O blog tradutor é um recurso muito útil para traduzir sites em poucos minutos e permite ter acesso a conteúdos em língua estrangeira mesmo sem ser fluente.
Usar um blog tradutor é uma boa forma de obter novas ideias de conteúdo em fontes diversificadas. Além disso, permite ter acesso a publicações de experts sobre a área de atuação, que estejam em outro idioma.
O que é um blog tradutor?
O blog tradutor consiste em uma ferramenta que faz a tradução simultânea de conteúdos em páginas na web. Existem diversas opções que funcionam como uma extensão instalada no navegador, que faz a leitura e converte para o idioma escolhido.
Esse tipo de recurso é útil tanto para quem procura conteúdo na web como para quem produz. Afinal, é possível criar um blog já com a ferramenta de tradução integrada e assim tornar mais simples a navegação dos visitantes.
O termo também pode designar os profissionais que atuam na tradução e compartilham dicas, bem como recursos e experiências nesse segmento.
Quais são as ferramentas de um blog tradutor?
O blog tradutor mais conhecido é o Google Tradutor, uma ferramenta gratuita para converter em outro idioma páginas da web e documentos. O uso é simples, basta copiar o texto ou fornecer a URL para obter a versão em outra linguagem.
Ele também dispõe da tradução em áudio, auxiliando as pessoas com problemas de visão. Além disso, esse recurso também pode servir para quem quer aprender a pronúncia correta de algum termo em língua estrangeira.
A ferramenta do Google está em constante atualização e inclusive permite que usuários colaborem com a correção de termos traduzidos. Dessa forma, consegue oferecer um resultado ainda mais confiável.
Microsoft Translator
Essa é a versão da Microsoft, similar ao Google Tradutor, que permite ao usuário traduzir uma página de um site ou blog enquanto navega. No navegador Edge, essa opção fica disponível na barra de endereço.
Com isso, quando a pessoa acessa um site e quer traduzir o conteúdo, basta clicar no ícone correspondente e selecionar o idioma desejado.
DeepL
Esse é um serviço de tradução que utiliza da inteligência artificial para gerar resultados eficientes e está disponível em vários idiomas, tais como:
- inglês;
- português;
- alemão;
- francês.
Ele conta com uma versão gratuita, que pode ser inclusive adicionada aos navegadores padrão, como Edge e Google Chrome ou utilizada em dispositivos móveis.
O programa ainda oferece recursos avançados, com opção de seleção de sinônimos ou nível de formalidade na tradução. Por isso, é também um aliado para quem utiliza esse tipo de serviço no dia-a-dia, ao traduzir documentos extensos em grandes companhias.
Por que usar um blog tradutor?
O blog tradutor é uma maneira rápida de acessar conteúdos em outros idiomas, ainda mais quando há termos técnicos ou muito específicos de uma área.
Mesmo que a pessoa tenha um conhecimento na língua estrangeira, esse tipo de recurso pode garantir mais fluidez ao trabalho, em especial quando precisa ler um grande volume de informação e pesquisar em fontes variadas.
Acesso a conteúdos inéditos
Buscar conteúdos em outros idiomas é uma boa forma de enriquecer o repertório e ficar atualizado sobre novas tendências e inovação disruptiva. Com isso, é possível se antecipar e trazer para sua realidade esses insights antes que os concorrentes o façam. Portanto, pode ser uma boa vantagem competitiva no mercado.
Profissionais renomados
Outro ponto positivo em usar esse tipo de ferramenta é poder acessar conteúdos escritos em blogs por nomes que são referências na área em que atua, mas que têm origem no exterior.
Como usar o blog tradutor no estudo de idiomas?
O blog tradutor também pode ser um auxiliar para quem pretende melhorar a fluência e compreensão em outro idioma. Além disso, é possível acessar vários temas de interesse e estudar sobre a estrutura das frases e expressões.
Usar o tradutor pode ser ainda melhor do que recorrer a dicionários, uma vez que essas ferramentas se baseiam em traduções feitas por usuários locais para melhorar os resultados.
Nesse contexto, podem oferecer traduções mais atuais, como expressões e gírias típicas de uma ou outra região. Além disso, o estudante pode testar suas habilidades e procurar erros na conversão dos textos e ainda ajudar a melhorar a ferramenta.
Como integrar um blog tradutor em um site?
É possível integrar o recurso de blog tradutor no código da página e assim o usuário pode escolher o idioma que deseja na hora da leitura. O processo é simples, embora possa variar conforme o tipo de CMS, como Blogger ou WordPress.
No caso do Google Tradutor, para incluir em um site, basta seguir alguns passos simples, conforme detalhes a seguir:
- acessar o site da ferramenta;
- na parte inferior da página, clicar em Configurações;
- em seguida, busque pela opção Adicionar ao seu site agora;
- escolha entre as opções de temas, design e idioma;
- clique em obter código para gerar o HTML;
- copie e cole no site, seja no código-fonte ou no widget.
Algumas plataformas de criação de site e blog, como o WordPress, por exemplo, tem a opção do plugin para instalar, tornando o processo ainda mais simples. Basta procurar pela opção no menu, escolher um ou mais idiomas e instalar.
Após salvar, o recurso vai estar habilitado no site para o usuário poder optar por ler o conteúdo no idioma de preferência. Esse recurso é gratuito, mas limitado à tradução do texto da página, além de botões de categorias e tags que constam na página.
Quais são as vantagens em usar esse recurso?
Ter um blog ou site com tradução em outro idioma pode ser muito útil para quem tem um público diverso, que pode estar em diversos países. É o caso, por exemplo, de criadores de conteúdo voltado a viagens e finanças.