Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Turnover: entenda o que é e como esse processo impacta a sua empresa

É preciso ter atenção e evitar as altas taxas de turnover na empresa, dado que, muita rotatividade de funcionários resulta em maiores custos e menor produtividade.

O turnover é um indicador de que algo está errado com a gestão feita pela empresa, uma vez que, se refere a alta rotatividade de funcionários. Por essa razão, é crucial entender porque ocorre e o que fazer para evitar que esse processo não se torne rotina na unidade.

Equipe trabalhando em empresa diante de suas mesas e usando computadores com luzes rústicas penduradas por fios no teto em local com arquitetura retrô, mas todos sem fazer Turnover
O turnover é um índice de rotatividade de funcionários. Imagem de Shridhar Gupta no Unsplash.

O que é turnover?

A princípio, o termo turnover se refere ao alto índice de saída e substituição de um funcionário de uma empresa. Logo, quando as taxas são grandes e os afastamentos ocorrem com frequência, este funciona como um indicativo de que é preciso melhorias.

Os desligamentos da companhia são um fator crucial, visto que, tem alto impacto e não abrange apenas demissões, como também fatalidades, transferências, aposentadorias entre outros.

Em suma, as empresas precisam se atentar e tentar diminuir ao máximo as taxas de rotatividade de funcionários, pois, essa traz vários efeitos negativos como:

  • a taxa de produção cai;
  • o clima no ambiente de trabalho é afetado de forma negativa;
  • a comunicação interna é abalada;
  • o setor por vezes perde sua estrutura;
  • a taxa de networking diminui;
  • pode ocasionar a perda de outros funcionários.

Há também, além desses, os gastos que aumentam, afinal, contratar e demitir pessoas ocasiona despesas para a empresa, assim como, perda de tempo no processo.

Vale ressaltar que, esse fluxo de desligamentos ocorre de modo gradativo e é possível que a unidade busque melhorar a gestão para diminuir essas taxas. Para tal, é vital entender quais fatores podem causar o aumento desses índices.

Há mais de um tipo de turnover?

Pode-se afirmar que, as pessoas se desligam das empresas por várias razões, por esse motivo, há pelo menos 4 tipos de turnover. Em vista disso, é muito importante conhecer quais são eles e como estes impactam o seu negócio.

Ao ter isso em mente, veja a seguir os principais tipos de desligamento em empresas e como eles ocorrem na prática.

Desligamento voluntário

Para começar, o primeiro tipo é o turnover voluntário, onde o próprio indivíduo solicita sair da empresa, esse modelo ocorre com mais frequência entre profissionais com um grau maior de estudo.

Entre os pontos que o estimulam, estão as chances de trabalho que oferecem mais vantagens e podem se associar aos poucos benefícios da empresa atual. Então, busque saber como aumentar o engajamento dos funcionários e saber os fatores que os motivam.

Turnover involuntário

De modo inverso ao voluntário, desligar o funcionário é uma decisão da própria empresa que, por vezes, é dada pelo baixo desempenho do mesmo. Bem como, por crise nas finanças, quebra de contrato e problemas com outras pessoas da companhia.

O processo involuntário é em sua maior parte, um reflexo de falhas no sistema de gestão, em outras palavras, indica que há problemas na companhia. Em resumo, é comum que nesses casos a empresa não tenha outra escolha a não ser afastar o empregado.

Tipo funcional

De antemão, o turnover de natureza funcional pode ser tido como uma extensão da demissão voluntário, dado que, ocorre quando um funcionário de pouco resultado decide por conta própria sair da empresa.

Em razão disso, o processo é considerado funcional porque um indivíduo que pouco agrega decide sair e isenta a empresa dos custos referente à demissão.

Modelo disfuncional

Ao contrário do que ocorre no funcional, o desligamento disfuncional acontece quando um funcionário exemplar e de bons resultados decide se desligar do seu negócio. A partir disso, a mesma começa a ter problemas até conseguir preencher o lugar de forma assertiva.

Quando há o turnover disfuncional evidencia-se que a empresa teve dificuldades em manter os seus talentos, ou seja, não ofereceu as condições básicas ao mesmo.

Porque o turnover impacta nas finanças da empresa?

Sobretudo, o turnover impacta as finanças de uma empresa, por conta de, quanto maior suas taxas maior serão as despesas. Devido a isso, o gestor deve acima de qualquer coisa,se preocupar em manter o número de desligamentos baixos.

Os motivos que atingem o financeiro de modo negativo são muitos e variam para cada unidade, no entanto, são exemplos desses, tais quais:

  • tempo e dinheiro gasto de modo não efetivo com processos de seleção;
  • perda de investimento financeiro para treinar e qualificar o indivíduo para o cargo;
  • taxas pagas para contratar e desligar funcionários.

Outro ponto, são os gastos indiretos que podem ocorrer com a perda de um profissional muito qualificado como por exemplo, um profissional de vendarketing. Aliás, com altas taxas de turnover a produtividade cai e com isso o financeiro também é impactado.

De maneira geral, a empresa diminui o seu rendimento e resultados, uma vez que, é preciso remanejar indivíduos para cobrir outras funções e quando a atividade é prejudicada pela falta de um funcionário.

Homem em escritório sentado diante de mesa redonda branca diante de, aparentemente, duas pessoas, com notebook e agendas diante destas, como se participasse de entrevista
Um dos impactos negativos do turnover são os gastos para substituição de funcionários. Imagem de The Jopwell Collection no Unsplash.

Há dicas para diminuir as taxas de turnover?

Ao considerar o impacto que o processo de turnover tem para as empresas é importante saber que há algumas dicas para reduzi-lo. Nesse sentido, confira a seguir algumas ações para ajudar a reduzir essas taxas de retirada:

  • refinar o processo de seleção;
  • conservar uma política de benefícios acima da concorrência;
  • manter uma rotina de trabalho justa;
  • certificar que a equipe está motivada.

Lembrar de reconhecer os seus funcionários é essencial para engajar os mesmos, valorizar o seu trabalho e garantir um menor índice de turnover na empresa. Inclusive, é essencial uma boa gestão de pessoas para assegurar a melhor conduta de atividades.

Conforme isso, uma boa saída é criar um plano de carreira para mostrar que o indivíduo tem chances de crescer na empresa. Assim, você evitar frustrar o profissional com baixas perspectivas de melhoria e, por consequência, consegue motivá-lo a dar o seu melhor.

Quais motivos levam ao turnover?

Antes de mais nada, são muitos fatores e a associação destes que levam a empresa a passar pelo turnover. Portanto, quando as taxas de rotatividade estão altas dentro de uma unidade, é provável que estas sejam consequência da união de dois ou mais fatores.

É válido informar que a taxa de desligamento de funcionários deve estar abaixo do valor de 5% para considerar que a empresa encontra-se bem estável. Para calcular esse valor é bem simples, basta aplicar a fórmula abaixo:

Turnover = { [ (funcionários contratados + funcionários demitidos) / 2] / total de funcionários} x 100.

Após aplicar a fórmula e encontrar um valor acima de 5% é a hora de reavaliar alguns pontos que podem ser os responsáveis por essa taxa elevada, veja a seguir quais são os possíveis motivos de turnover.

Conduta organizacional nociva

Em primeiro lugar, uma das razões que mais favorecem a saída de um indivíduo da empresa é um ambiente de trabalho muito opressor. Dessa forma, os mesmos estão sempre desmotivados, não buscam dar o seu melhor e procuram por outras ofertas.

Bem em torno disso, para evitar disseminar essa conduta tóxica, é possível investir em endomarketing na cultura organizacional para motivar o time e obter bons resultados.

Estresse físico e mental

Um colaborador produtivo é vital para que qualquer empresa obtenha bons resultados, contudo, a sobrecarga e jornadas de trabalho extensas causam muito desgaste aos mesmos. Por sua vez, estes preferem pedir demissão à adoecer no ambiente de trabalho.

Com objetivo de resolver esse impasse, o gestor pode trabalhar a comunicação assertiva e dar voz para que o seu funcionário expresse o que sente.

Falta de oportunidades

É possível afirmar que, todos gostam de ter o seu trabalho reconhecido e é exatamente por essa falta de valorização que ocorre turnover nas empresas. As unidades que não investem em planos de carreiras, gratificações, entre outros, sofrem muito mais com esse processo.

Enfim, valorizar e reconhecer o trabalho do indivíduo está entre as melhores maneiras de reduzir as taxas de desligamento recorrentes.

Homem de costas trabalhando diante de computador com fundo da foto mostrando um bonito por do sol que ele vê através de uma janela de vidro do edifício onde está
Jornadas extensas e exaustivas são uma das causas de turnover nas empresas. Imagem de Simon Abrams no Unsplash.

Salário baixo 

Outro ponto muito relevante é o fator salário, que é um dos motivos que levam o funcionário a pedir demissão e procurar por algo melhor. Todavia, é certo que as pessoas, em geral, desejam melhor qualidade de vida e isso é em maior parte resultado de bons salários.

Sem dúvidas, muitas empresas perdem grandes talentos por não pagar a remuneração adequada a função do mesmo, valor abaixo da média do mercado, entre outros. Desse modo, um bom salário é um meio de valorizar o indivíduo e também mantê-lo motivado.

Diferença no tratamento de funcionários

Apesar de a gestão democrática parecer algo óbvio, muitos gestores ainda pecam em fazer distinção de pessoas dentro do ambiente de trabalho. Tal ato, gera discórdia e muita insatisfação entre a equipe e na maioria das vezes resulta em pedidos de demissão.

Para motivar o seu time, o ideal é que cada indivíduo que o integra sinta que faz parte de um todo e que todos são iguais perante o seu líder. Isto é, nada de privilégios e vantagens que só beneficiam a uma pessoa em questão.

Desavenças com a gestão

Embora o gestor deva ser o exemplo do time e precise ter uma boa postura, é comum que este demonstre ter antipatia por algum funcionário. O problema é quando isso reflete em suas atitudes por meio de perseguição, punições e terminam a desmotivar o colaborador.

Outros fatores

Os motivos que causam turnover nas empresas são muitos e além dos já citados acima, também há os fatores externos que forçam o indivíduo a se afastar da firma. Por exemplo: mudança, locomoção, distância e inúmeras outras razões.

Por fim, as contratações equivocadas acontecem quando há falhas no processo seletivo e é feita a efetivação de uma pessoa incompatível com a função.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes