Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Capital humano: saiba o que significa esse conceito e dicas para aplicar na sua empresa

O capital humano é um conceito de extrema importância para uma empresa, pois ela ajuda na valorização do funcionário e o crescimento do negócio a partir disso.

Investir em capital humano é tão importante quanto na parte financeira, no entanto, muitas empresas ainda não entendem o valor disso. Por esse motivo, este artigo mostrará os pontos vitais que você precisa saber para tomar a decisão de adotar o conceito.

O que é o capital humano?

Capital humano é o conjunto de qualidades, competências, habilidades e outros atributos que um profissional pode ter à disposição da empresa.

Esses recursos são vitais para qualquer negócio, uma vez que, como eles, qualquer setor comercial pode impulsionar as vendas, atrair clientes e muitas outras vantagens. O termo faz referência ao que os colaboradores oferecem ao fazer suas atividades, como:

  • competência pessoal;
  • experiências;
  • conhecimento técnico;
  • habilidades;
  • comportamento.

Isso representa todos os recursos que uma profissional possui para realizar o seu trabalho da melhor forma possível para a empresa. Ou seja, é um dos pilares que sustentam qualquer instituição pelo valor que dão e a importância da realização de suas tarefas.

Medir a eficácia da gestão de capital humano

Fazer a medição do capital humano e sua eficácia é bem simples, pois você pode pegar o valor e quantidade dos projetos. Ao passo que você irá analisar o retorno que cada um deles oferece.

Outra forma de fazer isso é verificar o número de colaboradores com muito potencial na empresa, bem como suas habilidades. A ideia é ter uma gestão de pessoas eficientes que estejam à frente dos melhores cargos e liderar equipes com mais qualidade.

Como começar a implementar a gestão de capital humano?

Para implantar o capital humano, a empresa deve ajudar o profissional na evolução de suas habilidades e comportamentos, sem olhar para o cargo que ocupam. Visto que, qualificar as pessoas que atuam em uma organização é de suma importância.

Isso irá contribuir não só para que os colaboradores tenham um upgrade nas suas competências como o negócio terá profissionais de qualidade. Todavia, essa é apenas uma de várias etapas para ter uma boa gestão de pessoas, há muitos pontos a destacar, como:

  • criar um plano de carreira;
  • autonomia de equipe;
  • dar bonificações.

Colocar esses aspectos em prática não é algo simples, tampouco fácil, porém, é algo vital para que uma empresa cresça. Afinal, investir nos profissionais é tão importante quanto nas finanças, pois vai evitar turnover e vai elevar o patamar da organização ao mais alto nível.

Veja nos tópicos a seguir os detalhes sobre como implantar essas questões no sistema organizacional do seu negócio e ajudar seus colaboradores.

capital humano
No capital humano, a empresa deve ajudar no crescimento profissional do colaborador. Imagem de fauxels no Pexels.

Um plano de carreira

Quando um profissional trabalha em uma empresa que tenha um bom plano de carreira, ele faz tudo com eficiência e dá o melhor de si. O porquê disso é o foco que o colaborador adquire e mira na sua meta.

Adote um sistema de gestão

Um sistema de gestão irá ajudar a sua empresa a detectar o funcionário que tem habilidades e os recursos ideais para assumir grandes cargos. Ao passo que, isso passa direto pelo treinamento e capacitação que a empresa dá a eles para que alcance o sucesso.

Autonomia de equipe

Dar mais autonomia aos membros de uma equipe a fim de que eles tomem suas decisões por conta própria é vital para gerar confiança. Afinal, quando uma pessoa não tem segurança sobre o que ela deve fazer na empresa, afeta todo o seu desempenho.

Cada setor precisa de profissionais que sejam capazes de executar uma tarefa em situações que exigem muito de seu ímpeto. Não importa qual seja a área de atuação, um time de marketing ou setor de vendas, todos precisam ter autonomia para tomar decisões.

Dar bonificações

As bonificações também ajudam a engajar os funcionários, pois ajuda a incentivá-los para que façam suas tarefas da melhor forma. Em síntese, essa estratégia contribui muito para empresas que querem atingir suas metas.

Reconhecimento da empresa

Isso também mostra ao colaborador que a firma confia no seu potencial, uma vez que dará um bônus a ele pelo seu desempenho. Afinal, não custa nada oferecer boas recompensas a quem tanto contribui para o sucesso de um negócio, seja líder de setor, gestor ou auxiliar.

Quais benefícios uma gestão de capital humano traz à empresa?

A gestão de capital humano na empresa contribui para engajar e incentivar os funcionários. Ou seja, dá mais motivação para que eles façam suas tarefas com maior eficiência e entusiasmo, pois há incentivo da liderança.

É importante citar que esse conceito vai muito além disso, pois ao implantar na empresa, traz uma série de outras vantagens para o negócio, como:

  • ajuda os colaboradores a desenvolver suas habilidades;
  • melhora a produtividade;
  • contribui na retenção de talentos.

São muitos os benefícios que a organização terá, o que tem influência direta também no clima organizacional, que permite um melhor desempenho de todos. Por isso, investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas na empresa é vital.

Confira nos destaques a seguir, um pouco mais sobre essas vantagens, pois elas irão ajudar você a entender a importância deste conceito. Então, tenha atenção na leitura, busque compreender e analisar cada ponto deste modelo de capital.

Desenvolver habilidades e técnicas de liderança

Um bom líder deve ter uma boa comunicação com os membros de sua equipe. Dessa forma, ele fará com que todos entendam, de uma forma simples e clara, o que deseja e os funcionários irão executar. 

Nem de fala se faz um bom gestor, ao passo que, saber ouvir é outro recurso que o cargo exige, aí entra o feedback. Ou seja, o que os colaboradores têm a dizer sobre um problema ou ideia, essas, entre outras, são habilidades de uma boa liderança.

capital humano
No capital humano, a empresa deve ajudar o funcionário a desenvolver liderança. imagem de Yan Krukau no Pexels.

Melhoria da produtividade na empresa

O ganho de produtividade é uma dos melhores resultados da aplicação do capital de pessoas. Ao passo que, quando a empresa investe neste conceito, o profissional sente que tem mais chances de crescer, pois irá aprimorar suas habilidades para isso.

Também terão um nível maior de conhecimento na área em que atuam, o que permite que suas tarefas sejam bem feitas. Além disso, tão importante quanto a qualidade são os prazos de entrega, pois o colaborador saberá executar suas ações de forma mais rápida.

Identificar e reter talentos

Com uma boa gestão de desempenho e pessoas, a empresa consegue atrair mais candidatos, o que dá a ela o poder de contratar os melhores.

Isso vai ajudar na retenção de talentos, bem como evitar o turnover, que traz prejuízos. Também irá contribuir para que haja uma menor rotação dos funcionários, visto que isso vai permitir que eles tenham um melhor desempenho.

Outro destaque que vale a menção é que uma equipe que trabalha por mais tempo junta, será bem mais ágil e produtiva. Além disso, permite que cada membro da equipe otimize suas técnicas e habilidades.

Um bom clima organizacional

A gestão do capital de pessoas tem impacto direto no clima organizacional da empresa. Uma vez que, quando os colaboradores percebem a intenção dos líderes e gestores com as práticas internas, o ambiente tende a melhorar.

É importante frisar que a política da firma deve ser clara e objetiva para reforçar a ideia, manter a ordem e o respeito entre todos. Além disso, elas precisam demonstrar ações que visam o bem-estar e oportunidades para o crescimento para os funcionários, entre outros.

Como promover a diversidade e a inclusão na gestão do capital humano?

No capital humano, criar políticas de acolhimento e valorização são cruciais para que a diversidade e inclusão sejam integradas nas empresas. Todavia, é preciso que haja uma ação dos líderes para fazer a mudança com:

  • treinamentos sobre o assunto para todos;
  • integração nas equipes com troca de experiência;
  • ter um setor que lide com essas ações específicas.

Isso irá contribuir para a redução no preconceito a pessoas com deficiência, além de educar as pessoas que não entendem do tema. Por isso, gerir pessoas, sem olhar para as suas limitações, é de extrema importância.

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de capital humano?

Na gestão de capital humano, a tecnologia pode ser um grande aliado, como o uso de apps de ponto digital. A ideia é fazer com que os colaboradores não percam os horários de entrada, intervalo e saída por estar ausente da empresa ao:

  • fazer algum serviço externo;
  • estar no trabalho em home office.

Muitos desses softwares dispõe de recursos que permitem fazer uma localização em tempo real dos colaboradores para assegurar que eles cumpram suas funções. Dessa forma, irá evitar que eles possam desviar o foco, bem como fazer suas tarefas.

Os dados de toda a jornada de trabalho ficam em nuvens, no qual tanto a empresa quanto o funcionário podem acessar de onde estiver. Assim, tudo fica mais transparente e não dá margem para nenhum tipo de conflito.

capital humano
No capital humano, a tecnologia é uma forte aliada, pois ajuda a trabalhar em home office.Imagem de Christina Morillo no Pexels.

Por que implantar a gestão de capital humano na empresa?

Implantar o capital humano na empresa irá permitir que ela cresça ainda mais, pois dará valor aos responsáveis por isso, os seus funcionários. 

O avanço da tecnologia trouxe fluidez para processos e muitas áreas de um negócio, mas as pessoas permanecem como o centro do trabalho. Por isso, é vital que toda organização dê valor aos seus colaboradores ao oferecer:

  • um bom plano de carreira;
  • qualificação para que possam melhorar;
  • valorização.

Tudo isso é vital para gerar no funcionário, o sentimento de que ele faz parte da empresa e que é importante. Por fim, vale lembrar que o conceito deve começar de cima, pelo gestor e líder, assim, eles serão exemplo para os demais.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes