Conheça o Tumblr, a ferramenta perfeita para o seu blog

Apesar de ser novo na internet, o Tumblr já se tornou bastante popular. Desse modo, se você ama o mundo virtual e quer acompanhar todas as tendências, precisa conhecer a plataforma.

O Tumblr é a plataforma perfeita para quem deseja fazer sucesso no mundo virtual. Isso porque, ele é bem intuitivo, fácil de usar e acessível. Portanto, se você tem interesse em ter um blog famoso, vale a pena entender mais sobre ele.

O que é o Tumblr?

Tumblr é um canal de blog em que os seus usuários podem criar textos, vídeos, áudios, imagens e até mesmo links. Inclusive, é interessante saber que hoje em dia, ele possui mais de 529 milhões de blog de diversos estilos.

Ele foi fundado em 2007 por David Karp como uma plataforma de microblogging e rede social que permite aos usuários compartilhar:

  • textos;
  • fotos;
  • citações;
  • links;
  • vídeos;
  • áudio.

Desde seu lançamento, ele passou por várias fases de crescimento e transformação, adaptando-se às mudanças no comportamento dos usuários e no panorama digital.

De forma resumida, a plataforma informada funciona de certa forma, como as redes sociais mais famosas do mundo como Instagram ou Tik Tok. Mas, ao invés de ter páginas de perfil, você consegue algo mais parecido com um site. Ou seja, será possível inserir características que o tornam único. 

Por fim, é importante saber que ele foi criado em 2004. Ou seja, com apenas nove anos, já se popularizou muito. Mas, devido a tudo que ele oferece, a verdade é que a quantidade de blogging informada só é o começo. Assim, conhecê-lo significa estar por dentro das tendências. 

Lançamento e crescimento

O Tumblr foi lançado em 2007 por David Karp, um jovem empreendedor que identificou a necessidade de uma plataforma de microblogging que permitisse a publicação rápida e fácil de conteúdo multimídia. 

Desde o início, a plataforma se destacou pela simplicidade e pela ênfase no conteúdo visual. Em pouco tempo, ele se tornou um fenômeno entre os jovens e criadores de conteúdo, alcançando milhões de usuários.

Com o crescimento constante, a plataforma foi adquirida pelo Yahoo em 2013 por cerca de US$ 1,1 bilhão, uma aquisição que destacou a importância do Tumblr no cenário digital da época. 

No entanto, a mudança de direção e algumas políticas controversas resultaram em uma queda significativa de usuários nos anos seguintes.

Principais atualizações e mudanças ao longo dos anos

Desde o seu lançamento, o Tumblr passou por diversas atualizações e mudanças que moldaram a experiência do usuário. Entre as mais significativas estão:

  • introdução de funcionalidades de rede social, como o reblog e o sistema de likes, que incentivaram a interação entre os usuários;
  • atualização da interface de usuário para facilitar a navegação e a personalização dos blogs;
  • mudanças na política de conteúdo em 2018, que resultaram na proibição de conteúdo adulto, uma decisão que afetou profundamente a base de usuários.

Essas mudanças demonstram como ele evoluiu para se adaptar às tendências e exigências do mercado, embora nem todas as atualizações tenham sido bem recebidas pela comunidade.

O impacto do Tumblr na cultura digital

O impacto na cultura digital é inegável. A plataforma foi pioneira na criação de tendências virais e no desenvolvimento de subculturas online. Muitos memes, movimentos sociais e discussões culturais encontraram no Tumblr um espaço fértil para crescer e se espalhar.

Além disso, serviu como uma plataforma de lançamento para muitos artistas, escritores e influenciadores que, graças à visibilidade obtida na plataforma, conseguiram expandir suas carreiras para outras mídias.

Por que criar um blog no Tumblr?

O blog no Tumblr permite que você crie um diário online. Desse modo, ele pode ser uma grande fonte de desabafo sobre a sua rotina, problemas e conquistas pessoais. Mas, caso não seja do seu interesse seguir essa linha, existem outros motivos bem interessantes, como:

  • pode criar um workshop;
  • existe a possibilidade fazer comunicações privadas e se quiser, em anonimato;
  • é possível bloquear alguns usuários;
  • consegue guardar documentos;
  • existe um bom suporte multimídia;
  • será possível usufruir de diversas opções de personalização;
  • ter a oportunidade de criar o próprio site de graça.

Por fim, é importante saber que através dele é possível realizar o controle de pais. Ou seja, se o seu filho tem interesse em ter uma conta na internet, essa pode ser uma ótima alternativa. Assim, fica claro que ele oferece diversos benefícios. 

Tudo nele é gratuito?

O uso completo dele é gratuito. Portanto, não é necessário investir nada no aspecto financeiro para usar a rede. Entretanto, esse é um ponto bem instável e por isso, pode ser que em um futuro próximo existam recursos pagos.  

O que é um workshop?

Na prática, o workshop é uma reunião de diversas pessoas que têm um interesse em comum, seja ele um projeto ou atividade. Desse modo, esse é um método que pode ser usado para resolver questões do marketing digital de uma empresa ou até mesmo para realizar um trabalho de faculdade. 

Por que a possibilidade de bloquear usuários é importante?

As vantagens que o mundo das redes sociais fornecem são inquestionáveis. Entretanto, como nem tudo é perfeito, existem alguns contras e um deles, é que algumas pessoas são bem agressivas nela. Logo, quem quer se expressar sem ter medo de ser julgado, deve bloqueá-las. 

É importante saber que essa funcionalidade não é exclusiva do Tumblr. Afinal, quase todas possuem essa função visando preservar a saúde mental dos usuários. Mas, o fato do canal citado tê-la é algo que merece um bom destaque. 

Como configurar?

Para fazer todo processo, primeiro você terá que acessar a página principal do Tumblr e clicar em “inscreva-se”. Depois, preencha todos os dados que forem solicitados, como e-mail, nome de usuário e endereço de e-mail. Por fim, espere a confirmação através do endereço eletrônico que informou e:

  • clique no símbolo da engrenagem;
  • selecione a aba “conta” para mudar senha, e-mail e o que mais desejar nesse sentido;
  • aperte em “painel” para mudar o local em que as pessoas conseguirão ver seus conteúdos.

Na aba que leva o nome do seu próprio Tumblr, você pode inserir fotos, mudar a URL e programar seus posts.Logo, fica claro que se trata de uma plataforma organizada e bastante versátil que tem a capacidade de satisfazer qualquer necessidade. 

Ela é difícil de usar? 

A plataforma é bem intuitiva e por isso, mesmo que não exista experiência com esse estilo, será fácil de mexer. Mas, caso exista qualquer dificuldade, ela possui um suporte eficiente que pode te ajudar com as dúvidas. 

É possível integrá-lo a outras redes? 

Para fornecer uma experiência completa, através dela você consegue integrar redes como Facebook, Twitter e muito mais. Além disso, se quiser, pode usar o Google Analytics para criar conteúdos com temas atrativos. Ou seja, será possível atrair mais seguidores. 

O Tumblr consegue conectar todas as redes famosas em um único lugar. Imagem de PhotoMIX-Company do Pixabay.

O que você precisa saber antes de criar um blog no Tumblr?

Com o Tumblr, você tem a possibilidade de expressar o que pensa e interagir com pessoas que seguem a mesma linha. Logo, ele ajuda bastante a ter uma experiência virtual agradável e divertida. Mas, quem deseja fazer sucesso, precisa fazer outras coisas, por exemplo:

  • você precisará seguir uma linha de profissionalismo;
  • é necessário conhecer as suas personas;
  • conheça os recursos visuais que ele oferece para definir o que combina com o blog;
  • estude sobre SEO.

É importante saber que existem formas de ganhar dinheiro com a plataforma. Portanto, se você quer fazer o uso para obter lucros, vale a pena entender todos os pontos que foram citados de forma detalhada. Assim, será possível criar conteúdos que consigam viralizar com facilidade.

Como encontrar assuntos interessantes para o seu blog?

O citado Google Trends é uma ótima ferramenta para encontrar assuntos interessantes. Isso porque, com ele, você consegue verificar as tendências atuais e buscar o título inspirado nelas. Além disso, leve utilize outras estratégias, por exemplo:

  • crie um lista com nomes do seu interesse;
  • faça uma pesquisa de outras páginas;
  • realize pesquisa de opinião.

Por fim e mais importante, escolha o tema que conseguir satisfazer de forma completa a sua vontade. Isso porque, ele será o cartão postal da sua página. Desse modo, é necessário criar algo que te proporcione orgulho e admiração por um longo período. 

Como criar um design atraente?

O primeiro passo é sempre seguir sua identidade pessoal. Assim, você vai gostar do que criou a médio e longo prazo. Além disso, use vídeos, imagens e busque cores chamativas que combine com toda decoração. 

Outro ponto importante é ter a consciência de que, em alguns casos os textos longos são bem-vindos, já em outros, eles devem ser evitados. Para descobrir o ideal, é necessário conhecer bem o seu público e revisar tudo antes de postar para ter a certeza que está atrativo. 

Como usar as ferramentas de personalização?

Para mudar o layout basta clicar em “personalizar” e depois em “tema”. Assim, será possível deixar a página do jeito que sempre quis. Inclusive, vale mencionar que a plataforma oferece diversas possibilidades e por isso, na prática, o difícil vai ser escolher o melhor. 

Como usar a opção “posts em destaque” de forma correta?

Quando você criar a sua publicidade, haverá a opção na mesma página para deixá-la em destaque. Assim, quando os seus usuários entrarem no blog, verão esse conteúdo de forma imediata. Então, na hora de fazer o processo, é bom escolher os que têm o tema que despertam interesse do público.

Como usar a funcionalidade de “postagem por e-mail”?

Em algumas situações, acessar as páginas fica bastante complicado. Logo, nesse caso, o ideal é usar a funcionalidade de “postagem por e-mail”. Para isso, basta ter uma conta com o endereço eletrônico que deseja, depois:

  • acesse o site principal da empresa;
  • clique no comando “conta”;
  • selecione a opção de “configuração”;
  • utilize o menu lateral para inserir o e-mail que deseja fazer as publicações;
  • clique na opção “publicar e-mail”.

Depois de todo esse processo, basta começar a postar. Outro ponto bem interessante é que caso você queira mudar a conta cadastrada, só precisa clicar na opção “redefinir”. Assim, poderá escolher aquele que deseja com total tranquilidade.

O Tumblr tem a capacidade de te conectar com o mundo inteiro. Imagem de PIRO4D do Pixabay.

Como adicionar conteúdo interativo ao seu blog no Tumblr?

Existem diversas formas de criar um conteúdo interativo no seu blog no Tumblr. A primeira delas é criar enquetes com perguntas e respostas, que instiguem a vontade do público em se manifestar. Além disso, é possível criar posts normais, mas que estimulem a interação. 

Para criar esses tipos de conteúdos, é necessário saber o que interessa o público e o que está em alta no momento. Logo, você deve fazer o uso do Google Analytics para conseguir alcançar o último objetivo citado. 

Por fim, vale mencionar que a ferramenta citada, precisa ser acompanhada de forma diária. Isso porque, quando se trata do mundo virtual, as coisas mudam em alta velocidade. Portanto, o que ontem era interesse, hoje pode não ser mais. 

O Tumblr é a ferramenta perfeita para você contar o seu dia de forma interessante. Imagem de Engin_Akyurt do Pixabay.

Como integrar seu blog no Tumblr com outras redes sociais?

O primeiro passo para fazer o processo de integrar o seu blog no Tumblr é acessando as configurações dele. Depois, haverá a opção que fala sobre as contas vinculadas, você pode selecionar e em seguida, adicionar o Instagram, Facebook e diversas outras. 

Por tudo que foi demonstrado neste artigo, ficou claro que a plataforma é fácil de usar, versátil e ainda não gera nenhum custo. Desse modo, qualquer um que deseja ter um site que faça sucesso no mundo da internet, pode usá-lo com confiança. Assim, em pouco tempo será possível ver bons resultados.

Qual é a comparação do Tumblr com outras plataformas de blog?

Comparar o Tumblr com outras plataformas de blog, como WordPress, Blogger e Medium, é essencial para entender as vantagens e limitações de cada uma. 

Cada plataforma oferece recursos e funcionalidades diferentes que podem atender a necessidades variadas, dependendo dos objetivos do blogueiro ou da marca.

Facilidade de uso

O Tumblr é conhecido por sua simplicidade e facilidade de uso, especialmente para iniciantes. 

Diferente do WordPress, que pode requerer um conhecimento técnico mais aprofundado para personalizações avançadas, o Tumblr permite que os usuários configurem e comecem a postar, com uma interface amigável e opções de personalização fáceis de aplicar.

Comunidade e engajamento

Uma das maiores vantagens do Tumblr é sua comunidade ativa e altamente engajada. Ao contrário do Blogger, que é mais focado em blogs individuais sem um forte aspecto de comunidade, o Tumblr permite que os usuários rebloguem, curtam e comentem com facilidade, criando um ambiente de interação contínua. 

Essa característica pode ser comparada ao Medium, que também prioriza a comunidade e o engajamento, mas com foco em conteúdo de longo formato e mais profissional.

Personalização e flexibilidade

O WordPress é geralmente visto como a plataforma mais flexível e poderosa em termos de personalização, permitindo que os usuários criem blogs altamente personalizados com uma variedade de plugins e temas. 

Em comparação, o Tumblr oferece personalizações limitadas, mas o suficiente para usuários que buscam simplicidade sem comprometer o estilo. 

A personalização do Blogger também é mais limitada em comparação ao WordPress, mas oferece um pouco mais de flexibilidade que o Tumblr.

Monetização

Quando se trata de monetização, o WordPress se destaca como a plataforma mais robusta, com diversas opções, desde anúncios até vendas diretas e programas de afiliados. 

O Tumblr oferece menos opções diretas de monetização, mas blogueiros podem usar métodos como links de afiliados e postagens patrocinadas. 

O Medium, por outro lado, oferece um programa de parceiros que permite aos escritores ganharem dinheiro com base na quantidade de tempo que os leitores gastam em seus artigos.

Tumblr vs WordPress

Enquanto o WordPress é reconhecido pela flexibilidade e pelas ferramentas robustas para a criação de sites completos, o Tumblr se destaca pela simplicidade e pela facilidade de uso. 

Ele é ideal para usuários que desejam compartilhar conteúdo de forma rápida e visualmente atraente, sem a necessidade de habilidades técnicas avançadas.

Em contraste, o WordPress oferece mais opções de personalização e é amplamente utilizado para blogs profissionais e sites empresariais, o que o torna uma escolha preferida para quem busca construir uma presença online mais formal e estruturada.

Tumblr vs Medium

O Medium é outra plataforma de blog que, assim como o Tumblr, coloca ênfase na simplicidade. 

No entanto, enquanto o Tumblr é orientado para o conteúdo visual e a personalização, o Medium foca principalmente na escrita e na disseminação de ideias. 

No Medium, os usuários têm menos controle sobre a aparência dos seus blogs, mas se beneficiam de uma comunidade focada na leitura e no compartilhamento de artigos de alta qualidade.

Por outro lado, o Tumblr oferece um ambiente mais diversificado e criativo, onde texto, imagem, vídeo e GIFs coexistem harmoniosamente, proporcionando uma experiência multimídia que o diferencia do Medium.

Tumblr vs Blogger

O Blogger é uma plataforma de blog de longa data, oferecida pelo Google, que compete diretamente com o Tumblr em termos de simplicidade e facilidade de uso. 

Ambos são ideais para blogueiros iniciantes, mas o Blogger é geralmente utilizado por quem busca uma solução mais estável e com integração direta aos serviços do Google.

Enquanto isso, o Tumblr continua a ser a plataforma preferida para aqueles que desejam uma comunidade mais ativa e a capacidade de criar conteúdos com um apelo visual mais forte. 

A escolha entre as duas plataformas depende do objetivo do blogueiro: um blog mais convencional com Blogger ou um espaço criativo e social com Tumblr.

Como funciona a personalização avançada no Tumblr?

A personalização é uma das principais características que diferencia o Tumblr de outras plataformas de blog. Os usuários podem transformar seus blogs em espaços únicos que refletem sua identidade visual e estilo. 

Através de uma vasta seleção de temas e layouts, é possível criar um ambiente que não apenas seja esteticamente agradável, mas também funcional e fácil de navegar. 

Além disso, o Tumblr oferece uma flexibilidade notável para usuários que têm conhecimento em HTML e CSS, permitindo ajustes avançados que podem otimizar tanto a aparência quanto o desempenho do blog.

Dicas de temas e layouts

Uma das grandes vantagens é a capacidade de personalização dos blogs. Existem milhares de temas disponíveis, tanto gratuitos quanto pagos, que permitem que os usuários ajustem o layout, cores, fontes e muito mais para refletir a identidade visual desejada. 

Algumas dicas para escolher e personalizar um tema incluem:

  • escolha um tema que complemente o tipo de conteúdo que você pretende compartilhar;
  • utilize fontes legíveis e um esquema de cores que facilite a navegação do usuário;
  • aproveite as opções de personalização do tema para ajustar detalhes como margens, espaçamento entre elementos e tamanho das imagens.

Como otimizar seu Tumblr com SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para aumentar a visibilidade do seu blog no Tumblr. Algumas práticas recomendadas para otimizar seu blog incluem:

  • utilize palavras-chave relevantes nas descrições, títulos de postagens e tags;
  • otimize as imagens com descrições alt e nomes de arquivo descritivos;
  • mantenha URLs curtas e amigáveis para SEO, facilitando a indexação pelos motores de busca.

Ferramentas de terceiros para melhorar a experiência

Além das opções nativas do Tumblr, diversas ferramentas de terceiros podem ser integradas para melhorar a experiência do usuário. Entre elas:

  • Google Analytics para monitorar o tráfego e comportamento dos visitantes;
  • Buffer para agendar postagens e gerenciar a presença nas redes sociais;
  • Yoast SEO (para blogs que utilizam o WordPress junto com o Tumblr) para otimizar ainda mais o conteúdo.

Como funciona a monetização no Tumblr?

Monetizar um blog no Tumblr pode ser um desafio, especialmente devido à natureza da plataforma, que é mais voltada para conteúdo criativo e de nicho. No entanto, existem várias estratégias que podem ser implementadas para gerar receita. 

A chave para o sucesso na monetização do Tumblr está na construção de uma audiência engajada e na escolha das táticas de monetização que melhor se alinhem com o tipo de conteúdo e público que você está cultivando.

Como monetizar seu blog no Tumblr?

A monetização no Tumblr é possível, mas requer estratégias bem definidas. Algumas opções para gerar receita incluem:

  • programa de afiliação, onde você pode promover produtos de outras empresas e ganhar comissões sobre as vendas realizadas através do seu blog;
  • publicidade nativa, com a inclusão de anúncios discretos que se alinham com o conteúdo do blog;
  • venda de produtos próprios ou serviços, utilizando o blog como uma plataforma para promover e comercializar diretamente.

Programas de afiliados e publicidade

Ao se inscrever em programas como Amazon Associates ou outros voltados ao seu nicho, você pode incorporar links de afiliados em suas postagens, recebendo uma comissão por cada venda gerada. 

Além disso, plataformas como Google AdSense podem ser utilizadas para incluir banners publicitários em seu blog.

Exemplos de blogs de sucesso que geram renda

Muitos blogueiros no Tumblr conseguiram transformar seus blogs em fontes de renda significativas. Exemplos incluem:

  • blogs de moda que promovem marcas e produtos através de parcerias de afiliação;
  • blogs de arte e design que vendem peças exclusivas ou aceitam comissões para trabalhos personalizados;
  • blogs de culinária que utilizam o Tumblr para compartilhar receitas, ao mesmo tempo em que promovem utensílios de cozinha e ingredientes através de links de afiliados.
Blog
Comentários (0)
Add Comment