Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Veja o segredo para comemorar as metas batidas

As metas batidas representam uma grande conquista para a empresa, assim, é essencial saber como comemorar esse marco, para que todos se sintam valorizados. 

As metas batidas, significam que o seu time alcançou o ápice em um projeto. Desse modo, nada mais justo do que comemorar de forma coerente para todos. Então, se é isso que você deseja, mas não sabe como fazer, veja dicas que vão te ajudar. 

O que são as metas batidas em uma empresa?

Metas batidas em uma empresa são os objetivos pré-estabelecidos alcançados em um período. Assim, eles podem ter relação com a satisfação do cliente, lucro, produção é mais. 

É bom saber que elas podem ser de curto prazo, como mensal, trimestral ou a longo prazo, como anual. Desse modo, quanto mais difícil a meta, maior é o tempo estipulado.

Veja o segredo para comemorar as metas batidas
As metas batidas mostram o sucesso da sua equipe. Imagem do Freepik. 

Qual é a importância das metas batidas?

As metas batidas mostram o nível de desempenho da equipe. Desse modo, você verá de forma clara os erros e acertos, portanto, servem para:

  • motivar o time;
  • criar uma direção estratégica;
  • criar expectativas reais;
  • identificar oportunidades;
  • demonstrar o sucesso. 

Quando a meta é batida, isso mostra que o seu time está alinhado em vários aspectos. Assim, empresas de vários ramos, devem adotar essa prática para o sucesso do negócio. 

Motivação do time

Ao alcançar as metas estabelecidas, a sua equipe de vendas ou outras, sente uma motivação para continuar. Isso porque, quando elas acontecem há recompensas que mostram que o trabalho vale a pena. 

Na verdade, esse é um dos momentos que mostra o quanto valoriza o seu time. Desse modo, na prática, ele promove a união e fidelidade de todos da empresa. Ou seja, os seus funcionários vão sentir orgulho de vestir a camisa. 

Direção estratégica

Quando os objetivos são alcançados, a sua empresa passa a entender o que está funcionando. Assim, fica mais fácil realizar os ajustes para otimizar os esforços e direcionar os recursos de forma eficiente. 

Expectativas reais

Definir pontos alcançáveis, faz com que você possa criar uma expectativa real. Aliás, com isso, a equipe fica mais confiante para alcançar o sucesso do cliente ou outros objetivos. 

Esse aspecto deve nortear também as promessas feitas à equipe. Portanto, quando for alinhar as metas com o seu time, lembre-se de definir algo que seja possível cumprir.

Oportunidades

Ao analisar as metas conquistadas, a sua empresa pode ver com mais clareza as brechas para crescer na área. Ou seja, pode identificar onde precisa de mais esforços ou recursos para atingir outra vitória.

Demonstração de sucesso

Ao atingir um objetivo, a sua empresa está demonstrando o sucesso. Aliás, isso pode ser usado para firmar a autoridade dela no mercado e para isso, você pode criar um bom marketing digital

Não há problema em exibir os cases de sucesso do seu negócio. Desse modo, crie uma boa publicidade que exalte isso para elevar o nível de confiança do seu cliente. 

Veja o segredo para comemorar as metas batidas
As metas batidas mostram que as estratégias foram assertivas. Imagem do Freepik. 

Como comemorar as metas batidas? 

Uma das formas de comemorar as metas batidas é reconhecendo e agradecendo a equipe pelo esforço. Mas, isso deve ser feito de forma aberta, ou seja, faça reuniões ou até mesmo eventos para abordar o tema.

Para os funcionários mais tímidos, você pode dar um feedback individual. Desse modo, ele vai saber que a sua participação foi relevante sem causar constrangimento. Além disso, é bom:

  • fornecer prêmios ou recompensas;
  • criar atividades de team building;
  • oferecer um tempo de descanso;
  • reconhecer a conquista em toda instituição.

Em relação aos feedbacks, eles são essenciais durante e após o projeto. Aliás, muitas vezes, eles ajudam a incentivar o time a continuar na luta pela meta. Então, faça isso de forma periódica.

Caso tenha algum período difícil, é essencial ter cuidado para não iniciar uma comunicação agressiva. Isso porque, caso ela aconteça, vai causar um mal-estar no time que afetará a produtividade. 

Prêmios ou recompensas 

É sempre bom oferecer prêmios, bônus e outras recompensas para reconhecer o esforço do time. Mas, claro, sempre faça isso com base na realidade e considerando cada integrante. Além disso, esse ponto pode ser feito de várias formas, como:

  • dispondo de uma viagem;
  • cedendo um bônus em dinheiro;
  • dando um brinde.

Os pontos citados são apenas alguns exemplos. Inclusive, vale a pena fazer uma enquete com todas as possibilidades para a sua equipe fazer uma votação. Assim, será possível oferecer algo que agrade à maioria. 

Nesse momento, é bom não fazer distinção de cargos. Ou seja, não direcione as melhores coisas apenas para pessoas que ocupam a alta gestão. Desse modo, você mostra que todos são iguais e incentiva ainda mais o time. 

Atividades de team building 

As atividades de team building, fortalecem os laços entre os membros da equipe. Então, você pode criar jogos com competições amigáveis e atividades ao ar livre para incentivar a interação entre todos. 

Tempo de descanso 

Oferecer um dia de folga, para muitos, é o melhor prêmio que a empresa pode oferecer, ainda mais depois de um projeto estressante. Desse modo, essa é uma boa opção. Mas, faça isso de forma lógica para não acabar com desfalques no time. 

O ideal é organizar tudo de uma forma que as pessoas folgando não façam tanta falta no dia. Além disso, outra boa ideia é oferecer horário de trabalho flexível por um período. 

Reconhecimento da conquista

Destaque o sucesso da equipe em toda empresa. Então, invista em um marketing de conteúdo com boletins informativos, mídias, coluna no site e mais. Ou seja, mostre para todos o que aconteceu. 

Veja o segredo para comemorar as metas batidas
As metas batidas representam a força do seu time. Imagem do Freepik.

O que não fazer ao comemorar as metas batidas na empresa?

Ao comemorar as metas batidas na empresa, nunca desconsidere os esforços individuais. Portanto, evite focar apenas nos resultados gerais, para o time saber que cada um é importante. 

É essencial que todos se sintam valorizados. Então, nunca ignore esse aspecto para preservar a harmonia no ambiente. Além disso, evite cometer outros erros, como:

  • comparações negativas; 
  • exagerar no discurso;
  • menosprezar a importância da meta atingida;
  • frisar nos problemas durante o projeto;
  • desconsiderar o futuro. 

A verdade é que o momento para falar das metas alcançadas deve ser leve, divertido e muito natural. Assim, tente focar apenas nas partes boas e mostre sempre que cada um teve a sua contribuição para tornar aquilo realidade.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes