As verdades sobre SEO partem de 3 pontos básicos: investimento, tempo e qualidade. Dessa forma, os resultados acontecem e cooperam com os objetivos.
As verdades sobre SEO fazem parte de uma estratégia de marketing digital sólida. No entanto, existem algumas ideias que tomam proporções ineficientes para o resultado esperado com o SEO. Veja a seguir tudo que realmente são fatos ou fake news.
Qual é o primeiro erro entre as verdades sobre SEO?
O primeiro erro entre as verdades sobre SEO tem relação com os profissionais que atuam com SEO. O conhecimento básico, como em um tutorial de SEO, se refere à área como aquela que contempla ações para otimização nos buscadores.
Esse universo é ampliado com termos também de conhecimento comum, como por exemplo as palavras chave (ou keywords), tráfego orgânico, heading tags, entre outros termos.
Todos esses pontos estão presentes no pacote básico de quem inicia na área, mesmo que ainda não compreenda a função de cada um. No entanto, o perigo está aí, ao passo que o básico não funciona para uma área em constante mudança, guiada a saber:
- pela evolução da tecnologia;
- pela alteração do comportamento de compra;
- pela transição das características do target.
Logo, a frequente atualização dos saberes é premissa para quem atua com qualquer tipo de empresa que emprega o SEO, como o SEO para e-commerce.
Ficar atento às demandas de mercado e, em especial, às tendências do exterior são condições para inovar e conseguir aplicar o que há de melhor para o SEO da marca.
Ao longo da leitura, vamos desmistificar alguns erros e verdades secretas que a área do SEO apresenta, a fim de que o trabalho da sua marca atinja os objetivos propostos.
Uma das verdades sobre SEO é que se trata de uma estratégia de longo prazo?
O trabalho de SEO dá resultados efetivos quando planejados para o longo prazo. É evidente que existem ações que funcionam no curto e médio tempo.
No entanto, o que leva a sua marca ao topo é aquilo que é consistente a fim de ficar na mente do consumidor, bem como nos motores de busca.
A ideia do imediatismo, presente nos bastidores de uma empresa, é o que causa o insucesso das ações de SEO. Ou melhor, a conquista ainda mais demorada dos objetivos previstos.
Isso não é culpa do profissional que planeja, assim como executa a estratégia, mas sim dos líderes que prezam por ações automáticas. Como se SEO fosse uma receita de bolo, que se executada 1000 vezes, dará o mesmo resultado sempre.
Ainda sim, existem ações que aceleram os resultados e elas passam pelo subuniverso dos links. Ao passo que são eles que auxiliam o tráfego orgânico, melhoram o posicionamento e por fim, geram mais autoridade para a marca e suas páginas.
No entanto, vale uma ressalva: por mais que os links cooperam para agilizar resultados, estes devem ser estimados de uma forma real. Não invente projeções para indicar o tempo para que algo atinja objetivos. Converse e interprete números para isso.
Quais são as verdades sobre SEO “secretas”?
O tema sobre verdades sobre SEO inclui uma certa fórmula mágica, que na verdade, não está disponível o tempo todo. Quando você lê ou ouve que um conteúdo formatado 100% onPage espera apenas os leitores para o auge do sucesso, tenha calma e reflita.
Isso porque, claro, a otimização onPage de um conteúdo determina em partes, como por exemplo com o SEO Writing, o sucesso do seu texto, bem como do blog ou da página da empresa.
No entanto, um dos fatores que ninguém conta é o tamanho da concorrência. Ela corresponde a uma outra parte do sucesso que seu texto terá para ficar “entre as cabeças” nos buscadores. Veja a seguir outros pontos que cooperam para o sucesso.
O tempo da URL
Para esse ponto a máxima do vinho de que “quanto mais velho, melhor”, faz sentido. Isso porque a boa otimização conta com mais de 200 fatores de rankeamento e a idade do link é uma delas.
Logo, quanto mais tempo tem uma URL, maior é a chance dela ser mais visualizada e logo, ocupar o topo de qualquer motor de busca.
O trabalho com uma URL nova é como se “zerasse” com o trabalho de SEO e dessa forma, precisasse ser recomeçado para ficar conhecido, reconhecido e por fim, ocupar boas posições.
Supremacia do SEO onPage
O SEO onPage é muito necessário para que a sua ação de SEO seja um sucesso, no entanto não é uma exclusividade, mas sim uma parte do processo.
Todos os fatores que atendem à otimização de conteúdo por SEO onPage correm o risco de se tornarem “inoperantes” se junto deles não houver uma ação forte a respeito dos links, links externos e backlinks.
Falamos acima que os links são um poderoso instrumento para o SEO de sucesso e a verdade contida nessa frase por uma boa estratégia de link building.
O tempo para investir é uma das verdades sobre SEO?
Considerar o tempo para obter resultados concretos é uma das verdades sobre SEO, que aliás, já parcelamos no início do texto.
Entenda que tempo não está relacionado a quantidade de pessoas em uma equipe. Até mesmo porque, um profissional pode dar conta do recado e ainda ser responsável por demais demandas.
O tempo, neste caso, implica na qualidade que você aplica em sua estratégia de SEO. Esse fato é que determina a seriedade da sua ação e ela compreende, por exemplo, o tempo envolvido para:
- planejar um cronograma;
- executar as ações e eleger KPIs;
- mensurar resultados e reavaliar estratégias.
Nesse caso, considerar o SEO como parte do sistema chamado marketing digital, coopera com a ideia de fazer ações integradas e duradouras.
Dessa forma, você beneficia um outro setor da empresa, o financeiro. Ao passo que o investimento disponível em recursos e em tempo, reverte para a empresa em aumento de receita, o que retroalimenta toda a cadeia de marketing.
Uma das verdades sobre SEO está na quantidade de pessoas necessárias na equipe?
Uma das verdades sobre SEO é que não é preciso ter uma equipe numerosa para emplacar ações que gerem bons resultados. Um profissional pode ser o responsável pela área, desde que esteja alinhado 100% com os objetivos do negócio.
O esforço para conceber estratégias que dão certo partem do nível de conhecimento que o profissional tenha. Assim como a vontade plena de se manter atualizado, a fim de levar à empresa as inovações que geram resultados em pioneirismo de SEO frente à concorrência.
Claro que conforme sua marca ficar maior no cenário digital, você pode ampliar o esforço de trabalho com mais membros na equipe. Grandes empresas ou startups em fase de decolagem de mercado contam, em média, com 2 profissionais exclusivos para o SEO.
No entanto, lembre que quantidade não implica em qualidade se não houver, de fato, uma sinergia em cooperar com os objetivos da empresa no universo do SEO.
As ferramentas de auxílio são uma das verdades sobre SEO?
Se existe um fato, entre as verdades sobre SEO, é a importância de ferramentas como por exemplo, o Google Analytics. O ditado que “uma andorinha não faz verão”, é pertinente quando falamos em resultados..
Em SEO, toda ferramenta agiliza o tempo na procura por soluções e respostas. E isso acontece para que a sua marca se antecipe à novidades, busque melhorias, assim como sane falhas. Você pode aprender como usar o SEMRush, por exemplo.
Analisar métricas é um pilar de sustentação do trabalho de SEO bem feito e é isso que determina o porquê uma marca faz mais sucesso que a outra. A marca que prospera, por sua vez, está atenta aos que os números indicam. Nesse sentido, atente-se:
- a escaneabilidade e SEO;
- sessões totais, por determinado período de tempo, no blog;
- crescimento por tempo pré-estipulado.
Esse último item se refere, em especial, ao período de análise de resultados, que pode ser desde semanal até trimestralmente. A definição para o intervalo de tempo, por sua vez, depende da estratégia adotada, ao passo que o tempo esperado de resultados.
Uma ação de curto prazo, por exemplo, deve ser monitorada até diariamente, ao passo que uma ação de longo prazo pode funcionar bem, com métricas em análise a cada três meses.
Qual é a moral da história sobre as verdades sobre SEO?
A moral da história sobre as verdades sobre SEO fazem parte de três pontos principais: a qualidade, o tempo e o investimento em ações para otimização dos motores de busca, como por exemplo, o Google Chrome.
Em relação à qualidade, tenha em mente que ações precisam ser bem executadas, a fim de atender os objetivos propostos. Ou seja, devem ser constantes para estimular a marca na mente do consumidor, bem como o bom ranqueamento nas pesquisas.
O tempo, por sua vez, não se mensura pela quantidade de dias ou horas trabalhados. Mas sim, pelo conjunto da obra que envolve planejar, executar e mensurar uma ação.
Conte também o tempo para a atualização de conceitos, tão importante como diferencial competitivo de uma empresa, em um cenário tão concorrido como o “paraíso digital.”
Por fim, o investimento em ações de SEO não se referem apenas ao dinheiro gasto. Pense nele com algo que gera, de fato, retorno. E isso implica um trabalho de ponta, por exemplo, em conteúdos, bem como nos blogs de SEO.
Essa equação básica de SEO não é uma fórmula de bolo para SEO onPage, afinal cada marca tem seu funcionamento e objetivos. No entanto, partir dela é um excelente norte quando o conhecimento é pouco, mas a vontade de expandir a marca com SEO é muita.