Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Passo a passo para criar o seu negócio autônomo

Criar um negócio autônomo é o sonho de muitos cidadãos, mas essa é uma jornada repleta de desafios que exige do empreendedor, acima de tudo, força de vontade.

Não é fácil tirar um negócio autônomo do papel, afinal, essa jornada empreendedora é repleta de obstáculos. No entanto, saiba que é possível ter sucesso em sua empreitada se tiver uma boa motivação e conhecer, na prática, as vantagens da independência financeira.

Por que iniciar um negócio autônomo?

Iniciar um negócio autônomo é uma forma de contar a sua história para o mundo, gerar empregos e fazer a diferença na sociedade. Além disso, aquele que empreende tem a chance de construir um legado e deixar a sua marca no mercado.

homem com laptop, pensando
São muitas as motivações para que alguém decida abrir um negócio autônomo, como o desemprego. Imagem de drobotdean no Freepik

São diversos os motivos que levam alguém a criar um empreendimento próprio, no entanto, as mais comuns são:

  • realizar o sonho de ter um negócio próprio;
  • independência financeira;
  • ganhar dinheiro fazendo o que mais gosta;
  • ter uma maior autonomia para tomar decisões;
  • desejo por novos desafios;
  • desemprego.

É claro que abrir a própria empresa exige muito do empreendedor, acima de tudo, no início dessa jornada. Mas, aos poucos e com um bom plano de ação, você chegará onde sempre quis e assim, vai poder usufruir das vantagens de ter uma maior independência financeira.

Os benefícios da independência financeira

Ganho de autonomia, maior liberdade, uma vida mais segura e tranquila, além da evolução pessoal são alguns dos benefícios que a independência financeira proporciona a quem investe em um negócio próprio. Veja as principais vantagens com mais detalhes.

Maior liberdade

Ser independente do ponto de vista financeiro oferece uma maior liberdade para fazer o que quiser e colocar em prática o que sempre desejou. Ou seja, proporciona uma abertura maior para agir e abre todo um leque de possibilidades.

Segurança e tranquilidade na vida

Ter uma fonte de renda e lucro fixo, além de contínuo, acima de tudo, favorece uma vida mais tranquila e estável. Dessa forma, é possível viver de modo mais calmo e sem grandes sustos.

Ganho de autonomia

Quem abre um negócio autônomo, passa a ter uma maior autonomia sobre a própria vida e suas decisões. Por exemplo, não será preciso se demitir, a fim de fazer o que realmente deseja.

Outra vantagem aqui é a chance de se sustentar fazendo o que gosta e estando a frente das próprias escolhas do ponto de vista financeiro.

Evolução pessoal

Quem conquista a tão sonhada autonomia, evolui de forma pessoal e profissional. Já que, adquire um potencial para agir com propósitos mais específicos.

Também passa a fazer escolhas mais sustentáveis do ponto de vista financeiro, afinal, aprende mais sobre economia e tudo que envolve dinheiro. Por fim, assume mais responsabilidades, o que contribui para o seu constante crescimento pessoal.

Qual é a importância do planejamento financeiro para iniciar um negócio autônomo?

O planejamento financeiro é essencial para iniciar um negócio autônomo para guiar o empreendedor rumo aos seus objetivos e metas. Sem isso, a empresa segue à deriva, sem um destino certo.

Os empreendimentos buscam suprir a uma necessidade do mercado e como resultado, isso gera riqueza e lucro. O que todos eles têm em comum, independente do seu tipo de área de atuação, é que eles precisam de recursos financeiros para funcionar.

As finanças, então, tem como função principal sustentar um negócio pelo tempo que ele estiver ativo. No entanto, apenas esse setor sozinho não faz nenhuma empresa ter sucesso. Dessa forma, é essencial que aconteça a integração perfeita entre todas as áreas:

  • recursos humanos;
  • operações;
  • financeiro;
  • comercial.

Esses quatro são os pilares de um empreendimento e são vitais para se elaborar um plano estratégico bem-sucedido e claro, dentro dele deve constar o seu planejamento financeiro.

Dicas de como obter capital inicial

Para conseguir capital inicial para ser empreendedor, há algumas dicas vitais como criar um plano de negócios, pesquisar a melhor forma de obter os recursos financeiros necessários para abrir a sua empresa e analisar os possíveis fatores de restrição.

pessoas em reunião de trabalho, sorrindo
Um negócio autônomo precisa de capital inicial e uma dica para isso é atrair investidores. Imagem de Drazen Zigic no Freepik

Com um plano financeiro pronto, a próxima etapa é saber como financiar o seu negócio. Aliás, a maneira como fará isso pode afetar a administração e a estrutura da sua nova empresa.

Antes de descobrir como conseguir os recursos necessários, é vital ter um valor exato em mente. Somente depois disso é que você poderá definir um meio:

  • financiamento próprio;
  • investidores;
  • empréstimo empresarial.

Para obter investimentos de terceiros, é essencial vender a sua proposta e ter um plano bem completo para apresentar ao seu investidor em potencial. Além disso, outra opção é encontrar um parceiro estratégico que, a princípio, se responsabilize pela parte financeira.

O que é preciso para abrir um negócio autônomo?

Planejamento é a peça-chave quando se trata de abrir um negócio autônomo e também ter conhecimento sobre todos os processos burocráticos, como contratos, cadastros e impostos. Além disso, requer muita organização, bem como:

  • criar um plano de negócios;
  • investir em capacitação pessoal;
  • elaborar serviços e produtos diferenciados;
  • avaliar se o negócio é viável;
  • escolher o nicho de mercado ideal;
  • ter um bom capital de giro;
  • gerar valor para o cliente.

É preciso, antes de tudo, ter paciência, já que o sucesso não acontece de um momento para o outro. Então, para ser bem-sucedido em sua empreitada, deixe a ansiedade sob controle, seja persistente e inovador.

Crie um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que detalha a sua empresa por completo. Ou seja, é toda a base do empreendimento que guia cada etapa, desde a sua abertura até a gestão. Desse modo, é como um roteiro que o estrutura e conta com tópicos, como:

  1. sumário executivo;
  2. descrição do negócio;
  3. análise do nicho;
  4. gestão e organização;
  5. produtos ou serviços;
  6. plano de vendas e marketing;
  7. aspecto financeiro;
  8. apêndice.

Não existe um jeito certo ou errado de elaborar o seu plano, isso porque, há modelos mais enxutos, enquanto há outros que são ricos em detalhes, então, o ideal vai depender das suas necessidades.

Escolha o nicho de mercado ideal

Antes de abrir o seu negócio autônomo, é crucial fazer uma análise de mercado para só assim definir qual segmento é o ideal para atuar. Além disso, é essencial avaliar quais vantagens competitivas pode oferecer ao público ao conhecer melhor seu comportamento.

Para ajudar a escolher a sua área, se questione o seguinte:

  • neste mercado existe uma alta demanda pelos produtos e serviços de que dispõe?
  • este ramo é muito competitivo?
  • quem são os seus principais concorrentes?

Essas perguntas, acima de tudo, vão ajudá-lo a entender de modo definitivo se é viável abrir o tipo de negócio que deseja.

homem fazendo cálculos com papel e calculadora
Outra etapa importante ao abrir o seu negócio autônomo é saber precificar os seus produtos ou serviços. Imagem de Dragana_Gordic no Freepik

Saiba precificar os seus produtos ou serviços

Essa é uma etapa que exige bastante cuidado e conhecimento de quem deseja lançar a sua marca no mercado. Portanto, descubra como estipular um valor justo pelos seus produtos ou serviços.

Custos e despesas

O primeiro passo é anotar quais são as despesas envolvidas em sua prestação de serviço. Além disso, leve em conta o tempo gasto na realização da atividade e como resultado, o preço por hora.

Margem de contribuição

Aqui você deve estimar o volume de serviços que presta por mês. Como o seu negócio é novo, então, esse cálculo deve ser realizado com base em seus concorrentes. Esse palpite, no entanto, deve ser o mais próximo possível da realidade, portanto, bastante preciso.

Uma vez que estabeleça essa quantidade, essa será a sua margem de contribuição. Ou seja, é o quanto o preço do seu serviço vai contribuir para ajudar a cobrir todas as despesas do seu negócio e ainda gerar lucros.

Ponto de equilíbrio

Também chamado de Break Even Point, a partir dele você descobre o mínimo de serviços que vai precisar fazer para cobrir todos os custos fixos da sua empresa.

Aprenda a gerenciar o seu tempo

Gerenciar o tempo é um dos maiores desafios que surgem ao abrir um negócio autônomo. Além disso, todas as tarefas e reuniões devem ser cumpridas para que a empresa não se afunda em atrasos e isso se reflita de modo negativo na sua produtividade.

Organizar o seu dia é o primeiro passo para gerir o seu tempo da melhor forma. Aliás, não é porque está abrindo um novo empreendimento que deve se tornar refém dele. Nesse sentido, é vital que:

  • planeje bem a sua agenda diária;
  • delegue tarefas;
  • defina o que é prioridade;
  • seja organizado;
  • use a tecnologia para automatizar processos manuais.

Ao seguir as dicas acima, além de ter um dia mais produtivo e em ordem, ainda terá tempo para o lazer com a família, com os amigos ou para si mesmo, para curtir como quiser.

O que define um negócio autônomo de sucesso?

Um negócio autônomo de sucesso é aquele em que o empreendedor é um líder que pensa grande, se arrisca e não desiste frente aos desafios. Acima de tudo, é a empresa que possui como pilares o planejamento, a inovação e o foco.

Empreender é um aprendizado sem fim e é isso que vai levá-lo até onde deseja chegar, a fim de conquistar todos os seus objetivos e sonhos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes