Uma title tag é um dos fatores que determinam o melhor rankeamento de qualquer site nas páginas de pesquisa. Ou seja, não é algo que se pode criar de qualquer maneira. Ao passo que, os bots dos buscadores avaliam esse aspecto para definir a sua posição.
O título tem a função de chamar a atenção do usuário para que ele clique em sua página e conheça o seu material. Por isso, o ideal é que ele seja objetivo e atrativo. Dessa forma, saiba como melhorar o seu para alavancar o seu marketing de conteúdo.
O que é title tag?
De forma básica, é uma marcação do código HTML que tem a função de dar o título de uma página na internet. Ou seja, é por meio dela que os usuários irão identificar do que se trata o conteúdo daquele site.
É comum que apareça em locais como:
- Guia do seu navegador;
- Em resultados das pesquisas nos buscadores, por exemplo, Google e Bing;
- Nas redes sociais ao compartilhar os links.
O seu uso é importante para que haja uma melhor rankeamento de um portal. Assim, ele pode ser exibido logo entre os primeiros do seu nicho. Ao passo que, alinhado com uma palavra-chave, darão ainda mais tráfego à sua página.
Como funciona uma title tag?
Esta marcação funciona de modo que o público identifique o conteúdo de um site. Dessa forma, ele pode obter melhor posição no ranking dos buscadores. Além de evitar que o algoritmo deles passe a exibir um cabeçalho ou alguma parte do seu conteúdo.
Por que usar uma title tag?
Uma página sem a title tag faz com que o navegador exiba o texto em HTML. Ou seja, irá interferir de forma direta no ranking que seu site terá nos buscadores. Além disso, o título é o que chama atenção do leitor para clicar no seu portal.
Buscas por palavras-chave
Com as palavras-chave, a visibilidade do seu domínio também pode aumentar. Porque, é por meio dela que os bots irão analisar o conteúdo e o seu grau de relevância. Então, sempre coloque ela no começo do seu título para ter um melhor rankeamento.
Qual o tamanho ideal de uma title tag?
A title tag tamanho deve ter 60 caracteres, bem como, estar em um espaço de 600 pixels. Entretanto, eles não devem ultrapassar esse limite, senão o sistema irá aplicar uma redução.
Vale notar que alguns termos são maiores, então, isso pode influenciar no rankeamento. Com isso, a maneira como seu título irá aparecer nos buscadores pode ser afetado.
Um exemplo disso é que as palavras que tenham relevância podem ser cortadas. Assim, limita a leitura dos usuários nas páginas de pesquisas e não irá gerar cliques.
O uso da title tag na SERP
Em uma SERP, o título se destaca pela fonte e a cor que ele possui. No entanto, o número de caracteres tem limite para que seja exibido nas páginas de resultados. Então, o ideal é usar uma title tag que seja objetiva e atrativa.
O que é uma title tag otimizada?
É aquele título que atende todos os requisitos para obter um melhor rankeamento nos buscadores. Por isso, é muito importante otimizar esse recurso para que seu site seja mais visto. Contudo, alguns fatores para fazer isso são bem básicos, como:
- Respeitar o limite de caracteres;
- Adicionar a palavra-chave logo no começo;
- Texto atrativo e objetivo.
Com isso, ela será otimizada para aumentar as chances de uma boa posição nas páginas de pesquisa. Além disso, pode despertar mais o interesse dos leitores que verem o título. Como resultado, irá atrair muito mais cliques para o seu site.
Quais as boas práticas para criar um bom título?
As boas práticas para a criação de uma title tag incluem serem descritivas, com as palavras-chave à esquerda, o nome da marca e evitar duplicações. Dessa forma, você consegue fazer com que sua página tenha uma boa posição nos buscadores.
Como criar títulos descritivos
Para isso, o ideal é sempre ter em mente o limite de caracteres de 60. Além disso, busque descrever de forma objetiva o que o leitor irá encontrar na página. Ou seja, encontre uma maneira de dizer isso em poucas palavras.
Também coloque as palavras-chave mais importantes que tenham no conteúdo do site. No entanto, fique atento para não ser tão genérico com elas. Por fim, não use títulos tão curtos, porque, em geral, não são tão atrativos.
Use palavras-chave à esquerda
Isso quer dizer que você deve usá-las o mais próximo possível do início. É uma maneira de atrair a atenção do leitor, ao passo que eles procuram exatamente por algo com relação a ela.
O resultado disso é uma melhor posição nos buscadores, além de aumentar o tráfego orgânico de visitas do seu site. Então, crie títulos que tenham muita relevância para o seu público-alvo.
Inclua o nome da marca
Uma boa forma de fazer isso é incluir no final da title tag. Porque o ideal é que não afete o limite de 60 caracteres disponíveis. Com isso, o usuário irá identificar de forma rápida a quem o site pertence.
Evite títulos duplicados
Ao criar o título de uma página, tenha atenção para não colocar algo que já existe. Afinal, isso pode trazer penalidades ao seu site e como consequência, a perda de posição nos buscadores. Então, evite duplicações nesse aspecto.
Isso é fundamental para mostrar aos mecanismos que avaliam o rankeamento que você trabalha com conteúdo único. Além da relevância sobre o tema do qual aborda em seu portal. Por isso, fique atento neste ponto para não cometer esse erro.
Como o uso da title tag pode rankear seu site nos motores de busca?
A title tag é um dos elementos que os bots dos buscadores avaliam para rankear uma página. Desse modo, ela ajuda a entender do que se trata o conteúdo do seu portal. Além disso, sua função também é informar os navegadores como exibir o título do seu site nas:
- Pesquisas;
- Guias do Browser;
- Redes sociais.
Com isso, os usuários terão os dados básicos a respeito do seu material pelo título. Assim, irá despertar nele o interesse de clicar e conhecer aquilo que você oferece. É como se fosse uma manchete de jornal que convida o leitor a saber mais.