Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Citation flow e trust flow: duas métricas imprescindíveis para a sua estratégia de SEO

Citation flow e trust flow são dois indicadores que precisam de equilíbrio para que um site receba uma boa avaliação de ranqueamento e fique bem posicionado no Google.

Citation flow e trust flow são dois indicadores essenciais para o ranqueamento de um site. Todavia, é preciso saber muito mais sobre eles para entender a sua importância, então, continue a leitura neste artigo para conferir todos os detalhes a respeito dessas métricas.

O que é citation flow e trust flow?

Citation flow e trust flow são duas métricas secundárias de SEO que, antes de tudo, têm influência sobre o ranqueamento de uma página na SERP

image 243
O citation flow e trust flow analisam os algoritmos do Google para as estratégias de SEO. Imagem de Firmbee.com no Pexels.

O Google as avalia bem, o que torna ainda mais importante fazer uma análise com mais rigor de seus fluxos. Afinal, diversas variáveis podem afetar a posição do site nos buscadores, por exemplo:

  • erros de HTML;
  • links que estão quebrados;
  • a responsividade;
  • o carregamento do site.

Entre muitos outros, como até mesmo as palavras-chave, nos quais é preciso usar na medida certa, sem excesso ou a falta delas. O que mostra a rigidez para posicionar bem o site na página de pesquisa. 

O controle sobre eles

Ter o controle dos indicadores é vital para que você possa garantir um bom RankPage e ter uma melhor posição no Google de forma orgânica. Por isso, todo profissional que busca otimizar seu site para mecanismos de pesquisa com o SEO deve conhecer essas métricas.

Quando há o cálculo sobre sua média do trust e citation flow, surge um indicador. Com ele é possível fazer uma avaliação mais precisa e ampla sobre um site, contudo, o seu nome é trust ratio.

Por que entender sobre elas?

Entender mais a respeito dos indicadores é crucial para criar conteúdo que esteja conforme as normas para não sofrer penalizações do Google. Além de dar uma visão maior sobre a importância delas, a sua média é um modo de acompanhar de maneira mais eficiente.

Com qual propósito surgiram o citation flow e trust flow?

O citation flow e trust flow surgiram para trazer uma análise mais profunda sobre o Google, seu algoritmo e como eles avaliam uma página. A empresa que patenteou as métricas é a Majestic, que atua no ramo de SEO há muito tempo e ajudou a:

  • dar transparência aos profissionais da área sobre as páginas;
  • entender os parâmetros que os robôs do Google usam para ranquear um site.

Isso foi revolucionário na época em que elas surgiram, no ano de 2012. Mas, não era surpresa, sendo que antes disso, a empresa já era referência e tinha a sua ferramenta, a Majestic SEO.

Majestic SEO

Essa é uma das melhores ferramentas para otimizar os sites na internet e as estratégias de marketing de conteúdo. Contudo, o seu foco é fazer uma análise profunda de backlinks, com detalhes nos resultados,

Por que citation flow e trust flow são importantes?

O citation flow e trust flow possuem um papel essencial no ranqueamento de sites. Afinal, está muito mais complexo fazer uma otimização que seja eficaz de colocar uma página entre os melhores resultados de pesquisa nas SERPs.

Isso tem um impacto maior para quem trabalha com SEO writing, visto que há diversos fatores que o Google e o seu algoritmo avaliam. O objetivo é buscar por sites que tenham uma relevância maior para quem faz uma busca dentro do mecanismo e mostrar a eles.

Saiba que é muito importante que você conheça os dois indicadores de forma separada para entender como funciona o cálculo da média, então, veja mais a seguir. 

image 242
O citation flow e trust flow são cruciais para o ranqueamento de sites. Imagem de cottombro studio no Pexels.

Citation flow

Apontar qual é o volume em que um link foi citado, este é o fluxo de citação (citation flow). Em outras palavras, a função dessa métrica é mostrar a frequência com a qual os mais diferentes sites fizeram uso dele.

Fazer o uso de backlinks é vital para a estratégia de SEO do domínio. Ao passo que o Google os valoriza muito, todavia, o fluxo de citação foca apenas na parte da popularidade e não na qualidade do link.

Isso significa, em síntese, que o buscador irá avaliá-los para saber a quantidade das citações que eles têm em outros portais. Assim, caso algum deles estejam em páginas com o citation flow bom, terá efeito positivo sobre ele, mesmo sem altos fluxos de menções.

O iminente impacto negativo

É vital lembrar o profissional de SEO que o citation flow sempre está sob a iminente ameaça de links em spam. Contudo, isso traz um impacto negativo para ele e afeta a sua popularidade, embora aumente o volume da métrica, mas será de forma vazia.

Trust flow

O trust flow tem um foco diferente do citation, ao passo que a métrica visa a credibilidade que o site possui. Em outras palavras, o nível de confiança do portal, pois mesmo que um determinado link tenha várias menções, não significa dizer que ele seja genuíno.

Há muitas páginas com uma alta taxa de compartilhamento a todo momento, mas a credibilidade delas é duvidosa, como é o caso dos conteúdos adultos. Portanto, a confiança do site não tem a ver só com citações e a popularidade.

O backlink também é outra maneira de analisar esse fator, de modo que, quando outra página cita a sua, potencializa o trust flow. Desse modo, o marketing de conteúdo é vital para a construção da autoridade de nicho.

Relação da proporção

O aumento no fluxo das citações não significa necessariamente que há efeito positivo de confiança. Afinal, são movimentos distintos, por outro lado, caso a taxa de confiança do site cresça, o de citation também fará o mesmo.

Tem uma razão para isso, pois quando o trust flow está alto, quer dizer que o conteúdo presente na página é de muita qualidade. Dessa forma, o usuário vai encontrar o que ele busca com as suas pesquisas.

Os parâmetros para o ranqueamento

Com o citation flow e trust flow, os profissionais que trabalham com SEO tem uma visão bem mais objetiva sobre os sites. Afinal, fica mais claro entender os parâmetros que ditam o ranqueamento, pois as duas métricas ajudam a compreender como o Google age.

Muitos fatores pesam na avaliação do site para poder posicioná-lo nas SERPs, mas há alguns que têm mais relevância do que outros. Por isso, o citation e o trust tem grande importância para o RankPage.

A qual indicador o citation flow e trust flow dão origem?

O citation flow e trust flow dão origem ao trust ratio, um indicador que faz a observação dos resultados em relação a esses dois indicadores. No entanto, é vital acompanhar de perto os de confiança e citação para que sempre fique em alta.

Aqui entra em vigor o conceito da média para saber a credibilidade geral do site, cujo cálculo é trust flow/citation flow = trust ratio. Todavia, é vital entender como funciona a proporção para verificar a avaliação do Google.

Para que o site esteja em uma boa posição, as duas métricas precisam estar em equilíbrio, mas é preciso sempre observá-las. Dessa forma, vai dar muito mais valor a um link diante das análises dos bots.

image 241
O citation flow e trust flow podem ser mensurados por ferramentas de SEO. Imagem de Oleksandr Pidvalnyi no Pexels.

Trust ratio bom

Ao analisar o trust ratio em uma ferramenta de SEO, você vai avaliar o nível. Caso ele seja superior a 1,0 é considerado de alta credibilidade.

Trust ratio baixo

Caso o trust ratio esteja abaixo de 1,0, a avaliação é que ele está baixo, mas não significa que é ruim. Todavia, é provável que as métricas não tiveram uma observação adequada e o site deixou de ter uma boa posição.

Como mensurar o citation flow e trust flow?

Os indicadores citation flow e trust flow podem ter sua mensuração por meio de ferramentas de SEO como Moz e Majestic SEO. Há muitas delas que você pode encontrar na internet, mas, duas boas dicas são:

  • Majestic SEO;
  • Moz.

Com elas, todos os profissionais que atuam na área, seja de maneira individual ou em agências, terão informações sobre as taxas das métricas. Assim, acompanhe elas de forma mais próxima, bem como a longo prazo, ao passo que irá ajudar em um bom RankPage.

Métrica de maior valor

Dentre as três métricas, a mais importante é a trust flow, isso porque, ela traz mais citation flow, porém, o contrário não é possível. O fluxo de citação alto será positivo a um link apenas no caso dos valores de confiança sejam quase iguais.

Os dois indicadores são bem específicos, por isso, recebem o nome de secundários, mas, eles são tão importantes quanto os primários. Afinal, a observação dessas métricas é vital para manter o nível de equilíbrio entre elas e colocar um site nas melhores posições.

Por que observar o citation flow e trust flow?

Observar o citation flow e trust flow é vital para balancear as duas métricas. Isso significa que o site terá uma boa posição quando os usuários fizerem uma busca no Google, pois deixa claro que a página tem:

  • relevância para quem fez a busca;
  • qualidade na produção de conteúdo;
  • não fere as normas de ranqueamento. 

É o que todo profissional de SEO busca como ideia de um trabalho bem feito, já que é uma tarefa que demanda muita atenção. Por fim, vale lembrar que acompanhar as métricas é crucial para manter elas em equilíbrio, afinal, isso vai permitir uma boa avaliação do Google.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes