Transformação digital: o que é, quais são os seus impactos para as empresas e a sociedade?

Transformação digital é um fenômeno que visa fazer o uso da tecnologia de modo a otimizar processos e aumentar a produtividade no contexto corporativo. Mas esse processo exige uma mudança de mentalidade da gestão e da cultura empresarial.

Hoje, se pode observar que as tendências dessa transformação estão muito presentes para o marketing digital, por exemplo. Entenda o que é esse processo e como ele pode ser implementado no seu negócio.

O que é transformação digital?

A transformação digital é um processo no qual as empresas precisam mudar seu mindset a fim de usar a tecnologia de forma estratégica. Não se trata apenas do uso da tecnologia em seus processos, mas sim da mudança de mentalidade em relação a ela. Pode-se dizer que a motivação dessa transformação ocorre pelas exigências da realidade atual, na qual muitas ações são realizadas à distância.

Alguns pilares desse fenômeno são:

  • Adaptação às mudanças;
  • Eficiência nas entregas;
  • Foco no consumidor;
  • Chance de obter feedbacks constantes.

Com isso, se trata de saber como usar a tecnologia de modo a alcançar a eficiência em diversas atividades. Assim, o que ocorre é uma mudança na estrutura da empresa.

Como funciona a transformação digital nos negócios?

A transformação digital nas empresas, em primeiro lugar, precisa partir do topo da gestão. Aliás, é importante enfatizar que não é o setor de TI o único responsável por essa transição, mas sim que todos devem estar envolvidos de alguma forma. É por esse motivo que a liderança deve exercer um papel crucial.

Diagnóstico da situação real

O primeiro passo para realizar essa transição é definir quais são as necessidades da sua empresa. Então, o ideal é fazer um estudo sobre as principais dificuldades que as suas equipes de diversos setores enfrentam em seu dia a dia. Assim, se pode buscar uma solução tecnológica que aumente a produtividade na área como:

Esses são alguns exemplos que podem ajudar na hora de realizar o diagnóstico da situação da sua empresa. Mas o essencial é avaliar os objetivos do seu negócio e como o uso de tecnologia poderia contribuir para alcançá-los.

Alinhamento da gestão

Outro ponto essencial é fazer o alinhamento da sua gestão, já que se trata de uma mudança estrutural. Assim, busque formas de engajar a sua equipe e orientá-las sobre esse novo formato de administração da empresa.

Implementação da estratégia

O momento de implementação da transformação digital é o que você deve fazer escolhas sobre os recursos que vão permitir a transição. Então, deve-se observar tudo que foi definido na etapa de diagnóstico a fim de atender as prioridades do seu negócio. Por exemplo, se há uma necessidade maior de um sistema de automação de atendimento, é preciso decidir qual ferramenta utilizar.

Testes e experimentações

A implementação também deve levar em conta os resultados. O que se deve fazer nesta etapa é analisar quais ferramentas ajudam no desempenho dos seus colaboradores ou no atendimento ao cliente. Ademais, o aumento de lucros também deve ser levado em conta ao conferir os testes e experimentações.

Avaliação de melhorias

Por fim, os dados obtidos na etapa anterior são úteis para avaliar quais tarefas podem ser melhoradas. Nesse sentido, usar as KPIs, ou indicadores-chave, pode tornar a sua análise ainda mais assertiva. Não esqueça que essa avaliação com o objetivo de realizar melhorias é o que permite que a sua empresa de fato passe pela transformação digital.

Qual é o impacto da transformação digital na sociedade?

Na verdade, ao analisar esse assunto, se percebe que essa transição é uma das consequências do uso de tecnologia que se tem hoje. Nesse cenário, é válido destacar a chamada geração Z, pois os que fazem parte desse grupo são conhecidos como nativos digitais. Ou seja, a maioria dos que nasceram após 1994 teve acesso à tecnologia ainda na infância.

Isso influenciou não apenas a sua facilidade em lidar com diversos dispositivos, mas também em:

  • Mais facilidade em realizar várias tarefas ao mesmo tempo;
  • Abandono de estratégias de marketing obsoletas.

Por já terem crescido em um cenário de mudança, se acredita que a geração Z também é a que mais exigirá atitudes das empresas. Isso vale tanto para os que estão em atuação no mercado de trabalho quanto para os seus clientes.

A geração Z é uma das que mais vai exigir a transformação digital das empresas. Imagem de cottonbro studio em Pexels

Progresso tecnológico

É um processo mais amplo, do qual a transformação digital é a última etapa. Assim, ele inclui outras duas fases, entenda como elas influenciam esse fenômeno.

Digitização

A primeira etapa do progresso da tecnologia é a digitização. Ela consiste na tradução de dados analógicos para o digital. Isso, na prática, trata-se de transformá-los em bits e guardá-los na memória de dispositivos.

Digitalização

É um processo mais amplo, pois inclui a alteração de processos realizados dentro das empresas. De modo simples, consiste em usar soluções digitais a fim de reduzir custos, aumentar a produtividade e integrar setores. 

Big Data

Nessa etapa de digitalização, muitos outros conceitos importantes surgem no mundo de TI, entre eles o de Big Data. Ele é usado para se referir ao grande volume de dados que foi gerado nos últimos anos. Então, o avanço de tecnologias da informação, como a internet das coisas, motivou a origem de dados tão grandes que não podem ser lidos por sistemas tradicionais, o que é uma das tendências desse progresso.

Transformação digital

Por último, este é, na verdade, o efeito das etapas anteriores. Após adotar diversas ferramentas para digitalização de seus processos, as empresas têm acesso a muitas oportunidades. Aliás, a evolução se torna muito mais acessível para negócios de todos os setores. 

6 mitos sobre a transformação digital

Hoje, muitas pessoas que gerenciam um negócio, ou não, já entendem como a transformação digital é importante para o mercado. Mas alguns ainda se recusam a investir nessa transição ou não entendem bem o conceito. Afinal, apenas usar tecnologia, redes sociais ou qualquer outra tecnologia na empresa não indica que a instituição está inserida na mudança.

1- Transformação digital é só para empresas de tecnologia

Não é só para empresas de tecnologia. Alguns ainda acreditam que apenas os negócios que já atuam com ferramentas digitais desde o seu início precisam passar por esse processo. O fato é que empresas de todos os setores, de alguma forma, precisaram investir nos últimos anos em alguma solução digital. Embora isso não seja o mesmo que ter uma mudança de mentalidade quanto ao uso de tecnologia, é uma das etapas para que isso ocorra. 

2- Tudo se resume a experiência do cliente

É importante destacar que a transformação digital é também uma mudança de mentalidade na empresa, ou seja, se refere a uma visão holística do negócio. Assim, a experiência do cliente é apenas um dos aspectos que precisam participar dessa transição.

3- A transformação digital vem de iniciativas pequenas

Outro mito é que a mudança de cultura da empresa pode ocorrer a partir de ações pontuais de alguns colaboradores. Na verdade, é preciso que essa transição seja estudada e implementada pela gestão do negócio. Afinal, é uma transição que precisa ser organizada e orientada com fins de avaliação de resultados também. Portanto, atitudes individuais não farão esse processo ocorrer.

4- Quem vai realizar a transformação é o setor de TI

Mesmo que ele seja muito importante, não é o responsável por realizar uma mudança tão grande. Na verdade, ele se relaciona um pouco com o terceiro mito e, mais uma vez, é a gestão da empresa quem deve promover a mudança. Então, o que é necessário é que haja maior aproximação entre o setor de TI  e a gestão a fim de alinhar seus objetivos.

5- É possível adiar a transformação digital

Adiar a transformação digital da sua empresa pode significar ficar para trás no mercado em pouco tempo. Esse é um processo que vai ocorrer em diversos setores e decidir esperar pode colocar o seu negócio em desvantagem. Por exemplo, seus concorrentes podem investir em soluções tecnológicas que aumentem a sua produtividade e reduzam seus custos. Assim, até atingir a capacidade do seu rival, talvez demore e você tenha prejuízos.

6- Basta desenvolver várias iniciativas digitais?

O uso de tecnologia digital nas empresas não indica que elas estão no processo de transição. Aliás, mais do que desenvolver várias iniciativas, é essencial saber como elas funcionam dentro da estratégia do seu negócio.

Não adianta ter um perfil nas redes sociais se não há um estudo sobre o comportamento e características da sua audiência. Elas também não serão úteis se não servem como uma forma de aproximar o relacionamento entre a sua marca e o cliente, além de avaliar seus feedbacks. Portanto, não se trata do uso de várias iniciativas digitais, mas sim de como elas são usadas para trazer resultados para a empresa.

A transformação digital vai além de incluir seu negócio em redes sociais e usar algumas plataformas. Imagem de fauxels em Pexels

Novos modelos de transformação digital

A transformação digital deve ocorrer em vários âmbitos do seu negócio. Agora você já conhece os mitos sobre realizar esse processo, então, é hora de saber com quais pontos deve se preocupar para a implementação. Mais uma vez, é preciso que a gestão da empresa seja essencial para que essa transição ocorra. 

Cultura empresarial

Em primeiro lugar, a cultura digital deve ser incluída como a da empresa também. Afinal, a mudança deve ser estrutural e precisa ser orientada por esse aspecto para que esteja em evolução constante. O básico que se deve realizar em um primeiro momento é:

  • Entender o consumidor digital;
  • Investir em treinamentos para suas equipes;
  • Ter uma abordagem voltada para as pessoas.

Nesse contexto, é essencial capacitar o seu time e inserir esta mudança em seu cotidiano. Assim, o seu processo de adaptação pode ocorrer de forma mais ágil e eficiente.

Gestão das empresas

Ao realizar uma mudança cultural, é preciso planejar também quais serão os cargos e funções novas da gestão. Isso porque a gestão deve ter as pessoas como centro, não o produto que a empresa produz ou vende. Com isso, áreas semelhantes devem ficar mais próximas como o marketing e vendas.

Modelo de negócios

Adaptar a empresa às exigências tecnológicas atuais implica em também modificar o seu modelo de negócios. Como é possível observar no mercado, muitas possibilidades surgiram graças à evolução das tecnologias de informação. Um exemplo disso é o sucesso de produtos digitais, como os oferecidos em lojas de aplicativos. 

Outra oportunidade com essa transição é a de alcançar um público muito maior e vender para além da sua cidade, ou estado. Na verdade, no contexto digital, as fronteiras físicas não existem. Com isso, é possível até mesmo sair do modelo de negócios físicos e abrir um e-commerce.

A integração entre o físico e o digital também é uma tendência para a transição. Exemplos disso são os aplicativos que permitem fazer pedidos online para restaurantes físicos. O que deve priorizar é realizar a transformação digital que seja interessante para o seu negócio. Então, pode-se optar por um dos exemplos acima ou se inspirar no que empresas do seu setor fizeram para se adequar a essa nova realidade.

Relação com o cliente

As redes sociais, blogs e a internet como um todo afeta as relações do cliente com a marca. Os posts, comentários, mensagens e avaliações aumentaram a interação com seu público-alvo e isso faz diferença para outros possíveis clientes. Assim, o que se vê é que eles têm um papel mais ativo e a empresa deve investir nesse relacionamento.

Processo operacional

Não apenas a relação com o cliente, mas também seus processos operacionais internos precisam de mudanças. O objetivo é aumentar a motivação de seus colaboradores e a sua produtividade.

Em primeiro lugar, é preciso melhorar a comunicação com e entre o seu time. Para isso, pode-se considerar tanto a agilidade quanto a integração com outros setores para alinhar a interação. Aliás, ter uma relação transparente e orientá-la com clareza também faz parte da transição para o digital. Outros pontos importantes são:

  • Tomada de decisão com base em dados;
  • Compartilhamento de informações em tempo-real;
  • Automação de atividades;
  • Processos de trabalho organizados.

A liderança pode realizar também o monitoramento de desempenho com o uso de ferramentas digitais. Assim, as suas escolhas poderão ser feitas de forma mais justa.

Contratação e serviço externo

Um dos focos para considerar antes de uma nova contratação é capacitar o seu time. Então, para inserir a transformação digital na sua empresa, nem sempre é preciso buscar um especialista ou um serviço terceirizado. 

Quais são os pilares da transformação digital?

São cinco pilares que ajudam a entender essa mudança. Eles estão no livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital”, de David L. Rogers. Conheça-os a seguir e entenda a sua importância.

A experiência do cliente é um dos focos da transformação digital. Imagem de ThisIsEngineering em Pexels

Cliente

A relação com o cliente é um dos pilares para a transição digital do seu negócio. Com os diversos meios de comunicação com a marca, a interação é essencial. Não é à toa que engajamento e personalização de produtos ou serviços são a prioridade de muitas empresas que já aderiram essa mudança.

Competição

Uma das mudanças nesse novo cenário é que seus concorrentes nem sempre são empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços. Na verdade, fornecedores e até mesmo negócios de outros setores podem competir com você. Em síntese, há plataformas e ferramentas que disputam a atenção do público e que podem ganhar muito espaço no mercado.

Dados

A geração de dados, hoje, ocorre sem planejamento e em grande volume. Assim, o desafio das empresas é convertê-los em informações úteis para seu crescimento e isso é possível por meio das ferramentas de Big Data. Com isso, você poderá estudar melhor o comportamento e as dores do seu cliente a fim de fazer uma oferta assertiva.

Inovação

Diferente das concepções mais antigas, o risco que a inovação oferece é algo positivo. Isso se deve à facilidade de realizar testes, avaliar feedbacks de clientes reais para, então, lançar um produto. Portanto, o fracasso não é mais tão temido, já que pode-se tomar decisões inovadoras fundamentadas em dados.

Negócios

É possível observar como a transformação digital influencia o domínio dos negócios em diversos aspectos. Por exemplo, uso de ferramentas para processos seletivos, análise de desempenho e de treinamento. Com isso, a terceirização de tarefas é uma das principais características dessa transição, já que elas otimizam os processos.

Saúde

A transformação digital também permitiu diversas mudanças no setor da saúde. Observa-se que hoje há maior preocupação com o atendimento humanizado e com o acesso a informação sobre procedimentos, além de maior autocuidado. Por outro lado, o avanço da tecnologia e a Internet das Coisas e a formação de uma base de dados compartilhados entre médicos permite diagnósticos mais assertivos.

Educação

IA, realidade virtual e o próprio ensino a distância são alguns exemplos da influência da transformação digital nesse setor. Assim, o aprendizado torna-se mais personalizado com o uso de diversas ferramentas como jogos virtuais. 

Consumo

A forma de consumir também mudou bastante com essa transição para o digital. Hoje, antes de realizar uma compra, é comum fazer diversas pesquisas. Então, os consumidores avaliam não apenas os preços, mas também a opinião de outras pessoas sobre o produto e a experiência de compra delas. Em síntese, há uma análise mais profunda antes de fechar uma compra.

Tendências da transformação digital

O papel estratégico da tecnologia nas empresas envolve o uso de uma série delas tanto para atender às necessidades do mercado, quanto para otimizar seus processos internos. Conheça algumas delas a seguir.

Big data e data-driven marketing

Como você já sabe, há um grande volume de dados gerados na internet. Mas é preciso ter um olhar analítico para eles a fim de otimizar as suas estratégias. Esse é o papel do Big Data, o qual permite que sua empresa desenvolva um planejamento com base em números reais. Então, nessa transição, o seu negócio precisa estudar o público-alvo por meio da monetização dessas informações.

Internet das coisas

A internet das coisas é uma das tendências da transformação digital. Ela permite oferecer soluções e experiências personalizadas. Por esse motivo, em um cenário com foco no cliente, para alguns setores é necessário investir nesse tipo de tecnologia a fim de se manter competitivo no mercado.

Realidade virtual e aumentada

Elas também são soluções inovadoras para oferecer uma experiência de compra para o cliente muito mais personalizada. O uso dessa tecnologia permite conhecer as dimensões e até mesmo tocar um produto, por exemplo. Isso seria um grande diferencial para lojas virtuais e e-commercers, pois ofereceriam mais segurança ao comprador.

Inteligência artificial e machine learning

A transformação digital também tem como uma de suas principais tendências o uso de inteligência artificial. Na verdade, ela já faz parte do dia a dia de quem tem uma assistente virtual no celular ou a Alexa. Mas esse tipo de tecnologia também é valioso para a automação de marketing, pois permite otimizar atendimentos, por exemplo.

A machine learning é um dos principais aliados de muitos negócios que inserem a transformação digital. Imagem de Pavel Danilyuk em Pexels

Business intelligence e automação de marketing 

BI é uma estratégia útil para realizar uma pesquisa de mercado. Aliado a outras ferramentas, como a automação de marketing e o Big Data, será mais fácil tomar boas decisões. A automação de marketing, por outro lado, é muito importante para empresas que precisam manter a interação com muitos clientes de modo individual. Assim, a comunicação é planejada a fim de entregar um atendimento personalizado e não mecânico.

7 desafios para a transformação digital 

Inserir a transformação digital em uma empresa não é um processo simples e nem rápido. Realizar isso ainda é um grande desafio para um negócio pelos seguintes principais motivos:

  1. Falta de iniciativa;
  2. Dificuldades técnicas;
  3. Reputação e segurança de dados;
  4. Data silos: dados soltos por falta de integração;
  5. Garantia de retorno incerta;
  6. Cultura da empresa;
  7. Problemas de TI.

Tudo isso pode atrapalhar o processo de transição digital da sua empresa. Então, caso queira realizar essa mudança, é preciso resolver essas questões.

Como começar a transformação digital na empresa?

Diante de um cenário tão dinâmico, ter processos mais eficientes com o uso de tecnologia é muito importante. Portanto, siga alguns passos para iniciar essa mudança:

  1. Enxergue as possibilidades para o futuro;
  2. Desenvolva habilidades necessárias para a transformação digital;
  3. Atualize-se sempre;
  4. Lidere o planejamento e a execução desse plano.

Um dos pontos essenciais para que a transição comece em sua empresa é ter uma liderança, alguém que tome a iniciativa. Como você viu, isso deve partir da gestão e não de outros colaboradores.

Curso de transformação digital 

Para pessoas que desejam se especializar no tema, há algumas instituições de ensino superior que oferecem o curso de transformação digital. Portanto, se deseja implementar essa mudança em seu negócio, se aprofundar no tema é um bom começo.

Comentários (0)
Add Comment