Vazamento de dados: como se prevenir de ataques cibernéticos

O vazamento de dados é um problema cada vez mais comum que atinge as pessoas e os negócios de grande porte. Dessa forma, a cibersegurança é uma área que exige a atenção das corporações, a fim de evitar quaisquer riscos.

Isso acontece porque, o alvo principal são os usuários desprotegidos nos ambientes virtuais, bem como, as organizações que lidam com uma enorme quantidade de informações de seus clientes.

O que é um vazamento de dados?

É um incidente de segurança que ocorre devido ao acesso não autorizado às informações confidenciais de uma empresa na internet. Dessa forma, este evento pode causar perdas financeiras, além de prejuízos à reputação dos negócios diante das pessoas e do mercado.

As causas mais comuns de vazamento de dados tem relação com ataques de softwares maliciosos como malware, phishing e spyware. Além disso, a falta de conhecimento técnico e os erros mal intencionados dos funcionários facilitam a ação de criminosos em obter os:

  • Registro de finanças;
  • Números de contas bancárias;
  • Endereços de e-mails e senhas;
  • CPF e RG dos clientes. 

Implantar medidas para impedir o roubo de informações sensíveis é essencial para proteger os usuários. Desse modo, deve-se adotar estratégias para minimizar riscos, além de investir em uma gestão eficaz. A fim de detectar e conter esse problema de forma eficaz.

O vazamento de dados causa perdas financeiras e prejuízos à reputação de uma empresa. Imagem de rawpixel.com no Freepik

Quais são os riscos do vazamento de dados para o seu negócio?

O potencial de estrago que as falhas de segurança podem causar nos sistemas de uma empresa são devastadores. Uma vez que isso pode manchar a imagem credibilidade do negócio que fica em uma situação vulnerável.

Sem contar que ainda terá que lidar com processos judiciais. Tudo isso, sem dúvidas, afeta a relação com os clientes que ficam suscetíveis a golpes e as tentativas de extorsão, graças ao vazamento de dados

Por conta disso, então, todas as informações devem ser tratadas de uma forma cuidadosa para evitar expor as pessoas a riscos graves.

Formas mais comuns de vazamento de dados

Esse tipo de crime gera muitas dores de cabeças aos consumidores de um serviço. Por isso, redobrar a atenção é essencial nesses casos, já que é quase impossível deletar as informações que foram expostas na web. Logo, as principais causas desse problemas são:

  • Senhas fracas;
  • Falta de controle de acesso;
  • Injeção de SQL;
  • Phishing;
  • Vazamentos via fornecedores.

Os bugs de softwares são uma das formas que os criminosos encontraram para obter acesso não autorizado a um sistema digital. Dessa forma, deve-se fazer backups semanais de arquivos, além de realizar uma busca avançada com um antivírus para deter malwares. 

Como evitar o vazamento de dados?

O primeiro passo é treinar e orientar os funcionários sobre a importância do sigilo e do tratamento das informações para a segurança dos clientes. Desse modo, é preciso garantir que todos esses conceitos estejam claros para evitar problemas. Logo, deve-se investir em:

  • Senhas fortes;
  • Atualizações frequentes do sistema.

O vazamento de dados pode ser evitado com o uso de um firewall forte. Uma vez que este programa auxilia a bloquear conteúdos maliciosos e impedir a transmissão de vírus. Além disso, ele pode barrar sites com URLs suspeitas e dificultar o acesso à rede da empresa.

Para se proteger de ameaças sofisticadas, é preciso utilizar ferramentas que ofereçam proteção em tempo real. Dessa forma, os antivírus pagos são softwares atualizados com maior frequência contra os malwares mais recentes e evitam diversos ataques ao sistema.

Definir regras também ajuda a manter os documentos digitais seguros. Assim, o uso de uma plataforma que exige autenticação com usuário e senha para logar pode garantir que a privacidade das pessoas seja preservada. Logo, isso reduz os riscos de invasão.

Cibersegurança: novas oportunidades para o seu negócio

Essa estratégia visa proteger programas, redes e sistemas de ataques cibernéticos. Desse modo, pode-se garantir a integridade das informações e evitar o vazamento de dados. Assim, a segurança do ambiente digital de uma empresa é vital para que ela funcione bem.

A prevenção contra a perda e o roubo de arquivos importantes é um dos objetivos desta tática. Além disso, a cibersegurança tende a melhorar cada vez mais devido à inserção da inteligência artificial. Já que esta detecta e analisa os programas de forma eficaz. 

Criptografia ponta-a-ponta

Este recurso é ideal para proteger os dados durante a troca de informações entre uma empresa e os seus clientes. Dessa forma, ninguém mais, além dos envolvidos, possui acesso ao conteúdo das conversas. O que garante a proteção de ambos na internet.

A criptografia é uma ferramenta eficiente que garante a proteção das pessoas contra o vazamento de dados. Porém, assim como outras tecnologias, ela deve ser atualizada de modo constante. A fim de evitar a invasão de hackers a rede e aos dispositivos do usuário.

Outros métodos de segurança online

Uma boa solução é investir nos certificados digitais, pois eles criam uma barreira de segurança extra e garantem a autenticação entre os emissores. Além disso, deve-se ficar atento aos e-mails falsos com anexos, já que eles são fáceis de serem corrompidos.

Novo cenário para grandes empresas

A cibersegurança é essencial para evitar os riscos de um vazamento de dados. Por isso, ela possui cada vez mais a atenção dos grandes negócios. Uma vez que eles desejam agregar valor aos clientes, ao mesmo tempo que passam uma imagem séria e responsável.

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados tem como objetivo proteger os direitos de liberdade e privacidade dos cidadãos. Assim, as empresas que seguem as regras propostas por essa norma estão aptas a garantir a segurança dos usuários. Para adotá-las deve-se:  

  • Manter a transparência com os clientes;
  • Solicitar informações sensíveis apenas em formulários;
  • Assegurar a preservação dos dados coletados.

Organizar os fluxos e os processos de captura de informação é o primeiro passo que uma organização deve fazer para aderir à LGPD. Porém, é essencial identificar o papel dos fornecedores e outras pessoas envolvidas que lidam com o tratamento de dados pessoais. 

A cibersegurança protege os usuários contra ações de criminosos e o vazamento de dados. Imagem de DCStudio no Freepik

Vale a pena investir em cibersegurança no seu negócio?

O vazamento de dados e os ataques de hackers em larga escala geram grande repercussão na mídia. Dessa forma, investir nesse recurso é muito importante para manter tanto os funcionários quanto os clientes seguros. Para isso, pode-se aplicar medidas como:

  • Adoção de assinaturas digitais;
  • Sistemas de controle de acesso;
  • Criação de uma conexão exclusiva.

As vantagens que esta estratégia traz a curto e médio prazo são inúmeras. Uma vez que a segurança da informação impacta de forma direta na reputação e na saúde dos negócios. Por isso, é preciso implementar ações que visam a proteção da privacidade dos usuários.

Comentários (0)
Add Comment