As vendas simples x vendas complexas têm o mesmo objetivo, vender mais e de uma maneira bem eficiente, porém com as técnicas adequadas para cada situação
Nas vendas simples x vendas complexas há muitas diferenças nas técnicas de abordagem de clientes, mas com o mesmo objetivo. Todavia, este artigo traz os detalhes sobre esses modelos para que você saiba qual o é momento certo para usá-las
Vendas simples x vendas complexas, qual a diferença?
As vendas simples x vendas complexas têm diferenças técnicas quanto ao grau de persuasão necessário para concluir o negócio. Ou seja, vão influenciar em alguns aspectos essenciais no processo, tais como:
- habilidades do vendedor;
- a relação com o cliente;
- técnicas adequadas para a aplicação.
Entre outros pontos que irão ajudar com as vendas difíceis e também as fáceis. No entanto, há muitas questões que envolvem a diferença desse processo que podem ajudar a sua empresa a criar as melhores estratégias.
Cada um desses dois conceitos tem a sua devida importância para conseguir um de seus maiores objetivos que é conquistar clientes. Então, busque entender a forma certa de aplicar esses tipos de vendas no seu negócio.
Como funcionam as simples x vendas complexas?
As vendas simples x vendas complexas funcionam com metodologias diferentes em seus processos. De modo que, os tipos de abordagem em cada conceito são adequadas para que a estratégia tenha a sua eficiência e traga resultados.
É vital que você tenha em mente que o tipo de abordagem de um não surte efeito no outro modelo de vendas. Por isso é tão importante entender como eles funcionam para que você faça a aplicação correta do discurso ao cliente.
Para que você saiba qual a estratégia ideal que deve usar nas suas estratégias de marketing, veja mais detalhes nos tópicos a seguir. Assim, irá compreender melhor como atua cada processo para impulsionar as vendas do seu negócio.
Vendas simples
As vendas simples tem como destaque principal o seu pouco tempo de contato para fechar um negócio com um cliente. Em síntese, esse processo é comum em um tipo específico de comércio, o varejo, como em lojas, shoppings e entre outras.
Os clientes que vão até esses lugares já sabem o produto que querem, no entanto, o vendedor é que deve convencê-lo da compra. Contudo, para que isso ocorra, há duas técnicas que o profissional pode usar, são elas:
- suposição;
- ou/ou.
A aplicação delas irá depender da agilidade que o vendedor terá para que não passe tanto tempo com apenas um cliente. Portanto, entenda melhor como funcionam esses dois tipos de técnicas de vendas nos próximos tópicos.
Suposição
Essa técnica tem como base a suposição que o vendedor irá fazer sobre o que o seu cliente busca ao estudar suas preferências. Dessa forma, irá mostrar o que ele precisa de forma exata e vender um produto da loja com mais rapidez.
A ideia desta estratégia é fazer o consumidor entender que ele precisa de tal item naquele mesmo instante para fechar a compra. Por isso, o vendedor deve estar atento e observá-lo com muito cuidado para ser assertivo na sua abordagem e usar o discurso certo.
Ou/ou
Nessa técnica, o cenário é aquele momento em que o cliente está em busca de um produto mas não tem pressa de comprar na hora. Então, é aí que o vendedor entra em ação para criar um sentimento de necessidade e urgência no consumidor efetuar a venda.
Vendas complexas
A venda complexa, como o próprio nome já diz, é um diferente do modelo simples, pois ela passa por vários processos para o seu sucesso. De modo que, o papel do vendedor aqui é de ser um consultor para mostrar a ele quais os benefícios de um produto ou serviço.
Nesse caso, o responsável por fechar essa venda deve conhecer muito bem a sua oferta e o que ela pode fazer pelo consumidor. Bem como, entender quais são as dores do cliente e os seus desejos para criar uma proposta eficaz e que converta.
Um dos pontos altos desse processo é o preço, visto que a tarefa do vendedor é efetuar uma comunicação assertiva para que entendam o porquê. Com isso, mostrar para o consumidor os benefícios que aquela compra trará a ele.
Como o conteúdo ajuda as vendas simples x vendas complexas?
As vendas simples x vendas complexas ganham com o marketing de conteúdo porque ele dá mais autoridade a uma empresa no nicho do qual ela atua.
No entanto, antes de aplicar essa estratégia, você precisa primeiro entender e apontar quais as dores que há nesse processo.
Uma delas é a segmentação de mercado, uma vez que nem todo mundo irá comprar um produto ou serviço da sua marca. Afinal, há muitos pontos que impedem isso, como os preços, a incompatibilidade da oferta com os clientes e entre outros aspectos.
