SEO Split Testing: o que é, para o que serve e como pode ajudar em estratégias

Com o SEO Split Testing, fazer os testes para saber como melhorar uma página no rank torna-se fácil. É uma boa forma de evitar problemas e gastos em investimentos.

A aposta no SEO Split Testing pode ser um início ótimo para qualquer página que precise de visualizações. Assim, ele é ótimo para prever quando um problema pode levar um site a ter queda de acessos. A ideia é usá-lo para gerar tráfego e manter-se no topo das posições.

O que é o SEO Split Testing? 

Com o SEO Split Testing, é possível fazer testes do impacto de variáveis em um ranqueamento. Então, ele é o que permite fazer alguns experimentos para achar formas de otimizar o rank no Google. Dessa forma, o que pode ser testado, são detalhes como:

  • estrutura;
  • o que pode ser mudado na página.

São os testes A/B para landing pages em que se faz a comparação de variáveis de uma estratégia para achar o melhor resultado. Portanto, o SEO Split segue a mesma ideia, mas com algumas mudanças na estrutura do site, por exemplo.

Ele é útil para descobrir qual formatação que traz mais resultado para tornar uma página otimizada. Dessa forma, o fluxo de tráfego orgânico pode ter um aumento também.

O SEO Split Testing pode ser útil para impedir que erros aconteçam com mudanças repentinas. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Há uma razão para fazer o SEO Split Testing?

Com o SEO Split Testing é possível fazer testes que aprimoram o ranqueamento e isso pode ser um grande investimento. Portanto, é uma ação que precisa de um tempo para realizar os experimentos e também o trabalho de:

  • formular hipóteses;
  • preparar um site;
  • coletar os dados;
  • analisar os dados.

Por ter tanto trabalho, parece mais fácil usar algum template para que esse serviço seja feito. Mas, o lado positivo do SEO Split é que ele traz um benefício muito maior do que esses templates. 

Decisão com base em dados 

É normal que ao fazer a gerência de um site e também das estratégias e lições de marketing de conteúdo envolve tomar decisões. Por exemplo, tem muitas variáveis que precisam passar por análises porque podem levar ao sucesso ou não.

As decisões não podem ser tomadas apenas com a intuição, porque prever os resultados é mais difícil. Aliás, mesmo que sejam bons no começo, não tem garantias de que funciona a longo ou médio prazo.

Uma decisão que é feita com base em que podem trazer bons resultados de verdade. Por isso, é útil que se use maneiras de realizar testes e experimentos. Dessa forma, é essencial que teste todos os elementos dentro de um site para direcionar ações. 

Controle das consequências 

Entre as razões para usar o SEO Split é que ele pode prever algum problema que pode levar a página ao fracasso. Por exemplo, quando um sistema estiver com a intenção de ser posto em prática, ele pode prever se:

  • a página continuará no rank;
  • nível de acessos.

Trata-se de uma boa maneira de saber se um site perderia acessos com alguma decisão tomada sem testes. Assim, é ótimo para que não tenha grandes custos para casos que precisam ser revertidos depois.

Realizar testes com certa frequência é essencial para que qualquer site funcione direito. Além disso, sempre que precisar fazer mudanças muito grandes nele, deve ter algo que antecipe os problemas.

Fluxo orgânico

Um exemplo prático, é caso colocasse um subtítulo em H2 que pudesse fazer a página ranquear melhor e esse ato fosse previsto. Seria ótimo para que as visitas por dentro do blog crescesse e ganhasse mais tráfego orgânico.

A otimização do Split Testing é para que esse tipo de ação aconteça sempre. Por exemplo, ele pode mostrar certas mudanças que são capazes de elevar o número de vistas das páginas. Além disso, ele também é útil para que tenha mais acessos no site.

Prepara para os updates 

Há um medo entre as pessoas que trabalham com o marketing de conteúdo que é dado graças às mudanças no algoritmo do Google. Dessa forma, em alguns momentos, pode levar alguma página a descer nos ranks, como em outros, é possível ter sucesso.

Os testes para otimizar é o que ajuda a saber quais serão os efeitos dessas atualizações. Assim, é bem fácil de saber quais foram as mudanças feitas pelo algoritmo. Além disso, geram hipóteses para ajudar um site a se recuperar, caso seja necessário.

Com o SEO Split Testing é possível realizar testes com as variáveis e se preparar para imprevistos. Imagem: de DilokaStudio no Freepik.

Tem uma lógica por trás do SEO Split Testing? 

A lógica por trás do SEO Split Testing é que ela atua como variação para a Metodologia Experimental. Assim, a sua maneira de atuar, pode ser explicada como um passo a passo:

  • manipula a variável por dentro de algumas regras;
  • observa mudanças que são causadas por alguma alteração.

O SEO Split funciona de modo em que se muda uma variável dentro de uma ou mais páginas. Mas, se mantém um conjunto igual, com o mesmo peso, para que tenha um controle.

Todos os resultados serão comparados mais tarde para que se possa entender se houve alguma mudança muito significativa. Ela pode ser útil para indicar que a prática de SEO foi boa.

É possível fazer o SEO Split Testing no Google Optimize? 

Um lado positivo do SEO Split Testing é que tem uma ferramenta em que é possível usá-lo, conhecida como Google Optimize. Então, com a sua ajuda, fazer os testes A/B é mais fácil e tem a chance de aperfeiçoar os elementos da landing page.

Serve para melhorar as métricas de taxas de conversão, tempo médio de visitas e também as taxas de rejeição. Contudo, a melhor forma de usá-lo é na hora de mudar os elementos on-page do site e depois medir os resultados.

Passo a passo: crie uma conta no Google Optimize 

Não é difícil de começar a usá-lo, já que basta criar a sua conta dentro do Google Optimize. Aliás, os experimentos podem ser feitos de maneira gratuita dentro da ferramenta. Fica ainda mais fácil quando já se tem uma conta no Gmail ou YouTube.

Associação da conta 

Quando a conta for criada, será preciso associá-la com os dados do Google Analytics do site que possuir. Dessa forma, a sincronização será essencial para que consiga fazer testes e conquistar resultados.

Há um menu em que é possível escolher a opção de juntar as contas e também deve apertar em ‘associar propriedade’. Assim, é uma função que traz uma lista com todas as propriedades que há dentro do seu Analytics.

Faça uma experiência

Na sequência dos passos, é necessário fazer o primeiro teste por dentro da ferramenta. Assim, caso seja o primeiro projeto, é primeiro fazer a sua primeira experiência dentro dele. Aliás, as etapas que precisa seguir para criar essa análise, são:

  • escolher o nome da experiência;
  • colocar a URL da página que deseja testar.

Em casos de uma análise de como fazer seo on-page, é necessário que seja uma URL mais específica. Portanto, não adianta colocar apenas o homepage dos blogs que for analisar.

Tipo de experiência 

Há três tipos principais de experiências para que se escolha dentro da plataforma. Dessa forma, existem os testes A/B, os multivariáveis e os de redirecionamento. A escolha depende de cada elemento que quiser fazer suas comparações, conforme estratégias.

Variável testada

É necessário informar uma variante, ou seja, uma página que já tenha sido modificada para fazer seus testes. Assim, é necessário clicar em ‘adicionar variante’ e dar um nome para essa página de testes.

Um exemplo de uso é quando colocar uma página que tenha imagens e legendas. O artigo original não terá esse mesmo conteúdo, então o certo seria colocar o nome de ‘página de legendas’.

O SEO Split Testing funciona com a ajuda do Google Optimize. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Página do teste

O próximo passo é algo que se torna bem intuitivo por dentro da ferramenta. Dessa forma, o Optimize abre a página que passará pelo teste e pede para colocar as mudanças que deseja. É possível colocar novos códigos de cores para as modificações, por exemplo.

Estabelecer um objetivo

Um próximo campo será para preencher o ‘objetivo’ que é possível escolher com uma lista feita pelo próprio Google. Assim, funciona como se fosse uma métrica para fazer decisões sobre a variante. Ela que mostra se ela terá mais sucesso do que a página original.

Início do experimento

Quanto todos os passos são postos em prática, pode-se dizer que o experimento está feito e pronto para ser posto em ação. Então, é o momento em que ele vai para o ar e começa a fazer sua coleta de dados.

É possível escolher um horário para que comece a funcionar, conforme o agendamento e estratégia. O teste pode chegar ao fim no momento mais oportuno e essa função continua a ser gratuita. 

Análise de dados

No momento em que a coleta de dados for feita, o que pode levar dias ou horas, já é possível encerrar o experimento. Assim, é o momento de fazer uma análise eficaz de todos os elementos que foram coletados durante esse processo.

O que levar em conta na hora de experimentar o SEO Split Testing?

Um dos primeiros pontos para entender é que o SEO Split Testing precisa do Google Optimize. Mas, existem outros detalhes que precisam ser levados em conta na hora de usá los:

  • o teste precisa correr em seu tempo;
  • ler os manuais de boas práticas do Google pode ser útil.

Na hora de usar o Split, há alguns erros que podem ser cometidos e deixar a página ruim diante da visão do algoritmo. Dessa forma, a própria recomendação do Google é o uso de URL canônica para os testes de redirecionamento.

É útil para informar aos crawlers do Google quais são as páginas de testes para evitar qualquer problema. Aliás, o SEO Split é uma ferramenta necessária para garantir que o site seja rankeado. Por fim, a conquista pode ser maior com uma boa experiência do usuário.

Comentários (0)
Add Comment