras-chave das suas pesquisas. Ao contrário da paga, que apresenta mais de 10 mil resultados.

Os planos disponíveis no momento são:

  • Pro;
  • Guru;
  • Business.

A diferença de cada um deles é o número de pesquisas e projetos que se pode criar. Então, variam de 15 a 40 projetos entre US$ 119,95 a US$ 449,95. Quanto mais caro ele é, mais funções são adicionadas ao plano. É possível comparar antes da compra.

Caso o seu objetivo seja investir pesado em marketing digital no seu negócio, vale a pena optar pela versão paga para ter mais resultados. Assim como, aprimorar a sua estratégia e direcioná-la para colocar o seu site nas primeiras posições dos motores de busca.

Para que serve o SEMrush?

O principal objetivo do SEMrush é analisar o comportamento dos usuários e com base nesses dados, ajudar a criar as melhores estratégias de marketing digital. Com foco na solução de problemas, bem como, se diferenciar da concorrência.

A aplicação permite analisar os seguintes pontos:

  • Palavra-chave relevante para o seu negócio;
  • Como esses termos-chave estão ranqueadas na pesquisa orgânica;
  • Formas como a concorrência usa essas palavras e seus resultados;
  • Backlinks do seu site e outras páginas.

Com o uso você consegue analisar o que funciona ou não para a sua estratégia. Da mesma forma que analisa os seus principais concorrentes e quais tendências pode aplicar para alavancar o seu negócio com base nestas pesquisas.

O painel inicial do SEMrush é intuitivo? 

Saiba que o painel do SEMrush é muito intuitivo. Ao logar na sua conta, o usuário se depara com um dashboard onde constam todos os seus projetos em andamento. Dessa forma, já consegue fazer a gestão das configurações de cada um deles.

Você também consegue pesquisar os planos neste painel. Basta digitar na barra a palavra-chave que deseja procurar ou o nome do domínio. Então, os dados são organizados na tela inicial da aplicação, o que facilita na organização da estratégia.

O SEMrush é uma excelente ferramenta para auxiliar o seu time de marketing a alavancar o seu negócio. Imagem de Jason Goodman no Unsplash

Como fazer a análise de domínio com o SEMrush?

Esse processo é bem simples e rápido. Nesse sentido, basta digitar na barra de busca o domínio que deseja pesquisar e o SEMrush apresenta uma série de informações, além de métricas sobre o endereço digitado.

A pesquisa é importante tanto para ajustar possíveis problemas na sua página web, como saber como anda a performance dos seus concorrentes. Vale ressaltar que você terá retorno de dados orgânicos e pagos, palavras-chave, backlinks e principais oponentes.

Veja algumas dicas para análise:

  • Não use “www” ou “https://” na pesquisa;
  • Selecione o país do site em análise.

Sobre o uso dos termos “www” e “https://”, os mesmos limitam os resultados de busca. Por fim, ao selecionar o país do site que deseja pesquisar, o seu retorno é mais realista com as métricas que deseja comparar e analisar.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico são as pessoas que chegam a um determinado site por meio de pesquisas em motores de busca, ou até mesmo, por links em outras páginas web. O SEMrush analisa essa métrica e retorna um relatório com as seguintes informações:

  • Palavras-chave orgânicas;
  • Distribuição por posição;
  • Principais concorrentes;
  • Mapa de posicionamento competitivo.

A primeira são os termos-chave mais procurados nos motores de busca como o Google, por exemplo. Dessa forma, você consegue analisar o que chama a atenção do público daquele domínio. Já a distribuição ranqueia essas palavras-chave por posição na SERP.

Os principais concorrentes são aqueles que têm bom desempenho com as mesmas palavras-chave que você usa no seu negócio. Por fim, o mapa de posicionamento combina termos-chave e tráfego orgânico dos seus principais oponentes.

Vale ressaltar que existem várias formas de se escrever um mesmo termo ou palavra-chave. Logo, cada uma delas representa para a aplicação uma nova pesquisa e resultados para o relatório.

Pesquisa paga

Nesse tipo de relatório são analisadas as mesmas métricas do tráfego orgânico, porém, com foco nas campanhas publicitárias e anúncios pagos do site pesquisado. Nesse sentido, elas são completamente diferentes, visto que, a forma de alcance do público é outra.

Os principais tipos de anúncios são banners, links patrocinados, campanhas do Facebook, chamadas de vídeo no YouTube, entre outros. Veja, em seguida, quais os objetivos deste tipo de estratégia:

  • Aumentar a visibilidade;
  • Gerar tráfego;
  • Trazer resultados rápidos;
  • Formatos diversos;
  • Investir de forma flexível;
  • Maior possibilidade de segmentação;
  • Facilidade para medir resultados.

Vale direcionar uma parte do orçamento para dedicar às mídias pagas e explorar os melhores formatos para o seu negócio. Afinal, o que funciona para outros sites pode ou não ser o ideal para o seu. Portanto, busque um plano personalizado à sua realidade.

Backlinks

Os backlinks conferem autoridade ao seu conteúdo. Afinal, esse é um meio de sites relevantes apontarem para o seu domínio, o que aumenta a sua credibilidade. Por isso, o relatório do SEMrush traz dados exatos da origem desses links.

Ele indica também as principais âncoras, ou seja, o link exato que aponta para o seu website. Com base nisso é possível classificá-los como follow ou no-follow. Além disso, você consegue entender a qualidade do link com:

  • Domain Score;
  • Trust Score.

O Domain Score trata da qualidade do domínio propriamente dita. Já o Trust Score tem relação com os backlinks e sua relevância na estratégia. Ou seja, determinam a nota dos sites que possuem os seus links.

Este relatório consegue detalhar também as páginas ganhas e perdidas no decorrer do tempo. O que pode te ajudar no processo de recuperá-las ou partir para novas parcerias. Você pode excluir links indesejados com o uso paralelo do Google Search Console.

Domínio x Domínio

Este recurso funciona como uma espécie de comparativo, onde dois domínios são colocados lado a lado para análise. Mais uma vez, tem como base o uso de palavras-chave. É possível identificar os termos em comum e os que mais performam.

Um ranking com os termos-chave comuns nos dois domínios também constam no relatório final gerado na aplicação. Dessa forma, torna-se possível identificar conteúdos similares, falhas e promover ajustes para melhorar o rankeamento do site.

O SEMrush tem uma série de ferramentas que auxiliam a otimizar seu site, sua estratégia e potencializar suas vendas. Imagem de Firmbee.com no Unsplash

Como funciona a análise de palavras-chave no SEMrush?

Muitas variáveis relacionadas à palavra-chave podem ser analisadas no SEMrush como:

  • Custo em AdWords;
  • Dificuldade de rankeamento.

Vale lembrar que qualquer tipo de pesquisa com relação aos termos, devem ter foco na persona. Bem como, atenção ao seu estágio no funil de vendas, seu contexto e demandas.

Pesquisa orgânica e paga

Esses são os primeiros retornos do relatório de análise de palavras-chave do SEMrush. Dessa forma, ele apresenta de modo resumido o CPC, volume de pesquisas orgânicas, resultados do termo e a concorrência, que representa a pesquisa paga.

Quanto mais alto for o CPC da PC pesquisada, mas difícil é a forma de ranqueá-la nos motores de busca. Porém, significa dizer também que os termos das primeiras posições da lista trazem mais resultados.

Ao descobrir o nível de dificuldade e valores que devem ser gastos nas palavras escolhidas, você deve analisar se vale a pena ou não seguir com o investimento.

Correspondência de frase

A análise com base na correspondência da frase trata das variações da palavra-chave que se pesquisou no SEMrush. São as chamadas long tail, ou palavras-chave de cauda longa. Assim, elas são úteis para atrair uma audiência mais específica para a sua página.

Palavras-chave relacionadas

As palavras-chave relacionadas podem soar parecido com a correspondência da frase, mas não é. Enquanto uma trata de variações, as com relação à sua pesquisa são termos diferentes que levam a sua busca original. Ou até mesmo, erros de grafia.

Resultados de pesquisa orgânica

As pesquisas orgânicas são aquelas feitas nos motores de busca. Por isso, retornam, de fato, o que o público procura sobre determinado assunto. Esse é um meio eficaz de descobrir os sites concorrentes e buscar insights para melhorar o conteúdo do seu site.

É importante também conhecer os domínios que não tem uma boa performance para que você não cometa os mesmos erros na sua estratégia de marketing digital.

Textos de anúncios

O recurso é exclusivo para quem investe em anúncios como o Google Adwords. Assim, ele mostra os anúncios que performaram melhor e que trouxeram mais engajamento para o seu conteúdo. Dessa forma, você pode pausar campanhas sem resultado ou criar novas.

Keyword Magic Tool

Recurso que ainda está em teste no SEMrush, mas que contribui com bons insights para seu plano de marketing. Nesse sentido, ele gera, com base na sua pesquisa de palavras-chave, uma lista de variações para ela, o que a torna mais ampla.

Depois de concluída a pesquisa, esse é o momento de fazer o filtro dos resultados. E assim, conseguir os termos-chave que, de fato, tem relação com o seu negócio.

O que são projetos no SEMrush?

Um projeto no SEMrush permite que você configure uma série de recursos para alcançar o seu resultado. Todos com foco em aumentar a visibilidade do seu negócio no mundo digital. Veja, em seguida, uma lista com os principais:

  • Site Audit;
  • Position Tracking;
  • Backlink Audit;
  • Organic Traffic Insights.

Confira como cada um desses recursos funciona e qual a melhor forma de aplicá-los na sua estratégia de marketing digital.

Site Audit

O Site Audit é um recurso que analisa a saúde do seu website e aplica uma nota a ele. Assim, é possível encontrar no relatório possíveis erros de SEO como links indesejados e páginas quebradas. Com esses dados em mãos, você já pode preparar os reparos.

Veja, em seguida, quais os dados que constam neste tipo de relatório do SEMrush:

  • Problemas;
  • Estatísticas;
  • Páginas rastreadas;
  • Comparar rastreamento;
  • Progresso.

Você pode usar todos os recursos para aplicar no resultado final do seu relatório. Ou, selecionar apenas as informações que são relevantes para a sua pesquisa no momento. Portanto, isso vai variar de acordo com o cenário do seu plano.

O SEMrush possui vários recursos para gerar relatórios de análises detalhadas da sua estratégia em comparação com o mercado. Imagem de S O C I A L . C U T no Unsplash

Position Tracking

O Position Tracking traz resultados de pesquisa com base na posição dos sites da SERP. Ou seja, ele faz um compilado de palavras-chave e, em seguida, ranqueia esses termos de acordo com a posição que eles aparecem nos motores de busca.

É um gráfico mais voltado para o visual e apontam a posição média, tráfego e visibilidade dos termos-chave pesquisados. Por fim, ele permite uma análise detalhada também com base nos sites que tem ou não vídeos e snippets na sua estrutura.

Backlink Audit

O Backlink Audit do SEMrush atua nos backlinks e os resultados que ele traz para o seu site. Então, diferente do relatório para domínio, esse recurso aponta links tóxicos e faz uma análise automática do que deve ser mudado.

Vale ressaltar que o recurso não substitui a análise humana. Por isso, vale consultar os portais dos backlinks quanto ao material e depois decidir se deseja excluir ou não a ligação que levou até ele. O marketing de conteúdo é um bom aliado nesse sentido.

Existem dois tipos de backlinks:

  • Dofollow;
  • Nofollow.

Os links dofollow permitem que o Google e outros motores de busca apontem para o seu site ou blog. Assim, isso aumenta a sua autoridade e também podem ser chamados de Link Juice. Dessa forma, ele faz parte de um dos fatores de rankeamento do Google.

Já os nofollow, ao contrário, não tem nenhum tipo de direcionamento. Dessa forma, eles não ajudam no posicionamento na SERP, tão pouco melhoram o PageRank. Então, você pode usar o SEMrush para classificar esses dois tipos de links.

Organic Traffic Insights

Esse painel junta os resultados de pesquisa tanto do Google Analytics, quanto do Search Console em um único painel. O que facilita a análise e possíveis mudanças no plano de marketing.

Para que serve o SEO Content Template?

O SEO Content Template é uma excelente ferramenta do SEMrush para quem começou há pouco tempo no universo do marketing digital ou que tem experiência na área, mas precisa reduzir o seu tempo de produção para gerar mais retorno.

Funciona quando você pesquisa as palavras-chave do seu negócio e o recurso gera um template com base nos melhores resultados do Google. Então, para ter um alcance mais efetivo, escolha o idioma e região de sua preferência.

É importante ressaltar que apesar de o recurso ser automático, você deve sempre analisar se o template gerado tem relação com o seu plano de marketing vigente, para manter o alinhamento da estratégia.

Como usar o Social Media Tool no SEMrush?

O Social Media Tool analisa as redes sociais da concorrência e compara com as suas. Dessa forma, você alinha o que não funciona, bem como, conhece as tendências do mercado e como elas podem ser úteis para o seu negócio.

Confira, em seguida, uma lista com as principais mídias sociais que podem ser usadas com esta aplicação do SEMrush:

A plataforma gera um relatório específico para cada tipo de mídia digital com informações como hashtags, engajamento, atividade, ausência de posts. Dessa forma, você pode organizar por:

  • Período;
  • Nível de comentários;
  • Curtidas;
  • Reações;
  • Compartilhamentos.

No final do relatório aparece um gráfico com o comparativo dos canais que você escolheu. Tanto do seu próprio site, quanto dos domínios que optou por comparar de forma bem detalhada. Então, faça uma análise criteriosa para ter mais ideias para a sua estratégia.  

O que é Lead Generation Tool?

Já o Lead Generation Tool do SEMrush é um recurso que serve para captar os dados dos seus visitantes, que podem ou não se tornar um futuro cliente. Nesse sentido, o objetivo final dessa coleta de dados é a conversão na compra do seu produto ou serviço.

A geração de leads visa captar potenciais consumidores em volume. A fim de preencher o pipeline de vendas. Esse método visa aumentar as chances de fechar mais negócios de uma forma mais rápida.

Com isso, é feita de uma forma diferente em cada um dos canais. Veja, em seguida, oito dicas que podem te ajudar a gerar leads qualificados:

  • Saiba o que é um lead qualificado;
  • Crie formulários e landing pages com ofertas de valor;
  • Gerencie campanhas de anúncios;
  • Faça a nutrição de leads de marketing;
  • Entenda a UX;
  • Peça indicações dos leads atuais;
  • Use o seu network;
  • Otimize o seu site.

Todas essas medidas somadas ao SEMrush vão alavancar a sua estratégia de marketing e, em consequência, o seu negócio no mercado. Por isso, crie um bom plano.

O SEMrush ajuda na captação de leads e aumento das conversões. Imagem de Jason Goodman no Unsplash

My Reports e integração com o Google

O My Reports é um recurso intuitivo que permite o envio dos relatórios gerados na ferramenta por e-mail. Isso porque, a leitura dos dados em tela pode parecer um pouco confusa para quem está iniciando no processo de marketing digital.

O SEMrush possui versão gratuita?

Este aplicativo possui a versão paga e o SEMrush free. Mas, essa segunda é bem limitada. Isso porque, permite apenas 10 pesquisas e resultados contra 3 mil no plano mais básico da plataforma. Por isso, pense antes de escolher a opção ideal.

A aplicação oferece sete dias gratuitos para você analisar se vale a pena ou não adquirir. No entanto, para iniciantes, a versão gratuita também pode ser uma boa alternativa para aprimorar o seu site e suas mídias digitais.

Vale a pena investir no SEMrush na sua estratégia de marketing?

Tudo depende de quão robusta e aprofundado é o seu plano de marketing digital. Então, se você quer levar a sua estratégia a outro nível, deve considerar usar o SEMrush como seu aliado.

Ele é um pacote completo para fazer a otimização do seu site, expandir seus negócios e superar os concorrentes. Dessa forma, é necessário adquirir um plano mínimo que custa aproximadamente US$ 99 mensais.

Tenha pesquisa de mercado, PPC, SEO, marketing de conteúdo e mídias sociais em uma única plataforma. Hoje, ele conta com aproximadamente 7 milhões de usuários em todo o mundo. Por fim, oferece uma série de integrações para uma análise mais profunda.

SEMrush
Comentários (0)
Add Comment