Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

A importância da comunicação interpessoal na produtividade

A comunicação interpessoal é super importante no trabalho. Ela pode fazer toda a diferença em como trabalhamos juntos. Quando nos comunicamos de maneira clara e aberta, tudo fica melhor: conseguimos terminar as tarefas mais rápido.

O que é comunicação interpessoal?

A comunicação interpessoal é quando trocamos ideias e sentimentos com outras pessoas. Ela é muito importante para construir relacionamentos saudáveis, trabalhar bem em equipe e ter um ambiente de trabalho positivo.

Antes de mais nada, vamos falar sobre como a comunicação entre as pessoas afeta a nossa produtividade, é importante entender o que é essa forma de interação e por que ela é tão importante.

aimagem ilustra uma forma da comunicação interpessoal
Uma equipe com a comunicação intepessoal afiada é mais produtiva Foto: fauxels | Pexels

Como a comunicação interpessoal afeta a produtividade?

Agora que já entendemos que é muito importante se comunicar bem e ser produtivo, vamos descobrir como essas duas coisas estão ligadas. Além disso, a maneira como conversamos no trabalho tem um impacto direto em quão produtivos somos e no sucesso das equipes.

Agora vamos ver mais de perto como a comunicação entre as pessoas afeta nossa produtividade e quais são as coisas legais que acontecem quando nos comunicamos de um jeito eficiente.

Uma das maneiras como a forma como nos comunicamos afeta nosso trabalho é fazer com que as tarefas sejam feitas de maneira melhor e mais rápida.

Quando as pessoas explicam as coisas de forma clara e direta, todos entendem melhor o que precisam fazer e conseguem fazer as coisas de forma mais eficiente. Do mesmo modo, quando nos comunicamos bem, evitamos confusões e erros, o que ajuda, ainda mais, a economizar tempo e recursos.

Quando nos comunicamos de maneira legal no trabalho, criamos um ambiente bom e positivo. Além disso, quando as pessoas se sentem à vontade para compartilhar suas ideias, opiniões e preocupações, se cria um clima de confiança e colaboração.

Isso ajuda a ter mais criatividade, inovação e trabalho em equipe, o que faz com que todos sejam mais produtivos na organização. Por isso, é tão importante falar.

a imagem ilustra um bom exemplo de comunicação interpessoal
A produtividade é melhor numa equipe com boa comunicação interpessoal Foto: fauxels | Pexels

Como melhorar a comunicação interpessoal no trabalho?

Agora que sabemos como a comunicação entre as pessoas pode ajudar a ser mais produtivo, vamos aprender algumas dicas práticas para melhorar essa habilidade no trabalho.

Não importa qual é o seu cargo ou posição Porque melhorar a comunicação interpessoal pode trazer muitos benefícios para você e para sua equipe.

Preste muita atenção e seja empático

Mostre que você está realmente interessado no que os outros têm a dizer e faça perguntas importantes. Tente se colocar no lugar deles e entender como eles estão pensando. Além de ajudar a entender outro, você é educado.

Use palavras simples e claras

Fale de uma forma que seja fácil de entender. Ou seja, fale sem usar palavras complicadas que possam confundir. Além disso, seja claro, direto e objetivo para ter certeza de que todos entendam a sua mensagem corretamente.

Escute os outros e aceite as opiniões deles

Incentive as pessoas a compartilharem suas ideias e opiniões. Desse modo, esteja aberto para receber feedback útil. Ainda assim, valorizar as ideias dos outros pode ajudar a criar um ambiente colaborativo e fortalecer a comunicação entre as pessoas.

Aprenda a se comunicar sem usar palavras

Preste atenção ao jeito como as pessoas se mexem, as expressões no rosto e o tom de voz. Porque o que não precisam de palavras pode transmitir mensagens importantes e afetar como as pessoas entendem o que você está dizendo.

a imagem ilustra uma pessoa durante uma comunicação interpessoal
Ferramentas como videoconferências podem ajudar a comunicação interpessoal Foto: Julia M Cameron | Pexels

Use ferramentas que melhorem a comunicação

Para se fazer entender e melhorar a comunicação, é importante usar ferramentas que a melhore. Por isso, quase toda empresa tem meios de facilitar a comunicação entre seus funcionários, que podem ser:

  • E-mail;
  • Mensagem instantânea;
  • Videoconferências;
  • Redes sociais corporativas;
  • Intranet.

Lembre-se de que a comunicação interpessoal no trabalho é muito importante e tem que ser clara, objetiva e direta. Portanto, é importante investir em ferramentas e conversas entre a equipe. Finalmente, após tudo isso, você terá uma equipe unida.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes