Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Saiba como criar CNPJ para sua empresa e entenda para que ele serve

Criar CNPJ é uma tarefa muito importante para as empresas e que deve ser seguida à risca para evitar problemas, do mesmo modo, é preciso cumprir todas as exigências.

Criar CNPJ é o ideal para manter uma empresa regulamentada e de acordo com as leis fiscais. Dessa forma, todos os trâmites são feitos pela Receita Federal e de acordo com a legislação. Veja, então, quais documentos são vitais para se tornar uma pessoa jurídica.

Por que deve-se criar CNPJ para sua empresa?

É muito importante criar CNPJ para sua empresa, pois deixa o seu negócio com uma estrutura mais sólida. Bem como, regulamenta as suas atividades diante das autoridades fiscais, por exemplo, a Receita Federal.

 criar CNPJ
Criar CNPJ é um dos primeiros passos para abrir uma empresa. Imagem de katemangostar no Freepik

Por meio dele é possível também fazer empréstimos com juros menores, realizar certos financiamentos e aproveitar diversas funções nas máquinas de cartões.

É um processo essencial para as organizações de diferentes portes, que vão desde o MEI até as grandes corporações. Bem como, aquelas que desejam atuar no varejo, prestadores de serviços autônomos, bares, lojas online e tantos outros estabelecimentos.

Quais são os principais passos para criar CNPJ?

Para criar CNPJ é preciso seguir alguns passos, como ter um contador e definir a natureza do seu negócio. Além disso, quem emite o número dele é a própria Receita Federal após a abertura da empresa, dessa forma, veja agora algumas etapas vitais.

Contrate um contador

O primeiro passo para isso é contratar um contador para lhe auxiliar em cada detalhe, principalmente, com as documentações. Bem como, também é interessante ter uma assessoria especializada.

É preciso ressaltar que ao abrir um CNPJ é preciso definir o porte da empresa. Dessa forma, tudo varia de acordo com a atividade e a faixa de faturamento que ela pode possuir.

Defina a natureza jurídica

Ele é o tratamento legal de uma instituição e ao defini-lo, o empresário seleciona as leis aplicáveis a ele. Bem como, os valores dos capitais envolvidos e o número de sócios.

Indique o código CNAE

É importante ressaltar que o governo separa as atividades das empresas por códigos, para indicar os regimes de tributação. Assim, o código CNAE deve ser escolhido na hora da abertura.

Separe todos os documentos necessários

Ao saber que está tudo definido é a hora de separar suas documentações e caso você tenha um sócio, é preciso ter acesso aos dele também. Além disso, há situações em que se pode pedir informações adicionais.

Como preencher a Declaração de Inscrição para CNPJ?

A Declaração de Inscrição é o documento que comprova o cadastro no CNPJ. Bem como, contém informações cadastrais da empresa e também tantos outros dados vitais.

Para tirar este comprovante, basta entrar no site da Receita Federal, digitar o número do CNPJ, marcar a caixa “sou humano” e clicar em consultar. Após isso, role para baixo a tela e clique para fazer a impressão do comprovante.

Quais documentos são necessários para criar CNPJ?

Para o empreendedor que deseja ter uma empresa, deve-se criar CNPJ e reunir documentos como RG e CPF. Dessa forma, para que isso aconteça é necessário apresentar outros papéis como:

  • cópia do RG;
  • cópia do CPF;
  • certidão de casamento (aos casados);
  • carteira de órgão regulamentador;
  • última Declaração do IR (Imposto de Renda) pessoa física;
  • cópia do comprovante de residência.

Mesmo que seu negócio online ainda não tenha se concretizado por completo, ele já possui dados importantes. Assim, é fundamental atentar-se para a documentação da nova empresa, são eles:

  • cópia do comprovante do endereço comercial (caso não seja em sua moradia);
  • nome fantasia da instituição;
  • atividade da empresa presente no CNAE;
  • IPTU.

É preciso estar atento, a fim de manter seus documentos em dia e todos eles devem estar com uma excelente conservação, bem como aparência. Contudo, ao abrir uma companhia, mantenha todos eles em mãos.

 criar CNPJ
Criar CNPJ é essencial para manter seus negócios em plena ordem. Imagem de katemangostar no Freepik

Quais são os benefícios de um CNPJ?

Ao criar um CNPJ é possível desfrutar de diversos benefícios muito importantes para os empreendedores. Assim, por meio dele é possível seguir dicas para legalizar negócio e ter suporte nas negociações com fornecedores.

Há também a disponibilidade de emissão de nota fiscal, fazer documentos de forma oficial e adequar sua empresa ao modelo tributário ideal (impostos ajustados). Bem como, padronizar seus funcionários e ampliar as formas de pagamento.

Uma das maiores vantagens que ele tem para o empreendedor digital é o de poder contribuir com a previdência, ou seja, ter direito a aposentadoria. Porém, é preciso pagar uma taxa mensal (DAS) de 5% do valor, para garantir um salário mínimo.

Quais são os custos associados a criação de um CNPJ?

No Brasil, os custos para criar um documento deste varia de R$ 500 a R$ 1.500 e depende do local, pois essas quantias variam de cidade em cidade. Isto é, de acordo com o ramo da atividade.

Estes preços são referentes às documentações e ao escritório de contabilidade. Por isso, ao abrir uma instituição é necessário contar com a ajuda de especialistas que demonstram confiança para o ajudá-lo a administrá-la.

Além dos impostos e taxas, há também as despesas mensais, ou seja, elas devem ser bem pensadas e calculadas, para que quaisquer negócios autônomos deem certo desde o início e obtenham bons resultados.

Como guardar os documentos relacionados ao CNPJ?

Guardar os documentos relacionados ao CNPJ não é uma tarefa tão difícil assim. Dessa forma, os dados físicos devem ser guardados em locais específicos e longe da umidade, por exemplo.

Já os digitais, devem ser armazenados em arquivos na nuvem do PC. Além disso, há também na internet certos programas e também diversos tipos de softwares que podem te auxiliar bastante neste cuidado.

Deve-se manter o CNPJ sempre atualizado?

Esta é uma preocupação que atinge as pessoas que estão há tempos no mercado, então, saiba que mantê-lo atualizado é essencial, pois envolve questões bem importantes sobre o empreendimento

As alterações são mais do que permitidas, acima de tudo, são obrigatórias. Dessa forma, sempre que uma informação sobre sua empresa tiver alguma mudança, é obrigatório fazer a atualização diante dos órgãos legais.

Quais são as diferentes formas de pagamento para CNPJ?

Para pagar seu CNPJ, saiba que há quatro formas de efetuar o pagamento. Assim, a primeira delas é a emissão do boleto que deve ser impresso e quitado no prazo determinado de acordo com as regras.

Há também a forma de pagá-lo por meio do app MEI, onde é possível emitir o DAS e realizar o pagamento. A terceira maneira é online, que debita o valor direto de sua conta e o débito automático, por fim, que traz a possibilidade de pagar o boleto do mês passado.

Como obter ajuda para criar ou gerenciar um CNPJ?

Para obter ajuda para gerenciar um CNPJ é necessário contar com a agilidade e o profissionalismo de um contador. Ou seja, ele irá te auxiliar sobre as documentações, na administração e em tantas outras necessidades.

Quem precisa criar CNPJ?

Criar CNPJ não é somente uma tarefa para quem tem um negócio. Ou seja, ele também é importante para os autônomos que precisam emitir notas fiscais pelos serviços prestados.

Independente do tamanho da empresa, todos os empreendedores e grandes empresários necessitam fazer este cadastro. Afinal, é ele que garante a formalização das atividades nos órgãos públicos.

Além disso, todas as companhias que quiserem se legalizar no país devem possuí-lo. Dessa forma, é ideal ser maior de 18 anos e ter uma boa administração de seus bens.

É preciso estar atento, pois se o estabelecimento não estiver formalizado, terá sérios problemas com a justiça. Portanto, sejam negócios com pouco investimento e retorno rápido ou uma grande agência de SEO, estar em dia com a lei é essencial.

Vale a pena criar CNPJ?

Sim, vale muito a pena criar CNPJ, pois por meio dele a sua empresa irá desfrutar de muitas vantagens. Todavia, ela estará legalizada e com uma aparência sólida, além de apresentar aos clientes uma maior credibilidade e também confiança.

É vital ter essa consciência, já que se torna mais fácil alcançar os benefícios que ele disponibiliza. Então, se você deseja manter sua instituição legalizada nos órgãos fiscais, essa é a hora.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes