Conheça a fundo o YouTube Shorts, uma atualização da ferramenta de reprodução de vídeos que tem muitos adeptos no Brasil. Assim, saiba como funciona e as vantagens de usar esse recurso para a sua estratégia de marketing ou o crescimento do seu canal.
O Shorts é um vídeo fácil de criar e que tem um novo formato, diferente do que era observado antes na plataforma. Por isso, entenda mais sobre essa funcionalidade e conheça todos os detalhes, além de dicas de produção de conteúdo para esse campo.
O que é o YouTube Shorts?
A ferramenta YouTube Shorts é uma nova forma de produzir material para a plataforma de vídeos. Logo, se baseia em outros aplicativos que tiveram muitos adeptos nos últimos meses em todo o mundo.
O lançamento dessa função é de setembro de 2020 e trouxe uma nova perspectiva para os usuários. Por sua vez, a versão de testes foi lançada em território indiano e após se consolidar nesse público, foi lançada para mais localidades.
Uma mudança de concepção
As postagens nesse ambiente do aplicativo tem um formato vertical de vídeos, para favorecer o movimento de rolagem do ecrã. Então, foi criado com foco inicial para celulares, onde é bem mais utilizado ainda hoje.
O recurso foi inspirado em vários apps e funções de outras plataformas. Por isso, veja a seguir o que serviu de base para criar o YouTube Shorts, para entender o sucesso dessa funcionalidade:
- Reels do Instagram;
- TikTok;
- Kwai.
A ideia era criar algo no formato de stories, que tem muitos adeptos, mas com uma rolagem facilitada para acessar o próximo conteúdo. Desse modo, surgiu o recurso que você já deve conhecer na base do YouTube.
Vantagens do recurso
Mesmo com funções parecidas com outros apps, o YouTube Shorts traz vantagens ao produtor de conteúdo. Afinal, é muito fácil criar e postar os materiais com essa nova opção que o YT oferece, além de outros benefícios, como você pode ver a seguir.
Engaje mais a sua audiência
Engaje a audiência de forma fácil com esse recurso, já que a entrega para mais pessoas é facilitada. Por isso, dá para usar facilmente em sua estratégia de marketing e atrair olhares para a sua marca.
O Shorts permite criar conteúdos com uma linguagem mais fácil e popular. Então, dá para aplicar energia e recursos para ter mais visualizações e ainda atrair mais pessoas para o seu canal.
Aumente sua visibilidade
Aproveite o aumento dos investimentos do YouTube nesse recurso e use isso ao seu favor. Logo, muita gente está encantada com esse tipo de entretenimento e ainda dá para pegar material produzido em outros apps e colocar no Shorts.
O YouTube valoriza vídeos curtos e você ainda pode usar a dica anterior para divulgar suas outras redes. Portanto, dá mais margem para conseguir viralizar seu conteúdo para ganhar mais visibilidade.
Ganhe mais inscritos
Essa função permite atrair muito mais pessoas para o seu canal, já que entrega o seu material para mais pessoas. Logo, dá para ganhar inscritos, se você direcionar o esforço de forma certa.
Dá para se inscrever em um determinado canal ainda durante a exibição dos vídeos. No entanto, crie um conteúdo que induza o público a isso e reforce a necessidade da inscrição para ajudar no seu crescimento.
É mais fácil de criar
O recurso permite criar materiais interessantes de forma fácil, já que não precisa de tanta edição quanto em um vídeo longo. Do mesmo modo, não se faz necessário focar tanto em detalhes, já que a rolagem das pessoas é constante.
O YouTube Shorts oferece uma chance de criar uma estratégia de marketing nesse formato de vídeo. Então, desfrute de mais dicas ao longo do artigo e baseie sua produção nesses pontos.
Como usar o YouTube Shorts?
A ideia de criar essa função era deixar tudo mais fácil para usuários e criadores. Por isso, todas as suas ferramentas são de fácil uso, o que ajuda o produtor a criar a estratégia em seus próprios recursos, como:
- Captura e edição das imagens;
- Unir vários vídeos curtos;
- Criar legendas manuais ou de modo automático.
O YouTube ainda permite adicionar trechos de músicas e incluir textos animados nessa função da plataforma. Além disso, ainda controla a velocidade da gravação para gerar um material de acordo com a sua ideia principal.
Tamanho dos vídeos
As gravações podem ter duração máxima de um minuto, para que os vídeos não fiquem extensos. Logo, seguem uma tendência dos outros aplicativos já citados para consolidar o seu formato na plataforma.
É possível criar vídeos com menor tamanho, mas é ideal pensar em formas de manter seu público por mais tempo em seu canal. Afinal, esse pode ser um diferencial na hora de engajar as pessoas para que recebam de novo seu conteúdo.
Onde são mais vistos?
O YouTube Shorts é mais acessado nos smartphones, já que o formato da tela ajuda nas visualizações. No entanto, também dá para usar no navegador e não apenas no aplicativo oficial da empresa.
Interações
A função permite interações do público, como reagir com curtidas ou comentários. Logo, também podem clicar em hashtags, o que dá a chance de você criar as mesmas e incluir na legenda dos seus vídeos.
É possível ainda compartilhar com outras pessoas por meio de um toque no botão abaixo dos comentários. Desse modo, dá para induzir as pessoas a isso no seu material, que deve ser bem pensado para não gerar dislikes.
Uma grande oportunidade
Atrair o público ficou muito mais fácil com esse recurso, que já deve gerar monetização para seu canal em breve. Portanto, vale a pena investir na funcionalidade como forma de trazer mais pessoas ao canal da sua marca.
Use o recurso de maneira inteligente, já que ele trouxe resultados positivos para diversos produtores na plataforma. Então, você pode ser mais um a conseguir crescer com essa nova função do YouTube.
YouTube Shorts Fund
Esse recurso do YouTube Shorts diz respeito a monetização desse campo na plataforma. Afinal, a empresa vai distribuir mais de US $100 milhões para vários países para testar essa oportunidade.
Após o fim dessa fase de testes, a empresa vai contatar os criadores a respeito dessa monetização. Mas, é preciso ser parceiro do YouTube para conseguir ter acesso a esse recurso, além de não usar vídeos de outras bases para conseguir monetizar.
Como participar?
Crie seus vídeos originais e comece a sua estratégia de postagens no YouTube. Da mesma forma, inscreva a sua conta no programa de parceiros da plataforma, além de seguir as diretrizes da mesma.
Passo a passo para criar e enviar vídeos
O YouTube Shorts permite uma criação simples de vídeos curtos na sua base. Por isso, permite o envio de material por meio de vários dispositivos, como você pode ver na lista a seguir:
- Smartphones;
- Tablets;
- Computadores.
Vale destacar que o computador não dá a opção de criar o vídeo, mas permite postar um material já feito. Então, veja a seguir um passo a passo para criar um vídeo e postar a partir do seu celular.
1. Configure o recurso
Antes de tudo, faça a configuração do recurso do seu YouTube Shorts. Para isso, abra o aplicativo no smartphone e crie ou entre na sua conta, a partir do Google ou por meio do próprio app.
Nesse sentido, é preciso escolher a opção de “Criar um Short”, no botão adicionar no centro inferior da tela. Em seguida, pode partir para as próximas opções dentro do aplicativo para postar seu vídeo.
2. Adicione música de fundo
Você pode escolher uma música de fundo como preferir para adicionar no YouTube Shorts. Assim, vá em “Adicionar Áudio” e navegue pelas opções de música presentes na biblioteca do app.
Para usar a trilha em seu vídeo, escolha e aperte em “Usar esse Som”. Depois, prossiga com a criação do seu conteúdo com alguns toques na tela do seu aparelho, de forma simples e didática.
3. Grave o vídeo
Agora, é hora de gravar o vídeo antes de partir para as próximas etapas da criação. Logo, segue o padrão de outros apps, então basta clicar e manter o botão pressionado para fazer a gravação.
Caso prefira, você pode clicar apenas uma vez no botão vermelho no canto inferior da tela do seu YouTube Shorts para gravar. Da mesma forma, com mais um clique a gravação será interrompida.
4. Faça a edição
Na sequência, é preciso editar o vídeo, caso prefira. Nesse sentido, adicione filtros ou até legendas, além de textos no próprio meio do material, para tornar o conteúdo mais atrativo para as pessoas que o assistem.
5. Envie seu vídeo para o YouTube Shorts
Após criar e editar o vídeo é hora de postar o material. Desse modo, em caso de um plano de marketing que usa vídeos nesse formato, é ideal ter um cronograma para subir o conteúdo.
Depois dos processos anteriores, clique em “Próximo” e selecione a opção de título para dar nome ao seu vídeo no Shorts. Assim, já dá pra atrair público nesse exato momento e receber seus inscritos.
Você pode ainda escolher um vídeo já postado no canal e fazer um corte do mesmo para postar o Short. Logo, selecione-o, clique em criar ao lado dos botões de interação e defina o trecho a ser cortado para postá-lo no YouTube Shorts.
Dá para usar o YouTube Shorts para marketing?
É possível sim usar a ferramenta para a sua estratégia de marketing de conteúdo visual e é muito simples até. Desse modo, veja algumas dicas que vão te ajudar nesse processo para ter os melhores resultados.
Monte o canal da marca
Você deve criar e fazer toda a estrutura do seu canal no YouTube para a marca. Com isso, é possível ter algumas vantagens ao receber visitantes no mesmo, como mostra a seguinte lista:
- Criar uma identidade;
- Aumentar a chance de se inscreverem;
- Engajar as pessoas.
O YouTube Shorts deve ser usado com inteligência e focar em atrair pessoas para o seu canal e não apenas visualizações. Logo, a identidade visual da sua marca é uma boa forma de ter melhores resultados.
Conheça a sua audiência
Use as métricas para analisar qual é o público-alvo da sua marca para guiar a sua criação de material. Do mesmo modo, entenda o que ele busca, para conseguir levar essas pessoas para a próxima etapa do seu funil de vendas.
Capte a atenção do público
Procure o que essas pessoas gostam em outras redes e use músicas para manter a atenção delas. Contudo, análise o que é mais usado no YouTube, já que nem sempre as métricas podem se repetir.
Siga o que é tendência
As tendências são as melhores formas de engajar um público ao seu canal, o que deve ser feito com uma estratégia por trás. Isso porque, você deseja fidelizar esses usuários, não apenas chegar e sair de suas timelines.
Trends
Use as trends do momento que outros canais ajudaram a consolidar como forma de divulgação de seu canal. Então, introduza as suas ideias no YouTube Shorts e veja como será a reação das pessoas ao seu conteúdo.
Tutoriais
Criar tutoriais para seu público também ajuda a engajá-los em torno do seu canal. Então, opte por esse formato para te ajudar a aumentar a chance de crescer em algumas métricas de forma fácil.
Muitas visualizações
As visualizações podem ser potencializadas com o YouTube Shorts e é um das métricas que pode crescer a partir do uso desse recurso. Logo, direcione sua estratégia ao seu canal e não apenas na entrega dos vídeos.
Semelhança com outros apps
O formato já consolidado em outros apps ajudou ainda mais no crescimento do recurso. Isso porque, a plataforma tem um número muito alto de usuários e o Shorts é um padrão que também teve sucesso, o que levou muita gente a unir o útil ao agradável.
Tire dúvidas do público no YouTube Shorts
Para criar uma estratégia de marketing digital em torno do Shorts, você pode usar o canal para tirar dúvidas das pessoas em torno do tema que domina. Assim, use o final dos vídeos como divulgação direta da sua marca.
Conte histórias
Atrair a atenção das pessoas a partir de histórias que captem a atenção dos usuários é a sua chance de crescer, mas elabore roteiros inteligentes e tenha atenção a sua dicção.
Analise seus resultados no YouTube Shorts
Veja as métricas geradas a partir da sua estratégia e das postagens no seu YouTube Shorts. Assim, use todas essas dicas e aproveite os bons resultados que as funcionalidades podem te oferecer.