O que é SEO?

SEO é uma palavra que muitas pessoas certamente já ouviram falar, mas não sabem a real definição do que se trata ou o que é, popularmente dito, e encontrado em vários blogs e sites com a seguinte definição:

Otimização para Mecanismos de Busca (SEO), a sigla vem do inglês Search Engine Optimization que traduzida é Otimização para motores de busca.

Trata-se de compreender e responder a todos os aspectos, de como os resultados de pesquisa são fornecidos, visualizados e renderizados. 

Se você deseja atuar em qualquer nicho de mercado que tenha como fonte de tráfego um site, canal no YouTube, blog, ou uma rede social, certamente precisará aplicar técnicas de SEO.

Em um estudo realizado pela Microsoft, SEO é considerado a Habilidade mais difícil e importante para profissionais de marketing para a Década de 2020.

Esse é certamente um artigo diferente sobre SEO, pois aqui você aprenderá de fato, o que é SEO, a ideia aqui é contextualizar, entender a parte teórica antes de tomar qualquer ação.

Vamos mergulhar…

SEO Implica analisar como as pessoas pesquisam, o que pesquisam e o que encontram.  É necessário entender a ciência por trás dos buscadores, como eles rastreiam, captam e atribuem autoridade e relevância a sites e páginas.

SEO, é um campo tecnológico, em constante atualização, significa que seus processos são contínuos, exige re-imaginação de como visualizamos a pesquisa e o que podemos aprender com ela, é necessário estudar, ficar informado.

SEO não é apenas ver os resultados da busca como um fim, mas como um meio de estudar a maneira como os mecanismos de pesquisa usam o conteúdo para atender seus usuários. Isso requer de nós um amplo conceito do que é a pesquisa orgânica. É o canal que a maioria das pessoas utilizam para iniciar uma consulta por serviços e informações.

SEO não é se limitar apenas aos mecanismos de busca tradicionais (Google, Bing, Yahoo) a pesquisa está sendo feita nas redes sociais e nos mais variados tipos de sites. Existe buscadores em toda parte.

Os dados de pesquisa são insights sobre o coração do comportamento humano. Essas informações, combinadas com outras formas de inteligência de negócios, podem ser usadas para definir estratégias gerais de marketing.

SEO É mais do que apenas tentar obter links e criar conteúdo. Como um Profissional de SEO, você deve pensar em toda a sua reputação e presença na web:

  • Você é citado, destacado ou entrevistado em sites respeitáveis ​​ou publicações on-line?
  • As pessoas estão compartilhando seu conteúdo e falando sobre você?  Já viu como anúncios começam a nos seguir depois que falamos algo?  Um verdadeiro SEO entende que se trata de mais um, dos diversos fatores de SEO.

Como está o SEO nos dias Atuais?

Hoje, definir SEO é como dizer que se trata de um grande quebra-cabeças, pelo simples fato de estar tão entrelaçado com tantas outras técnicas de marketing. 

No passado SEO era puramente voltado para atender as regras dos buscadores (construção de links, conteúdo altamente otimizado, conteúdo apenas para os mecanismos de pesquisa, etc.).

Hoje, eu diria que SEO é a prática de tornar seu site o mais amigável possível, de acordo com as diretrizes dos mecanismos de pesquisa, além de fornecer conteúdo com melhor resposta para o usuário, a fim de gerar a melhor experiência possível.

As técnicas de SEO vem se tornado cada vez mais complexas, com foco nos dispositivos móveis, semântica e velocidade da página.

Ao mesmo tempo, os mecanismos se tornaram, e continuam se tornando, mais sintonizados para entender realmente o que são as necessidades de um pesquisador e retornar a ele a resposta mais útil.

SEO, é criar um site que possa ser rastreado e compreendido adequadamente por um mecanismo de pesquisa. A todo momento existe uma atualização nos algoritmos, no entanto, é como fazemos isso.

E por isso é importante entender que, à medida que novas tecnologias surgem, elas mudam a maneira como se faz SEO.

Compreender como o usuário se comporta, e criar uma ótima experiência de site, resolverá a maioria, senão todos, dos seus problemas de SEO,  claro que isso depende muito do nicho de mercado que você atua, ou atuará.

A procura acarreta a exigência de uma resposta. Enquanto as pessoas tiverem perguntas, os que proporcionarem as melhores e mais rápidas respostas, certamente vão prosperar.

Hoje, a tecnologia nos concede proporcionar a essência mais pura do SEO. Seja através de um dispositivo móvel ou de um assistente doméstico digital, o trabalho do profissional de SEO é garantir que o conteúdo possa ser encontrado e veiculado da melhor forma possível.

A adição de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina nos algoritmos de busca nos trás a certeza de que não há atalhos para o sucesso; o melhor conteúdo começa a subir ao topo ao longo do tempo.

Quem ficar de olho nas bases fundamentais e duradouras do SEO, e se adaptar a todo esse fluxo de atualizações, obterá os melhores resultados. As pessoas ainda precisam de respostas, afinal.

O que é SEO para você?

Faça um comentário, torne esse conteúdo cada vez mais útil para aqueles que ainda não sabem.

Escreva seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.