Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Web design: entenda o que é e descubra a importância para o seu negócio digital

Investir no web design é cada vez mais necessário para conseguir se destacar no meio digital, e para isso, é crucial entender o que é este e porque é tão importante.

O web design é uma área do design como foco nos meios digitais e que está presente em todas as páginas da internet que você acessa. Então, se você tem uma empresa e deseja melhorar sua atuação online é vital que conheça o que é e por que investir nesse setor. 

O que é um web design? 

O web design se refere ao setor do design que trabalha a mensagem visual das páginas da internet. Logo, o trabalho deste vai muito além da parte estética e trabalha em função de deixar os domínios mais funcionais. 

Conforme isso, o design web é capaz de trazer vários benefícios para a empresa que aposta nessa área, dentre esses, é possível citar os seguintes: 

  • alinhar o objetivo da marca com todos os elementos criados;
  • proporcionar uma boa comunicação com o público-alvo;
  • gerar a melhor experiência ao usuário do site. 

Nos dias atuais, esse tipo de trabalho não se resume apenas aos sites da empresa e abrange outros projetos como portfólio online e lojas virtuais. Bem como blogs, sites para prestar serviços de diferentes áreas e também de restaurantes.

Em suma, os indivíduos decidem procurar um web designer por muitos motivos, e o principal deles, é o desejo de ter um domínio na web que atenda todos os requisitos funcionais e que, se destaque frente aos demais.    

Notebook cinza sobre mesa retangular de madeira clara, com smartphone diante do mesmo, além de mouse branco, agenda e caneta, bem como caneca estreita e preta de café, aparentemente espresso e revista à direita com dicas de Web design, enquanto tela do aparelho exibe arte feita por profissional com foto de sofá laranja, nome Product e escritos em desfoco, logo ilegíveis abaixo do tema
O web design é essencial para o sucesso dos projetos digitais. Imagem de Igor Miske no Unsplash.

Quais as atribuições de um profissional de web design?

Desde já, é importante saber que o profissional web designer é o indivíduo que trabalha com web design. Assim, ele atua para melhorar a imagem e funcionalidade de páginas da internet, portanto, é vital que este possua atributos como: 

  • saber aplicar elementos gráfico;
  • ser capaz de identificar o momento de atualizar o site;
  • conseguir usar as linguagens específicas do setor.

Sobretudo, o ideal é que o técnico de web design busque sempre estudar sobre o público e a marca, e também que saiba codificar sistemas. Outro ponto crucial é que, tenha uma boa base sobre usabilidade e assuntos referentes a velocidade e carregamento de uma página. 

Em outras palavras, o web designer deve trabalhar todos os elementos de um domínio na web para promover uma boa taxa de conversão. Enfim, precisa dispor o site de acordo com os desejos e anseios dos clientes que o visitam, para conseguir reter e converter.

Quais os elementos visuais de um web design?

Um web design conta com vários tipos de elementos visuais que são importantes para causar uma boa impressão ao usuário. Estes, formam a estética geral do seu domínio na web e, por vezes, têm maior impacto do que a capacidade funcional do mesmo.

Todos os detalhes visuais de uma página importam e têm efeito sob a impressão do usuário em relação a mesma, então é vital fazer boas escolhas. Desse modo, confira a seguir algumas dicas sobre elementos visuais que irão ajudar a converter visitantes.

Rodapé do site

Antes de mais nada, o rodapé é uma porção de texto que fica no final da página de um site e pode contar informações diversas. Assim, esta é a última informação vista por aqueles que visitam o seu domínio na web e pode ser usado para dados importantes e repetidos.

O rodapé pode ser usado com objetivo de passar mais confiança para o site, visto que, nele é possível colocar os dados da sua empresa. Inclusive, é viável incluir rotas, abas para cadastro, links para redes sociais, contato, e outros dados como preferir.

Conjunto de cores

É possível afirmar que a cor é um elemento visual de muita relevância, uma prova disso é o impacto que a psicologia das cores tem na tomada de decisão de um indivíduo. Dessa forma, com uma aplicação estratégica, é capaz de fortalecer a marca.

Ao criar um web design as cores precisam estar em harmonia entre si e com a proposta da marca e demais elementos do conjunto. O mais correto a fazer é definir uma cor primária para ficar em evidência, uma secundária e uma terciária, e trabalhar em cima destas.

Imagens e animação

Certamente você já ouviu falar que uma imagem fala mais que mil palavras, o que é uma grande verdade, afinal, ela sozinha consegue passar uma mensagem completa. Por esse motivo, pode e deve ser usada para fortalecer a ideia principal do texto da página.

Pode-se usar diferentes formatos de imagem para adequar o design da melhor forma e obter resultados incríveis no que se refere a elementos visuais. As gravuras servem para divulgar trabalhos, mostrar qualidade, sugerir serviços e dentre diversas outras opções.

Outros elementos essenciais do design na web

Quando o assunto são os designs para página da web há outros elementos que são indispensáveis para garantir a qualidade e conseguir atingir a conversão. Entre esses, cita-se a responsividade, escaneabilidade textual, tipografia e a velocidade para carregar.

Web design: por que investir?

Acima de tudo, vale a pena investir em web design porque este colabora para o sucesso de uma empresa ou projeto. Nessa perspectiva é essencial investir em profissionais capazes de fazer boas escolhas para criar uma página de valor e destaque.

De maneira resumida, investir nesse setor significa ter retorno real do valor aplicado, onde, tal qual pode ser percebido por meio dos resultados e melhores conversões.

Apostar no mesmo é sinônimo de sucesso, uma vez que, toda e qualquer campanha de marketing em meio digital precisa ter todas as suas ações bem alinhadas com a identidade visual da marca, com o produto e experiência do usuário.

Profissional durante processo de criação de arte tipo Web design, usando programas em laptop conectado à monitor grande à sua esquerda e ao fundo, tudo sobre mesa de madeira, enquanto o indivíduo usa fone de ouvido com fio na cor vermelha
Investir no web design significa obter benefícios reais com o meio digital. Imagem de Campaign Creators no Unsplash.

Melhor imagem do site

Para começar, o primeiro benefício desse tipo de design é a primeira impressão do usuário em relação ao site da empresa. Ou seja, com uma página bem estruturada e com os elementos visuais adequados, você conseguirá causar uma boa imagem para o mesmo.

Aumento do marketing

Outra vantagem é o aumento do marketing de recomendação, que se dá quando o visitante gosta tanto da experiência que teve e recomenda sua página para outras pessoas. Por isso é tão importante garantir que esse tenha bons relatos para falar sobre o seu domínio.

Eleva a receita e proporciona vantagem competitiva

A partir do momento que se tem um site com boa estrutura visual, de conteúdo e de funções, você consegue prender a atenção do usuário e melhorar sua vantagem competitiva.

Por consequência disso, as pessoas passam mais tempo dentro do seu domínio, o que impacta em maior conversão.

SEO de qualidade

De antemão, vale ressaltar que o SEO busca otimizar de forma orgânica um site entre os mecanismos de busca. Portanto, o certo é que todos os designers tenham conhecimento sobre, para aplicar nos projetos de empresas que são voltados para o meio digital.

Simplifica o acesso a empresa

Hoje em dia, o acesso à tecnologia está cada vez mais fácil, o que favorece um acesso mais simples às empresas que estão no meio digital. E, o site é um ótimo modo de colocar a sua marca à vista de um número muito maior de pessoas.

Com uma página planejada de modo tático e com os elementos de design certos, a aproximação fica ainda mais acessível e o usuário consegue identificar sem complicação tudo que sua empresa tem a oferecer.

O que diferencia o web design do design gráfico?

Por fim, é válido ressaltar que o web designer e o profissional de design gráfico possuem a mesma área de atuação, contudo, com funções diferentes.

Diferente do web design que atua apenas em páginas online com a meta de gerar conversão, o design gráfico abrange diversos meios de produção, como logomarcas, propagandas, panfletos, branding de marcas, entre outros.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes