Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

SEO e Web Design: confira os detalhes do que essa combinação é capaz de realizar

O SEO e Web Design são dois recursos que ao atuar em conjunto, podem fazer um site ter uma visual mais atrativo e que seja rastreável para os mecanismos de busca

Com o SEO e Web Design em conjunto, um site recebe uma otimização que trará bons frutos à ele, como ranqueamento e retenção de usuários. Mas, é possível usar os dois recursos de forma ainda mais inteligente, leia este artigo e veja o que eles podem fazer.

Por que usar o SEO e Web Design?

O SEO e Web Design torna a estrutura de um site bem mais atraente ao usuário e bem mais propícia à indexação na SERP. Esses dois fatores podem andar de mãos dadas e fazer uma página ser encontrada de forma mais fácil e gerar uma taxa maior de tráfego.

Oferecer uma boa experiência para quem acessa o seu site é vital, mas de nada adianta se as pessoas não o encontrá-lo. Por isso, usar tanto o SEO quanto o Web design para montar a estrutura de um site é essencial, pois também irá mostrar:

  • erros de design que podem afetar o site nos buscadores;
  • o quão importante é manter uma página bonita e atrativa.

Não tem muito segredo, o caminho para tornar o seu espaço na internet simples, atrativo e funcional é associar esses dois fatores. Então, leia este artigo para entender como eles funcionam e o que você deve fazer para o seu site ser notado pelo algoritmo do Google.

Quais as vantagens de associar SEO e Web Design?

Usar o SEO e Web Design é a combinação perfeita para deixar um site apresentável e atrativo para os buscadores. Visto que, embora alinhar esses dois fatores seja uma tarefa que requer muitos desafios, é algo que trará uma série de benefícios, como:

  • deixar o site com uma navegação mais simples, fácil e intuitiva;
  • a página fica mais apta a ser bem ranqueada pelos mecanismos de pesquisas;
  • terá visuais mais bonitos e atrativos para os usuários.

É disso que um site precisa para ter sucesso na internet, seja qual for o seu propósito, como blogs ou e-commerce. No caso das lojas online, pode ajudar a impulsionar as vendas e gerar leads, pois evita que os usuários tenham problemas ao fechar a compra.

Os tópicos a seguir estão cheios de detalhes sobre o quão importante é essa associação. Então, leia e entenda como funciona a ideia de usar Web Design e SEO juntos. Além disso, são motivos que mostram como manter os dois em harmonia é essencial.

mulher trabalhando no pc
O SEO e Web Design deixa um site mais apresentável e atrativo para os buscadores. Imagem de Kaboompics.com no Pexels.

O tráfego e buscas orgânicas

A maioria das pessoas que visitam um site são de forma orgânica, por mais que as estratégias pagas funcionem, as naturais são mais efetivas. Isso é claro, ao visar os resultados a longo prazo, é aí que o SEO writing se torna uma peça importante.

A aparência importa muito

Um site deve ter foco em muitos aspectos da sua imagem, como as cores, fonte das palavras, layout, fotos e outros elementos visuais. Em síntese, ao deixar claro o descuido, a página dá a impressão de que não há preocupação com a experiência dos usuários.

O resultado disso é a perda de tráfego e também de posição nas SERPs. Então, busque investir na qualidade do site, elabore um bom design que possa transmitir o valor que a sua empresa deseja para os clientes.

Design ruim repelo os usuários

Invista em um design de qualidade para o seu site, visto que ele influencia no reconhecimento de marca e também na reputação da empresa. Afinal, uma página ruim pode fazer o usuário sair dela de forma imediata.

Essa atenção não é somente para aqueles que não investem, mas também a quem exagera ao inserir vários elementos no site. Além de deixá-lo mais lento, vai atrapalhar a navegação das pessoas, o que não é bom, pois também vai causar uma má experiência.

As diferentes tecnologias nos buscadores

Tecnologias como o Flash não ajudam a ranquear um site, pois os bots não o rastreiam, o que não é bom para a página. Em síntese, o ideal é evitar qualquer elemento que foque apenas na parte de design, elas podem prejudicar o ranqueamento.

SEO e Web Design na construção do site

Usar o SEO e Web Design juntos na criação do site é o ideal. Muitos desenvolvedores fazem isso de forma isolada, por isso o ranqueamento às vezes não sai como o esperado e prejudica a página.

O resultado de optar por essa forma de construção vai trazer uma série de alterações que virão mais na frente. Ao passo que, você pode evitá-las ao adotar tanto o SEO quanto o Web design desde o início da criação do site.

Quais os princípios vitais para o SEO e Web Design?

Na combinação SEO e Web Design, um dos fundamentos essenciais é a estrutura do site e sua navegação para dar uma boa experiência ao usuário. Logo, para tornar isso algo possível o ideal é optar por uma organização simples e que seja fácil de entender, então:

  • evite criar menus com muitos elementos ou mirabolantes;
  • organize os conteúdos pela classe que eles correspondem;
  • produtos na divisão a qual pertence com categorias e também subcategorias.

É importante você ter em mente que quanto o básico é essencial, todavia, caso tenha dificuldades para montar uma estrutura, use a arquitetura da informação.

O conceito vai lhe ajudar a elaborar um site que prenda a atenção do usuário. Ao passo que, evitar que ele fique distraído é o foco principal ao deixar claro o contexto das suas páginas e a importância delas.

pessoa usando laptop
O SEO e Web Design tem como um dos seus fundamentos a estrutura e navegação do site. Imagem de cottombro studio no Pexels.

Disposição do conteúdo

A disposição de conteúdo é um dos maiores fatores de rankeamento que os bots do Google analisam para dar uma posição ao seu site. Por isso, invista em um conteúdo que tenha qualidade e seja relevante para o usuário.

O objetivo maior é manter cada visitante da sua página com foco no conteúdo, pois só assim eles irão ficar mais tempo nela. Então, busque sempre ajudar o leitor da melhor forma, seja para encontrar algo que ele procura ou tirar as dúvidas deles sobre algo.

Um site responsivo

Ter um site responsivo também é um dos grandes princípios do design e SEO. Uma vez que uma página que tem a capacidade de se adaptar a da tela do qual o usuário usa, permite que navegue melhor.

Pelo fato do celular e tablets serem um dos maiores responsáveis pelo acesso a internet, essa compatibilidade já é considerada um fator de ranqueamento.

Não deixe que o seu site fique sem um bom aspecto responsivo, faça a otimização para dar aos usuários uma ótima navegação. Seja ao usar um computador ou qualquer outro dispositivo móvel com acesso à internet.

Usar imagens

As imagens são um dos aspectos que mais tem influência na conexão das pessoas que visitam um site com a marca. Por isso, o uso delas é vital para a sua estratégia de reter os visitantes na página e fechar uma venda.

Coloque a descrição que descreve bem a imagem, pois os mecanismos de buscas irão analisar para saber o conteúdo das imagens e ranquear o site.

Quais os erros comuns entre SEO e Web Design?

No SEO e Web Design, esquecer de compactar as imagens é um dos grandes erros. Ao passo que, caso elas estejam com qualidade muito alta, pode afetar a velocidade de carregamento do site e fará o usuário sair dele.

Sem contar que a rapidez é um dos fatores de rankeamento do Google. Por isso, é crucial ter atenção no tamanho das imagens que irá subir na página. Além disso, há muitos outros erros que você deve evitar comentar, por exemplo:

  • ter um conteúdo bem ruim;
  • chamas em excesso de Javascript;
  • fazer a maior parte do site em Flash;
  • ignorar os usuários que usam dispositivos móveis;
  • colocar muitos textos nas imagens;
  • elaborar menus com muito enfeite;
  • não testar e mensurar os resultados.

Todos esses fatores podem prejudicar muito o seu site e dar uma má experiência de navegação para as pessoas que o visitam. Então, fique atento a esses aspectos e busque prevenir que eles ocorram, contudo, busque mais detalhes para ficar bem informado.

Quais as ferramentas ajudam a alinhar SEO e Web Design?

No SEO e Web Design, há diversas ferramentas que irão ajudar a otimizar seu site, este artigo traz alguns deles para você usar, por exemplo:

  • Screaming Frog;
  • PageSpeed Insights;
  • Mobile-Friendly Test;

Com o auxílio delas, fazer o trabalho de aperfeiçoamento de um site será uma tarefa mais fácil e simples, pois são opções bem completas. Busque conhecer melhor cada uma dessas ferramentas de SEO e Design para web e veja qual é a ideal para o seu projeto.

mulher em frente ao pc trabalhando
Em SEO e Web Design há diversas ferramentas para você otimizar seu site. Imagem de Startup Stock Photos no Pexels.

Qual a importância do SEO e Web Design?

Usar o SEO e Web Design em conjunto é vital para deixar um site com um bom visual e atrativo aos buscadores. Isso porque os dois elementos por si só tem como objetivo fazer uma página ser simples, fácil de mexer e ter boa organização, pois trará:

  • navegação de qualidade para os usuários;
  • ótima indexação nos mecanismos de buscas;
  • aumento no tempo de retenção de pessoas no site;
  • melhor entendimento sobre os erros de design.

Todas essas vantagens são frutos dessa combinação, visto que elas são cruciais para qualquer site na internet, seja juntas ou separadas. Por isso, ter uma equipe de marketing que domine tanto o Web Design quanto o SEO terá em mãos um poderoso ativo digital.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes