O que são Ted Talks de marketing e quais são os 12 melhores?

Ted Talks de marketing são eventos com palestras com diversos convidados que abordam temas da atualidade, expõem problemas e trazem soluções para o dia a dia.  

Você que sempre quis descobrir o que são Ted Talks de marketing e como fazer uma apresentação de sucesso, está no lugar certo. Portanto, saiba tudo que precisa sobre o assunto, além de uma lista com as 12 melhores palestras para se aprofundar no tema.

O que são Ted Talks de marketing?

Ted Talks de marketing são eventos anuais onde palestrantes compartilham ideias e conteúdos por meio de conferências ao vivo. Desse modo, vários especialistas falam sobre assuntos relacionados ao tema e ao mercado desse segmento.

Os Ted Talks de marketing trazem palestras curtas e com grande variedade de temas, portanto, há muitas razões para assisti-las. Imagem de Asia Culture Center do Pexels.

No início, essas reuniões aconteciam nos EUA, tratavam sobretudo de tecnologia e design. Mas, devido ao seu grande sucesso, hoje em dia também são organizadas na Ásia e na Europa, abordando assuntos que vão da arte à política. 

Você sabe o que é o TED?

O TED é uma organização sem fins lucrativos nascida nos Estados Unidos em 1984, um evento único que visa a difusão de ideias de valor, assim, como indica seu lema, que valem a pena espalhar. 

O que é TEDx?

São conferências organizadas de forma independente, mas que seguem as diretrizes impostas pela instituição, que visa aproximar esse fenômeno também das realidades locais. 

Desde o primeiro, realizado em 2009, mais de 20.000 foram feitos em mais de 2.500 cidades, enquanto outros estão sendo planejados para o futuro próximo.

Como são as Ted Talks de marketing?

As Ted Talks de marketing tem grande variedade de temas, você pode assistir de qualquer lugar, além de espalhar conteúdo técnico, ciência, cultura e convidar à reflexão sobre o dia a dia. 

Também compartilha as experiências de pessoas comuns às mais incríveis de forma envolvente. Então, confira alguns motivos para assistir:

  • duração máxima de 18 minutos;
  • grande variedade de temas;
  • pode assistir de qualquer lugar;
  • palestras extremamente inspiradoras.

Como apresentar Ted Talks de marketing de sucesso?

Há muitas formas de apresentar Ted Talks de marketing, uma ideia é usar sua história e ser original. No entanto, depende do que for abordado e quais meios irá utilizar para manter a plateia do seu lado. Confira o que fazer para ter sucesso na sua apresentação:

  • conte histórias pessoais;
  • interaja com o público;
  • use slides;
  • seja original;
  • traga um problema;
  • crie soluções.

Use histórias pessoais para sua apresentação

A maneira mais rápida de obter uma resposta emocional dos seus espectadores é contar uma história sobre sua experiência. Assim, ao fazer isso, eles podem se sentir conectados e achar sua fala mais autêntica, portanto, ficarão dispostos a ouvir mais. 

Interaja com o seu público

Por mais interessante que seja o seu discurso, pode haver momentos em que o público desvie a atenção por um momento. É por isso que você precisa ter algumas atividades que reconquistem a plateia e a mantenha mais engajada.

Uma maneira fácil de fazer isso, por exemplo, é criar boas perguntas que sejam relevantes para o seu tópico, que façam todos pensarem com a intenção de chegar a uma resposta. Este é um jeito comum que os palestrantes usam para envolver o espectador.

Os slides são feitos para ajudar sua apresentação

A maioria das palestras Ted são acompanhadas por slides e raramente verá alguém usar mais do que isso. Pois, ajuda a chamar a atenção da plateia para o conteúdo técnico ao qual o orador se refere e a elogiar a ideia que ele tenta transmitir. 

A visualização é o ponto aqui, então, pode converter texto, números em diagramas ou gráficos, usar imagens, vídeos e GIFs. Uma das razões pelas quais o público se distrai é que eles não têm ideia da estrutura do seu discurso e se sentem perdidos.

Os Ted Talks de marketing são excelentes para quem trabalha na área e querem aprender mais, pois as palestras fornecem muito conteúdo para quem assiste. Imagem de ICSA do site Pexels.

Seja original

Ser original não tem a ver apenas com o seu estilo de apresentação e como transmite suas ideias, mas também em relação ao que você tem a oferecer. 

Pode ver isso claramente nos Ted Talks de marketing, onde as ideias de um palestrante são parecidas com as de outros, sendo assim, o que importa é como eles as vêem com uma perspectiva diferente e as desenvolvem à sua maneira. 

A plateia não vai querer ouvir um tópico antigo com uma abordagem velha. Então, pense em como pode fazer melhor e agregue sua individualidade ao seu discurso para que seja um conteúdo valioso para o seu público-alvo.

Traga um problema

Quem faz uma apresentação deve ser capaz de identificar um problema a ser resolvido. O objetivo não está em apenas informar, mas solucionar uma adversidade que seu espectador venha a ter. 

As palestras Ted Talks são, portanto, uma exposição de ideias, soluções para o que se pode enfrentar no dia a dia. Suas exibições devem ter inspiração neste modelo e propor uma questão ou uma resposta que seja útil.

Desenvolva seu raciocínio

Posto o problema, trata-se agora de desenvolver o seu raciocínio. Apresente sua resolução, ideia e produto. Explique como funciona, recursos, benefícios e demonstre, se possível. Apoie seus argumentos com números sólidos, estudos ou provas sociais.

Quais os melhores Ted Talks de Marketing para assistir? 

Há ótimos Ted Talks de Marketing, como do Seth Godin e Dan Cobley, além de uma grande variedade de temas abordados, que conseguem satisfazer as necessidades de diferentes públicos. 

Cada um deles deve trazer algo relevante à audiência. Portanto, muitos abordam tópicos de assuntos como branding e empreendedorismo, por exemplo. 

1 – Seth Godin: Como transmitir suas ideias

O primeiro é Seth Godin, que abre com uma intervenção que deve abalar a sua criatividade. Os consumidores estão sobrecarregados, com muitas opções disponíveis e com muito pouco tempo para fazer escolhas.

As pessoas tendem a ignorar o que é comum, mundano e sem interesse. Portanto, se deseja chamar a atenção de sua comunidade, seus clientes, talvez deva insistir em todas aquelas ideias que parecem ruins ou estranhas para você.

Seth Godin mostra o motivo desses conceitos, muitas vezes rejeitados, serem mais bem-sucedidos do que os clássicos. Ele faz três reivindicações principais nesta apresentação, veja quais:

  • crie um valor excepcional;
  • muito bom é apenas mediano;
  • venda para geeks que têm um forte interesse.

2 – Sheena Iyengar: Como facilitar a escolha de seus clientes

Na mesma linha, Sheena Iyengar apresenta neste vídeo um fenômeno chamado sobrecarga de escolhas. Pois, quando as pessoas se deparam com muitas opções, elas tendem a não fazer nada.

Com esse conhecimento, então, poderá gerar mais vendas ao usar estratégias para diminuir o número de itens e tornar os clientes mais propensos a comprarem seu produto.

3 – Renny Gleeson: 404, a história da página perdida

Já aconteceu com muitas pessoas ao encontrar um link na internet que parece atender às suas demandas, no entanto, ao clicar se depara com uma página 404. 

Renny Gleeson dá exemplos originais de marcas que usam estes erros não como becos sem saída, mas como oportunidades para fornecer humor, arte bem trabalhada ou conselhos úteis.

4 – Andrew Stanton: Pistas para uma grande história

Roteirista dos maiores sucessos dos estúdios Pixar (Toy Story e Nemo), Andrew Stanton revela neste vídeo os segredos das maiores e mais belas histórias. Além de aprender muito com um dos melhores autores atuais, você vai se divertir bastante.

Os Ted Talks de marketing trazem palestrantes como Joseph Pine, que fala sobre o desejo dos consumidores. Imagem de Alena Darmel no Pexels

5 – Kevin Allocca: Por que alguns vídeos se tornam virais?

O vídeo é uma mídia popular para marketing de conteúdo. Pois, os internautas preferem assistir a materiais audiovisuais do que ler um artigo. 

Kevin Allocca dá alguns exemplos que se tornaram virais de uma forma muito surpreendente. Assim, a sua marca descobrirá a receita para prender a atenção dos espectadores e gerar visibilidade.

6 – Dan Cobley: O que a física me ensinou sobre marketing?

Newton, Heisenberg, termodinâmica, conceitos que parecem muito distantes do que se faz no dia a dia do marketing digital. Ainda nesta apresentação, Cobley mostra como as leis da física se assemelham às ideias básicas desta área.

Os princípios de massa e aceleração se aplicam de forma surpreendente às marcas. Pois, quanto maior ela for, mais difícil será reposicioná-la. Portanto, terá dificuldade para mudar de setor de atuação ou reverter a imagem a ela associada. 

7 – Malcolm Gladwell: Escolha, Felicidade e Molho de Espaguete

Malcolm Gladwell dá orientações através de tudo o que precisa saber sobre marketing moderno com uma simples receita de espaguete.

Ele cita que há alguns anos, uma mudança na oferta de produtos para macarrão da marca Preggo desencadeou a produção de uma linha nova de mercadorias. E assim, surgiu uma segmentação com molho à bolonhesa.

8 – Seth Godin: As tribos 

Mais uma intervenção de Seth Godin nesta lista de vídeos Ted Talks de marketing. Segundo ele, a internet tem acabado com o marketing de massa. O que parece paradoxal, pois na verdade oferece um campo de ação muito mais amplo.

Por meio de redes sociais, sites e e-mails, permite uma segmentação inédita e com isso, uma maior personalização da proposta da marca. Assim, renasce o fenômeno das tribos. 

Em vez de participar do ruído ambiente por meio do marketing de massa, Seth apresenta um modelo baseado no compartilhamento de ideias e valores ao reunir pessoas com interesses em comum. 

9 – Virginia Postrel: O glamour

Virginia Postrel mostra como o glamour é usado em todas as formas para vender praticamente tudo. Então, isso traz o desejo de experimentar qualquer objeto de publicidade, querer sentir e partilhar a experiência oferecida.

Todo mundo já quis viver na pele da bela pessoa carismática apresentada em uma propaganda, portanto, ao imaginar que poderia ter aquela vida se comprar determinado produto, isso pode levar o cliente a obter tal item.

10 – Derek Sivers: Como criar um movimento

Neste pequeno vídeo, Derek demonstra que não é o líder que deve levar o crédito por um movimento que ele iniciou, mas os primeiros a adotá-lo.

É importante tratar da melhor forma possível os seus primeiros clientes ou assinantes, pois eles são necessários para a vida ou para a sobrevivência do seu negócio. 

11 – David Carson: Projeto e Descoberta

Para David Carson, o profissional de marketing precisa de um design emocional para cativar o público e divulgar ideias. Entretanto, se deseja ter sucesso nas mídias sociais para manter uma boa reputação, o visual é uma parte inevitável da sua estratégia. 

12 – Joseph Pine: O que os consumidores querem

Joseph Pine fala sobre autenticidade no século 21 e como os consumidores procuram comprar algo legítimo. Também é sua opinião que isso não existe nos mercados de massa.

Ele aponta alguns conceitos que são incomuns, mas esclarecedores. Por exemplo, se deseja aproveitar essa demanda por originalidade, precisa se manter fiel a quem é como marca ou empresa.

Como se inspirar com palestras Ted Talks de marketing?

Há vários Ted Talks de marketing inspiradores como o da Sheena Iyengar ou a Virginia Postrel, é só escolher o seu favorito. Mas, com certeza encontrará uma palestra que trará aquilo que você busca.

Esses eventos sempre abordam temas da atualidade e trazem soluções para os problemas do dia a dia. Portanto, vale a pena ficar de olho nos próximos.  

EventosMarketingPalestras
Comentários (0)
Add Comment