A construção de uma imagem
O marketing de conteúdo ajuda a construir a imagem sólida de uma empresa no mercado ao oferecer artigos que sejam relevantes ao seu público. Com isso, seja uma venda simples ou uma complexa, a sua empresa terá uma autoridade que fará o cliente confiar na compra.
Como usar marketing de conteúdo em vendas simples x vendas complexas?
Nas vendas simples x vendas complexas com o marketing, o primeiro passo é criar um blog corporativo para postar todo o conteúdo da sua empresa. Mas, não é para você escrever e publicar qualquer texto, o ideal é pesquisar primeiro quem é o seu público-alvo.
Ao fazer isso, você irá entender o perfil das pessoas que consomem os seus produtos ou serviços para criar artigos relevantes. Por fim, vai analisar também o interesse deles de acordo com o funil de vendas.
Topo de funil
Os textos que você irá produzir para o topo do funil são um pouco genéricos. Visto que eles devem falar em especial sobre as dificuldades que o seu público encara.
Meio de funil
Aqui o tom já muda um pouco, visto que os post do meio de funil de vendas devem mostrar soluções e dicas aos usuários. Por exemplo, dar sugestões para aumentar as vendas de uma empresa e entre outras.
Fundo de funil
Para finalizar, nesta etapa você vai escrever artigos que falem um pouco mais sobre a empresa e como ela atua. Além disso, dar detalhes sobre os serviços ou produtos que ela oferta e o que os clientes podem esperar do negócio.
O que esses conteúdos devem ter?
Você deve adequar esses artigos com as boas práticas de SEO writing com a sua palavra-chave para rankear o seu blog corporativo. Assim, irá atrair cada vez mais visitantes para o seu site para captar muitos leads e convertê-los em clientes no futuro.
Criar outros materiais também pode ser ainda mais eficaz na sua estratégia de vendas. Por exemplo, fazer e-books com riqueza de detalhes e dispor aos usuários para que baixem.
Por que escolher entre vendas simples x vendas complexas?
Escolher entre vendas simples x vendas complexas é vital para usar a que se adapta ao seu modelo de negócio para abordagem do cliente.
Com isso, há uma chance maior de que a sua estratégia seja bem mais efetiva, contudo, vale destacar alguns pontos sobre elas, como:
- as vendas simples não são tão fáceis;
- vendas complexas precisam de vendedores eficientes;
Isso quer dizer que não importa qual o modelo que você queira adotar, você deve entender como funcionam os processos. Contudo, os próximos tópicos mostrarão com detalhes o que esses dois pontos têm de tão importantes para que saiba onde irá se meter.
É simples, não fácil
As vendas simples, embora não haja tanta complexidade de conceito, precisam de muito conhecimento, técnica e habilidade por parte do vendedor. Todavia, mesmo que o cliente já saiba o que ele quer, muitos fatores podem afetar a decisão de compra dele, como:
- preço;
- concorrência;
- experiência do cliente;
- qualidade do produto ou serviço.
Essas variáveis podem interferir no processo, por isso é vital que o vendedor seja capaz de reverter o cenário ao lidar com tais situações. Além disso, esse profissional precisa estar sempre atento no mercado para se adequar às novas técnicas que surgirem para aplicar.
O discurso de vendas simples
Esse discurso de que o vendedor só consegue vender aquilo que ele compra não é verdade e muita gente acredita nisso. Mas, o fato é que mesmo alguém que não consome um produto ou serviço, pode vendê-lo com as técnicas certas para passar confiança ao cliente.
Vendas complexas requer vendedor capacitado
Ao lidar com vendas complexas, o vendedor irá precisar muito mais do que os seus conhecimentos e conceitos nesse processo. Ou seja, ele deve ter a competência de entender todo o contexto no qual o seu cliente está para fazer a abordagem correta.
Quais os benefícios de vendas simples x vendas complexas?
Os benefícios das vendas simples x vendas complexas está em usar as técnicas certas para abordar os clientes de uma empresa para que eles façam uma compra. Assim, o resultado disso é tudo aquilo que se espera de uma boa estratégia, como:
- vender de forma eficaz;
- alcançar mais clientes;
- tornar a marca mais conhecida no mercado;
- aumentar as receitas.
Entender como funcionam tais processos irá trazer esses retornos para o seu negócio na medida em que aplica as técnicas. Então, caso ainda não tenha adotado essas estratégias na sua empresa, busque adequá-las para obter os melhores resultados de vendas.