Escolher um bom storytelling livro é muito importante para quem deseja otimizar a escrita no dia a dia, dessa forma, conheça as melhores obras que estão no mercado.
Hoje, um bom storytelling livro é cada vez mais procurado. Isso porque, essas obras são essenciais para quem deseja melhorar a escrita no dia a dia e torná-la mais fluida. Então, vale muito a pena conhecer as opções mais interessantes que estão no mercado.
Quais as melhores dicas de storytelling livro?
As melhores dicas de storytelling livro são inúmeras, como o Storybrand e Histórias que inspiram. No entanto, existem diversas outras obras que merecem a atenção de quem quer ser mais estratégico e inteligente na hora de otimizar sua escrita.
1- Storybrand
Esse é um livro de Donald Miller e é uma ótima opção para quem é líder de empresas. Muitas pessoas podem achar que esse não é um livro sobre histórias, pelo contrário. Assim, ele une o conceito de marca com a importância de criar mensagens claras.
O grande foco deste livro é ensinar sobre os elementos das histórias. Além disso, busca ensinar como captar o cliente por meio da melhor abordagem. Afinal, sabe-se que o storytelling impacta muito na forma como as pessoas se conectam.
2- Storytelling na prática
O livro mostra 10 regras básicas que precisam ser seguidas para contar uma boa história. Então, aqui você aprende a organizar ideias e criar narrativas interessantes. Tudo de acordo com seu objetivo final. O conceito da obra pode ser usado no dia a dia de qualquer pessoa.
Com as dicas de Dana Norris, autora, fica mais fácil entender como prender a atenção de alguém de maneira estratégica. Ainda, ela propõe exercícios para colocar em prática toda a teoria apresentada.
3- Histórias que inspiram
Um best-seller que ensina como o storytelling é sim uma ótima ferramenta de negócios. Assim, explica como um líder pode usar as histórias para se comunicar melhor com seus liderados.
Mostra ainda como uma equipe de vendas deve criar conteúdos para chamar a atenção de clientes. Para isso, usa exemplos práticos e faz uso de uma leitura simples, mas bem inteligente. É uma obra-prima muito voltada para o meio corporativo.
4- O guia completo do storytelling
Como o nome já diz, essa é uma alternativa de livro bem completa. Isso porque, ele ensina como escrever bem e captar a atenção do público, seja você criador de conteúdo, empresário ou empregador.
O legal dessa dica é que esta obra aborda temas como estratégias de mercado e Corporate Storytelling. Além disso, fala sobre patrimônio das empresas, memórias corporativas e técnicas de escrita. É de longe algo que chama atenção de qualquer um que ame o tema.
5- Persuasão com storytelling
Este storytelling livro fala sobre como persuadir uma audiência por meio da criação de histórias. Além disso, ressalta muito a importância do marketing de conteúdo para qualquer tipo de negócio hoje em dia.
Com a obra é possível entender o que são gatilhos mentais e como ser um mestre na comunicação. Afinal, os autores Cristiano Oliveira e Danielle Lima são especialistas no ramo e ensinam tudo de forma didática, em 5 grandes passos.
6- Comunicação inteligente e storytelling
Uma ótima opção para quem quer aprender a se comunicar de maneira inteligente. Neste livro, Rafael Arruda trabalha muito a importância de se conectar por meio das histórias. Para tal, ele fala sobre conteúdos, recursos de linguagem e técnicas de narrativa.
Outro aspecto da obra é que ela trata sobre construção de cenários e de personagens. Afinal, esses são pontos de extrema relevância na hora de criar algo que vai gerar certa conexão com as pessoas.
7- Storytelling: cativando com a narrativa
O autor José Antônio Ramalho fala sobre como se vive hoje uma época de economia de atenção. Então, ele mostra como usar as histórias como uma maneira de informar e entreter ao mesmo tempo. Durante a leitura você aprende sobre escrita e manejo de emoções.
Também é possível entender sobre como adequar o formato da história conforme o público-alvo. Portanto, é uma ótima combinação de teoria e prática, visto que aqui também se encontram propostas de exercícios.
8- Story
Ao falar sobre storytelling, esse, sem dúvida, é um dos livros mais indicados pelos especialistas. Isso porque ele é perfeito para quem quer ir além na produção de roteiros. Para isso, Robert McKee usa como exemplo diversos filmes.
O interessante é que apesar de focar no cinema, as técnicas ensinadas podem ser aplicadas nas empresas, por exemplo. Assim, vale lembrar que as histórias estão presentes em todos os espaços, não só na tela de cinema.
9- Storytelling: a arte de contar histórias
A obra mostra os elementos básicos de cada narrativa e como eles podem ser usados de forma estratégica. Então, a escritora, Jéssica Milato, fala sobre como despertar emoções e a relevância de usar a linguagem ideal para sua audiência.
É um enredo bem inteligente e dinâmico. Isso porque, aqui você tem acesso a links de vídeos, imagens e diversos tipos de ilustrações. Uma boa leitura para aprender também a escrever online.
10- Storytelling com dados
Uma boa leitura para quem gosta de estratégia. Afinal, aqui o autor mostra como aplicar a criação de narrativas em conjunto com a análise de dados. Por exemplo, imagine que você possui uma empresa e já conhece seu público.
Neste cenário, usar esses dados para criar histórias de forma inteligente ajuda muito. Não é à toa que é um livro muito recomendado para quem trabalha com marketing. Mas, não se engane, essa obra também é ótima para um escritor que busca conquistar mais leitores.
11- Histórias magnéticas
Outro storytelling livro que une a importância da criação de narrativas para uma marca. Assim, mostra como escrever títulos, assumir o controle e usar de técnicas práticas para persuadir seu público de maneira honesta e estratégica.
Neste livro fala-se muito sobre o conceito de Brand Storytelling. Dessa forma, você aprende como fortalecer sua presença online e conquistar seus funcionários. Ou seja, ensina como usar as narrativas dentro e fora da sua empresa.
12- Storytelling: histórias que deixam marcas
Essa opção é para quem quer se aprofundar mesmo no tema e entender que o Storytelling vem desde os tempos antigos. Adilson Xavier, o autor, faz um panorama sobre o tema, além de citar exemplos atuais de diversas marcas do mercado.
O escritor mostra como mexer com a percepção das pessoas ao contar uma boa história. Assim, isso faz total diferença ao criar uma narrativa, seja para qualquer nicho da indústria. Ainda, a obra conta com QR Codes que levam o leitor para ver comerciais famosos.
13- Storytelling de Carmine Gallo
O grande diferencial desta obra é que ela usa referências mundiais para ensinar sobre narrativa. Assim, Carmine cita nomes como Papa Francisco, Steve Jobs, Churchill, entre outros.
Seu objetivo é mostrar como cada pessoa usou o Storytelling de maneira diferente e eficaz. Com isso, fica mais fácil enxergar os pontos em comum desse conceito. Sem contar que é possível entender como a singularidade também é essencial ao contar qualquer história.
14- O design como storytelling
Essa é a obra perfeita para quem é designer ou se interessa por essa área e deseja combinar com o storytelling. Aqui, o autor mostra como usar técnicas eficazes para criar gráficos, serviços, produtos e até experiências.
O livro usa exemplos diversos que vão desde a elaboração de um aplicativo até o desenrolar de um anúncio. Assim, ele une a percepção visual com o ponto de vista narrativo. É uma leitura capaz de mudar a maneira como se pensa sobre esses conceitos.
15- Storytelling no design de produto
Perfeito para quem quer aprender sobre como criar um produto capaz de chamar a atenção de seu público. Então, aqui você entende como a arte de gerar histórias é capaz de afetar como as pessoas veem sua empresa e o que ela oferece.
O interessante é que a autora Anna Dahlstrom mostra como um conceito tão antigo ainda é atual. Portanto, é uma boa combinação de design e negócios que vale muito a pena conhecer de perto.
16- Storyselling: a arte das narrativas milionárias
Um livro sobre vendas e conexão que já conquistou diversos leitores. Assim, ele fala sobre como os conteúdos são capazes de entreter. Mas, além disso, ensina como usar essas criações para motivar ideias e promover ações.
No caso das vendas, a obra gera uma reflexão sobre como uma história é capaz de eliminar objeções nas mentes dos clientes. Assim, é uma boa opção para quem quer entender como aplicar o Digital Storytelling dentro do seu negócio e gerar mais lucro.
17- 5 lições de storytelling
Narrativas impactam a gestão de empresas, o entretenimento e até mesmo as experiências de vida. Então, este livro fala muito da organização de ideias e como elas devem ser estruturadas. Afinal, uma boa história precisa ser bem contada para surtir efeito.
O legal é que o escritor James McSill ensina tudo de um jeito muito simples e didático. Dessa forma, mesmo sendo um tema denso, essa leitura não é nada cansativa, pelo contrário.
Vale a pena comprar um bom storytelling livro?
Sem dúvida, comprar um storytelling livro é algo que vale muito a pena. Afinal, esse é um conceito muito importante e capaz de revolucionar a escrita. Isso tanto no âmbito pessoal quanto profissional.