O Twitter Ads é uma plataforma de anúncios que permite usar diversos formatos da rede social para aumentar os resultados do seu negócio. É uma ótima opção para quem deseja fazer uma interação de mídia paga mais direta.
Com ela, é possível ganhar mais alcance de marca, conquistar mais seguidores e leads. Além disso, promover conteúdo no Twitter é uma forma de tornar a sua empresa mais conhecida sem precisar investir tanto quanto no Google Ads, por exemplo.
O que é Twitter Ads?
É a ferramenta de anúncios da rede social de mesmo nome. Desse modo, ela é uma boa opção para empresas que desejam aproveitar as vantagens desse app para promover:
- Tweets;
- Perfil;
- Hashtags nos Trending Topics.
Um dos benefícios de usar essa plataforma é que seu custo é menor em relação ao Facebook Ads, Google Ads e Linkedin Ads. Além disso, os textos com caracteres limitados e o engajamento típico da rede aumentam as chances de expandir seu alcance de marca.
O Twitter leva em conta o índice do anúncio para exibir a sua mídia paga. Em síntese, essa métrica considera o valor do lance e a qualidade do tweet promovido. Para definir o último aspecto, a rede usa os critérios de relevância, ressonância e novidade.
Da mesma forma que as ferramentas de campanha mais usadas, o Twitter Ads usa o sistema de leilão. Ou seja, o anunciante faz a sua proposta, mas o vencedor paga apenas US$ 0,01 a mais que o segundo colocado.
Como funciona o Twitter Ads?
Nesse contexto, a taxa de cobrança só é feita quando se alcança o objetivo da campanha. Por exemplo, se você definir o CPC, a cada novo clique pagará um valor. Aliás, o foco da sua publicidade pode ser:
- Alcance de marca;
- Impressões;
- Cliques;
- Visualização de vídeos;
- Download de app.
É possível segmentar o público-alvo que deseja alcançar, assim como em outras ferramentas. Então, os critérios de perfil, região e interesses são os principais. Vale destacar que os tweets impulsionados aparecem com a etiqueta “promovido”.
Quais os tipos de lances no Twitter Ads?
Antes de tudo, é preciso saber como o Twitter Ads funciona em relação ao leilão. Ele pode ser feito de forma automática pela ferramenta ou com o lance máximo ou de segundo preço.
Lance automático
É a opção que a plataforma oferece para usuários iniciantes. Portanto, de forma automática, ela otimiza o lance, a fim de conseguir os melhores resultados pelo menor preço de acordo com o teto do seu orçamento.
Segundo preço ou lance máximo
O lance máximo é a opção ideal para anunciantes com experiência e que já têm uma definição do quanto vão pagar pela publicidade. Desse modo, você escolhe o valor da ação de cobrança. Com isso, nada acima desse limite será cobrado pelo Twitter Ads.
Quais os principais tipos de anúncios?
Pode-se anunciar no Twitter de diversas formas. O objetivo da sua campanha é quem vai guiar a escolha por um ou mais deles. Então, entenda como funciona cada uma delas a seguir.
Assuntos promovidos
São as famosas hashtags da rede que vão para os Trending Topics. Dessa forma, é uma boa opção para interagir com a sua audiência por meio de um conteúdo em destaque por até 24h. Em síntese, os principais meios de usar esse recurso são para:
- Gerar engajamento;
- Aumentar o alcance de marca;
- Promover uma ação.
Nesse tipo de anúncio, vale lembrar que a qualidade do seu texto, a novidade e o quanto as pessoas engajam são critérios para o índice usado pelo Twitter. Portanto, use esse recurso da melhor maneira.
Contas promovidas
É um tipo de anúncio que permite que o seu perfil seja exibido para pessoas com interesses parecidos com o da sua audiência. Então, é possível aumentar alcance no Twitter com ele, porque serve para atrair novos seguidores.
Tweets promovidos
Funciona como um tweet comum, mas com a etiqueta “promovido”. Assim, os usuários têm a chance de interagir com um retweet, respostas ou marcação de favoritos. É uma ótima opção para divulgar uma promoção ou gerar tráfego para o seu site, por exemplo.
Dicas de como usar o Twitter Ads
Para ter bons resultados com a sua campanha, é preciso definir bem cada etapa do seu planejamento. Dessa forma, saberá desde o início quais são os objetivos, o orçamento para alcançá-los e como avaliar o sucesso.
Limite o orçamento
Defina qual será o seu teto de investimentos em anúncios para cada objetivo. Então, leve em conta se o foco é conquistar mais seguidores, cliques ou conversões. Assim, será mais fácil avaliar as métricas.
Faça segmentação de anúncios
O Twitter oferece duas opções para segmentar seus anúncios, a cumulativa e a restritiva. A primeira terá maior audiência, porque todos que atenderem a pelo menos um critério poderão ver o seu tweet. Assim, ela pode levar em conta:
- Tópicos da conversa;
- Interesses;
- Eventos;
- Palavras-chave.
Já a restritiva, por sua vez, é a opção em que a campanha só será exibida para usuários que atenderem a todos os critérios. Desse modo, a audiência será menor e mais específica. Então, pode-se defini-la por aspectos regionais, idade, idioma e sexo.
Avalie os resultados
É uma das etapas essenciais de qualquer campanha. Portanto, o Twitter Analytics é uma plataforma que permite avaliar as métricas de cada anúncio e você pode usá-las, a fim de acompanhar seus resultados e realizar ajustes.
Vale a pena usar o Twitter Ads no seu plano de marketing?
Ele é uma das maiores redes sociais do mundo e só no Brasil, conta com cerca de 19,05 milhões de usuários, de acordo com a Digital 2022: Brazil. Ou seja, são muitas oportunidades de gerar leads e promover o seu negócio.
No geral, as principais vantagens de usar o Twitter Ads são:
- É uma das redes mais usadas no Brasil;
- A comunicação é mais concisa e objetiva;
- Opções de segmentação precisas;
- Alto engajamento.
Ao comparar com outros canais, o Twitter tem um preço mais em conta para quem deseja anunciar. Sem dúvida, o valor varia de acordo com o tamanho da audiência e quantas empresas competem por ela também.
Essa é uma boa alternativa para atrair mais pessoas para conhecer a sua marca, a fim de comprar seus produtos e serviços. Então, aproveite os recursos que ela oferece para fazer o seu negócio crescer.