Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é wireframe e como usar?

O wireframe é uma das ferramentas para quem deseja criar sites ou aplicativos com a melhor interface e com muitas funcionalidades para a experiência do usuário.

Wireframe é uma das ferramentas mais importantes que existem hoje para criar o layout das interfaces de modo mais elegante e funcional. Dessa forma, vale a pena conhecer mais sobre esse conceito e entender de que modo dá para utilizar o sistema a favor de seus projetos.

O que é um wireframe? 

Wireframe é um tipo de guia de protótipo da página para quem deseja criar um site ou um aplicativo. Assim, serve como uma espécie de rascunho, que permite ver como o produto final vai ficar e permite fazer ajustes antes de ter um item pronto para entrar no ar. 

wireframe
O wireframe é uma ferramenta essencial para quem deseja construir um bom design. Imagem de Tranmautritan em Pexels.

Ele é útil para auxiliar na diagramação da página, ou seja, para definir qual o visual final que ela terá. Então, apesar de ser muito usado no branding dos projetos, também é muito útil quando se precisa alterar algo, por exemplo, inserir uma nova função no app. 

Como ele é feito?

Hoje em dia, há várias formas de elaborá-lo, seja de modo manual, em uma folha de papel ou mesmo com o uso de um software de edição. Portanto, o mais importante nesse caso é ter uma boa ideia e entender como executá-la. 

Como usar wireframe para criar interfaces de usuário de qualidade?

Dá para usar o wireframe para criar interfaces de qualidade o tempo todo e o primeiro passo é fazer um briefing e depois executar o projeto de acordo com o que foi passado na reunião com o cliente. Além disso, também funciona na hora de inserir mudanças.

Ao elaborar um sistema com essa ferramenta, dá para ter um projeto finalizado e evitar gastos extras ou atrasos com mudanças. Assim, é muito mais fácil alterar o esboço do site e aplicar melhorias em um curto período de tempo.

Quais os benefícios de usar wireframe no design de interface de usuário?

O wireframe oferece várias vantagens a equipe, a principal delas é permitir que os designers validem e refinem suas ideias de modo rápido. Dessa forma, representa uma economia de tempo e recursos para desenvolver a sua interface. 

Esse sistema permite ter uma visão clara da estrutura e das funções que se deseja ter no final da interface. Por isso, facilita muito identificar problemas e fazer melhorias antes de atingir o projeto final, além de ajudar na publicidade da plataforma.

Como ele facilita a comunicação?

A ferramenta ajuda na comunicação entre os membros da equipe de design, porque serve como uma linguagem comum que alinha as expectativas. Portanto, garante que todos os envolvidos saibam qual será a visão geral da interface. 

Como isso melhora a interface?

Outra vantagem do sistema é que permite que os envolvidos tenham foco nas funções e na usabilidade da interface. Assim, dá para se concentrar na arquitetura da informação e na disposição dos elementos.

Então, como ler um wireframe para entender a lógica da interface?

A habilidade de ler wireframe e entender a lógica de uma interface parece complexa, mas requer apenas um pouco de raciocínio básico. Então, o ideal é verificar os seguintes passos para ter um bom entendimento, já que tem um conteúdo interativo.

Verifique os elementos

A primeira etapa é começar a observar os elementos básicos do design e isso varia muito em cada projeto. No entanto, as opções mais comuns são as que estão anotadas logo abaixo:

  • botões; 
  • campos de texto; 
  • imagens; 
  • áreas de texto. 

É crucial conhecer o que cada um desses elementos representa e qual é sua função para o produto final. Dessa forma, há grandes oportunidades de aprimorar o sistema e tornar o projeto mais prático.

wireframe
O wireframe é um conceito importante que engloba diversos elementos distintos. Imagem de Kaboompics.com em Pexels.

Observe a hierarquia visual 

Com o wireframe é mais fácil entender como funciona a hierarquia visual, ou seja, o modo como os elementos se organizam na página. Por isso, indica a importância do design e como eles se relacionam entre si.

Entenda o fluxo de navegação 

Veja como os elementos se conectam e como o usuário é capaz de se mover pela interface. Assim, entenda como ele interage com a página, onde clica, qual será a sua direção e como ele faz para voltar à página anterior.

Análise a funcionalidade 

Saiba como cada elemento se relaciona com o visitante e qual é sua função na interface, para entender o seu papel no projeto final. Portanto, entenda como os usuários lidam com a página e o que podem esperar do sistema.

Qual é o processo para criar um wireframe passo a passo?

O processo de criar um wireframe varia de acordo com o sistema e com as preferências do designer. Mas, a seguir estão os passos gerais que podem lhe ajudar nessa tarefa:

  • defina objetivos e requisitos;
  • faça um esboço inicial;
  • identifique dados cruciais; 
  • organize a estrutura; 
  • crie o wireframe; 
  • faça testes.

Depois de todas essas etapas você pode finalizar o sistema e fazer uma revisão cuidadosa para garantir que ele atenda a todos os requisitos e objetivos. Além disso, certifique- se que ele é fácil de entender para todas as partes envolvidas.

Como integrar um wireframe em um fluxo de trabalho de design?

A integração do wireframe com o fluxo de trabalho de design varia de acordo com o projeto e com as preferências da equipe. No entanto, aqui estão algumas etapas comuns que podem ser seguidas:

  • estipular metas;
  • criar um plano de ação;
  • revisar os processos;
  • fazer um design visual; 
  • criar um protótipo; 
  • testar sua usabilidade. 

Quando seguir essas etapas, é mais fácil integrar com sucesso o planejamento estratégico em um fluxo de trabalho. Além disso, dá para criar interfaces eficazes e atraentes que atendam a todas as necessidades.

Qual a diferença entre wireframes e protótipos?

Mesmo que os conceitos sejam parecidos, são duas ferramentas diferentes e importantes no processo de design de interfaces. Por isso, é bom saber quando usar cada um para que o projeto tenha sucesso.

O wireframe é geralmente usado ​​no início, quando a equipe explora ideias e conceitos. Assim, são os primeiros esboços, mais simples e devem descrever a estrutura e a organização da interface, sem se preocupar com muitos detalhes.

Já os protótipos, usam-se ​​para testar a funcionalidade da interface e simular a experiência do usuário com o produto final. Então, são criados depois que o plano inicial é aprovado e serve para criar o design visual de aplicativos e várias plataformas.

Quais as melhores ferramentas de wireframe disponíveis no mercado?

Existem muitas ferramentas de wireframe disponíveis no mercado e algumas das mais comuns são Sketch e Adobe XD. Dessa forma, veja as melhores opções e selecione a que mais se adequa ao seu perfil.

Sketch

O Sketch é um aplicativo para designer bem popular no mercado e tem uma aplicação ampla por profissionais da área. Isso porque, tem uma interface simples e intuitiva que oferece recursos poderosos para criar protótipos e design visual com uma ótima gestão do tempo

Adobe XD

É uma plataforma completa de interface que oferece muitas alternativas visuais. Assim, é conhecido por sua velocidade e facilidade de uso, assim, é compatível com Mac e Windows.

Vale dizer que essas são apenas algumas das opções disponíveis no mercado. Por isso, antes de escolher uma ferramenta de wireframe, é bom considerar o nível de habilidade da equipe, o orçamento do projeto e as necessidades específicas do aplicativo.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes