Como funciona a técnica de Pomodoro?

A técnica de Pomodoro é uma abordagem eficaz que ajuda a aumentar a produtividade e a eficiência nas tarefas, bem como, a melhorar a gestão do tempo.

A técnica de Pomodoro é um método que tem ganhado cada vez mais destaque entre os profissionais que buscam uma maior produtividade e eficiência nas suas atividades diárias. Leia o texto a seguir e saiba como ela funciona e os benefícios que pode trazer ao negócio.

O que é a técnica de Pomodoro?

A técnica de Pomodoro é um método que se baseia, aliás, em dividir as tarefas em períodos com duração de 25 minutos, seguidos por pausas curtas. Ela, portanto, ajuda na gestão do tempo e surgiu em 1980, uma criação de Francesco Cirillo.

A ideia por trás é que a divisão do trabalho em blocos de tempo focado ajuda a melhorar a concentração, bem como a produtividade e a gestão do tempo. Durante cada produção, a pessoa foca apenas no que precisa fazer e evita distrações. 

Após completar um, é feita uma pausa de 5 minutos, e após a conclusão de quatro consecutivos, é recomendada uma folga mais longa, de 15 a 30 minutos.

Vale lembrar que a abordagem recebeu este nome devido ao uso original de um cronômetro de cozinha em forma de tomate (pomodoro em italiano).

A técnica de Pomodoro é um método de gestão do tempo. Imagem do Freepik.

Como começar a usar a técnica de Pomodoro?

Para usar a técnica de Pomodoro, antes de tudo, você deve escolher a tarefa e definir um timer com a duração padrão de 25 minutos. Feito isso, então, os próximos passos são os seguintes:

  • evitar distrações, como redes sociais, e-mails ou outros afazeres;
  • focar no que precisa fazer até o temporizador alarmar
  • fazer uma pausa curta quanto o timer tocar;
  • iniciar outro Pomodoro e continuar e o ciclo de trabalho e paradas;
  • descansar por 15 a 30 minutos após completar quatro;
  • manter um registro das tarefas do dia que você completou.

Se uma tarefa levar mais tempo do que o ideal, ou se você se sentir mais produtivo com intervalos diferentes, ajuste a técnica segundo o que você prefere.

Quantos Pomodoros devo fazer por dia?

Embora não haja um padrão de quantidade que você deve fazer por dia, existem algumas dicas que podem te ajudar a definir esse número. 

Se você começou a pouco com a técnica, o ideal é iniciar com 4 a 6 períodos que duram 25 minutos, ao mesmo tempo que tira de 5 minutos intervalos entre eles. Isso totaliza cerca de 2 a 3 horas de trabalho focado.

À medida que você se acostuma, pode aumentar a quantidade por dia. Alguns profissionais produtivos fazem até 8 a 10 diários por dia, mas com breves espaços entre eles e pausas mais longas após completar 4 Pomodoros.

Quais são os benefícios da técnica de Pomodoro?

A técnica de Pomodoro oferece vários benefícios, visto que se trata de uma abordagem muito comum no que diz respeito a melhorar o desempenho e a gestão do tempo. Método simples, porém eficaz, que auxilia as pessoas a elevar a sua produtividade no trabalho.

Veja a seguir as principais vantagens de fazer o uso dessa prática e como você pode sentir as mudanças no seu dia a dia de trabalho ou estudos.

Aumento da produtividade

Ao dividir o tempo de trabalho, a técnica promove um intenso foco na tarefa em mãos. Essa concentração profunda, aliás, ajuda a tirar distrações e a elevar o uso do tempo. 

Quando você se dedica apenas a uma atividade, é provável que você a faça de forma eficaz e eficiente. Desse modo, evita erros e retrabalho.

Além disso, ele estimula a ação imediata. Ao definir prazos limitados para concluir tarefas, então, você é incentivado a começar a trabalhar logo em vez de adiar. 

Isso é muito útil para lidar com as tarefas mais complexas, uma vez que elas podem ser quebradas em segmentos menores e de gestão mais fácil.

A técnica de Pomodoro promove um intenso foco na tarefa em mãos. Imagem do Freepik.

Melhoria na qualidade do trabalho

A técnica também está ligada à melhoria na qualidade do trabalho. Isso ocorre devido a vários fatores que contribuem para uma execução mais precisa e cuidadosa das tarefas, como, por exemplo:

  • ênfase no foco profundo em uma única tarefa;
  • pausas curtas para uma rápida revisão e correção do trabalho feito;
  • divisão de tarefas em partes menores e mais gerenciáveis;
  • registro dos Pomodoros usados para concluir uma tarefa;
  • distribuição equilibrada do trabalho ao longo do tempo disponível;
  • ciclo de melhoria contínua;
  • aumento da noção de tempo.

Melhor gestão do tempo

Não há nada mais útil e prático do que criar uma lista das coisas que você precisa fazer no dia e, assim, elaborar um plano de ação. Afinal, isso faz com que você priorize o que mais merece a sua atenção naquele momento, mas não demore muito para concluir.

É nesse ponto que a técnica de Pomodoro se destaca, pois com seus intervalos de trabalho focado e pausas regulares, a técnica não só ajuda a gerir o tempo de forma eficaz, mas também mantém você no caminho certo, sem distrações e desperdício de energia. 

Redução da procrastinação

O hábito de adiar tarefas ou evitar dar início a elas é um problema que pode te levar a não cumprir com um prazo importante, bem como levar a um cansaço extremo por ter que fazer tudo em cima da hora (talvez nem dar conta).

O tempo limitado de um Pomodoro cria uma forma de “pressão positiva”, que pode ser um estímulo para a ação e a produtividade de forma gradual.

O que fazer na pausa da técnica de Pomodoro?

Durante a pausa da técnica de Pomodoro, é vital aproveitar o tempo produtivamente para descansar, recarregar e, desse modo, manter o foco para as próximas etapas. Aqui estão algumas atividades de grande valia para esse intervalo:

  • levantar, alongar os músculos e relaxar o corpo;
  • respirar fundo para relaxar a mente e aliviar o estresse;
  • beber um pouco d’água para se manter hidratado;
  • fazer um lanche leve para repor a energia;
  • meditar ou praticar técnicas de relaxamento;
  • revisar o que você já fez e o planejar o que vai fazer;
  • evitar olhar para telas, como redes sociais ou e-mails, pois pode cansar a visão.
Na pausa da técnica de Pomodoro é importante alongar os músculos e relaxar o corpo. Imagem do Freepik.

Ciclos de Pomodoros

Ciclos de Pomodoros referem-se à prática de agrupar vários seguidos para, assim, concluir uma tarefa ou projeto maior. Isso não só ajuda a manter o foco no objetivo, mas também permite que você trabalhe de forma mais eficiente em tarefas complexas.

Vale a pena aplicar a técnica de Pomodoro?

A técnica de Pomodoro vale a pena, pois ajuda a elevar o nível de produtividade, reduzir a procrastinação e melhorar a gestão do tempo, tornando o trabalho mais eficaz e focado.

Metas e Objetivos
Comentários (0)
Add Comment