Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como o Notion pode aumentar sua produtividade no trabalho?

Com o Notion, os usuários podem realizar tarefas solo, colaborativas e compartilhar documentos e notas com mais facilidade, além de dispor de uma série de recursos. 

O Notion é a ferramenta ideal para quem faz trabalho colaborativo entre equipes ou até mesmo que atua em home office. Isso porque ele traz uma série de recursos para os usuários que os permite fazer suas tarefas de uma forma fácil, conheça a plataforma.

Você sabe o que é e para que serve o Notion?

O Notion é uma ferramenta de gestão de tarefas e produtividade que serve para criar, organizar e compartilhar conteúdo de vários tipos, como:

  • notas;
  • lista de tarefas;
  • bancos de dados;
  • documentos;
  • calendários;
  • entre outros recursos.

A plataforma se destaca por ser versátil ao combinar elementos de um gerenciador de atividades, blocos de notas, anotações e itens de colaboração de equipes.

Tudo isso é uma interface única que ajuda os usuários a organizar tanto a sua rotina de trabalho como lembretes para algo importante. Além disso, a plataforma é eficaz para grupos que não trabalham em um mesmo local, como um time de marketing, entre outros.

Quem está em home office também pode se beneficiar dos recursos desse aplicativo. Ao passo que, as funcionalidades dele abrange todos os tipos de público que precisam de uma ferramenta intuitiva e que facilite o seu trabalho.

A plataforma é muito similar ao Trello, mas com novas soluções para equipes e empresas que buscam uma boa forma de gerir suas tarefas. Contudo, conheça mais da ferramenta ao ler este artigo e veja como usá-lo.

Notion: como a ferramenta pode aumentar a sua produtividade no trabalho
O Notion é uma ferramenta de gestão e produtividade que organiza suas tarefas. Imagem de Tima Miroshnichenko no Pexels.

Quais são os principais recursos do Notion?

O Notion tem como um dos seus principais recursos as anotações e documentos. Em síntese, a ferramenta permite que você crie e organize as suas notas de uma forma bem flexível ao inserir: 

  • textos;
  • imagens;
  • tabelas;
  • entre outros.

A ideia é que o usuário possa elaborar um conteúdo ao seu gosto e ricos em elementos que o tornem fáceis de ler. No entanto, os recursos não param por aí, pois é possível usar outras séries de aplicações, como na gestão de tarefas.

Essa funcionalidade permite que você crie uma lista de atividades de uma forma bem completa. Por exemplo, o usuário pode adicionar a ela prazos para cumprir, assim como atribuir uma pessoa para fazê-la e acompanhar o seu progresso.

Quem trabalha em home office ou em times que não estão no mesmo lugar, podem se beneficiar deste recurso, como uma equipe de marketing. Ao passo que, é preciso compartilhar ideias, materiais de edição e outros elementos.

Gestão de projetos

Você pode criar painéis de controle e fixar projetos com o uso de tabelas, calendários, quadros e outros elementos para monitorar o progresso deles. Em suma, esse tipo de recurso também é vital para equipes que não atuam juntas em um mesmo local de trabalho.

É importante destacar que, no caso de times colaborativos de uma empresa, eles conseguem compartilhar documentos e arquivos de forma simultânea. Ao passo que, a interface da ferramenta é simples e fácil de usar.

O membro do time pode acessar as páginas, fazer um comentário e até alterar algo que seja de comum acordo com todos. Portanto, o uso desse aplicativo de gestão é vital para organizar tarefas de trabalho.

Integração e personalização

Esse gestor de tarefas permite que você o integre a outras plataformas, como o Google Drive, para ver e abrir arquivos. Além disso, o Trello e o Slack são outras ferramentas das quais é possível acessar.

Também vale citar que o usuário consegue personalizar alguns elementos, como criar templates, bem como aplicar estilos e temas. Contudo, é possível também organizar o conteúdo da forma que quiser no painel principal.

Notion: como a ferramenta pode aumentar a sua produtividade no trabalho
O Notion permite a integração com outras plataformas, como o Google Drive. Imagem de ijeab no Freepik.

Como o Notion pode aumentar a sua produtividade no trabalho?

O Notion ajuda na sua produtividade de várias formas, como o fato de o ele centralizar em um só lugar. Em síntese, isso pode não parecer muita coisa, porém, é crucial para agilizar as tarefas, uma vez que não há a necessidade de alternância.

Como resultado, não há perda de tempo ao mudar de um aplicativo para outro para cumprir as suas atividades e o mantém com foco. Além disso, o recurso de colaboração é ainda mais eficaz, pois ajuda você e sua equipe a trabalharem juntos, mesmo de longe.

Por falar nisso, o aplicativo permite que o usuário o acesse de qualquer dispositivo, bem como a qualquer hora e lugar. Ou seja, não precisa esperar chegar em casa, tampouco no trabalho para fazer uma tarefa.

Templates prontos

Os templates personalizados são vitais para você usar em um documento ou nova nota. A princípio, isso vai dar uma maior economia de tempo, assim, poderá focar no que realmente importa no seu projeto.

Caso prefira, a ferramenta também permite que você crie um modelo do zero e o personalize como quiser para usar nas suas estruturas. Contudo, o ideal é fazer isso quando não tiver obrigações a fazer.

A ideia é não perder tempo com algo que tire o seu foco e concentração, e passar um tempo para elaborar templates não é recomendável. Então, para agilizar as suas tarefas e projetos, use os modelos que a ferramenta dispõe para você usar e customizar suas notas.

Um fluxo de trabalho automatizado

A ferramenta se destaca ainda mais ao permitir que você automatize tarefas repetidas. Em suma, o recurso funciona com uma linguagem de programação própria, ao passo que o usuário usa fórmulas para criar um fluxo de trabalho.

Isso vai ajudar a ter um ganho maior de tempo, além de agilizar os processos, pois não precisará fazer uma mesma atividade várias vezes.

Notion: como a ferramenta pode aumentar a sua produtividade no trabalho
O Notion permite que você crie um fluxo de trabalho ao automatizar tarefas. Imagem de Kampus Production no Pexels.

Como usar o Notion da melhor maneira?

Para usar o Notion da melhor maneira, defina primeiro os seus objetivos com o uso da ferramenta e como espera que ela lhe ajude. Após isso, você vai criar a sua estrutura de tarefas, trabalho, bem como lembretes que são importantes, então, faça o seguinte:

  • crie uma nota para criar a sua estrutura com tabelas, quadros e outros elementos;
  • use templates para organizar as páginas e defina um modelo para cada de tarefa;
  • evite criar uma estrutura muito complexa, quanto mais simples, melhor;
  • use etiquetas nas notas para identificar cada uma;
  • aproveite os recursos de texto, imagem, listas e tabelas para informar melhor;
  • ouse explorar a ferramenta para conhecê-la.

A ideia é fazer com que você aprenda não só a mexer na ferramenta, mas dominar, assim, fazer dela a sua aliada. Para concluir este artigo, tenha em mente que é vital adaptar o aplicativo segundo o que faz sentido para você e sua equipe.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes