Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é NLP e como esse ramo da IA ajuda na produtividade?

Ao se perguntar sobre o que é NLP, também é necessário entender os pilares nos quais esse ramo da IA se baseia, então, conheça mais sobre esse assunto neste post.

Na hora de se questionar sobre o que é NLP, vale a pena se aprofundar nos conceitos iniciais sobre esse tema tão amplo. Além disso, é muito importante ter uma noção completa de como isso funciona para otimizar a produtividade no dia a dia de trabalho.

O que é NLP?

Sempre que alguém se pergunta sobre o que é NLP, vale a pena olhar para a sigla que quer dizer Processamento de Linguagem Natural. Então, esse é um termo que está ligado à inteligência artificial e serve para entender o comportamento humano.

O legal desse conceito é que ele ajuda a automatizar várias tarefas dentro das empresas. Assim, tem-se uma ótima relação com a produtividade no trabalho. Isso sem contar que o recurso permite uma comunicação de qualidade e personalizada.

Essas aplicações, além de otimizar o dia a dia de um negócio, é capaz de aumentar seus lucros. Afinal, com o NLP fica mais fácil se destacar da concorrência no quesito inovação radical.

Como surgiu?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse recurso não surgiu recentemente e sim em 1950. Isso porque, os pesquisadores da época estavam estudando como uma máquina poderia entender a comunicação humana.

É claro que com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, ficou bem mais fácil obter resultados melhores. Dessa forma, hoje é possível usar essa linguagem em diversos setores.

O que é NLP e como ajuda na produtividade
NLP o que é se refere a uma linguagem de processamento. Imagem de Andrea Picquadio no Pexels.

Como funciona?

O NLP está centrado em 4 pilares ou fases. Assim, é por meio delas que as máquinas interpretam a comunicação entre os humanos e conseguem dialogar.

Análises

Três destas quatro fases são “análises” e cada uma delas impacta de uma forma diferente na eficácia desse recurso. Portanto, a primeira é a lexical que divide uma frase em várias palavras para ajudar na interpretação dos computadores.

Essas partes de palavras são chamadas de tokens. Então, ao juntá-las é aí que a comunicação acontece de fato. Ainda, isso garante um tipo de processamento mais eficaz.

A segunda fase é a análise sintática onde esses mesmos tokens são lidos e reunidos em frases. No entanto, o diferencial é que aqui começa a ter uma padronização das estruturas, de modo que as expressões se organizam de maneira hierárquica.

Já a última análise é a semântica em que há a formação de estruturas sintáticas. Dessa forma, têm-se orações, frases e sentenças. Portanto, a escrita na totalidade é analisada pelo computador.

Transformação de saída

A partir dela há uma saída para que a máquina consiga entender o sentido de um texto. Assim, é possível organizar as ferramentas que usam esse recurso para criar respostas.

NLP o que é e quais os benefícios?

Uma das questões que permeia o NLP o que é se refere também aos benefícios, como a redução de custos. Além disso, existem outras vantagens a destacar, como, por exemplo:

  • otimização de processos e comunicação interpessoal;
  • redução de custos;
  • inovação;
  • experiência do cliente;
  • processamento de dados.

Otimização de processos

É possível usar o NLP para automatizar processos, tudo devido à análise de sentimentos e extração de dados. Dessa forma, a produtividade em uma empresa aumenta de forma considerável.

O número de clientes atendidos pelo negócio, por exemplo, se torna muito maior. Afinal, essa interação pode acontecer em qualquer horário, além do comercial. Hoje, esse recurso é usado até mesmo para qualificar e converter vendas.

Com isso, as máquinas ficam responsáveis por atividades mecânicas. Em contrapartida, os funcionários da empresa focam em tarefas mais estratégicas.

Redução de custos

Ao falar sobre automatizar processos com ferramentas de comunicação, é necessário levar em conta diversos aspectos. Assim, a redução de custos é, sem dúvida, um dos principais. Isso porque, ao usar o NLP os gastos operacionais são menores.

Sem contar que o tempo necessário para tomar decisões também cai muito. Então, é todo um conjunto de setores em um negócio que é afetado por esse tipo de recurso. Outro ponto interessante é que essa ferramenta ajuda no registro de informações.

Isso permite que elas sejam analisadas no futuro. Além disso, tem-se a realocação de mão-de-obra para atividades que só podem ser feitas por humanos.

O que é NLP e como ajuda na produtividade
NLP o que é se refere a um recurso todo voltado para a inovação. Imagem de Christina Morillo no Pexels.

Inovação

Todo o processo de análise de dados por meio do NLP é essencial na hora de buscar a inovação futura. Assim, a tomada de decisão se torna algo muito mais estratégico. Afinal, é possível estudar um grande volume de dados de uma só vez.

Isso ajuda o negócio a entender melhor seus clientes e seus comportamentos. Essa é uma aquisição capaz de revolucionar uma empresa e não pode ser deixada de lado jamais.

Experiência do cliente

O Processamento de Linguagem Natural dá às máquinas a capacidade de entender o que é dito pelos humanos. Dessa forma, a interação com o cliente se torna mais eficaz. 

Ainda que seja uma inteligência artificial no atendimento, tem-se um aspecto humanizado. Assim, o consumidor não se sente deixado de lado pela empresa, pelo contrário.

Essa interação gera empatia nos clientes e costuma afetar de forma direta o número de vendas. Não é à toa que cada vez mais companhias estão investindo nesse recurso, já que os resultados têm sido muito positivos.

Processamento de dados

Até pouco tempo atrás, o processamento de informações complexas era algo quase impossível para muitos negócios. No entanto, com o uso desse tipo de linguagem, a coleta e interpretação de dados está muito mais prática e precisa também.

Para uma companhia isso é essencial, visto que o mercado está em constante mudança. Então, quem tem a habilidade de se adaptar de maneira estratégica, com base em informações reais, sai na frente.

Hoje, trabalhar com informações, muitas vezes em tempo real, é a melhor maneira de guiar um planejamento estratégico. Isso em qualquer setor em uma empresa. Inclusive, a proteção contra o vazamento de dados segue a mesma lógica.

NLP o que é e como aplicar a produtividade?

Ao refletir sobre NLP o que é e o seu impacto na produtividade é necessário entender que isso pode ser aplicado em chatbot, por exemplo. Mas, existem diversos outros cenários onde esse recurso faz total diferença.

Chatbot

Essa é, sem dúvida, uma das principais aplicações do NLP no mercado. Afinal, os chatbots são capazes de entender a mensagem do cliente. Além disso, eles respondem por meio de programações e tiram dúvidas do consumidor.

É uma ferramenta capaz de alavancar o setor de suporte da empresa. Isso enquanto mantém ou aumenta o nível de satisfação do público. Ainda, com a ajuda do chatbot é possível, por exemplo, mapear as principais questões das pessoas.

Isso ajuda na hora de criar algum material que resolva esses pontos para os clientes. Assim, esse tipo de ação gera um ciclo de respostas que, na grande maioria das vezes, leva a um aumento nas vendas.

Buscas online

Não tem como negar que os mecanismos de busca têm grande impacto no destaque de uma empresa. Afinal, com eles se faz a análise da persona e do público-alvo, a fim de criar soluções para os clientes.

Dentro desse contexto, essa ferramenta de processamento é muito importante. Já que, ela ajuda a entender como o usuário se comporta na hora de fazer uma determinada pesquisa. Ainda, permite identificar quais os termos mais usados.

Esse conjunto de informações é muito valioso para um negócio. Por exemplo, a companhia consegue criar conteúdos de valor de forma estratégica para mirar nas dores do público. Tal ação impacta demais no ganho de autoridade dentro da internet e também fora dela.

O que é NLP e como ajuda na produtividade
Define-se NLP o que é como uma ferramenta que impacta na proteção de dados da empresa. Imagem de Fox no Pexels.

Identificação de ameaças

Toda empresa que deseja permanecer no mercado precisa saber se proteger de várias maneiras. Por exemplo, é essencial entender sobre a LGPD e adquirir recursos que impeçam o vazamento de dados, bem como, garanta a segurança de site.

Tais acontecimentos afetam a relação com o cliente e a credibilidade do negócio. Então, hoje com esse processamento de linguagem é possível identificar tentativas de fraudes. Tudo por meio do estudo de padrões e comportamentos.

Recrutamento

O processo de recrutamento e seleção também é impactado por esse recurso. Dessa forma, toda a rotina do setor de RH se torna mais simples. Ainda, fica muito mais fácil achar profissionais que tenham o perfil ideal para a empresa.

Isso diminui o número de tarefas operacionais. O mais importante é que essa solução deixa de lado vieses preconceituosos que possam atrapalhar a busca por novos funcionários.

Assistente virtual

Com a ajuda dos comandos de voz, é possível programar diversas atividades e conseguir dados na internet. Grandes nomes do mercado como Apple e o Google já entenderam a importância disso. Inclusive, o uso de assistente virtual é algo que tem crescido muito.

Bancos e outras inúmeras instituições já usam essa ferramenta para otimizar a experiência do cliente. Portanto, é uma ótima maneira de trabalhar o marketing e fidelizar o público.

NLP o que é e vale a pena aplicar hoje em dia?

Agora que você já sabe sobre NLP o que é, fica claro que vale a pena usar atualmente. Já que, são muitas inovações que esse sistema de linguagem é capaz de oferecer para as empresas.

O impacto na produtividade dessas companhias é absurdo. Isso se estende para os ramos de um negócio, como marketing digital e propaganda, finanças e RH. Por fim, não deixe essa solução de lado.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes