Twitter Live: tudo o que a sua marca precisa saber para fazer bonito “ao vivo”

O Twitter Live é um mecanismo para que marcas estejam “ao vivo” na internet. Dentro do Twitter, por sua vez, garante dinâmica na oferta de conteúdo.

O Twitter Live não é uma novidade entre os formatos de conteúdos mais dinâmicos para as redes sociais. No entanto, não é todo mundo que consegue desempenhar bem nesse tipo de atuação, assim como na própria rede social. Saiba, então, como ter sucesso “ao vivo”.

O que é o Twitter Live?

Lançado em 2019, o Twitter Live é o meio do Twitter para oferecer maior interação via informação. Antes mesmo de ter seu próprio canal, a rede social já experimentou uma experiência parecida junto a parceria do Periscope.

O Twitter é pioneiro em relacionamento, assim como interação dinâmica. Há 17 anos “online”, a rede social em formato de microblog conecta pessoas e marcas do mundo todo por meio de micro mensagens.

Por sua vez, a velocidade de transformação desta rede social exigiu novas dinâmicas. Para tanto, a live foi a alternativa encontrada para movimentar a possibilidade do ao vivo na plataforma.

O Twitter Live fomenta a presença digital das marcas em tempo real. Imagem de Blog do Twitter.

Qual é a importância do Twitter Live em relação à produção de conteúdo digital?

O Twitter Live possui importância estratégica dentro do conteúdo digital. Isso porque mais de 80% do que é consumido na internet está em formato de vídeo. Este é um indicativo claro que os textos são mais suporte do que norte em um conteúdo online.

Logo, conteúdos ao vivo, que possibilitam a troca, assim como a interação mais dinâmica tendem a ganhar relevância. E dessa forma, acrescem à estratégia de marketing de conteúdo. O live vídeo é um caminho sem volta, segundo especialistas. Isso porque:

  • o público se aproxima melhor das marcas por meio de conteúdos dinâmicos;
  • a audiência do “ao vivo” cresceu mais de 80% nos últimos anos;
  • conteúdos de bastidores em live, fomentam audiência de mais de 90%.

Ao observar o quanto o mercado é competitivo, a estratégia das lives é um diferencial que torna uma marca mais reconhecida que outra. Dessa forma, investir nesse tipo de presença digital no Twitter é certeza de bons rendimentos.

Como realizar uma transmissão via Twitter Live?

Para trabalhar com uma transmissão via Twitter Live, o processo é muito simples. No entanto, ao realizar uma transmissão antes de tudo é preciso ter planejamento e estratégia.

Conhecer o seu público e o que de seu interesse é vital para produzir conteúdo interativo. Lembre-se também que lives não são extensas e por isso, os assuntos devem ser distribuídos de forma inteligente.

A partir de uma estratégia bem definida, entrar ao vivo no Twitter é questão de segundos. O processo, a saber, se assemelha com a criação de um Tweet. No entanto, a saber:

  • após clicar no ícone de pena, selecione a opção ao vivo;
  • configure a câmera;
  • inicie a transmissão.

No entanto, vale lembrar que alguns cuidados devem ser tomados para evitar gafes ou mesmo problemas técnicos. A seguir, vamos detalhar esses pontos de atenção.

Tenha atenção com os meios de filmagem

Aparecer ao vivo confere trabalho nos bastidores. Uma dessas tarefas é garantir a captação de áudio e vídeo de qualidade. Isso garante que haverá um bom conteúdo a ser transmitido e aumenta a possibilidade de interação.

Ninguém deseja assistir a algo que trave com frequência ou mesmo que está com o som baixo ou alto demais. Por isso, invista em equipamentos que darão segurança técnica à sua transmissão.

Cuidado com a conexão

Pior do que ter uma live travada por problemas de áudio e som, é ter uma live derrubada por problemas de conexão. Nesse sentido, realizar testes é crucial e por isso, tenha uma conta específica para isso.

Caso o plano de internet atual não segure uma transmissão via live, repense. Organize as finanças e busque um atendimento real à sua demanda.

Trace estratégias de busca

Existe o ditado de que “quem não é visto, não é lembrado”. A partir desse ponto, lembre que você precisa desenvolver gatilhos que fomentem a audiência. Essas são as palavras-chave que compõem o seu título, assim como a hashtag de indexação.

Tenha estratégia para elencar o título adequado, assim como a hashtag. São por esses caminhos, que você será encontrado e conseguirá ampliar o seu alcance. Clareza e transparência, por sua vez, são itens que conversam com boas campanhas no Twitter.

Seja criativo

De nada adianta você ter uma boa estratégia, assim como uma boa execução se você não pensa também nos detalhes. Crie, para tanto, uma atmosfera visual positiva.

Invista em um cenário bacana e cheque as luzes do ambiente. Não esqueça também de pensar no figurino de quem apresenta a live. Todo o composto visual deve conversar com a ideia do conteúdo e assim, despertará o interesse do público em permanecer.

Criar proximidade é um dos benefícios das marcas que usam o Twitter Live. Imagem de Blog do Twitter.

Quais são os benefícios em usar o Twitter Live?

Entre os benefícios do Twitter Live está a questão da marca na mente do consumidor. Ao passo que você já sabe da preferência no formato de conteúdo para consumo, assim como qual é o mecanismo da plataforma, basta investir nesta opção.

Além disso, a opção pela live torna a marca mais próxima do contato. Isso vai ao encontro do marketing 4.0. Tal conceito, apresentado por Philip Kotler, indica que marcas próximas oferecem melhorias ao seu público. Na sequência, detalharemos outros benefícios.

Manter o público próximo

O consumo de conteúdo em uma live pressupõe algo natural e direto. Isso permite que a marca mostre sua essência com o público. No Twitter, por sua vez, concede uma espaço maior do que o usuário tem o costume.

Tal rede social já é utilizada como SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), assim como um espaço de trocas curtas, como por exemplo perguntas e respostas. Logo, a live é uma possibilidade de apresentar “fora da caixa” da rede social.

Isso, a saber, cativa o público que deseja sempre saber mais. E é uma forma de fazer com que ele trabalhe em prol da sua marca. Afinal, se gosta do que vê vai, com certeza, fazer propaganda para, de modo indireto, aumentar a audiência em uma oportunidade futura.

Se destacar

A partir do momento que a plataforma percebeu o sucesso que a sua live fez, resolveu investir para dar autonomia à ferramenta dentro da rede social. Logo, criou uma maneira de monitorar as lives do momento e dar destaque aquelas que brilham.

Os trending topics (assuntos do momentos) são o termômetro de sucesso dos tweets. No entanto, como o volume de tweets é meteórico, a mensuração fica mais complicada.

Por sua vez, as lives têm mensuração via Twitter Analytics, bem como para o público. Ele permite que as marcas e a própria rede social conheçam seu poder, assim como orienta o público a conhecer o que é mais relevante no “ao vivo” do Twitter.

Aumentar o engajamento

Já dissemos antes que o público prefere conteúdos em vídeo e gostam do que é feito “ao vivo”. Logo, a chance de ampliar o engajamento da sua marca via Twitter Live é considerável.

O engajamento dentro do Twitter, a saber, abre as portas para outras métricas importantes para o marketing de conteúdo, bem como a presença digital:

  • quantidade de repostagem (retweets);
  • número de curtidas
  • número de compartilhamentos para ambiente externo.

Para que a estratégia de marketing de conteúdo dê certo, o engajamento é um dos ingredientes. A live, por sua vez, pode potencializar seus resultados.

Ampliar a interação

A troca é um dos objetivos principais de uma live, mesmo que seja uma live marketing. Ao passo que a empresa apresenta seu conteúdo e dá o seu recado, o público pode interagir de diversas formas, como por exemplo via comentários ou retweets.

Quanto maior é a interação, maior é o engajamento. Logo, maior será a força da marca na rede social, assim como em relação à sua presença digital. Este é um diferencial de peso em um mercado tão acirrado quanto o que se percebe hoje.

Só tenha atenção que a interação nem sempre é positiva. O público tem o direito de expressar sua opinião e nem sempre, ela vai agradar a marca. O segredo aqui é saber disfarçar e buscar partilhar aquilo que é interessante aos objetivos da marca.

Fazer sucesso no Twitter Live implica em planejamento e boa estratégia. Imagem de FreePik.

O que determina o sucesso via Twitter Live?

Estratégia e planejamento são os ingredientes principais para que a sua marca faça sucesso no Twitter Live. Ao pensar nesses pontos, você deve considerar o público, assim como os objetivos da marca.

Inclua também a construção de uma assinatura autêntica, que exponha com transparência a essência da marca. Planeje seus conteúdos para que sempre sejam atrativos e envolventes.

A criatividade, por sua vez, indica conteúdos ora informativos, ora descontraídos, para que exista um equilíbrio no contato com o público.

Tenha em mente também, que a interação é fundamental. Logo, esteja atento a se fazer presente por meio das respostas e curtidas a partir da fala do público. Leve para a Live tudo que o público trouxer e que vá ao encontro do tema abordado.

Esteja atento ao que é tendência e imagine como sua marca pode tirar proveito disso. A partir de todos esses fatores, você pode fazer sucesso “ao vivo” no Twitter e dessa forma, ampliar o êxito de suas estratégias de relações públicas e marketing de conteúdo.

LiveTwitter
Comentários (0)
Add Comment