Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

ROI: saiba o que significa essa métrica e como ela pode lhe ajudar a ter lucro

O cálculo do ROI é essencial para gerenciar o crescimento de uma empresa. Por isso, é um ótimo método para se ter informações sobre o lucro e para saber qual investimento deu certo. Portanto, conheça mais sobre ele e entenda tudo o que implica no seu uso.

Guia Rápido

Você sabe o que é ROI ou retorno sobre investimento?

Retorno sobre investimento é um indicador para medir quanto dinheiro a empresa ganha ou perde sempre que investe. Por exemplo, em campanhas de marketing, treinamentos, estratégias e ferramentas para obter mais lucro no futuro.

Ele pode ser calculado em vários setores diferentes para definir se o investimento vale a pena. Bem como, saber quais deles têm um ótimo desempenho. Assim, o ROI pode ser usado para áreas como:

Ter o controle desses dados é muito importante para avaliar o crescimento da empresa. Desse modo, se pode tomar atitudes que vão beneficiar a mesma e evitar prejuízos financeiros.

É um indicador que serve tanto para verificar essas informações, como melhorar vários setores de um negócio. Portanto, é um cálculo que vale a pena aprender para potencializar a sua evolução, bem como, ter acesso às vantagens que ele proporciona. 

pessoas sentadas analisando diversos relatórios e, uma delas, está com uma calculadora na mão
Legenda: O ROI é uma métrica importante para definir qual o melhor investimento. Imagem de ijeab no Freepik.

Por que o ROI é importante para seu negócio?

Com tantas opções de ferramentas de marketing digital, é preciso mensurar o resultados de cada uma delas. Dessa forma, o cálculo do retorno sobre investimento pode trazer clareza a questões como:

  • Qual é a maior fonte de lucro;
  • A forma de comunicação mais eficaz;
  • O desempenho de suas campanhas de marketing;
  • Modo de venda é eficiente ou deixa a desejar;
  • A fidelização dos clientes.

Uma empresa que tem acesso a esses dados tem menos chances de se perder em certos detalhes. Ou seja, estará ciente do impacto que o público-alvo e o seu nicho de mercado tem, por exemplo.

Analise os pontos que precisam de melhoria

Planejar os próximos passos com segurança será mais fácil ao considerar os pontos com falhas. Assim, você pode partir para outras ferramentas para ter as métricas necessárias para melhorá-los.

A partir daí, faça uma análise mais aprofundada para ajustar tudo o que precisa. Além disso, poderá otimizar o processo ao transferir o foco para onde realmente importa. Desse modo, o alcance das metas estabelecidas será bem mais garantido. 

Como calcular o Retorno Sobre Investimento

Para fazer o cálculo do ROI, usa-se uma fórmula matemática. Dessa maneira, você deve calcular a diferença entre a receita e o custo da área desejada. Então, precisa dividir o valor obtido pela despesa e depois multiplicar por 100 para ter o resultado final.

O conceito de Receita

Nesse caso, a receita é o valor conseguido com as vendas feitas por uma campanha ou área específica. Isto é, ao invés de considerar o faturamento completo da empresa, se usa apenas o do setor em questão.

Por esse motivo, não pode haver confusão e incluir no cálculo todo o valor arrecadado pelo seu negócio. Afinal, isso resultará em dados errôneos que podem prejudicar o planejamento financeiro.

O que são custos

A definição de custo são todas as despesas que foram necessárias para fazer com que um investimento fosse viável. Por exemplo, o valor gasto com hospedagem de site, anúncios pagos e internet, no caso de um e-commerce.

Um ROI para cada ação e estratégia

Para se tirar o máximo de proveito do ROI, é bom que ele seja calculado em cada estratégia da empresa. Desse modo, cada ação feita, terá maior chance de lucro com o investimento. Além disso, evita-se prejuízos futuros por falta de dados sobre o retorno.

Como avaliar os resultados do seu negócio com o ROI?

Para que compreenda melhor como funciona o retorno sobre investimento, você pode conferir um exemplo prático. Então, veja a seguir um caso específico e como realizar o cálculo para ele:

  1. Uma empresa teve R$ 25 mil de receita em uma loja virtual;
  2. Esse e-commerce requer o custo de R$ 5 mil para ser mantida;
  3. O cálculo do retorno será: 25.000 – 5.000 / 5.000 = 4;
  4. Em seguida, é preciso multiplicar esse resultado, 4 x 100 = 400;
  5. O resultado final mostra que a loja virtual obteve 400% de lucro.

Com essa porcentagem, percebe-se que esse setor teve um bom ROI. Contudo, ele depende de vários fatores e pode mudar de acordo com a área. Além disso, o resultado também pode ser negativo, assim, tudo depende de um bom planejamento de marketing.

O Retorno Sobre Investimento tem limitações?

Por mais que o cálculo do retorno sobre investimento seja de grande ajuda, ele não é perfeito. Nesse sentido, é preciso considerar vários pontos para saber se o resultado obtido por meio dele é bom ou ruim. Dessa forma, é preciso levar em conta detalhes como:

  • Prazo do investimento é curto, médio ou longo;
  • Flutuações causadas por inflação, impostos ou tarifas;
  • Lucros de períodos sazonais.

A influência dessas questões acima pode fazer com que resultados positivos sejam na verdade negativos. Portanto, o ROI deve ser combinado com outros métodos para se ter os dados certos em alguns casos.

O que descartar na análise

Com esse fato em mente, procure descartar tudo aquilo que não é concreto no desempenho da empresa. Em seguida, dê prioridade àquilo que traz mais certeza em relação ao seu desenvolvimento.

Não se deve esquecer, no entanto, que esse descarte é apenas em casos específicos. Afinal, como já foi dito, outros tipos de indicadores podem fazer uso desses dados. Em seguida, dar mais profundidade à análise dos mesmos.

pessoas em pé analisando um compilado de gráficos em folhas de papel
Legenda: O ROI deve ser calculado com os dados corretos para evitar prejuízos. Imagem de mindandi no Freepik.

O cálculo do ROI pode ser manipulado?

Algo que deve ser levado em conta é a possibilidade do cálculo ser manipulado. Ou seja, ao não utilizar a receita e o custo corretos para a área em questão. Por exemplo, ao usar valor das vendas com a loja virtual e das despesas com a equipe de marketing.

Em casos como esse, o resultado do ROI ficará adulterado e mostrará uma informação falsa. Por isso, é preciso ter muito cuidado com os valores utilizados para evitar prejuízos para a empresa.

Conheça a origem dos números

Para evitar problemas como esse, você deve conhecer a origem dos números de cada setor. Assim, ao conferir o cálculo, perceberá qualquer erro nos valores e poderá corrigi-los com a quantia certa.

Faça análises com a mesma base de dados

Para garantir que não ocorram casos como esse, é importante que se siga apenas uma base de dados. Dessa maneira, o setor financeiro não se perderá no padrão de cálculo e sempre usará os valores corretos.

5 formas de usar o ROI da forma correta

Quando é usado da maneira certa, o ROI se torna um grande aliado para o crescimento de sua empresa. Contudo, deve-se prestar atenção em algumas questões que influenciam em seu desempenho. Então, veja a seguir cinco formas de não errar ao utilizá-lo:

  1. Não dar atenção às métricas de vaidade;
  2. Saber se adaptar ao resultados;
  3. Estar por dentro do mercado;
  4. Ser transparente com seus colaboradores;
  5. Ter paciência nas avaliações.

Todos esses pontos são cruciais para aproveitar ao máximo essa ferramenta. Portanto, esteja sempre atento e se certifique de executar cada passo de sua estratégia com sabedoria.

Faça bom uso na sua estratégia

A realidade é que se não souber aplicar de forma prática as informações obtidas, tudo será em vão. Desse modo, acompanhe agora todas as cinco questões citadas acima de um modo mais aprofundado.

1- Esqueça as métricas de vaidade

Uma métrica de vaidade acontece quando o ROI mostra um resultado diferente dos outros tipos. Ou seja, números que o fazem se sentir bem com suas estratégias, mas que não geram crescimento.

Isso pode acontecer em situações em que, por exemplo, o tráfego de um site aumenta. Contudo, o que importa mesmo nesse caso são as conversões. Então, essa é a métrica que deve ser observada.

Tipos de métricas

Com a questão citada acima, você deve ter entendido que precisa fazer uso de outros métodos, bem como, indicadores que te ajudem com outros dados, além do retorno sobre investimento. Nesse sentido, existem os seguintes tipos de métricas de marketing:

  • Atração: com foco no público-alvo;
  • Conversão: mede o número de visitantes que se tornam clientes;
  • Receita: determinam o lucro, assim como o ROI.

A depender da situação, se deve escolher a ferramenta correta para se obter os dados que são relevantes. Dessa forma, entenda que não pode depender de apenas uma e sim saber quais delas usar em cada caso.

Use as métricas adequadas à sua estratégia

Já que existem vários tipos de métricas, deve-se utilizá-las de forma adequada em cada elemento da estratégia. Assim, não haverá equívocos por dar prioridade aos dados errados em uma situação específica.

2 – Como fazer as devidas adaptações do ROI?

Adaptar-se para alcançar a meta de crescimento desejada para sua empresa pode ser um desafio. Dessa maneira, às vezes será preciso abrir mão de algo que foi construído com suor e dedicação. Bem como, que já teve um bom investimento financeiro e de tempo.

Em alguns casos, nem tudo na execução da estratégia dá certo e por isso, é necessário mudar de caminho. Então, ao obter um resultado negativo por meio do ROI, a adaptação rápida é vital. Assim, o prejuízo será menor e não impedirá que o negócio se desenvolva.

Tenha mais resultados

Uma resposta eficaz às adversidades é o que permite contornar uma situação, bem como, ter melhores resultados a partir dos ajustes feitos na execução do planejamento. Portanto, não tenha medo de se adaptar e abrir mão do que não deu certo para sua empresa.

pessoas sentadas estudando vários gráficos em formas de relatórios
Legenda: Para que o cálculo do ROI seja eficaz é preciso seguir vários fatores. Imagem de snowing no Freepik.

3 – A importância de analisar tudo o que acontece no mercado

O mercado é algo vivo, assim como o marketing digital. Nesse sentido, aquilo que é tendência hoje, pode não ser amanhã. Assim, você precisa estar sempre atento a tudo que acontece para acompanhar as novidades.

Ter esse hábito te dará clareza sobre quais ações são relevantes no momento e devem ser consideradas. Ou seja, usar o ROI e ter todas as suas vantagens requer mais dinamismo com as mudanças no mercado

Ajuste as tendências à realidade do seu negócio

Caso esteja atualizado com tudo que há de novo, seu negócio poderá ser ajustado de acordo com isso. Como resultado, estará sempre pronto para aproveitar os benefícios que o marketing digital tem a oferecer.

Mude seu plano se necessário

Um exemplo de situação em que é preciso se adaptar é justamente esse caso. Então, se for necessário mudar seus planos em prol do crescimento, não hesite. Afinal, deve-se fazer tudo o que puder para melhorar o seu negócio. 

4 – Por que dividir informações do ROI com a equipe?

Para realizar mudanças na estratégia quando for necessário, toda a equipe deve estar ciente do ROI. Desse modo, haverá mais compreensão quando precisarem alterar seu modo de trabalhar.

Você deve ter a consciência de que é graças à colaboração de todos que sua empresa funciona. Portanto, nada mais justo que mantê-los a par do que está acontecendo, bem como, do rumo que se pode tomar no futuro.

Soma de esforços para o resultado final

Uma vantagem de sempre dividir informações com sua equipe é que todos terão o mesmo objetivo. Dessa forma, eles vão se esforçar para atingir a meta final e assim, alcançá-la mais rápido.

5 – Por que você deve ter paciência para avaliar os resultados do ROI?

O marketing digital é muito eficaz em sua função e cresce a cada ano. Todavia, ele precisa de tempo para dar retorno ao seu negócio, assim como o ROI. Por isso, é importante que seja paciente e tenha como hábito:

  • Dar tempo para que as campanhas tragam retorno;
  • Impor um prazo antes de decidir mudar os planos.

Para saber o momento certo de agir, acompanhe o cálculo ao longo dos meses. Então, compare em seguida com o prazo planejado para se ter retorno e conferir se está tudo correto.

A imprudência de uma abordagem impaciente pode resultar em grandes perdas. Por isso, é tão importante manter a calma e dar tempo para que tudo aconteça naturalmente.

Muito pior do que ter prejuízo por causa de uma flutuação do mercado é perder por falta de atenção própria. Por fim, não negligencie a importância de esperar e respeite o andamento dos processos.

Quais as vantagens de trabalhar com base do ROI?

Depois de entender como esse indicador funciona, é hora de saber os benefícios que ele garante. Agora, pode conferir cinco deles e saber como eles influenciam no crescimento de sua empresa.

Aja de modo alinhado à sua estratégia

Lembre-se de que o ROI precisa estar alinhado à sua estratégia. Ou seja, essa é a condição para que consiga ter todas as vantagens que ele oferece. Assim, veja quais são elas nos tópicos a seguir.

1- O ROI ajuda a cortar gastos desnecessários

O cálculo do retorno sobre investimento tem a função principal de mostrar o que dá lucro ou não. Dessa maneira, é possível saber qual deles não vale a pena manter e assim, cortar esses gastos.

A questão de investir na estratégia errada é algo que nem sempre se liga ao prejuízo financeiro. Por isso, muitos perdem dinheiro enquanto pensam que a culpa é do baixo número de vendas. Contudo, em vários casos, a raiz do problema está no método utilizado.

Por esse motivo, é importante utilizar ferramentas que tragam dados que esclareçam tudo isso. Bem como, te ajudem a ter noção do que acontece em todas as áreas do seu negócio. Assim, saberá exatamente a direção que deve tomar a seguir.

Elimine investimentos que não trazem lucro

Tudo aquilo que não trouxer lucro deve ser descartado e dar lugar a investimentos que dão resultados. Então, ao usar o indicador, todos os custos desnecessários serão eliminados pouco a pouco.

Com o tempo, só permanecerá em seu planejamento aquilo que traz bom retorno financeiro. Então, o lucro será só uma questão de tempo e de continuar com a prática de acompanhar o mesmo.

pessoas sentadas em uma mesa grande, analisando um cartaz com vários gráficos
Legenda: O ROI também contribui para a satisfação da equipe ao proporcionar crescimento. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

2 – Como aumentar os lucros com o ROI?

O resultado do corte de gastos já contribui para o aumento dos lucros. Desse modo, todo o dinheiro que antes era investido em ações que davam prejuízo, agora pode ser usado do jeito certo.

Ao fazer isso, você também poderá usar seu tempo e energia nas áreas corretas. Como consequência, a produtividade será muito maior por focar em menos tarefas ao mesmo tempo.

Use o dinheiro da melhor forma possível

Aproveite os recursos extras para investir naquilo que deu certo e otimize essas campanhas. Dessa forma, aplicará o dinheiro da melhor forma para que tenha mais lucro e crescimento

3 – Como ter resultados sustentáveis com o ROI?

Fazer uso desse método não faz sentido nenhum se os bons hábitos não forem mantidos. Afinal, de nada adianta utilizar as métricas apenas por um período de tempo para depois voltar com os erros.

Os resultados só serão sustentáveis e duradouros se mantiver o costume de acompanhar os dados. Por isso, é necessário que os cálculos sejam feitos de forma contínua e faça parte de um padrão.

Acompanhe os resultados de forma contínua

Você sempre precisará analisar os números se quiser crescer e ter lucros consistentes, bem como, corrigir todos os erros que aparecerem no caminho por meio dos dados obtidos.

Esse é um hábito que não pode ser deixado de lado e é essencial para que não volte a ter prejuízos. Então, se certifique de que todos os setores serão monitorados para que esteja ciente dos resultados.

4 – Como o Retorno Sobre Investimento aumenta o moral da equipe?

Uma empresa com bom desempenho influencia até mesmo na moral de sua equipe. Desse modo, ao aplicar o ROI, o sucesso do negócio fica mais garantido. Assim, a satisfação dos colaboradores também será maior por trabalharem em um local que tem bons resultados.

Saiba que em um ambiente de trabalho em que todos estão satisfeitos, a produtividade é muito maior. Portanto, a empresa também crescerá graças ao bom desempenho coletivo. Por fim, percebe-se que uma boa estratégia tem mais impacto do que se imagina.

5 – O ROI fortalece a cultura da empresa

Manter o hábito de utilizar esse cálculo também ajuda a fortalecer uma cultura na empresa. Nesse sentido, influencia todos a analisar melhor o trabalho e ter foco em resultados em comum.

Também se desenvolve o costume de tomar decisões imparciais e compreender o que é melhor para a empresa. Como resultado, se constrói uma empresa com bons valores culturais.

O resultado disso é que tudo acontece de uma forma mais fluida, já que todos têm o mesmo pensamento. Dessa forma, há menos chances de ocorrerem erros nas atividades diárias. Ou seja, o número de obstáculos na execução do plano também será menor.

Impacto sobre a saúde da empresa

Esse ponto também contribui para a saúde da empresa por impactar os resultados do marketing. Além disso, também causa impacto nas vendas e na relevância de mercado. Desse modo, o negócio se torna muito mais lucrativo, graças ao bom gerenciamento.

Como você usa o Retorno Sobre Investimento na sua estratégia?

Agora que já viu tudo sobre o retorno sobre investimento, é bom relembrar os pontos importantes. Dessa maneira, confira a lista a seguir com os principais tópicos sobre esse indicador de métricas:

  • Fazer o cálculo com base apenas nos número do setor analisado;
  • Eliminar gastos desnecessários com estratégias que não dão lucro;
  • Investir nas campanhas que deram certo;
  • Saber se adaptar às mudanças e ao mercado;
  • Ter paciência com os resultados;
  • Ser transparente com sua equipe.

Para se manter fiel às instruções, o ROI será um grande aliado do seu negócio. Além disso, é uma garantia de que suas estratégias terão o melhor desempenho possível, bem como, diminui os riscos que podem trazer prejuízo à sua empresa.

Com tantas flutuações no mundo do marketing digital, é essencial ter um método que traga mais clareza a isso. Portanto, não deixe de aproveitar todas as chances possíveis para facilitar esse processo.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes