Washington Olivetto: conheça a trajetória de um dos maiores publicitários do Brasil

Washington Olivetto criou comerciais que fizeram marcas como a Bombril e a Embratel aumentar o seu faturamento, o que o tornou uma grande inspiração

Washington Olivetto é mais do que um publicitário, os seus projetos marcaram a história das propagandas e inspiraram muitos profissionais. Contudo, conheça mais sobre a trajetória desse gênio do marketing e veja o que você pode aprender com suas lições.

Quem é Washington Olivetto?

Washington Olivetto foi e é um dos maiores publicitários do Brasil, cujo currículo é de dar inveja a qualquer profissional que trabalha na área. Quem atua nesse mercado, sem dúvida nenhuma já ouviu falar dele e de seus feitos.

Nasceu na Lapa, um bairro da cidade de São Paulo, e teve a influência de seu pai para seguir os passos da publicidade e marketing. Dessa forma, ele entrou para o curso, na Fundação Álvares Penteado, no entanto, não chegou a concluir a sua faculdade.

Isso não impediu Washington de atuar no ramo que tanto lhe interessava trabalhar. Por isso, já com os seus 18 anos, em 1969, a sua vida seguiu um curioso panorama de coincidências, como:

  • enquanto passava em frente a uma agência, o pneu do carro furou;
  • buscou um chance de estágio nessa mesma empresa;
  • ganhou a vaga e passou a trabalhar como redator;
  • produziu o seu primeiro projeto com apenas três meses;
  • este mesmo trabalho rendeu um prêmio de publicidade em Cannes, no ano de 1973.

Parece o roteiro de um grande filme, porém é apenas a vida de Olivetto. Todavia, sua trajetória vai muito além, visto que ele é responsável por muitos comerciais icônicos.

Qual é a trajetória profissional de Washington Olivetto?

Washington Olivetto tem uma trajetória cheia de renúncias e trabalhos que o consagram. Contudo, 1 ano após ganhar um prêmio em Cannes pelo seu primeiro trabalho, ele ganhou mais, mas por outro projeto na publicidade.

Na época, ele estava em outra agência, a DPZ, onde conheceu Francesc Petit, que foi seu parceiro em uma gama de comerciais icônicos. Um tempo depois, Washington saiu e foi para a GGK, que logo passou a atender pelo nome de W/Brasil, onde era sócio junto com:

  • Javier Llussá Ciuret;
  • e Gabriel Zellmeister.

O sucesso da parceria rendeu frutos a empresa e eles passaram a ter outras filiais em muitos países, como em Portugal, EUA e Espanha. Com isso, a organização se tornou uma das agências com o maior número de premiações de publicidade no mundo todo. 

No ano de 2010, a empresa se associou com uma outra, cujo nome era McCann, assim passou a se chamar W/McCann. Dessa forma, a união fez estar entre as maiores do Brasil no ramo da publicidade.

Washington Olivetto fez vários comerciais publicitários que marcaram época. Imagem de Wikipedia.

Quais são as melhores propagandas de Washington Olivetto?

Washington Olivetto possui muitas propagandas de sucesso cuja lista é imensa para enumerar. Porém, para que você tenha uma ideia das técnicas de marketing que ele usava nos seus trabalhos, este artigo destaca alguns projetos, por exemplo:

  • a do primeiro sutiã;
  • garoto Bombril;
  • da Embratel;
  • a Unibanco e seus casais;
  • o cachorro pedindo esmola da COFAP;
  • homem acima dos 40 anos.

Essas propagandas fizeram muito sucesso quando foram lançadas, sendo referências até hoje para quem cursa e atua no ramo de publicidade. Contudo, os tópicos a seguir irão mostrar cada projeto de uma maneira mais detalhada.

A jovem e seu sutiã

Esse comercial mostra uma jovem que, ao chegar em casa, atira a sua mochila ao chão e se depara com um sutiã, que muito queria. Logo depois, em sua conclusão, a propaganda caminha para o final ao mostrar a garota vestindo o acessório em frente ao espelho.

A produção desse projeto é do ano de 1987, quem é da época irá lembrar bem desse comercial de autoria de Washington. Vale destacar que além das táticas de marketing, esse projeto buscou tratar com delicadeza a transição entre a infância e a adolescência.

O Garoto da Bombril

A Bombril teve um rosto nos seus comerciais que esteve à frente do papel por 30 anos, o seu nome era Carlos Moreno. Ao passo que, Olivetto usou como trunfo poderoso a popularização de algo simples, como um único produto, o que fortaleceu toda a marca.

DDD da empresa Embratel

Nos anos 90, muitas empresas de comunicação tinham serviços para ligação à distância, o famoso DDD, e a Embratel também fazia parte. No entanto, para que ela pudesse largar na frente das demais, fez uma propaganda histórica.

Olivetto e a sua equipe de marketing escolheram 3 meninos para cantarem uma música que ficou na mente de muitas pessoas na época. Além disso, as crianças usavam macacões de cores diferentes, o que tornou o comercial ainda mais popular na época, lembrado até hoje.

Unibanco e os casais

Washington Olivetto tinha grandes inspirações para criar as suas ideias, sendo a maioria delas as do ramo da publicidade internacional. Uma delas ele usou para fazer um comercial para o Unibanco, cuja influência foi as famosas séries de sitcom dos EUA.

O comercial tinha rostos famosos como Débora Bloch, Luiz Fernando Guimarães, Miguel Falabella e muitos outros que atuavam como casais para o projeto. Contudo, foram feitas cerca de 80 peças para esse grande projeto de Olivetto.

Cachorro da empresa COFAP

Na década de 90, haviam muitos comerciais com cachorro que estavam em alta na época, por isso, Olivetto sabia que tinha que ir mais além. 

Ele inovou e colocou um pet Dachshund em situações severas, por exemplo pedir esmola pela rua para consertar o carro da família. Em síntese, o projeto era para a COFAP, uma empresa que atuava com peças automotivas, que teve muito sucesso na época.

Ao fazer propaganda para essa marca, Olivetto conseguiu algo um tanto quanto incomum ao fazer com que a busca pelos cachorros da raça aumentasse. Bem como fortalecer a COFAP no mercado, o que trouxe bons frutos à ela.

Washington Olivetto usou um pet da raça Dachshund para um dos seus projetos famosos. Imagem de Vinícius Cezário no Pexels.

O homem acima dos 40 anos

A obra tem como foco os homens acima dos 40 anos e busca mostrar que isso não os limita de fazer as coisas. Todavia, em 2015, Olivetto fez uma versão nova do comercial, pois para ele, mesmo nos dias de hoje, esse tipo de preconceito resiste.

Este filme se destaca por ser o primeiro do cinema brasileiro a ganhar o Leão de Ouro, um prêmio de Cannes. Contudo, a criação é obra dele com o seu parceiro Francesc Petit, na época da DPZ, quando os dois trabalhavam juntos.

O que é possível aprender com Washington Olivetto?

Washington Olivetto mostra que em área de negócio, trabalhar muito é o segredo por trás do sucesso, pois foi isso o que ele fez. Afinal, antes de ganhar vários prêmios, ele teve que batalhar bastante, portanto, os tópicos a seguir irão detalhar suas principais lições.

Trabalhe muito antes de ter um negócio

Antes de perceber que queria ter um negócio, Olivetto optou por trabalhar duro para ganhar muito conhecimento no seu ramo. Por isso, ele aceitou a vaga para atuar na área de redação publicitária numa agência da época, assim conseguiu obter mais experiência.

Só depois de 14 longos anos é que ele montou a sua agência. Assim, o processo de ser o dono de um negócio foi mais fácil, uma vez que para isso, ter competência é vital.

Tenha postura de empregado, não de chefe

Quando ele criou a sua empresa, Olivetto gostava de tratar todos os membros da sua equipe como iguais, sem tentar parecer superior. Assim, ele conquistava cada vez mais o seu time, pois mostrava que estava ali para ajudar e que poderiam contar com o seu apoio. 

Um detalhe interessante é que quando ainda era um funcionário das empresas do qual fazia parte, Olivetto tinha uma postura de líder. Afinal, ele queria ter a atenção dos seus superiores para crescer, mas isso mudou quando virou o dono do negócio próprio.

Seja uma pessoa pertinente

Um dos grandes pontos que é possível notar nos trabalhos de Olivetto são o foco na humanidade, ou seja, buscam conexão com as pessoas. Então, quando você criar os seus projetos, como o de marketing digital, pense em como aquilo irá impactar a vida do público.

Seja uma pessoa adaptável

Washington Olivetto era uma pessoa capaz de se adaptar a todos os tipos de situações, como fez nas grandes empresas que trabalhou. Por isso, essa é outra das grandes lições que ele pode ensinar para você.

A sua empresa deve buscar se moldar às formas com que o mercado se ajusta. Isso evitará que ela entre em crise e não perca a relação com o público. Além disso, pode ser um fator vital para que consiga alcançar o seu sucesso.

Dê sorvete

É isso mesmo, Washington Olivetto dava sorvetes para sua equipe pelo bom trabalho que eles faziam, era uma forma de motivá-los mais. Todavia, você pode usar outras formas de inspirar os membros do seu time com pequenos atos, mas com muito valor.

Washington Olivetto dava sorvete a sua equipe para motivá-los ainda mais. Imagem do site Pixabay. 

Quais as curiosidades sobre Washington Olivetto?

Washington Olivetto teve uma infância complicada, devido às suspeitas de poliomielite, isso fez com que ficasse na cama enquanto criança. Além disso, há muitos outros fatos curiosos sobre ele que merecem destaque, por exemplo:

  • cursou psicologia e comunicação, mas não terminou nenhuma delas;
  • teve seu primeiro estágio na agência onde teve seu pneu furado bem em frente;
  • Woody Allen foi a inspiração para o comercial da Bombril.

Esses são alguns pontos interessantes sobre a vida desse publicitário e seus trabalhos. Por fim, para alcançar o sucesso que você tanto busca, se inspire em Olivetto e nas lições de sua trajetória.

Propagandaspublicidade
Comentários (0)
Add Comment