Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é videoconferência e como aumentar a produtividade nesse processo?

Ao entender o que é videoconferência é possível identificar os melhores recursos das principais ferramentas, além de manter uma comunicação sem barreiras na empresa.

Saber o que é videoconferência é essencial para as empresas, pois essa é uma forma de manter uma comunicação direta. Com isso, é possível usar várias ferramentas para as reuniões e os negócios. Já que, essa tecnologia permite uma interação sem barreiras.

O que é videoconferência?

Entende-se por o que é videoconferência uma tecnologia responsável pela comunicação sonora e visual. Portanto, é uma forma de interagir com várias pessoas de locais diferentes. Por isso, é um meio de comunicação fundamental nas empresas.

o que é videoconferência
Saber o que é videoconferência é fundamental para realizar uma reunião de negócios de qualquer local. Imagem de Anna Shvets no Pexels.

No geral, é a tecnologia de comunicação que serve para aumentar a conexão entre as pessoas ao redor do mundo. Porém, é necessário se conectar com a internet para transmitir as chamadas. Além disso, é essencial investir nas melhores ferramentas para isso.

Nos últimos anos, a sua prática aumentou por causa dos trabalhos home office, que exige um maior contato entre os profissionais por meio de reuniões online em equipes, definição de tarefas e metas. Enfim, é um recurso essencial para as empresas no dia a dia.

Comunicação integrada

A comunicação integrada é um processo responsável pelo planejamento em diferentes canais. Dessa forma, é possível usar a videoconferência como um meio de comunicação entre as empresas. Então, serve para colocar em prática o seu plano de ação.

As empresas precisam sempre manter o contato direto com os clientes e os fornecedores. Portanto, a videochamada é uma ótima opção para manter os negócios em dia, além de trazer novas experiências. Logo, deve-se investir neste tipo de recurso tecnológico.

Home office

O que é trabalho remoto ou home office é uma modalidade de atuação à distância. Ou seja, permite trabalhar a partir de casa ou de qualquer outro local de sua preferência. Então, não há a necessidade de se deslocar para a sede da firma.

Por causa do avanço da tecnologia e das mídias sociais, além da popularização da computação em nuvem, o home office cresceu. Além disso, vieram as novas ferramentas voltadas para o setor, por exemplo, as reuniões em videochamadas.

As ferramentas de home office

A ajuda da tecnologia é um fator essencial para as ferramentas de home office. Desse modo, os servidores servem para armazenar e editar os arquivos para garantir o seu acesso compartilhado. Assim, é possível integrar ainda softwares e aplicativos.

O que é videoconferência em relação ao aumento da produtividade?

Entender o que é videoconferência e o aumento da produtividade tem a ver com a organização das suas metas. Portanto, o seu ponto crucial é o trabalho que pode ser feito em qualquer lugar de sua preferência. Veja quais são os seus grandes benefícios:

  • é possível fazer uma preparação antecipada com planejamento;
  • ajuda na colaboração entre as equipes;
  • serve para aumentar a eficiência das soluções nos negócios;
  • consegue evitar atrasos e garantir uma reunião eficiente;
  • é uma oportunidade de criar novas experiências.

Como visto, é uma das melhores opções para economizar tempo e recursos dentro das empresas. Dessa forma, é fundamental para trazer vários benefícios econômicos para melhorar o plano de negócios. Enfim, é responsável por gerar mais engajamento no geral.

É possível fazer uma preparação antecipada com planejamento

Há toda uma preparação antecipada em relação ao planejamento estratégico dos negócios. Por isso, é fundamental investir na definição de metas, além de fazer um bom plano de ação durante a reunião. Afinal, é o momento ideal para fazer a troca de informações.

o que é videoconferência
Há vários benefícios de investir nas principais ferramentas de videochamadas ao entender o que é videoconferência. Imagem de Sam Lion no Pexels.

Ajuda na colaboração entre as equipes

Por ser uma ferramenta essencial no mundo dos negócios, contribui com a colaboração entre as equipes. Pois, traz várias soluções para as empresas investirem nas tomadas de decisões em conjunto. Em suma, é responsável por solucionar vários problemas internos.

Serve para aumentar a eficiência das soluções nos negócios

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia em videoconferência trouxe mais facilidade para o mundo dos negócios ao conectar vários funcionários e de qualquer lugar do planeta. Por fim, o ganho de eficiência é responsável por gerar uma maior autoridade para a empresa.

Consegue evitar atrasos e garantir uma reunião eficiente

É uma oportunidade de debater várias opiniões em um único espaço, além de tornar as conversas mais eficientes. Aliás, é essencial para evitar atrasos, já que não há a necessidade de locomoção. Ou seja, é um aspecto que gera um ótimo custo-benefício.

É uma oportunidade de criar novas experiências

As reuniões online servem para criar novas experiências entre os funcionários de uma empresa. Pois, foca na produtividade no trabalho com mais eficiência. Bem como, ajuda na tomada de decisões do plano estratégico.

Quais são as ferramentas para entender o que é videoconferência?

Para entender o que é videoconferência, é importante saber que as ferramentas de aplicativos de chamadas, como o Skype, são essenciais. Assim, é fundamental destacar os recursos básicos e avançados presentes nessas plataformas. 

Confira quais são as principais:

  • Skype;
  • Hangouts Meet;
  • Zoom;
  • Teams;
  • Join.me;
  • Go to meeting.

Além das ferramentas, é preciso ver as suas funcionalidades para manter a qualidade das transmissões online. Com isso, é importante investir em bons equipamentos para as equipes. Por fim, isso ajuda a manter um bom rendimento.

Skype

O Skype é uma das redes de videochamadas mais populares, pois está disponível em diferentes versões. Por exemplo, para desktop, notebook, mobile e até mesmo dentro dos videogames. A sua versão gratuita consegue suportar até 20 pessoas em uma live.

Hangouts Meet

O Hangouts Meet é uma das opções online que permite reunir várias pessoas dentro da videochamada. Além disso, é integrado com o Google G Suíte, que hoje se chama Google Workspace. Assim como, se destaca por suportar até 150 usuários.

Zoom

O Zoom é um dos recursos essenciais para as chamadas de vídeo a distância. Afinal, é ideal para as reuniões de empresas, webinários, cursos online, além de apresentações em grupos. Bem como, destaca-se pela função de compartilhar telas.

Teams

O Microsoft Teams é uma das opções mais completas do mercado. Aliás, é essencial para organizar e controlar os trabalhos de uma equipe de vendas ou de outros setores da firma. Por fim, é possível otimizar os seus principais recursos.

o que é videoconferência
Para entender na prática o que é videoconferência, compensa conhecer o Go to meeting. Imagem de freepik no Freepik

Join.me

O Join.me é um dos recursos que funcionam de forma direta dentro do navegador web. Logo, é possível destacar que a sua transmissão ocorre por meio de um link que se compartilha entre os usuários. De modo que há como visualizar as suas apresentações.

Go to meeting

O Go to meeting possui recursos bem completos para os usuários. Portanto, graças a ele é possível compartilhar telas, gravar as transmissões de lives, além de ter elementos para desenhos. Por fim, é possível suportar até 25 pessoas online ao mesmo tempo.

Quais são os maiores benefícios ao entender o que é videoconferência?

Há algumas vantagens imediatas ao entender o que é videoconferência, já que ela influencia os negócios a produzirem mais. Dessa forma, é crucial destacar os seus pontos positivos para a evolução das empresas. 

Veja os prós de investir em videochamadas:

  • é possível fazer a chamada de qualquer lugar do mundo;
  • há como alinhar os processos;
  • ajuda a definir metas e a gerir os resultados;
  • serve para aumentar a eficiência dos trabalhos em equipe;
  • consegue aumentar a produção dos grupos;
  • há uma redução de custos em relação à locomoção.

É bom saber que a proposta das videoconferências vai além de aparelhos básicos e transmissão online. Ou seja, é possível destacar o ganho em produtividade, bem como, há um alto rendimento. Por último, entrega os melhores resultados no geral.

Por que saber o que é videoconferência nas empresas?

As empresas precisam saber o que é videoconferência para investir nas melhores ferramentas online, além de evoluir nos negócios. Além disso, é possível analisar as vantagens em relação ao presencial, pois economiza recursos na falta de locomoção.

Por último, ajuda a garantir a rapidez na resolução de problemas, além de definir as metas a longo prazo. Desse modo, é possível melhorar a interação entre os membros da sua equipe. No geral, é capaz de aumentar a relevância da empresa.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes