Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O impacto do Machine Learning no SEO: como se preparar?

O impacto do machine learning no SEO é inegável, pois algoritmos cada vez mais avançados permitem aos mecanismos de busca oferecer resultados mais precisos e relevantes.

O impacto Machine Learning no Seo é uma das coisas que talvez você ainda não saiba. Porém, ele é um dos principais itens que você precisa aprender quando iniciar um negócio online. O SEO tem o ajuste para dar uma visibilidade qualificada nos resultados de busca.

O que é o RankBrain no impacto machine learning no seo?

O RankBrain no impacto machine learning é um sistema baseado na Inteligência Artificial. Também chamado apenas de Machine Learning, ou aprendizado de máquina. E tem o objetivo de tornar todas as buscas mais relevantes.

O RankBrain faz parte do resultado da busca e foi criado para ajudar o Google a aprender sobre o conteúdo das pesquisas através de palavras. Quer dizer, ele ajuda o Google a analisar os resultados de pesquisa e fornecer resultados de interesse para os usuários.

image 186

O impacto Machine Learning SEO tem grande poder no resultado de buscas. Imagem de Pixabay do site Pexels

Como funciona o RankBrain?

O RankBrain funciona com base em informações parecidas, ou seja, o Google realiza a pesquisa baseado em outras frases que são iguais e que já tenham sido buscadas. Desde o início, o RankBrain se tornou o terceiro fator de ranqueamento mais interessante.

Se surgir uma palavra ou frase que não é familiar, a máquina vai decifrar qual o sentido parecido e filtrar otermo. Isto é, fica mais eficaz e otimiza as consultas nunca antes vistas.

Qual é o impacto Machine Learning no SEO?

O impacto machine learning no SEO tem grande peso, pois, ele permite que as máquinas de pesquisas entendam o conteúdo e o intuito da pessoa. Isto quer dizer que, a melhoria do SEO leva em consideração as mudanças, assim como, a semântica e o conteúdo de valor.

Os algoritmos da máquina ajudam a encontrar e corrigir alguns problemas técnicos no site. Assim como, na rapidez do carregamento e a conexão dos dispositivos que são móveis com foco na experiência do usuário. Entender e aproveitar é útil para ter uma ótima eficiência.

O futuro do SEO com a inteligência artificial

A inteligência artificial é uma grande aliada para as estratégias de SEO nas empresas e agências. E ao longo do tempo surgiram algumas mudanças. Porém, quem se manter firme  e estiver disposto a aprender e abraçar essas mudanças vai sair na frente da maioria.

Os especialistas em SEO com a IA, vai ter resultados ainda mais exatos e facilidade para: 

  • melhorar a automatização;
  • prever as classificações;
  • ficar atento às renovações do Google 

Dessa maneira, é uma união que pode dar muito certo e oferecer ainda mais qualidade na busca por resultados por meio de o que é  SEO. Lembrando que, o SEO não é trocado pela inteligência artificial, mas ele pode ajudar na automatização de certas etapas.

Qual a diferença entre a Inteligência artificial e o impacto machine learning?

O impacto machine learning e a inteligência artificial ajudam as empresas a otimizar os sistemas e a descobrir dados para tomar as melhores decisões nos negócios. 

Em suma, ajuda a lidar de maneira mais inteligente e a ter mais soluções para manter a empresa no nível competitivo.

Machine Learning ou aprendizado de máquina é uma espécie de inteligência artificial.  O aprendizado de máquina utiliza algoritmos criados para gerir um grupo de dados. Após isso, aprende por meio de padrões definidos e melhora algumas tarefas específicas.

A inteligência artificial permite que sistemas aprendam e realizem tarefas parecidas com a mente humana, assim como, reconhecer a fala, tomar decisões e percepção visual. A máquina aprende, encontra problemas, identifica padrões e fornece clareza aos humanos.

Como as empresas estão usando o impacto machine learning e a inteligência artificial?

O impacto machine learning e a inteligência artificial estão sendo utilizadas por empresas de várias áreas com a intenção de otimizar e diminuir os gastos. Elas são capazes de verificar altos itens de dados em tempo recorde e tomar algumas decisões na identificação de dados.

De acordo que os serviços de machine learning e a inteligência artificial ficam cada vez mais populares, o processo de automação de processos continua crescendo. Isto é, entregando uma melhor solução para os pequenos e grandes problemas que surgem.

A importância do Mobile first

O Mobile First conduz na criação de páginas, aplicativos e conteúdos para smartphones como prioridades nos projetos. O Google, por sua vez, valoriza um site que oferece uma ótima experiência no celular, porque sabe o valor do Móbile para as buscas na internet.

Por isso, o buscador tem o mobile first indexing, ou seja, para organizar e aprovar as páginas que priorizam os dispositivos móveis. A partir dessa atualização o Google avalia primeiro a versão mobile das páginas para indexar o conteúdo e classificar na posição.

Assistente virtual inteligente

A assistente virtual inteligente é um programa que responde através de textos ou comandos de voz. No entanto, a assistente foi elaborada através de softwares de inteligência virtual e machine learning, que continuam avançando à medida que a tecnologia acontece.

Alguns exemplos conhecidos são:

  •  Siri, da Apple,
  •  bem como, Alexa, da Amazon;
  • Cortana da Microsoft.

Tem o poder de ajudar em várias tarefas simples. Assim como, pesquisas no google, tocar música, ler o jornal e agendar compromissos ou até mesmo trancar a porta e apagar a luz.

Com o contínuo avanço da tecnologia e a sua acessibilidade, as pessoas possuem cada vez mais aparelhos conectados à internet. E dessa forma, o investimento em tecnologias para os smartphones se tornou cada vez maior e como consequência surgiu as assistentes.

image 185

Machine Learning e Siri. Imagem do Tyler Lastovich no site Pexels

Machine Learning para recomendação

A machine learning de recomendação é uma função no estudo da máquina. E é ótimo para os negócios que por meio de algoritmos capta o valor, a escolha do cliente, o que adiciona ao carrinho ou o que você comprou. O filtro foca na interação do usuário com o produto.

Qual o impacto Machine Learning para o rankeamento?

O impacto machine learning para ranqueamento ajuda nos resultados das consultas, e os fatores  estão cada vez mais personalizados para os usuários e empresas. 

O algoritmo da máquina estuda vários meios para entender a conversão da página no momento de uma pesquisa.

A coerência do título com o texto

É preciso ter coerência entre o título e o conteúdo de uma página. Assim, impede que o leitor saia rápido e frustrado da página. E dessa forma, acontece o bounce que é quando o usuário clica em um resultado da pesquisa e sai rápido do site. Por isso temos que evitar.

Caso a página não cumpra a necessidade do cliente e não for entregue o que estava escrito no título, o Google usa a métrica de negócio de bounce. Então, julgue a página como de baixa qualidade.

Por isso, é crucial criar ótimos títulos e que seja interessante e corresponda ao conteúdo do site e entregue o que o usuário espera encontrar. Dessa maneira, tem a possibilidade de aumentar a taxa de interesse das pessoas e diminuir a taxa de rejeição e melhorar o SEO.

Entity salience

O objetivo de escrever para a Entity Salience é garantir que os grupos ligados à palavra sejam os clientes mais relevantes. Isto é, o Google entende qual o foco e sabe que tipo de palavras-chave vai utilizar para aparecer a página. Então, o ideal é focar na Entity Salience.

Palavras similares e páginas diferentes

O Google entende as palavras de forma semântica e isso pode influenciar nas técnicas de SEO. Portanto, em vez de criar algumas páginas diferentes e palavras iguais, o ideal é construir uma página com uma ótima qualidade para a palavra chave principal.

O Google vai entender a intenção da pessoa e vai aprovar a página com outras palavras-chave que são iguais. Por isso, é interessante criar um ótimo conteúdo para a keywords principal e o Google aprovar a página para outras palavras que são iguais.

Close Variants

A Close Variantes do Google são basicamente variações da palavra-chave que as pessoas adicionam no mecanismo de busca. Sendo assim, é um ótimo recurso do Google Ads que permite aos anunciantes uma consulta na variação das palavras-chave mais populares. 

Essas variações na palavra-chave principal são parecidas, mas não é a palavra exata. Mesmo que o Google esteja no automático leve em conta a close variants. Saiba que existem alguns meios de você usar as variações que são ligadas às suas opções.

O que fazer para ser um SEO criativo?

Para ser um SEO criativo com uma grande quantidade de empresas no digital, é preciso criar uma excelente estratégia para se manter nas buscas do Google e ser criativo.

No entanto, é preciso você ter um objetivo, fazer um plano de estratégia SEO, criar metas e tarefas a serem executadas, acompanhar os resultados e avaliar o tráfego.

image 184

Machine Learning e o SEO com ideias. Imagem do Andrea Piacquadio no site Pexels

Quais são as boas práticas de SEO para alcançar resultados?

Com o rápido avanço dos algoritmos de busca, alguns dos princípios de SEO ainda se mantêm relevantes. Portanto, é crucial na estratégia que são o SEO on-page e o off-page.

Logo, essas são algumas das boas práticas:

  1. Crie conteúdos diferentes e consistentes ótimo para o ranqueamento;
  2. Faça o uso de palavras-chave elas são elementos fundamentais de SEO;
  3. Construa e mantenha a autoridade via link building que opera na  reputação
  4. Invista na experiência do usuário e não deixe que o site demore para carregar;
  5. Mantenha o conteúdo atualizado e o desempenho do SEO vai monitorar

Por fim, para você garantir uma melhoria no assunto da sua página e otimizar a visão 

externa que atua no seu ranqueamento de reputação da marca, é preciso ter estratégia.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes