Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Conheça o Tumblr, a ferramenta perfeita para o seu blog

Apesar de ser novo na internet, o Tumblr já se tornou bastante popular. Desse modo, se você ama o mundo virtual e quer acompanhar todas as tendências, precisa conhecer a plataforma.

O Tumblr é a plataforma perfeita para quem deseja fazer sucesso no mundo virtual. Isso porque, ele é bem intuitivo, fácil de usar e acessível. Portanto, se você tem interesse em ter um blog famoso, vale a pena entender mais sobre ele.

O que é o Tumblr?

Tumblr é um canal de blog em que os seus usuários podem criar textos, vídeos, áudios, imagens e até mesmo links. Inclusive, é interessante saber que hoje em dia, ele possui mais de 529 milhões de blog de diversos estilos.

De forma resumida, a plataforma informada funciona de certa forma, como as redes sociais mais famosas do mundo como Instagram ou Tik Tok. Mas, ao invés de ter páginas de perfil, você consegue algo mais parecido com um site. Ou seja, será possível inserir características que o tornam único. 

Por fim, é importante saber que ele foi criado em 2004. Ou seja, com apenas nove anos, já se popularizou muito. Mas, devido a tudo que ele oferece, a verdade é que a quantidade de blogging informada só é o começo. Assim, conhecê-lo significa estar por dentro das tendências. 

Por que criar um blog no Tumblr?

O blog no Tumblr permite que você crie um diário online. Desse modo, ele pode ser uma grande fonte de desabafo sobre a sua rotina, problemas e conquistas pessoais. Mas, caso não seja do seu interesse seguir essa linha, existem outros motivos bem interessantes, como:

  • pode criar um workshop;
  • existe a possibilidade fazer comunicações privadas e se quiser, em anonimato;
  • é possível bloquear alguns usuários;
  • consegue guardar documentos;
  • existe um bom suporte multimídia;
  • será possível usufruir de diversas opções de personalização;
  • ter a oportunidade de criar o próprio site de graça.

Por fim, é importante saber que através dele é possível realizar o controle de pais. Ou seja, se o seu filho tem interesse em ter uma conta na internet, essa pode ser uma ótima alternativa. Assim, fica claro que ele oferece diversos benefícios. 

Tudo nele é gratuito?

O uso completo dele é gratuito. Portanto, não é necessário investir nada no aspecto financeiro para usar a rede. Entretanto, esse é um ponto bem instável e por isso, pode ser que em um futuro próximo existam recursos pagos.  

O que é um workshop?

Na prática, o workshop é uma reunião de diversas pessoas que têm um interesse em comum, seja ele um projeto ou atividade. Desse modo, esse é um método que pode ser usado para resolver questões do marketing digital de uma empresa ou até mesmo para realizar um trabalho de faculdade. 

Por que a possibilidade de bloquear usuários é importante?

As vantagens que o mundo das redes sociais fornecem são inquestionáveis. Entretanto, como nem tudo é perfeito, existem alguns contras e um deles, é o fato de que algumas pessoas são bem agressivas nela. Logo, quem quer se expressar sem ter medo de ser julgado, deve bloqueá-las. 

É importante saber que essa funcionalidade não é exclusiva do Tumblr. Afinal, quase todas possuem essa função com o objetivo de preservar a saúde mental dos usuários. Mas, o fato do canal citado tê-la é algo que merece um bom destaque. 

Como configurar?

Para fazer todo processo, primeiro você terá que acessar a página principal do Tumblr e clicar em “inscreva-se”. Depois, preencha todos os dados que forem solicitados, como e-mail, nome de usuário e endereço de e-mail. Por fim, espere a confirmação através do endereço eletrônico que informou e:

  • clique no símbolo da engrenagem;
  • selecione a aba “conta” para mudar senha, e-mail e o que mais desejar nesse sentido;
  • aperte em “painel” para mudar o local em que as pessoas conseguirão ver seus conteúdos.

Na aba que leva o nome do seu próprio Tumblr, você pode inserir fotos, mudar a URL e programar seus posts.Logo, fica claro que se trata de uma plataforma organizada e bastante versátil que tem a capacidade de satisfazer qualquer necessidade. 

Ela é difícil de usar? 

A plataforma é bem intuitiva e por isso, mesmo que não exista experiência com esse estilo, será fácil de mexer. Mas, caso exista qualquer dificuldade, ela possui um suporte eficiente que pode te ajudar com as dúvidas. 

É possível integrá-lo a outras redes? 

Para fornecer uma experiência completa, através dela você consegue integrar redes como Facebook, Twitter e muito mais. Além disso, se quiser, pode usar o Google Analytics para criar conteúdos com temas atrativos. Ou seja, será possível atrair um maior número de seguidores. 

Tumblr
O Tumblr consegue conectar todas as redes famosas em um único lugar. Imagem de PhotoMIX-Company do Pixabay.

O que você precisa saber antes de criar um blog no Tumblr?

Com o Tumblr, você tem a possibilidade de expressar o que pensa e interagir com pessoas que seguem a mesma linha. Logo, ele ajuda bastante a ter uma experiência virtual agradável e divertida. Mas, quem deseja fazer sucesso, precisa fazer outras coisas, por exemplo:

  • você precisará seguir uma linha de profissionalismo;
  • é necessário conhecer as suas personas;
  • conheça os recursos visuais que ele oferece para definir o que combina com o blog;
  • estude sobre SEO.

É importante saber que existem formas de ganhar dinheiro com a plataforma. Portanto, se você quer fazer o uso para obter lucros, vale a pena entender todos os pontos que foram citados de forma detalhada. Assim, será possível criar conteúdos que consigam viralizar com facilidade.

Como encontrar assuntos interessantes para o seu blog?

O citado Google Trends é uma ótima ferramenta para encontrar assuntos interessantes. Isso porque, com ele, você consegue verificar as tendências atuais e buscar o título inspirado nelas. Além disso, leve utilize outras estratégias, por exemplo:

  • crie um lista com nomes do seu interesse;
  • faça uma pesquisa de outras páginas;
  • realize pesquisa de opinião.

Por fim e mais importante, escolha o tema que conseguir satisfazer de forma completa a sua vontade. Isso porque, ele será o cartão postal da sua página. Desse modo, é necessário criar algo que te proporcione orgulho e admiração por um longo período. 

Como criar um design atraente?

O primeiro passo é sempre seguir sua identidade pessoal. Assim, você vai gostar do que criou a médio e longo prazo. Além disso, use vídeos, imagens e busque cores chamativas que combine com toda decoração. 

Outro ponto importante é ter a consciência de que, em alguns casos os textos longos são bem-vindos, já em outros, eles devem ser evitados. Para descobrir o ideal, é necessário conhecer bem o seu público e revisar tudo antes de postar para ter a certeza que está atrativo. 

Como usar as ferramentas de personalização?

Para mudar o layout basta clicar em “personalizar” e depois em “tema”. Assim, será possível deixar a página do jeito que sempre quis. Inclusive, vale mencionar que a plataforma oferece diversas possibilidades e por isso, na prática, o difícil vai ser escolher o melhor. 

Como usar a opção “posts em destaque” de forma correta?

Quando você criar a sua publicidade, haverá a opção na mesma página para deixá-la em destaque. Assim, quando os seus usuários entrarem no blog, verão esse conteúdo de forma imediata. Então, na hora de fazer o processo, é bom escolher os que têm o tema que despertam interesse do público.

Como usar a funcionalidade de “postagem por email”?

Em algumas situações, acessar as páginas fica bastante complicado. Logo, nesse caso, o ideal é usar a funcionalidade de “postagem por e-mail”. Para isso, basta ter uma conta com o endereço eletrônico que deseja, depois:

  • acesse o site principal da empresa;
  • clique no comando “conta”;
  • selecione a opção de “configuração”;
  • utilize o menu lateral para inserir o e-mail que deseja fazer as publicações;
  • clique na opção “publicar e-mail”.

Depois de todo esse processo, basta começar a postar. Outro ponto bem interessante é que caso você queira mudar a conta cadastrada, só precisa clicar na opção “redefinir”. Assim, poderá escolher aquele que deseja com total tranquilidade.

Tumblr
O Tumblr tem a capacidade de te conectar com o mundo inteiro. Imagem de PIRO4D do Pixabay.

Como adicionar conteúdo interativo ao seu blog no Tumblr?

Existem diversas formas de criar um conteúdo interativo no seu blog no Tumblr. A primeira delas é criar enquetes com perguntas e respostas, que instiguem a vontade do público em se manifestar. Além disso, é possível criar posts normais, mas que estimulem a interação. 

Para criar esses tipos de conteúdos, é necessário saber o que interessa o público e o que está em alta no momento. Logo, você deve fazer o uso do Google Analytics para conseguir alcançar o último objetivo citado. 

Por fim, vale mencionar que a ferramenta citada, precisa ser acompanhada de forma diária. Isso porque, quando se trata do mundo virtual, as coisas mudam em alta velocidade. Portanto, o que ontem era interesse, hoje pode não ser mais. 

Tumblr
O Tumblr é a ferramenta perfeita para você contar o seu dia de forma interessante. Imagem de Engin_Akyurt do Pixabay.

integrar seu blog no Tumblr com outras redes sociais?

O primeiro passo para fazer o processo de integrar o seu blog no Tumblr é acessando as configurações dele. Depois, haverá a opção que fala sobre as contas vinculadas, você pode selecionar e em seguida, adicionar o Instagram, Facebook e diversas outras. 

Por tudo que foi demonstrado neste artigo, ficou claro que a plataforma é fácil de usar, versátil e ainda não gera nenhum custo. Desse modo, qualquer um que deseja ter um site que faça sucesso no mundo da internet, pode usá-lo com confiança. Assim, em pouco tempo será possível ver bons resultados.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes