TV no marketing digital: como a união dos dois canais traz impacto para uma campanha

É possível obter muitos resultados por meio de métodos da TV no marketing digital, que contribuem com um entendimento de público para o sucesso de campanhas. 

Usar as estratégias da TV no marketing digital podem trazer resultados muito satisfatórios para suas campanhas. Com métodos que foram aprimorados por vários anos, ela é especialista em entender o seu público-alvo, portanto, veja agora como unir essas mídias.

Como funciona a TV no marketing digital e na internet?

A principal relação da TV no marketing digital tem a ver com seu envolvimento com as redes sociais, que têm seus programas comentados ativamente pelos usuários. Por exemplo, ao atingir os trending topics do Twitter por causa de um reality show do canal.

Também tem sido cada vez mais comum o lançamento de campanhas primeiro na internet e só depois na TV. Ou seja, a opinião do público online tem força suficiente para mover as marcas e ditar as próximas tendências.

Plataformas digitais

Hoje em dia é muito comum que os canais de TV tenham plataformas digitais para que os usuários possam acessar algum programa passado. Isto é, aqueles que não assistiram ao vivo ou querem rever algum trecho específico, além de acompanhar transmissões.

Fusão entre TV e as redes sociais

Cada vez mais percebe-se, por esses motivos, que tem ocorrido uma fusão entre a TV e as redes sociais. Afinal, já é normal os programas criarem interações com os telespectadores por meio delas, inclusive ao vivo, ao mostrar seus comentários na tela e pedir opiniões.

Por que fazer uma estratégia que envolve a TV no marketing digital?

A grande sacada de criar uma estratégia com a TV no marketing digital, é aproveitar o alcance que ela tem sobre o público. Pois mesmo que a publicidade na televisão esteja com perda de recursos, esse meio ainda abrange vantagens consideráveis.

Impacto nos consumidores

Algo que a TV faz muito bem e pode ser muito relevante para o marketing, é sua capacidade de medir seu impacto nos consumidores. Dessa forma, seus métodos podem contribuir com as Mídias digitais que ainda têm limitações nesse quesito.

Fazer uso da TV no marketing digital é algo que várias marcas estabilizadas já praticam ao investir em publicidade direcionada a esse meio. 

União de estratégias

O ideal é unir a estratégia de cada nicho para se ter o melhor resultado em uma campanha. Bem como, aproveitar o que cada um deles tem de melhor para oferecer e se completarem, a fim de impulsionar sua eficácia.

Assistência digital é essencial

Vale ressaltar que de nada adianta investir em uma divulgação intensa na TV se não houver assistência digital para apoiá-la. Porque a falta de apoio pode limitar bastante os resultados que se pode obter por meio dela.

Usar os métodos da TV no marketing digital pode trazer muitos benefícios para uma campanha publicitária. Imagem de Jonas Leupe no Unsplash

Como fazer uso dos dados da TV no marketing digital?

Pode-se aproveitar os dados da audiência que são coletados pela TV no marketing digital e usá-los em sua estratégia. Por exemplo, como ocorre com as seguintes métricas que as mídias digitais usam:

  • comportamento do público-alvo;
  • preferências dos usuários;
  • comportamento do mercado.

A TV também possui métricas parecidas que podem agregar muito às estratégias de marketing, e você pode conferir essas questões nos tópicos abaixo.

Investimento em produção

Quando se trata da televisão o investimento em produção tem ligação direta com o impacto que o comercial terá no telespectador. Dessa maneira, há como se preparar para investir nos elementos corretos ao pesquisar na internet o que mexe com o seu público-alvo.

É possível conferir o YouTube, por exemplo, e ver qual abordagem, bem como as imagens que  as marcas com o seu modelo de negócio utilizam. Em seguida, seguir com o investimento nos comerciais de TV apenas quando tiver certeza dos bons resultados.

Canal adequado

Os usuários das mídias digitais não são exatamente iguais aos da televisão, por isso, é preciso analisar se ela é o canal ideal para a empresa. Isto é, por meio do comportamento do seu público nas redes sociais, que pode revelar se os comerciais terão aceitação.

Horário coerente para o público

Já é de conhecimento popular que cada horário do dia é adequado para telespectadores diferentes e a grade de programação segue essa métrica. Igualmente, sua empresa precisa conhecer quais os interesses dos usuários para definir o melhor momento.

Pela internet é possível entender se eles se encaixam melhor no horário nobre ou ao longo do dia. Assim pode-se investir na programação correta e lucrar com uma escolha mais assertiva.

Como aproveitar os conceitos da internet para usar a TV no marketing digital? 

Usar a TV no marketing digital tem o ponto positivo de usar os conceitos da internet para criar uma boa campanha adaptada para ela. Ou seja, da mesma forma que acontece no caminho inverso, onde se pode ter a vantagem de um maior alcance.

Defina o seu público

Por meio do marketing digital há como identificar vários aspectos que compõem as personas. Isto é, características que te permitem alterar o conteúdo de uma Campanha publicitária conforme o comportamento e traços do seu público, como:

  • faixa etária;
  • sexo;
  • renda individual ou familiar;
  • nível de escolaridade;
  • localização;
  • profissão, entre outros.

Ao analisar essas informações se tem uma noção mais precisa dos interesses dessas pessoas. Como consequência, se pode criar uma estratégia que usa abordagens, recursos visuais, linguagem e um direcionamento que seja ideal para importá-las.

Como na TV o tempo dos comerciais de publicidade é menor, a mensagem precisa ser bem mais direta e eficaz para atingir o telespectador. Nesse sentido, conhecer suas preferências de antemão é essencial para atrair a atenção deles.

Aproveitar o método de conhecimento sobre o público da TV no marketing digital pode ajudar a entendê-lo melhor. Imagem de Juan Ordonez no Unsplash

Use hashtags

A hashtag é um dos recursos digitais mais presentes no envolvimento da TV com a internet. Pois permite que os usuários interajam ativamente com uma empresa ou uma marca, além de aumentar engajamento em redes sociais.

Seja por incentivo dos canais ou simplesmente pela presença delas como uma marca d’água nas campanhas, as hashtags são bem eficazes. 

Aproveite as vantagens da TV no marketing digital

Se sua intenção é investir em Publicidade para TV, não deixe de aproveitar o que o marketing digital tem a oferecer para a mesma. Porque a união dessas estratégias, como já pôde ver, pode potencializar ainda mais os resultados que pretende ter.

mídias digitais
Comentários (0)
Add Comment