Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Características que todo empreendedor deve ter

Ter todas as características essenciais de um empreendedor moderno é uma condição vital hoje em dia para ter sucesso em sua jornada no empreendedorismo.

Ser um empreendedor não é fácil, já que essa é uma jornada cheia de desafios e obstáculos. Assim, para ter sucesso em seu negócio é crucial possuir ou ainda desenvolver algumas características especiais para ser capaz de superar todas as adversidades.

Afinal, o que é ser um empreendedor?

O empreendedor é aquele que consegue criar novas ideias e de maneira criativa. Ou seja, é uma pessoa visionária que vê mais além. Isso porque, transforma desejos e sonhos em ações concretas. 

homem sentado, usando o laptop
Um empreendedor de sucesso precisa ter coragem para tomar decisões difíceis em seu negócio. Imagem de Drazen Zigic no Freepik

Mais do que ser criativo e inovador, esse profissional precisa ter um conjunto amplo de características e habilidades. Já que o mundo do empreendedorismo é cheio de desafios e para se manter firme no mercado, todos os obstáculos devem ser superados sem demora.

Quais são as características que todo empreendedor deve ter?

Todo empreendedor deve se comprometer com a sua visão de negócio, pensar fora da caixa, ter autoconfiança e resiliência. Essas e outras características são essenciais para formar o seu perfil de atuação e guiar a sua jornada rumo ao sucesso.

A trajetória não é fácil e requer aprendizados constantes, ainda mais hoje em dia onde as mudanças acontecem a todo momento. Por isso, buscar sempre evoluir é vital no contexto de empreender. Assim, veja o que é necessário desenvolver para ser bem-sucedido.

1 – Comprometimento com a visão

O comprometimento é crucial para o sucesso de um negócio online ou físico. Isso, no entanto, requer dedicação, esforço e persistência. Aliás, exige um tipo de sacrifício pessoal por parte do empreendedor, apoio da equipe e foco no cliente. Esse profissional, então:

  • trabalha junto com o seu quadro de pessoal para ter bons resultados;
  • coloca as necessidades do público-alvo a frente de tudo;
  • toma para si todas as responsabilidades.

Muitos empreendedores acreditam que somente oferecer um produto de qualidade ou prestar um serviço de excelência, vai fazer o seu negócio deslanchar. Na verdade, isso é o básico hoje, para ter sucesso é preciso ir muito além e exige se comprometer ao máximo.

2 – Coragem para tomar decisões difíceis

Tomar decisões difíceis é um dos desafios diários de um empreendedor. Acima de tudo, ele precisa fazer isso de forma segura e rápida. Para isso, ele precisa:

  • analisar os números da empresa;
  • lidar com a pressão;
  • observar o seu nicho;
  • antecipar-se às tendências.

Já em momentos de crise, de fato, torna-se ainda mais complicado optar por um caminho a seguir. Mas, é nessa hora que se deve encarar a decisão como uma chance de aprendizado para não gerar mais danos.

Evite decisões impulsivas

Tomar decisões precipitadas é ruim para os negócios. Um erro no mundo do empreendedorismo digital, muitas vezes, custa caro para quem atua nesse meio. Então, para evitar comprometer a sua empresa, tenha clareza ao definir um caminho a seguir.

Aja diferente

Pense diferente e amplie o seu leque de opções. Isso porque, quando você se prende a um único caminho, de fato, acaba por ignorar que uma outra alternativa também pode ser benéfica. Desse modo, sempre avalie o valor de cada possibilidade.

3 – Habilidade para pensar fora da caixa

Todo empreendedor precisa pensar fora da caixa e ter sempre novas perspectivas, o que acaba sendo uma questão de sobrevivência no mundo de hoje em constante mudança. Afinal, isso é essencial para inovar e trazer soluções inéditas para os problemas.

É preciso, acima de tudo, deixar de lado os pensamentos padronizados, a fim de vislumbrar novos caminhos. Algo que é vital até mesmo para gerar um diferencial competitivo em seu negócio e assim:

  • agregar valor;
  • adaptar-se às transformações do mercado;
  • destacar-se da concorrência.

O primeiro passo para pensar fora da caixa é começar a libertar a sua mente dos preconceitos, estereótipos e dos modelos tradicionais de fazer negócio.

mulher sorrindo e com um laptop à sua frente
Ser organizado e ter disciplina são características inerentes a um empreendedor de sucesso. Imagem de freepik no Freepik

4 – Capacidade de gerir o tempo

Todo empreendedor precisa ser capaz de gerir o seu tempo com a máxima eficácia e isso é possível por meio de três pilares:

  • visão crítica;
  • organização;
  • disciplina.

A visão crítica é vital para que ele seja capaz de distinguir quais são as tarefas mais urgentes e as menos relevantes, logo, que podem ser descartadas ou designadas para alguém da equipe.

Já a organização permite definir as suas prioridades, seja em questão de importância ou de prazo de entrega. Por fim, tem-se a disciplina, uma caraterística crucial a qualquer pessoa que possui um negócio próprio.

É ela que o mantém constante em seu cronograma e planejamento, assim como a equipe, com o intuito de que tudo aconteça sem falhas ou atrasos. 

5 – Confiança em si mesmo

Autoconfiança e autoconhecimento estão relacionados e compõem o perfil de um empreendedor de sucesso. Afinal, conhecer a si mesmo é vital para também conhecer o próprio negócio, a fim de tomar boas decisões e que fazem total sentido.

Ser autoconfiante não é ser arrogante

É comum confundir ambos os conceitos, mas os empreendedores arrogantes são aqueles que ignoram outras opiniões que podem ser boas para o negócio, o que é uma péssima decisão.

Toda boa liderança é capaz de ouvir a sua equipe e levar em conta o que o seu quadro de pessoal tem a dizer. A partir disso, ele pode avaliar as respostas junto a sua própria percepção e assim, fazer a escolha mais certeira para a empresa e a sua evolução.

6 – Conhecimento sobre finanças

A educação financeira é um conhecimento vital para todo empreendedor. Portanto, ele precisa conhecer os termos e ferramentas que ajudam na gestão de empresas. É isso que fará com que ele saiba avaliar a saúde das finanças do próprio negócio.

Esse é o pontapé inicial para entender como gerenciar o seu dinheiro da melhor forma possível, a fim de maximizar os seus resultados. Aquele que investe tempo e recursos para conhecer o mundo das finanças colhe benefícios como:

  • consegue controlar melhor os gastos e o fluxo de caixa;
  • sabe avaliar quando é viável realizar novos investimentos ou fazer empréstimos;
  • precifica os produtos e serviços de modo mais assertivo.

Uma gestão financeira eficaz é essencial para que os empreendedores, acima de tudo, tomem as melhores decisões levando em conta a sustentabilidade da empresa.

7 – Pensamento estratégico

O empreendedor que possui um pensamento estratégico está sempre atento para filtrar tudo que pode gerar vantagens em seu negócio como:

  • soluções;
  • oportunidades;
  • tendências.

É esse preparo que permite prever problemas e resolvê-los o quanto antes. Ou seja, ajuda a garantir mais chances de sucesso no futuro e acima de tudo, sem achismos, mas com base em dados concretos.

homem falando no celular
Um empreendedor resiliente é capaz de controlar melhor as suas emoções. Imagem de senivpetro no Freepik

8 – Resiliência para lidar com o fracasso

Um empreendedor que tem resiliência é aquele que consegue se tornar um profissional cada vez mais:

  • assertivo em suas tomadas de decisões;
  • flexível;
  • capaz de controlar as próprias emoções.

Resiliente é aquele que supera os desafios, lida com os problemas, resiste às pressões do dia a dia e se adapta rápido às mudanças. Diante disso, então, fica claro o quão essencial é essa característica no meio empreendedor.

O mercado, acima de tudo, confia naquele que, mesmo com os obstáculos, demonstra criatividade e sabedoria, apesar das adversidades. Bem como, é capaz de enfrentá-las com calma e tranquilidade, a fim de que o negócio não sofra com consequências ruins.

9 – Foco no cliente

O foco no cliente não é apenas uma questão de estratégia para se dar bem nos negócios, mas tem a ver com a inteligência. Afinal, sem uma base de consumidores, nenhuma empresa vai para frente e muito menos atinge o sucesso.

A ausência de compradores satisfeitos e fiéis à sua firma torna impossível alcançar qualquer tipo de objetivo empresarial como:

  • tornar-se uma referência em sua área;
  • ter boa reputação no mercado;
  • estabilidade financeira.

O empreendedor deve ter como foco gerar valor ao cliente o tempo todo. Ou seja, não apenas suprir as suas demandas básicas, razão inicial pela qual ele contatou o seu empreendimento. É preciso ir mais além.

Todas as ações futuras da empresa, as tomadas de decisões e até mesmo o plano estratégico, tudo deve ser pautado nas necessidades das personas, isto é, das pessoas que consomem os seus produtos ou serviços. É isso que fará a diferença e irá fidelizá-los.

10 – Habilidades de comunicação

Todo empreendedor precisa de boas habilidades de comunicação, algo essencial para ajudá-lo a atingir os resultados que deseja. No entanto, não adianta apenas saber se expressar, também envolve:

  • prestar atenção;
  • ter empatia;
  • estar presente;
  • livrar-se de julgamentos;
  • se abrir a novas perspectivas;
  • ter compreensão;
  • reconhecer a comunicação não verbal.

Para transmitir uma mensagem de forma clara a sua equipe é crucial dominar certas técnicas de comunicação. Por exemplo, alinhar a sua fala à expressão corporal.

As características certas podem tornar alguém um empreendedor de sucesso?

Todas essas características vão ajudá-lo a se tornar um empreendedor de sucesso, ou seja, alguém que vence os desafios diários. Acima de tudo, o que vai guiá-lo nesse caminho é a persistência, que é o elemento principal para um negócio bem-sucedido.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes