Um servidor SMTP é essencial para ter controle no envio dos e-mails, ele pode ser útil para evitar que a mensagem de uma empresa seja vista como um spam pelo cliente.
Existe servidor SMTP gratuito e pago, mas as duas opções tem o mesmo objetivo. A ideia é conseguir ter mais benefícios na hora de fazer a entrega de mensagens aos clientes. Então, pode se tornar um grande conforto para algumas empresas saber mais sobre isso.
O que é o servidor SMTP?
O servidor SMTP é como um protocolo que envia e-mails pela internet. Então, pode-se dizer que ele é um dos responsáveis pelo seu fluxo no meio virtual. Isto é, ele se volta para a comunicação, com um conjunto de regras para mandar uma mensagem ao seu destino.
Como funciona o SMTP?
No momento em que alguém escreve um e-mail e faz o envio, todos os dados relacionados a ele vão para o servidor SMTP. Então, o conteúdo irá se tornar adequado conforme os padrões do protocolo para transferir os e-mails.
É quase igual ao processo que se faz dentro dos Correios para fazer a entrega de cartas. Assim, tudo se organiza conforme o destino. Dessa forma, quem faz esse último serviço é o servidor POP/IMAP.
Servidor confiável
O SMTP já é uma tecnologia muito confiável na hora de atuar dentro dos sistemas. Mas, ainda há o momento de escolher um servidor para se usar. Dessa forma, ele pode ser pago ou gratuito, com a ajuda de plataformas conhecidas como:
- Gmail;
- Outlook;
- Yahoo.
Esses canais gratuitos são melhores para quem não faz o uso do e-mail marketing, por exemplo. Contudo, a ideia de achar um servidor SMTP confiável é para evitar problemas comuns como spam, vírus e entre outros.
Um servidor confiável, como uma opção paga, ajuda a evitar que os e-mails sejam vistos como spam e parem na lixeira. Assim, pode-se dizer que a procedência se mostra confiável para chegar até o público-alvo.
Principais fornecedores
Há diversos fornecedores que oferecem o servidor SMTP, seja de modo gratuito ou pago. Dessa forma, torna-se mais fácil escolher aqueles que dão maiores vantagens no envio de e-mails. Por exemplo, uma opção paga contará com algumas opções como:
- Elastic E-mail;
- Mailgun;
- Sendgrid;
- Microsoft 365 Business.
No caso dos principais servidores gratuitos, tem alguns conhecidos como Hotmail, Gmail, Yahoo, Outlook e entre outros. Assim, todos têm o mesmo conceito, mas a quantidade de envio de e-mails é maior em pagos.
Quais os recursos e benefícios de usar o servidor SMTP?
Um dos maiores benefícios de fazer uso do servidor SMTP é garantir a segurança. Mas, ainda há outras vantagens que pode ajudar a mostrar os motivos para usá-lo, como:
- melhorar a capacidade de entrega;
- rastreia e mantém relatórios do desempenho dos e-mails;
- é possível fazer a entrega de mensagens em massa.
Entregas de e-mails
Trata-se de uma das maiores vantagens quando se trata do servidor SMTP. Por exemplo, quem trabalha com o envio de muitos e-mails, pode ter problemas quando todos são vistos como spam. Então, ele é útil para que consiga alcançar as pessoas por:
- levar os e-mails até a caixa de entrada de modo confiável;
- garantir que estejam dentro dos prazos.
Relatórios de entregas
Uma das estratégias dentro do e-mail marketing é, inclusive, medir o quanto as mensagens são eficazes. Então, é normal que alguém queira estar por dentro dos KPIs, que são as taxas de:
- retorno;
- cancelamento de subscrição;
- cliques.
Com a ajuda do SMTP, é possível medir todas essas métricas de modo mais fácil. Portanto, ele rastreia os e-mails desde a hora que são enviados até chegar no destino.
E-mails em massa
Poder enviar os e-mails em grande quantidade é ótimo para chegar a mais clientes. Assim, o ideal é usar algum servidor que ajude a transmiti-los para ter uma abordagem econômica.
Remarketing
Tem a utilidade de conseguir fazer o remarketing para os clientes também. Dessa forma, uma vez que tiver suas personas e a intenção for fidelizar clientes, essa é uma opção. Entrar em contato mais uma vez permite se manter presente na relação com o público.
Como é possível configurar o servidor SMTP?
Apenas com a ajuda das plataformas gratuitas já é possível configurar o servidor SMTP. Nos dias atuais, há muitas pessoas que acessam as caixas do e-mail com o webmail ou pelo app no celular. Então, nessas opções não será preciso configurar nada.
Quando o cliente de um e-mail tiver um acesso pela primeira vez, a tela para configurar aparece de modo automático. Mas, caso não aconteça, deve-se entrar nas configurações de software. As informações podem variar, mas é comum que peça detalhes como:
- nome do usuário;
- e-mail;
- usuário;
- senha de acesso.
Problemas no envio de e-mails
Um dos maiores problemas que podem acontecer é surgir algum erro de senha incorreta. Mas, também pode acontecer em relação ao envio de e-mail e login. Então, qualquer caractere que esteja errado, já pode levar a algum impedimento.
Os e-mails também precisam ser reais e não podem ser feitos apenas para preencher campos. Contudo, o problema dos envios pode se voltar apenas a algum erro com o provedor de hospedagem.
Mantenha o servidor seguro
Existem problemas no SMTP que podem envolver a segurança, já que tem alguns limites. Por exemplo, ele não é o suficiente para autenticar as contas de e-mail. Portanto, torna-se mais suscetível a ter envio de spam.
SMTP-AUTH
Trata-se de uma extensão de autenticação e até quem usa o WordPress pode utilizar esse plugin. A ideia é que sirva para enviar e-mails para um SMTP autenticado. É ideal para manter os provedores de hospedagem longe das blacklists.
As pessoas que não usam o WordPress podem gostar do PHPMailer. Assim, ele atua do mesmo modo para evitar qualquer problema com a segurança.
Quais são as melhores práticas do servidor SMTP?
Uma das boas práticas do servidor SMTP é obedecer as regras dos provedores de internet. Assim, são medidas essenciais para que se mantenha a credibilidade de marca e a reputação. São itens ideais para não atuar como um spam, junto com outras práticas:
- ter uma configuração certa dos registros DNS;
- usar um ou mais IP’s fixos;
- fazer a implementação do SPF;
- instalar filtros de spam e anti-malware.
Ao contratar um serviço de e-mail não é preciso se preocupar muito com as configurações. Mas, ainda é preciso ter atenção a alguns detalhes, por isso, uma opção paga pode ser mais útil. Ainda mais porque elas se encarregam de monitorar e dar total segurança.