Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Use o CMS para aumentar os resultados da sua página e obter mais clientes

Um CMS é capaz de alcançar os resultados que você busca para o seu site. Mas, antes disso, é preciso entender esse conceito e como essa ferramenta funciona. Além disso, fique por dentro das suas variações e demais aspectos que o tornam um sistema cheio de potencial.

O que é CMS?

É o sistema de gestão de conteúdo, na tradução livre, que faz com que você crie um site e o coloque no ar. De fato, isso acontece de forma rápida, fácil e prática, para que não tenha dificuldade no processo. 

Ainda mais, o seu grande diferencial está na maneira de gerir um:

  • Blog;
  • Loja virtual;
  • Qualquer outro tipo de página online.

Isso sem precisar de atualizações constantes e gastar tempo com manutenção. Com isso, você é capaz de regê-lo de um modo mais simples. Então, caso queira algo que dure por muito tempo na internet, esse é o caminho.

pessoas conversando e, no centro da imagem, uma pessoa trabalhando no computador
Legenda: Um CMS gerencia o seu site de forma que os membros da equipe façam edições. Imagem de fauxels no Pixels.

Como funciona um CMS?

O sistema de gestão funciona como um facilitador para quem produz conteúdo de forma frequente. Assim, conta com softwares livres para que você crie seu site de forma fácil. Mas, há também aqueles que são pagos e que possuem seus atributos específicos. 

Mais estratégia, menos operação

A grande vantagem desse sistema é justamente o foco que o usuário passa a ter na estratégia do seu nicho e menos na parte técnica. Dessa forma, basta que alimente o banco de dados do seu site com o conteúdo que quer exibir, depois disso ele fará todo o trabalho.

Quais as principais funções do CMS?

As principais funções são criar páginas, gerenciar elas e publicar a produção de conteúdos do seu nicho. Bem como, dar todo o suporte necessário para garantir o bom funcionamento dessas áreas. Mas, não é só isso que esse programa faz, vale destacar também a:

  • Instalação de plugins e extensões que aumentam a utilidade do site;
  • Modera os comentários;
  • Controla o estoque de vendas em caso de e-commerce;
  • Possui bibliotecas de mídias para carregar vídeos e imagens que serão usadas.

Esses são os aspectos que esse sistema oferece, além de outros como edição de textos e códigos. Tudo isso é tarefa que essa ferramenta desempenha para trazer melhorias, tanto para quem faz a gestão de conteúdo, quanto para os usuários.

7 benefícios do uso do CMS

Agora é o momento de entender, de fato, os benefícios do CSM, um software facilitador que permite gerir a sua página na internet:

  1. É fácil de usar;
  2. Simples de criar e manter atualizado;
  3. Possui muitos recursos extras;
  4. Versátil;
  5. Aumenta a chance do site ranquear no Google;
  6. Baixo investimento em manutenção;
  7. Páginas carregam mais rápido.

Com isso, você tem uma gama de elementos que dão um upgrade no seu conteúdo. Dessa forma, não precisará ficar preocupado com o fator técnico, mas somente com as estratégias. 

Facilidade para empreendedores

Para aqueles que buscam métodos de tornar sua marca conhecida na internet, esse software de gestão é o recurso ideal. Porque, ele faz tudo pelo seu site, de modo que, você foque apenas no conteúdo. Afinal, basta fornecer as informações ao programa.

pessoa trabalhando no computador e usando o celular ao mesmo tempo, ela parece estar fazendo uma análise de dados
Legenda: Existem vários softwares CMS que você pode escolher para gerenciar seu site. Imagem de Christina Morillo no Pexels.

1- Criação e manutenção de páginas online

Essa ferramenta de gestão tem como função principal facilitar a criação de uma página na internet e mantê-la atualizada. Nesse sentido, fica claro o quanto ela pode agregar para produção de conteúdo e o upgrade que dará ao seu site, então, invista nele.

Sem sistemas complexos

Você não precisa usar sistemas difíceis de lidar ou algum outro específico para esse software de gestão. A ferramenta atua de forma direta no navegador do computador. Desse modo, não ocupa espaço interno da sua máquina e nem oferece problemas ao manusear.

Todo o time pode atuar no CMS

Essa é mais uma das vantagens desse programa de gestão. Já que, um site com muito tráfego de visitantes, requer um time para geri-lo. Como resultado, evita que só uma pessoa tenha que lidar com o fluxo extremo de conteúdo na página e fique sobrecarregada.

2- É fácil usar o CMS?

O CMS é um sistema simples de mexer, logo, não é preciso ter conhecimento em programação. Ao passo que, qualquer membro da sua equipe pode usar e fazer uma publicação. Todavia, é ideal que ela fique atenta às novidades e tendências do mercado.

Estratégia digital

A ferramenta é ideal para desenvolver estratégias que resultam num maior alcance do seu site. Porque possui recursos inovadores que podem fazer a sua página atingir o potencial máximo. Aliás, esse software de gestão é capaz de criar e gerir conteúdo também.

3- Grande quantidade de recursos adicionais com CMS

Há muitos softwares no mercado que oferecem muitos recursos adicionais ao seu site. Desse modo, esses artifícios podem ser incluídos na sua página em poucos cliques. Como resultado, os usuários terão a melhor experiência possível ao acessar seu conteúdo.

Uma ferramenta completa também irá aprimorar a forma de gerir os portais na web. Entretanto, é preciso ter atenção e cuidado ao adquirir algum desses programas de CMS. Isso visto que, alguns deles podem não atender às suas necessidades.

Veja se o sistema atende às suas necessidades

Antes de adquirir um sistema, analise as suas funções antes. Porque, os programas de gestão de páginas na internet possuem aspectos distintos. Caso falte algo naquele que já usa, busque plugins que atendam sua demanda, do contrário, tenha outra ferramenta.

4- Há possibilidade de otimização para busca orgânica com CMS?

Há sim, porque o software tem mecanismos que ajudam na otimização, junto com estratégias de marketing e SEO, o que impulsiona o seu site. Todavia, é preciso conhecer essas técnicas e fazer um trabalho eficiente para obter resultados.

Use o SEO na sua estratégia

Com as técnicas de SEO, a sua página na internet tem mais chances de estar entre os primeiros resultados dos buscadores do Google. Assim, quanto mais usuários acessarem o site de forma orgânica, maior serão as chances de atrair clientes.

Como ranquear o seu conteúdo?

Alinhe boas técnicas de marketing digital, bem como, link building que aumenta o rankeamento do seu conteúdo. Além disso, use imagens para buscas visuais, palavras-chaves e um texto que prenda o leitor no seu site por mais tempo.

homem sentado na frente do computador, trabalhando. Na sua mesa tem vários blocos de notas e uma caneca de café
Legenda: Com um CMS, sua única preocupação é em fornecer o conteúdo para seu site. Imagem de Vlada Karpovich no Pexels.

5- É possível realizar todo tipo de projeto com o CMS?

Isso é possível, no entanto, você precisa de um software que atenda à sua demanda. Ou seja, de acordo com o que deseja para seu site alinhado ao seu objetivo. Há no mercado inúmeros desses programas que podem fazer essa gestão de produção de conteúdo.

Tudo o que precisa para otimizar sua página na internet, a ferramenta terá que suprir. Isso inclui postagens diárias ou semanais, até lojas virtuais, para aumentar o engajamento da sua marca, afinal, os negócios online podem crescer muito.

Projetos variados

Você pode fazer uma gama de projetos variados com a mesma estrutura e funcionamento interno, porém, tudo irá depender da sua capacidade de criar. Contudo, basta usar as funções do sistema para moldar sua ideia como quiser.

6- Boa velocidade de carregamento com CMS

Mais um dos grandes recursos que o sistema possui é a sua contribuição para o aumento da velocidade em carregar uma página. Um CMS bem aplicado é capaz de dar uma melhor experiência ao usuário. Por isso, seu uso é ideal para proporcionar isso aos seus clientes.

Ninguém gosta de ficar esperando o processo de um site, afinal, nem sempre é culpa da internet. Dessa forma, aquele visitante que abre o conteúdo web da sua marca pode não voltar. Como resultado, você perde uma venda por não oferecer um portal otimizado.

Nos celulares, tablets e demais dispositivos, é ainda mais importante esse tempo. Porque, o novo método de rankeamento do Google dá mais atenção a esses aparelhos. O resultado disso é sua página no topo das pesquisas por carregar de forma rápida.

Experiência do usuário

As pessoas que acessam seu site podem fechá-lo pouco depois de abrir. Ou seja, os portais na web que melhor oferecerem uma boa experiência aos usuários, serão os mais bem rankeados pelo Google. Nesse sentido, busque otimizar sua página com um bom software.

Relacionamento com o cliente

Um site otimizado que oferece suporte aos seus clientes tem mais chance de sucesso. Por exemplo, informações precisas, páginas que carregam de forma rápida e conteúdo interativo. Além de muitas outras maneiras que podem definir a relação com seu usuário.

homem bem agasalhado trabalhando no laptop. Ele está em um lugar com neve
Legenda: Com um bom CMS, o seu site terá os melhores resultados nos buscadores como o Google. Imagem de Firmbee.com no Pexels.

7- Baixo custo de manutenção e atualização

Um software de gestão promete um custo mais em conta para quem o contrata. Ao mesmo tempo, ele faz toda a aplicação e também a atualização. Com isso, o marketing digital se torna seu foco principal, junto com os outros métodos de criação de conteúdos.

Ao buscar outras formas de administrar o seu site ou fazer um novo, correrá o risco de ficar refém daquele serviço. Porque, a linguagem que o programador usar pode ser complexa e trazer algumas dificuldades, como: 

  • Limitar a manutenção a poucos profissionais;
  • Gastos maiores para buscar soluções.

Para não ter esse tipo de problema, consulte as várias ferramentas disponíveis e escolha uma. No entanto, avalie o valor que irá gastar e compare com os demais softwares. Por fim, veja qual deles trará as melhores vantagens e funções do sistema para customização.

Como escolher um CMS para o seu negócio?

Uma das formas mais indicadas é ao olhar o histórico e reputação do software. Mas, pode haver dificuldade pela grande quantidade de programas que existem no mercado. Além disso, as funções similares que eles possuem também podem gerar dúvidas, então, avalie:

  • Proposta básica: caso seja diferente do que você busca, pule para outro;
  • O uso: teste antes para saber se é o ideal para o seu site.

Com esses aspectos para analisar com cuidado, você fará uma escolha mais assertiva. Além disso, há a facilidade que ele irá proporcionar por ser um CMS simples de mexer. Para finalizar, pesquise por aqueles que tenham um bom suporte técnico e ótimas referências.

Veja o que melhor atende o seu negócio

Não basta ser bom, afinal, muitos são de qualidade. Acima de tudo, deve atender aquilo que você quer. Apesar disso, a grande maioria oferece funções parecidas que podem te deixar em dúvidas. Então, siga as dicas para fazer a melhor escolha de software.

Como migrar e avaliar a melhor hospedagem para o seu CMS?

Faça um backup do seu banco de dados e demais informações antes de migrar. Isso faz com que tenha como restaurar seu site com tudo preservado, caso o processo dê errado. Contudo, outras dicas são: 

  • Buscar o suporte do novo software;
  • Procurar a comunidade onde há membros usuários da ferramenta que irá usar.

São dicas que dão uma direção para você antes de mudar de programa. Outro ponto importante é pesquisar por um sistema simples de lidar. Em síntese, trará uma boa administração da sua página sem maiores dificuldades.

A hospedagem deve oferecer assistência para o novo gestor de sites. Caso isso não aconteça, não tem como dar certo, então, escolha primeiro o tipo que deseja. Depois disso, filtre as empresas mais bem avaliadas, compare recursos e, por fim, os preços.

Qual a diferença entre CMS, WCM, ECM, DAM e DXP?

O WCM é o software que gerencia, cria, armazena e exibe conteúdos no site. Já o ECM é a tecnologia que organiza as informações das empresas enquanto elas existirem. O DAM também tem função similar à anterior, mas com foco em rich media, como:

  • Imagens;
  • Áudio;
  • Vídeos.

Entre outros aspectos que ele trabalha, então, é a solução para resolver assuntos de multimídia. Contudo, o DXP é responsável por fortalecer a identidade da sua marca em todos os canais de acesso com o cliente.

O CMS é o que aglomera todas essas ferramentas em seu sistema. Ou seja, são subcategorias que fazem parte dele e o complementam. Por fim, a diferença entre elas é a função que cada um executa. 

Por que usar o CMS na gestão do conteúdo da sua empresa?

Esse software é capaz de tornar a sua empresa mais conhecida no nicho em que atua. Ao mesmo tempo em que otimiza a página online para que fique bem rankeada. O resultado disso é ter grandes retornos de diferentes formas, como:

Tudo isso pode ser alcançado com um bom gestor de sites. Assim, a sua marca terá cada vez mais autoridade a respeito do conteúdo que divulga. Por último, escolha um sistema que atenda aquilo que você deseja para sua página.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes