Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Gestão de empresas: ferramentas e softwares para a administração do seu negócio

As ferramentas de gestão de empresas são essenciais para que os líderes de um negócio tenham um maior controle das ações e tome decisões mais assertivas. 

A gestão de empresas não é algo simples de fazer, pois uma má administração pode causar danos letais aos negócios. Por isso, ao ler este artigo, você irá conferir dicas de ferramentas e softwares que irão ajudar a ter um maior controle do seu empreendimento.

O que são ferramentas de gestão de empresas?

As ferramentas de gestão de empresas são técnicas e mecanismos com a função de tornar fácil o controle dos processos de uma firma. Ou seja, ajudar o gestor ou líder a levar o negócio rumo ao sucesso, visto que o objetivo de adotar tais práticas é:

  • compreender as dinâmicas dos setores da empresa;
  • melhorar as decisões;
  • aumentar a produtividade da equipe;
  • trazer mais harmonia para o ambiente de trabalho.

São alguns dos resultados que o uso das ferramentas podem causar, além disso, há muitas delas que você pode adotar para diferentes finalidades. No entanto, é preciso conhecê-las para então saber qual é a ideal para aplicar.

gestão de empresas
As ferramentas de gestão de empresas tem o foco de otimizar processos e pessoas. Imagem de fauxels no Pexels.

Quais são as melhores ferramentas para gestão de empresas?

As ferramentas de gestão de empresas existem aos montes, como a matriz SWOT, plano de negócios, PM Canvas, KPIs, entre outros. No entanto, você precisa conhecer bem elas para saber como aplicar, contudo, não dá para deixar de fora também o:

  • ciclo PDCA, para aprimorar a gestão;
  • modelo OBZ, para criar um plano de orçamento;
  • guia PMBOK, gerenciar projetos;
  • matriz BCG, para melhor as decisões da empresa;
  • 5W2H, para o controle das tarefas.

Como você pode ver, cada uma dessas matrizes tem um foco para o seu negócio. Portanto, busque conhecer bem as ferramentas e entenda como elas funcionam na prática.

Como escolher essas ferramentas?

O primeiro a fazer é avaliar a empresa para saber qual é a sua necessidade, ou seja, ter consciência do problema. Dessa forma, você vai analisar qual das ferramentas de gestão podem ajudar a atingir os seus objetivos, como impulsionar as vendas, por exemplo.

O que considerar na escolha?

Alguns pontos básicos são vitais para que você aplique as ferramentas de gestão na empresa. Por exemplo, a facilidade para implantar as técnicas, além disso, a possibilidade de fazer um acompanhamento eficaz e preciso desses mecanismos.

É importante levar em conta também a precisão de resultados que a escolha pode trazer. Portanto, o ideal é buscar o equilíbrio entre esses conceitos para definir qual é o melhor sistema de gestão para aplicar ao seu negócio.

Quais as vantagens de usar ferramentas de gestão de empresas?

As ferramentas de gestão de empresas ajudam a organizar os processos de um negócio. Em síntese, adotar tais técnicas permite que os gestores e líderes tenham maior controle sobre as atividades dos colaboradores e entendimento do capital humano.

Não só isso, implantar esses mecanismos no ambiente de trabalho também pode ajudar o seu negócio de diversas outras maneiras, por exemplo:

  • dar mais produtividade para as equipes;
  • otimizar as rotinas de trabalho;
  • tomar boas decisões.

Entre vários outros benefícios, ou seja, ajuda a resolver vários problemas, como o clima organizacional e a relação dos colaboradores em geral.

Ajuda a reduzir custos

Entre as reduções de custos, vale citar a diminuição das taxas de turnover da empresa. Ou seja, com menos demissões, não há gastos com quebra de contrato, dentre outras obrigações. Além disso, há um menor desperdício de recursos também. 

Tomada de decisões melhores

Há ferramentas que são especialistas no assunto, pois elas buscam aprimorar líderes, gestores e todos os membros da equipe para tomar boas decisões. Por isso, escolher alguma das técnicas com esse foco vai ajudar muito a sua empresa.

Quais os melhores softwares de gestão de empresas?

Há muitos softwares de gestão de empresas que são capazes de otimizar os processos da firma, porém, é vital que você faça uma boa escolha. Por isso, os tópicos que verá a seguir irão mostrar 3 entre tantos do mercado para que opte pelo ideal.

gestão de empresas
Na gestão de empresas, há softwares que ajudam a otimizar as tarefas dos colaboradores. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels.

STRATWS One

Esse software de gestão oferece uma gama de recursos, como monitorar as métricas da empresa, sejam elas táticas, operacionais ou estratégicas.

Também é possível acompanhar o desempenho individual de cada colaborador, o que permite uma análise precisa para saber onde ele pode melhorar. Além disso, a ferramenta conta com um ótimo sistema de gestão de pessoas.

Trello

O Trello é muito útil, uma vez que sua função é otimizar o fluxo de trabalho ao delegar tarefas, acompanhar as métricas, entre outros objetivos. Em síntese, essa plataforma online tem API aberta, o que permite a integração a outros sistemas para trazer mais facilidade.

Granatum

O Granatum lida com orçamento empresarial e oferece uma gestão de finanças com mais organização e inteligência ao seu negócio. Em síntese, ele dispõe de soluções bem práticas, como um relatório sobre o fluxo de caixa, além disso, traz ótimos recursos, como:

  • plano de orçamento;
  • nota fiscal eletrônica para o serviço;
  • recibos;
  • controle sobre as despesas;
  • emissão de boletos para cobrança.

Entre vários outros atributos que a ferramenta oferece para a sua empresa, o que a coloca como uma das melhores do ramo no mercado. Portanto, as marcas que buscam fazer um plano de finanças com qualidade e ter bons recursos para isso, a Granatum é a ideal.

Por qual motivo as ferramentas de gestão de empresas são importantes?

Usar ferramentas de gestão de empresas trará mais organização para os negócios que buscam um norte, ou seja, ganhar destaque no seu nicho de mercado. Uma vez que a concorrência é cada vez maior em todas as áreas de atuação.

Com o uso de técnicas, mecanismos e softwares, é possível dar mais qualidade aos serviços, produtos e otimizar as funções dos colaboradores. O intuito é fazer com que todos os setores de uma firma funcionem bem e consiga ser eficiente nas tarefas.

O negócio como um todo terá um ganho de produção ainda maior, pois tanto a gestão de pessoas quanto a de processos será bem feita. Por esse motivo, aplicar esses métodos e contar com softwares são vitais, visto que a marca terá controle absoluto das ações.

Tendências e desenvolvimento na gestão empresarial

Há muitas tendências para a gestão empresarial, como agilizar as tarefas na nuvem, o que permite que todos da equipe tenham acesso. Além disso, os modelos de negócios híbridos têm cada vez mais força, uma vez que esse tipo de parceria dá vantagens aos envolvidos.

São várias novidades que trazem inovação no mundo dos negócios e que tendem a oferecer cada vez mais benefícios para as empresas. Por fim, ao alinhar as ferramentas e softwares de gestão, faz com que o seu empreendimento tenha bons retornos de mercado.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes