Conheça o mundo dos melhores sites de freelancer da atualidade

Os sites de freelancer tem sido um facilitador para quem deseja alcançar a autonomia profissional. Isso porque, eles conseguem reunir um grande número de projetos em potencial.

Hoje em dia existem diversos sites de freelancer que ajudam a conectar o prestador de serviço com os clientes. Desse modo, ele facilita muito o processo de captação e ainda, oferece total segurança ao processo. Então, se isso chamou sua atenção, saiba mais. 

Para quem os sites de freelancer são bons?

Os sites de freelancer são bons para aqueles que querem prestar um serviço sem vínculo empregatício. Além disso, eles são ótimas opções para quem acabou de entrar em alguma área e precisa de experiência para competir por uma oportunidade. 

É importante saber que todos os dias diversos profissionais de áreas lutam para conseguir um bom serviço. Desse modo, para conseguir as melhores oportunidades e se destacar nesse mercado, é importante entender como esse mundo funciona. 

O que de fato é ser um freelancer?

Traduzindo o inglês, freelancer significa aquele que trabalha por oportunidade. Ou seja, é um profissional autônomo, que recebe por projeto feito e não possui nenhum tipo de vínculo empregatício.  

O nome ganhou bastante popularidade durante a pandemia do Covid-19. Afinal, nessa época, as pessoas não podiam sair de casa e precisavam continuar trabalhando para sobreviver. Então, muitos encontraram a alternativa de realizar projetos remunerados na internet. 

O trabalho é sempre em home office? 

A maioria dos serviços prestados são na modalidade home office e produtividade. Entretanto, em alguns casos como fotografia ou aulas de natação, fazer o processo em casa é impossível. Desse modo, as citadas e outras situações, quebram a regra. 

É importante saber que nos sites de freelancer, costumam abranger todo o mundo. Portanto, se o serviço da sua área não pode ser realizado de modo remoto, é importante verificar a questão citada antes de fechar um acordo.  

O que é preciso para ser um freelancer?

Na prática, o freelancer de marketing ou outros vão precisar das ferramentas necessárias para cumprir a função. Logo, se você é um programador ou redator SEO ou web designer, precisará de um computador para realizar o serviço.

De forma resumida, você terá que mostrar ao contratante que possui as características necessárias para prestar um serviço de qualidade. Então, de certa forma é necessário passar em uma entrevista simplificada. 

Qual o segredo para fazer sucesso no site de freelancer?

Na prática, existem três fatores que vão te ajudar a fazer sucesso no site. O primeiro, consiste em ter um bom portfólio, o segundo conseguir certificações e o último, investir um valor para se destacar na plataforma. 

É importante saber que os três fatores são cumulativos. Ou seja, para conseguir se destacar você precisa investir nos três pontos citados. Logo, na prática, consegui-los pode levar um tempo considerável. 

Quais as vantagens de usar plataformas de freelancer?

A principal vantagem das plataformas de freelancer é que ela te permite encontrar e conquistar clientes no mundo todo. Logo, ao contrário do trabalho comum, você não fica preso a uma empresa específica. Além disso, há outros contras importantes, como:

  • quando consegue notoriedade, os clientes vão até você;
  • há garantia de pagamentos;
  • existe um suporte técnico que pode te auxiliar.

Por fim, vale trazer que alguns sites ainda oferecem cursos para te deixar ainda mais capacitado. Desse modo, quando eles são realizados e há a aprovação, eles deixam essa informação destacada para que os clientes vejam o seu potencial. 

Quais as desvantagens das plataformas freelancer?

A maior desvantagem das plataformas freelancer é que para se destacar, é necessário comprar algum tipo de plano. Isso porque, os melhores trabalhos são ofertados para esse público e eles costumam ficar em posições mais chamativas no site. Mas, infelizmente, ainda há outros contras, como:

  • a comunicação entre o cliente e freelancer às vezes é muito limitada;
  • o valor pode demorar para ficar disponível. 

É fundamental saber que todos os pontos citados podem variar muito conforme o site escolhido. Mas, de forma geral, eles são os que mais causam reclamações entre os profissionais. Então, mesmo antes de escolher a ideal é interessante já se preparar para eles. 

De certa forma, os sites de freelancer são o seu escritório virtual. Imagem de StartupStockPhotos do Pixabay.

Quais os melhores sites de freelancer?

Hoje em dia, a Workana está entre os melhores sites de freelancer. Isso porque, ele é fácil de mexer, oferece boas oportunidades e ainda te permite tirar algumas certificações. Mas, caso você já use, pode optar por outros, como:

  • 99Freelas;
  • Freelancer.com;
  • Vinte Conto.

Cada uma das plataformas citadas oferecem benefícios únicos que podem te atrair. Contudo, para que isso fique mais claro, e seja possível escolher aquele que atende melhor a sua necessidade, veja como cada um deles funciona.

99Freelas

Um dos sites mais famosos do ramo, o 99Freelas tem a funcionalidade bem parecida com a Workana. Ou seja, os clientes em potencial publicam os projetos e você demonstra interesse. Além disso, é possível dizer o preço e o prazo que deseja. 

Ao fazer isso o cliente vai receber a proposta e ver se é possível cumpri-la, caso contrário você pode negociar. Outro ponto interessante é que nela é possível criar um perfil profissional, que deve ser feito com bastante cuidado, pois é nele que os contratantes vão saber mais sobre você.

Por fim, vale mencionar que ao finalizar o trabalho, o contratante pode deixar um comentário sobre a experiência que teve durante o projeto. Ou seja, de certa forma ele faz o seu marketing de indicação e por isso é crucial fazer entregas de qualidade. 

Freelancer.com

No Freelancer.com, você precisa cadastrar um perfil, inserir as habilidades, competências e áreas de interesse. Depois, basta encontrar algum trabalho que chame a sua atenção e enviar uma mensagem para que sirva para atrair clientes

É interessante ter total ciência que ao enviar uma proposta, será possível perceber que haverão diversos outros usuários. Assim, para se destacar sempre envie um texto que seja completo para atrair clientes. 

Vinte Conto

Apesar de ter um nome bem específico, a Vinte Conto contém projetos que fogem desse preço. Entretanto, a ideia central é que a maioria dos trabalhos contenham esse valor. Além disso, vale citar que nessa plataforma a concorrência costuma ser bem alta. 

Para fazer o uso da plataforma, você precisa fazer um cadastro e demonstrar interesse pelos anúncios dos seus clientes. Outro ponto importante é tentar não fugir muito da quantia citada. Afinal, terão diversos profissionais da área que vão seguir ela à risca. 

É seguro usar sites de freelancer?

Um dos maiores benefícios desse estilo de site é que eles fornecem bastante segurança. Isso porque, via de regra, solicitam informações dos contratantes antes de fechar um projeto. Ou seja, caso ele tente sumir antes de pagar, será cobrado. 

Outro ponto importante é que ela faz o intermédio entre a entrega do trabalho e a disponibilização do valor. Então, tanto você quanto os seus clientes estarão protegidos durante e após toda negociação. 

Como funciona o contrato nas plataformas de freelancer? 

A logística geral é bem simples, basta demonstrar interesse em algum projeto, tirar as dúvidas, acertar o prazo e o preço. Por fim, o contratante deverá informar que você foi o vencedor e por isso o finalizará. 

Um ponto interessante é que quando isso acontece, fica registrado na sua plataforma que você foi campeão em um concurso. Ou seja, em outras palavras será demonstrado que há algo especial em seu modo de trabalho e por isso, vale a pena investir. 

Os sites para freelancer podem trazer mais conforto para a sua rotina. Imagem de Deeezy do Pixabay.

Quais áreas abrangem os sites de freelancer?

Os sites de freelancer abrangem diversos ramos como o da escrita, fotografia, programação, aulas e diversas outras. Desse modo, quase todas as áreas são abraçadas por eles. Mas, claro que existem alguns nichos que possuem uma demanda maior. 

Quanto custa para se inscrever nos sites de freelancer?

O valor para se inscrever no sites de freelancer costuma ser a partir de R$ 29,99. Entretanto, é importante deixar claro que boa parte deles oferecem o uso gratuito na versão básica. Assim, você poderá ter:

  • um número de conexões limitadas;
  • menor visibilidade na plataforma. 

No início da vida de freelancer é muito comum não ter muito dinheiro disponível. Então, uma boa ideia é tentar conseguir clientes com a versão gratuita e a conforme for fechando pacotes, adquirir a paga. Desse modo, não haverá um grande impacto na sua vida profissional. 

É importante saber que no começo você vai precisar ter muita resiliência para alcançar resultados. Portanto, esteja preparado para a possibilidade de demorar para encontrar um projeto que seja bom. 

Em contrapartida ao que foi citado, vale dizer que, depois de um tempo, tudo ficará mais fácil. Ou seja, será possível encontrar trabalhos excelentes que vão ao seu encontro. Então, tudo é uma questão de paciência e insistência. 

Poucas pessoas sabem que os sites para freelancer podem gerar muito lucro. Imagem de Geralt do Pixabay.

Como funciona a remuneração nos sites de freelancer? 

A remuneração nos sites de freelancer costumam ficar disponíveis ao fim do projeto. Além disso, via de regra é cobrada uma porcentagem que vai para a plataforma. Desse modo, é fundamental sempre fechar um valor considerando esse ponto. 

Vale a pena investir nos sites de freelancer? 

Os sites de freelancer valem a pena para qualquer um que deseja se tornar um profissional autônomo. Ou seja, tem a vontade de construir a sua própria rotina e escolher o tipo de projeto que de fato atrai. 
A realidade é que as plataformas para esses profissionais facilitam muito o processo de captação de clientes. Logo, elas são o meio para você entrar no ramo, e conseguir se fixar nele para conseguir entender o que é o bem-estar ao ter conquistado um sonho.

Sites
Comentários (0)
Add Comment