A venda consignada pode ser uma ótima opção para o seu plano de marketing e para alavancar a sua empresa. De modo que esse é um método de negócio que pode favorecer todos os envolvidos no processo, ou seja, vendedor, fornecedor e comprador.
Todo empreendedor deve ao menos conhecer esse modelo de transação, porque ele oferece muitas vantagens como tornar os seus produtos mais acessíveis. Contudo, este artigo dará informações vitais sobre esse conceito e se vale a pena investir nele.
O que é venda consignada?
A venda consignada é uma estratégia em que o dono de um produto o concede à outra pessoa ou empresa para que esta o exponha aos clientes. Dessa forma, gera uma comissão para quem fechou o negócio. Ou seja, é um bom negócio para todas as partes envolvidas:
- Fornecedor;
- Vendedor;
- Consumidor.
Sem que nenhum deles tenha prejuízos, ao passo que todos ganham com essa prática. No entanto, tudo deve ser combinado antes para que não haja conflito de informações ou interesses, afinal, bons parceiros ajudam nesse processo.
Esse é um tipo de venda que pode trazer muitas vantagens para quem adere. De modo que, as partes decidem os valores para a comercialização, para cobrir os eventuais custos, a fim de que ainda possa ter uma certa margem de lucro.
Como usar a venda consignada no seu negócio?
O sistema de venda consignada é uma forma de aproximar o seu produto do cliente. De modo que, o fornecedor não precisa fazer essa prospecção, ao passo que já terá um parceiro para realizar isso. Além disso, com essa prática, irá ajudar a dividir os custos e impostos, como:
- Matéria-prima;
- Funcionários;
- Lojas;
- Sistema de recebimento.
Essas são algumas das várias vantagens que esse sistema de vendas pode trazer. Contudo, os esforços serão menores para todas as partes envolvidas.
Porque a venda consignada é uma boa opção?
A venda consignada reduz os riscos tanto para o dono do produto quanto para o vendedor que irá apresentá-lo aos clientes. Visto que, só aquilo que foi comprado irá contar como lucro, já as demais mercadorias que sobrarem podem ser devolvidas.
Esse tipo de negócio também beneficia o mercado financeiro, já que movimenta muito capital. Como resultado, aumenta as oportunidades para que haja maiores chances de crescimento econômico, uma vez que essa prática gera empregos. Afinal, quanto mais parceiros um fornecedor tiver para fazer a venda de produtos, maiores serão os lucros. Por isso, essa é uma boa opção para os novos empreendedores.
Vantagens da venda consignada
A venda consignada tem vantagens tanto para o fornecedor quanto para o vendedor. De modo que, a principal delas são os lucros que podem obter com essa prática. Portanto, saiba de forma mais detalhada os benefícios que essa estratégia de negócio pode render.
Para o fornecedor
O fornecedor não precisa se preocupar com a exposição dos seus produtos. Ou seja, tanto para lojas físicas quanto para um e-commerce, porque essa parte fica a cargo do seu parceiro de negócios. Assim, não terá custos com vitrine para mostrar sua mercadoria.
Vale destacar também que nesse tipo de negociação não será necessário que o fornecedor faça estratégia de marketing para vendas. Porque, o vendedor já terá toda a estrutura para isso. Além disso, não terá despesas como troca ou itens com prazo vencido.
Para o vendedor
A venda consignada para o vendedor faz com que ele não tenha preocupação com produção, desenvolvimento, estoque, transporte ou qualquer outra etapa do produto. Porque, tudo isso é parte do processo e dever do fabricante.
Outro ponto que vale destacar são os gastos que não terá em validade e manutenção. Afinal, isso também fica a cargo do seu fornecedor, bem como, do espaço de armazenagem. Mas, caso seja preciso, é só acertar o que já foi vendido e pedir novamente.
Quais as desvantagens da venda consignada?
Um dos contras que mais se destacam é em relação à falta de estoque. De modo que essa definição deve ser feita com muito cuidado e atenção. Assim, evita-se que não consiga atender as demandas dos seus clientes.
Há poucas desvantagens com a venda consignada em relação aos benefícios que ela pode trazer tanto para o fornecedor quanto para o vendedor. No entanto, é vital saber quais são elas para que possa se prevenir, por exemplo:
- Ter que trabalhar com preços altos;
- Longo período para entrega de produtos;
- Arcar com custos de itens vencidos.
Esses são alguns dos prejuízos que essa estratégia de negócios pode trazer. Contudo, é crucial que cada uma das partes saibam de forma mais detalhada os riscos. Então, veja nos tópicos a seguir quais são eles nesta prática de vendas.
Para o fornecedor
Na venda consignada, os itens com datas de validade comprometidas podem ser uma das maiores dores de cabeça, porque eles podem ser devolvidos depois. Por isso, é vital que o fornecedor tenha atenção na hora de enviar seus produtos.
Os danos desse caso podem ser além do prejuízo financeiro, ou seja, a relação com o vendedor pode ser afetada e gerar um desgaste. Como resultado, pode perder um parceiro de qualidade na venda das suas mercadorias, então, faça bons acordos para evitar isso.
Para o vendedor
A grande desvantagem da venda consignada para este parceiro é que ele não possui produtos próprios, ou seja, depende das mercadorias de outros. Dessa forma, ele acaba sendo obrigado a procurar por fabricantes com o intuito de fazer a conexão com os clientes.
Outro ponto que vale destacar de não ser o dono dos itens é a variedade. De modo que, quanto mais diverso for seu estoque, maiores serão as chances de vendas. Assim, terá muitas opções para oferecer aos seus clientes, mas do contrário, não venderá tanto.
Como escolher um vendedor para o seu negócio?
Na venda consignada, um dos principais fatores para analisar nesse aspecto é saber se ele está alinhado com as suas ideias. Ou seja, o fornecedor avalia o seu produto para ter o perfil ideal de parceria, dessa forma, o negócio terá mais chances de dar certo.
Uma boa opção de como atrair clientes e gerar mais vendas é treinar os vendedores. Afinal, ele deve conhecer bem aquilo que irá apresentar aos consumidores em potencial para que eles não tenham nenhuma dúvida, bem como, busque oferecer sempre o melhor.
É vital lembrar também a maneira com que as pessoas irão receber tais itens. Porque, o objetivo de toda essa estratégia é torná-las fiéis a sua marca. Pensar nisso irá ajudar o fornecedor a escolher um vendedor que seja capaz de alcançar o público-alvo de maneira muito mais eficiente. Assim, apresentar o produto da melhor forma e também cuidar para que eles fiquem preservados.
A vantagem da venda consignada é que quem fizer essa gestão, poderá colocar os preços que julgar mais adequados na mercadoria, contudo, irá repassar ao fabricante apenas o que foi combinado. Por fim, o ideal é não assustar o cliente com altos valores.
Vale a pena usar venda consignada na sua estratégia de marketing?
Essa metodologia é uma ótima opção para o sucesso do seu negócio e esse método é um dos mais usados por diversos tipos de empresas. Afinal, seu objetivo é um só, que é ter mais lucro, contudo, a venda consignada traz muitas vantagens para as os envolvidos, como:
- Menores riscos;
- Retornos maiores;
- Foco nas áreas necessárias tanto para fornecedor quanto para vendedor.
Isso faz com que muitas lojas físicas e e-commerces adotem esse tipo de prática. Porque, além de ser uma grande forma de aumentar as receitas, também traz mais segurança. De modo que tudo é negociado para que não haja prejuízo para nenhuma das partes.