Quem produz conteúdo precisa conhecer o web content management, visto que este o ajuda desde a criação do site até o material que irá publicar, tudo de forma prática.
O web content management é um sistema vital para o marketing, principalmente, para o de conteúdo, afinal, dispõe de ótimas soluções para facilitar os processos. Portanto, se você ainda não sabe do que se trata, descubra aqui o que é e as vantagens de investir nele.
O que é web content management?
Para começar, web content management ou apenas WCM, se refere a um sistema usado para gerenciar conteúdo na internet. Este, além de controlar todo o material, também ajuda a controlá-lo por meio de um banco de dados central.
Em suma, o WCM é um grupo com diferentes ferramentas que ajuda pessoas comuns sem conhecimentos técnicos sobre o assunto, a organizarem as informações digitais. Conforme isso, o sistema de administração de dados virtuais conta com duas partes, tais quais:
- app para gerir conteúdo (CMA);
- aplicativo para oferecer conteúdo (CDA).
De acordo com isso, o CMA atua como um auxílio para o profissional de marketing que trabalha com criação de conteúdo, design e demais áreas. Tal qual, pode ser modificado para se encaixar nas necessidades sem precisar que um TI execute o processo.
Em contrapartida, o CDA é um sistema para entregar conteúdo, visto que transforma os dados gerados pelos usuários no back-end em elementos visíveis para os mesmos no front-end.
Vale ressaltar que para ter acesso a esse tipo de plataforma, é preciso fazer um cadastro e acessar com o nome de usuário e senha.
Como usar o web content management?
Sobretudo, utilizar o web content management é bem simples e não conta com grandes dificuldades. Uma vez que o indivíduo pode se preocupar apenas em criar o seu site, produzir conteúdo e desconsiderar a parte técnica que o envolve.
Nos dias atuais, é viável usar o sistema para gerenciar conteúdo na internet em sites de notícias para tipos variados de negócio online. Ou seja, serve para qualquer canal que realize a entrega de textos de forma contínua aos seus usuários.
Acima de tudo, o WCM é tão simples de usar que ocasionou a criação de um grande volume de conteúdo em blogs privados, por exemplo. Já que, não é preciso perder tempo com assuntos técnicos, o usuário pode se dedicar apenas aos temas que irá explorar.
Nessa perspectiva, para usar essas ferramentas de gestão de mídia na web, se faz necessário conhecer apenas os sistemas básicos de navegação na internet.
Diferença entre WCM e CMS
Essa é uma dúvida que aflige muitos usuários, afinal, os dois parecem ser iguais, porém, eles possuem características diferentes. É provável que após realizar uma busca rápida pela web, você veja que o WordPress é um CMS.
A informação acima não está errada, pois o WCM, por vezes, pode ser considerado um CMS, contudo, seu objetivo é a gestão de dados online. Enquanto o WCM é um conjunto de ferramentas, o CMS se refere à união de programas com uma relação entre si.
Por sua vez, o CMS é usado por empresas para publicar, guardar, controlar e corrigir conteúdos digitais, bem como, ele cria URLs para SEO writing. Além disso, dispõe de diversos outros recursos, entre eles, permite alterar o design e tem equipe de instalação.
WCM populares no mercado
No Brasil, um dos motivos para usar o WordPress é sua popularidade, ele é um WCM e permite criar sites e conteúdos com boa interação. Inclusive, a plataforma não possui custos, permite que sejam feitas customizações e dispõe de grupos ativos.
Dentre as opções mais famosas, indica-se também Joomla e o Drupal, é válido frisar que cada um desses sistemas possuem pontos positivos e negativos. Assim, antes de escolher qual deles usar, é indispensável pesquisar aquele que melhor atende suas necessidades.
Por que usar o web content management?
De maneira geral, os motivos para usar o web content management se baseiam no fato de os sites serem essenciais a qualquer negócio. Em outras palavras, estes e os blogs têm sido vitais para os diferentes tipos de marketing para promover os negócios.
Acerca disso, o que faz um domínio se destacar é o uso do marketing de conteúdo, logo, o ideal é dispor de um sistema de gestão. Nesse sentido, entre os motivos para usar um para gerenciar conteúdo, cita-se:
- serve como estímulo para impulsionar o seu negócio na web;
- auxilia a manter a consistência de material em diferentes canais;
- ajudam a criar sites comerciais e lojas online;
- mecaniza processos e ações de marketing.
Pode-se afirmar que em todas as ações de divulgação, como e-mails, mídias sociais, entre outros, têm o comum objetivo de direcionar o cliente para o e-commerce. Por esse motivo, a marca deve manter o seu site ativo, eficaz e com os atrativos certos para captar o lead.
Capacidade e recursos
A respeito dos motivos para usar o web content management, tem que se apontar a sua capacidade e recursos peculiares a esses sistemas. Em primeiro lugar, o mesmo é flexível na hora de criar sites e permite que os editores possam editar, revisar e aprovar o material.
Por último, outro ponto é o sistema ter um processo todo automatizado, o que facilita bastante na hora de criar conteúdo para as mídias digitais.
Recursos adicionais
Desde já, o WCM oferta aos seus usuários modelos de design já prontos, para que os mesmos possam criar materiais de forma imediata.
No que se refere a esses recursos adicionais, também se deve mencionar a capacitação do acesso e a possibilidade da fácil instalação em escala. E também plugins fáceis de usar, gestão simples de documentos e mecanismos de revisão de conteúdo.
Quais as vantagens do web content management?
O web content management dispõe de vários benefícios que fazem a diferença frente às outras ferramentas. Em síntese, o grande destaque dentre as vantagens do sistema de gestão é que estas podem ser personalizadas.
Em sua maior parte, estas vêm com uma interface gráfica fácil de ser editada, então, os editores podem gerir os itens de interação, como preferirem. Entretanto, esse não é o único benefício do sistema, em vista disso, confira mais a frente outros pontos positivos.
Não precisa ter conhecimentos técnicos
O grande encanto do WCM está em ser um sistema de uso muito simples, assim, descarta-se a necessidade de um TI para auxiliar a equipe. Nesse entorno, qualquer indivíduo que saiba navegar pela internet, consegue fazer uso dos seus atributos.
Bom custo para adesão
Hoje em dia, há várias opções sem custo desse sistema, vale lembrar que isso irá variar de acordo com a necessidade e demanda da empresa. Dado que todo o sistema já vem pronto, o usuário não precisa se preocupar com despesas dessa categoria.
Sistema ágil
O fator da agilidade está relacionado ao que foi dito no tópico anterior, posto que o sistema já está completo, não é preciso perder tempo com outras funções. Então, é só instalar, acionar alguns comandos necessários para abrir o mesmo e começar a produzir.
Há desvantagens no web content management?
É indiscutível que a tecnologia tem seu lado bom e ruim, logo, isso não é diferente para o web content management que apresenta algumas desvantagens. Infelizmente, criar um sistema perfeito, ainda é um enorme desafio para os desenvolvedores.
Apesar do bom custo ser um ponto a favor dessa ferramenta de gestão de dados na web, quando em alta escala, as despesas aumentam. Assim como, pode ocorrer atrasos devido a falhas de latência, que são comuns em grandes sistemas.
Embora estes já sejam malefícios que atrapalham o processo e podem te fazer repensar sobre o WCM, não são os únicos, então, veja a seguir outros fatores negativos.
Limite de funções
O web content management é um sistema com inúmeras opções de alteração de software, no entanto, estas possuem um limite. Portanto, o usuário precisa saber que, se desejar, é possível criar novas funções, mas para tal deverá contar com ajuda de um técnico da área.
Recursos pagos
Com certeza, os sistemas de gestão de dados da web possuem uma gama de opções de designs e outros recursos disponíveis, sem custos de uso. Todavia, estes são muito comuns.
Nesse caso, se deseja criar uma aparência mais personalizada e autoral, é provável que precise optar por investir em recursos mais exclusivos, porém, pagos.
Gastos com manutenção
Os custos com manutenção para esse sistema, pode vir de diferentes vertentes e mudar de acordo com o tipo de plataforma que se deseja implantar. Por exemplo, caso ele não esteja sempre atualizado e com os patches regulares, o mesmo pode ficar mais frágil.
Isto posto, é vital que haja manutenções para evitar que ocorra ataques cibernéticos e que os plugins/ add-ons sejam monitorados com frequência.