O Telegram é um aplicativo de envio de mensagens, portanto, um concorrente direto do Whatsapp. Embora seja menos popular, o número de usuários cresceu bastante desde que foi lançado em 2013.
Por ter alguns recursos únicos, essa é uma boa ferramenta para o plano de marketing de uma empresa. Isso porque, permite um contato direto com a audiência nichada, sem depender de fatores como rankeamento nas pesquisas.
O que é o Telegram?
Este é um serviço gratuito para envio de mensagens instantâneas. Ele surgiu em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, dois russos que já haviam criado uma rede social similar ao Facebook, disponível em mais de 80 idiomas.
O aplicativo, no início, só podia ser utilizado em aparelhos com o sistema operacional Android. Mas, hoje já está disponível para download também no iOS, bem como, permite o uso em desktop.
Como funciona o Telegram
O Telegram funciona de modo similar a outros serviços de comunicação instantânea, como o Whatsapp. Nesse sentido, ao instalar, o usuário pode enviar mensagens aos contatos que também usam o aplicativo.
Ele também permite criar grupos com até 200 mil convidados, o que facilita a comunicação. As interações ficam armazenadas na nuvem, por isso, é possível enviar e receber mensagens em dispositivos diferentes.
Para garantir a segurança dos usuários, as comunicações são criptografadas, ou seja, gravadas em código para impedir o acesso de terceiros.
Como instalar o Telegram?
O aplicativo de mensagens está disponível para uso em celulares, no computador ou na versão web, que dispensa o download. Nesse sentido, confira o passo a passo para instalar o Telegram em cada um desses canais.
Aplicativo
Para baixar o aplicativo no celular, basta ir até a loja online, seja a Google Play Services para Android ou a App Store para dispositivos iOS. Então, é só procurar pelo nome do serviço e baixar o arquivo.
Ao fazer o primeiro acesso, será solicitada a confirmação do número de telefone. Assim, será enviado um código via SMS para configurar. Ao autorizar o programa, ele sincroniza sua lista de contatos e aparecem no app aqueles que também usam o serviço para se conectar. No computador, o processo é similar e segue os seguintes passos:
- Acesse o endereço desktop.telegram.org;
- Busque a versão correspondente ao seu sistema operacional;
- Faça o download do arquivo;
- Clique em executar.
Uma vez instalado, é só seguir as orientações para configurar a conta utilizada e começar a usar. Ele vai sincronizar as mensagens enviadas por outros dispositivos conectados.
Telegram Web
A versão Telegram Web não é a mesma que se instala no computador, porque não requer o download. Assim, é possível acessar em qualquer dispositivo, basta digitar o endereço “web.telegram.org” no navegador.
Para validar o acesso, é preciso escanear um QR code com o celular. A vantagem em usar esse recurso é que não ocupa espaço na memória do computador. Aliás, permite o acesso em aparelhos de terceiros, já que é possível sair do login sem salvar os dados da conta.
Quais os principais recursos do Telegram?
O Telegram trouxe algumas novidades, que inclusive serviram de inspiração para mudanças no seu principal rival. Dentre os recursos que merecem destaque neste aplicativo estão:
- Tamanho dos anexos;
- Personalização;
- Recursos de áudios;
- Criação de grupos e canais de transmissão;
- Sincronização entre aparelhos;
- Privacidade e segurança.
Vale a pena conhecer mais sobre essa ferramenta e o que ela tem a oferecer, a fim de decidir se vai usá-la nas suas estratégias de marketing de conteúdo.
Tamanho do anexo
Com o aplicativo é possível enviar arquivos com até 2GB cada pelo chat. Aliás, esse foi um dos grandes diferenciais do serviço logo que surgiu. Na época, o limite máximo para envio no Whatsapp era de 100MB. Ou seja, o Telegram ganhou destaque por permitir o envio de documentos maiores, o que tornou mais fácil compartilhar livros e e-books, por exemplo.
Personalização
Quem possui um negócio, pode aproveitar as ferramentas de personalização do serviço. Nesse sentido, é possível incluir uma foto ou logotipo, bem como, informar no perfil o link para o site da sua empresa. Além disso, ele permite usar recursos de automação para criar bots com respostas padronizadas.
Áudio
No Telegram é possível gravar áudios para enviar nos grupos, bem como, participar de chats de voz com vários participantes. Mas, uma das principais inovações foi a opção de acelerar as gravações. Com isso, o usuário ganha tempo ao ouvir mensagens longas. Inclusive, esse recurso chegou ao Whatsapp pela boa recepção por parte do público.
Grupos
Os grupos do Telegram podem reunir até 200 mil pessoas. Por isso, esse é um poderoso meio de comunicação para quem atua no meio digital. Afinal, ao atrair os leads certos para esse canal, pode ter uma audiência cativa apenas para os seus conteúdos. Para facilitar a gestão, o serviço oferece algumas ferramentas úteis, tais como:
- Busca instantânea de mensagens, por termos ou por autor;
- Notificações importantes, ou seja, receba avisos só quando alguém te mencionar;
- Mensagens fixadas, que ficam em destaque na barra superior do chat;
- Recursos para moderação, bem como, controle de entrada de membros.
Fora essas opções, ele ainda mantém o histórico de arquivos trocados. Desse modo, se alguém ingressa em um grupo já existente, consegue visualizar os documentos que já foram enviados em um momento anterior. Isso economiza tempo ainda mais quando há um grande fluxo de pessoas.
Canais
O canal, diferente de um grupo, não possui um número limite de membros. Ele funciona de modo diverso, uma vez que só o administrador consegue enviar mensagens. Nesse sentido, quem se inscreve recebe as atualizações, arquivos e conteúdos produzidos.
As mensagens enviadas contam com um recurso de contagem de visualizações, além do número de vezes que foram encaminhadas. Assim, o dono do canal consegue acompanhar como está a recepção do público em relação as suas postagens.
Sincronização
O Telegram armazena as mensagens na nuvem, por isso, ao logar em diferentes dispositivos ele é capaz de sincronizar os últimos envios. Assim, facilita o trabalho quando é necessário alternar entre o celular e o computador.
Segurança
Uma das maiores preocupações da plataforma é com a segurança dos usuários. Por isso, oferece a criptografia nas mensagens trocadas por meio do aplicativo. Isso significa que cada mídia ou texto é codificado no caminho entre um dispositivo e outro, a fim de evitar que terceiros consigam acessar o seu conteúdo.
Privacidade
Um recurso interessante para quem quer proteger suas mensagens é o chat secreto do Telegram. Ao optar por esse formato, só têm acesso ao conteúdo a pessoa que envia e o destinatário, que não pode sequer encaminhar para terceiros.
Outra configuração que aumenta a proteção em informações sensíveis é a autodestruição. Ao habilitar essa função, os arquivos enviados desaparecem dos dispositivos de origem e destino depois de lidos. Nesses casos, os documentos não ficam armazenados na nuvem como de costume.
Quais as principais diferenças entre o Telegram e o WhatsApp?
O Telegram, diferente de seu principal concorrente, permite apagar uma mensagem sem que nenhuma pessoa seja notificada. Além disso, permite editar algo mesmo depois de enviado. Além disso, outras distinções entre ele e o Whatsapp são:
- Notifica o usuário sempre que um novo contato entra para o aplicativo;
- Funciona na versão desktop mesmo que o celular esteja desconectado;
- Exibe o histórico de arquivos enviados nos grupos.
Uma das desvantagens do Telegram é que não é tão popular. Por isso, nem sempre é possível se conectar com as pessoas por meio desse aplicativo, porque não possuem uma conta.
Posso usar o mesmo número do WhatsApp no Telegram?
É possível usar os dois aplicativos no mesmo aparelho e vinculados ao mesmo número de telefone. Isso porque, o app de mensagens instantâneas russo usa essa informação apenas para validar os dados da conta.
Qual o mais seguro, WhatsApp ou Telegram?
Ambos os aplicativos contam com a criptografia em suas mensagens, a fim de oferecer mais segurança. No entanto, a de ponta a ponta é a opção padrão no Whatsapp, ao passo que no rival deve ser habilitada pelo usuário. Por outro lado, a promessa do Telegram é de que não usa os dados dos indivíduos para uso em anúncios.
Como e por que usar o Telegram na sua estratégia de Marketing?
Esse canal é um meio muito eficaz de fazer a nutrição de leads, ou seja, trabalhar melhor a relação com os potenciais clientes. Uma das formas de colocar isso em prática é usar as estratégias de marketing para levar os visitantes a ingressar no grupo ou se inscrever em seu canal.
A partir daí, você possui uma base de leads que já demonstraram algum interesse na sua marca ou produto. Assim, pode investir na produção de conteúdo mais qualificado, com a vantagem de não ter nenhuma concorrência na entrega.
Bots
O Telegram permite integrar bots, ou seja, robôs que executam tarefas simples, como atendimento e vendas. Isso confere maior agilidade nos processos e por consequência, mais satisfação por parte dos clientes.
Relacionamento
Essa ferramenta é um ótimo meio de estreitar a relação com o cliente. Nesse sentido, grupos menores permitem uma interação maior com a troca de mensagens. Mesmo quando não há essa possibilidade, ainda é possível usar outros recursos para conhecer mais sobre sua audiência.
Enquete
Com essa opção é possível entender melhor o público e assim, ofertar aquilo que ele espera. Com um formato mais simples, as enquetes no Telegram estimulam a participação, já que não é preciso sair do aplicativo para responder.
Canais sem limites
A criação de canais é uma excelente opção para quem possui ou almeja um alcance maior. Afinal, eles não ficam limitados a um número máximo de usuários e ainda reúnem aquelas pessoas que se interessam sobre o seu nicho. Assim, não é preciso ficar refém dos algoritmos dos buscadores, uma vez que já possui uma base sólida de leads.
Baixo custo
Uma das principais vantagens em incluir o Telegram na sua estratégia de marketing é que ele é gratuito. Desse modo, o custo fica por conta do estudo e criação de conteúdo, bem como, os investimentos em seu próprio produto.
Como usar o Telegram para divulgar um negócio?
O primeiro passo é trazer os visitantes para esse canal, a fim de criar e alimentar essa base de clientes. Uma sugestão é usar uma landing page que leve os usuários a se inscrever no canal ou entrar para o seu grupo.
Crie um canal de transmissão
Um canal é o modo mais simples de estabelecer contato com a audiência pelo Telegram, porque permite o envio de mensagens de modo rápido e simples. Além disso, não há limites para o número de participantes.
Interaja com os usuários
Mesmo nos casos em que o grupo ou canal seja fechado para envio de mensagens por membros, você pode estimular a participação de outras formas. Crie narrativas que envolvam os usuários em um novo lançamento, por exemplo. Assim, é possível usar esse canal para lançar algo em primeira mão, o que dá uma sensação de exclusividade.
Ofereça conteúdos exclusivos
Para que as pessoas permaneçam no canal, é preciso oferecer algo que seja do interesse deles. Desse modo, pode preparar materiais ou aulas enviados apenas por esse meio, que aprofundem sobre o seu segmento.
Seja frequente nas postagens
Um grupo do Telegram que não é movimentado, tende a perder inscritos. Nesse sentido, ao optar por usar essa estratégia, crie um roteiro com ideias para trazer novos conteúdos. É possível aproveitar materiais de outras redes e apenas adequar o formato. Também é possível utilizar diferentes tipos de mídias, como textos, gráficos, vídeos e áudios. Assim, consegue atender às preferências de cada perfil de pessoa.
Use automação com bots
O uso de bots otimiza o tempo em tarefas repetitivas, como respostas básicas no chat e o processo de checkout. Com isso, o cliente consegue solucionar suas principais dúvidas sem precisar recorrer a um atendente.
Também representa uma redução de custos considerável, já que não é preciso destinar alguém ou uma equipe para essa tarefa. Desse modo, dá para focar em conteúdo e atração de novos clientes.
Vale a pena usar o Telegram na sua estratégia de Marketing Digital?
O Telegram é, sem dúvida, um excelente meio para alavancar um negócio. Por isso, vale a pena incluir essa ferramenta na estratégia de Marketing Digital da sua empresa. Entre as vantagens desse recurso é possível citar:
- Baixo investimento;
- Possibilita criar uma audiência qualificada;
- Não concorre com outros domínios;
- Permite criar enquetes para conhecer melhor o público;
- Conta com recursos comerciais.
Diante desses fatos é preciso criar mecanismos para atrair os visitantes a se inscreverem em seu canal. Então, é só trabalhar para transformar esses leads em futuros clientes e aumentar os resultados.