Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

A história do TikTok e como ele se tornou um sucesso mundial

O TikTok é uma rede social que se tornou popular e conquistou o mundo em 2019, assim, ele tem como característica o compartilhamento de vídeos de curta duração.

O TikTok se popularizou em 2019, quando atingiu altos números de usuários e downloads. Portanto, tornou- se uma das principais redes sociais, batendo de frente com Instagram, Facebook e YouTube na conquista por um sólido espaço no mercado das mídias sociais.

Afinal, o que é o TikTok?

O TikTok é uma plataforma onde os usuários compartilham vídeos de curta duração que variam de 15 segundos até três minutos. Assim, dispõe para eles diversos recursos para que se possa editá-los como quiser, isso envolve:

  • gifs;
  • trilhas sonoras;
  • filtros;
  • cortes;
  • legendas.

É uma rede social para quem aposta na criatividade para criar os mais distintos materiais audiovisuais e também para aqueles que gostam de consumir diferentes tipos de conteúdos.

TikTok
O TikTok conquistou o público jovem com os seus desafios dinâmicos e dancinhas. Imagem de Collabstr no Unsplash

Como essa plataforma cresceu tão rápido?

O seu crescimento acelerado se deve ao seu gigante potencial de viralização. Isso porque, os usuários da rede social fazem de tudo:

  • lançam desafios;
  • imitam celebridades;
  • criam coreografias;
  • fazem sátiras.

Todas essas ações, por sua vez, fazem com que outros users se inspirem e queiram entrar na brincadeira, o que fez com que o TikTok atraísse um público-alvo mais jovem.

Quais são os seus principais recursos?

Essa é a plataforma perfeita para quem busca um canal para criar os mais distintos conteúdos. Afinal, dispõe de diversas ferramentas para a posterior edição de vídeos, como as que verá a seguir. 

Filtros e efeitos

Com os filtros, é possível deixar o seu conteúdo audiovisual mais atrativo ao alterar as suas cores, por exemplo. Por outro lado, através dos efeitos, o usuário pode distorcer as imagens ou aumentar a realidade, um recurso que torna tudo mais dinâmico.

Músicas e velocidade

O acervo de músicas do TikTok é imenso, então, basta buscar a trilha sonora ideal e adicionar ao seu vídeo. Também nesta plataforma, você pode acelerar ou desacelerar os conteúdos, a fim de criar algo bem diferenciado.

É válido afirmar que novos recursos surgem nesta rede social com frequência, então, para quem tem um perfil nesse aplicativo, é interessante ficar atento às atualizações mais recentes.

Como o TikTok se tornou um fenômeno mundial?

O TikTok se tornou um fenômeno no mundo quando expandiu a sua base de usuários. A partir disso, as empresas notaram a sua importância e assim, passaram a investir no marketing de influenciadores na plataforma.

A rede social também fez parcerias de sucesso com influencers populares de outras mídias sociais como o Instagram, por exemplo, com a ideia de mostrar outros públicos a esse formato.

Com isso, só no primeiro trimestre de 2019, ele se tornou um dos apps mais baixados em todo o mundo com cerca de 500 milhões de usuários. Assim, está disponível para iOs e Android.

Qual é a história de origem da plataforma?

Ela surgiu em 2014 com o nome de Musical.ly, criado por uma empresa da China para as pessoas postarem vídeos de dublagem de músicas. Mas, em 2017, a marca foi adquirida pela ByteDance, que também tinha uma plataforma parecida chamada Douyin.

O Musical.ly, então, se tornou o TikTok para ganhar o mundo, enquanto que o Douyin, por outro lado, seria exclusivo para o entretenimento do público chinês.

Essa fusão, portanto, elevou o capital da empresa e fez o aplicativo crescer de modo bastante rápido. Tanto que, em outubro de 2018, houve um disparo de downloads e aumento no número de usuários, chegando a ultrapassar YouTube, Instagram e Facebook.

O TikTok influencia a cultura pop?

Não há dúvidas de que o TikTok tem bastante influência na cultura pop, visto que a rede social apresenta novos artistas ao público. Mais do que lançar tendências e desafios, a plataforma ainda trouxe de volta antigos sucessos da música, por exemplo.

A cantora Olivia Rodrigo é uma que se destacou graças a esse aplicativo e já faturou até mesmo um Grammy. Ela não é a única artista a alcançar o sucesso com as dancinhas e trends dos usuários nesta rede social. 

Outros cantores do cenário nacional e internacional também decolaram às suas carreiras neste espaço como o:

  • rapper Lil Nas X;
  • João Gomes.

Por meio de coreografias e vídeos com trilhas sonoras, esse canal se tornou um ambiente propício a divulgar novas produções musicais, bem como, artistas.

TikTok
O TikTok está influenciando até mesmo a forma como o público faz as suas compras online. Imagem de Solen Feyissa no Unsplash

O impacto na publicidade

A plataforma não impacta apenas a cultura pop, mas também o mercado de publicidade e marketing. Por isso, as empresas investem nesta rede social como uma tática não só para gerar alcance de marca, mas para converter vendas.

Uma pesquisa da Nielsen para o próprio TikTok revelou que, em relação ao ROI em publicidade, os anúncios de entretenimento neste canal podem ser 73% mais eficazes do que o retorno médio em outras mídias sociais.

Mais do que isso, 80% dos usuários do Brasil confiam nos conteúdos presentes na plataforma e 85% pesquisa um produto depois de tê-lo visto em algum vídeo desta rede social.

O TikTok enfrentou desafios em sua história?

Apesar de todo o sucesso mundial, o TikTok também enfrentou algumas polêmicas durante a sua jornada. Em 2019, por exemplo, o app teve que pagar uma multa de US$ 5,7 bilhões por captar informações de usuários menores de idade de maneia ilegal.

Já em abril de 2020, a plataforma foi banida de forma temporária na Índia, pois foi considerada muito expositiva para o público infanto-juvenil. Isso, aliás, devido a violência e o bullying. Nesse período, então, houve uma perda de 15 milhões de usuários.

Qual é o futuro do TikTok?

O TikTok tem planos para criar a sua própria plataforma de pesquisa, ou seja, vai competir de forma direta com buscadores famosos como Google e Bing

Nesse sentido, as empresas vão poder investir em frases específicas ou palavras-chave que tenham relação com os seus produtos ou serviços. 

Essa será uma estratégia das marcas para alcançar o público maciço dessa plataforma, isto é, a geração Z e Y, que hoje não fazem tantas buscas no Google Maps, por exemplo, e também no próprio Google.

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes