Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

9 dicas para ter mais produtividade no trabalho

Contar com as dicas certas para aumentar a produtividade no trabalho é essencial para parar de procrastinar e para utilizar o seu tempo da melhor forma possível.

É possível aumentar a sua produtividade no trabalho com 9 dicas essenciais que vão ajudá-lo não só a ter um desempenho mais eficiente, mas também a otimizar o seu tempo. Além disso, aprenda a priorizar as suas tarefas e manter o seu espaço em completa ordem.

Como aumentar a produtividade no trabalho?

É possível aumentar a produtividade no trabalho ao criar metas realistas, definir as suas prioridades e manter o foco em suas tarefas. Para ajudá-lo nisso, há essas e outras dicas para que seja mais produtivo e tenha uma alta performance no seu dia a dia.

produtividade no trabalho
Uma das dicas para ter mais produtividade no trabalho é criar uma lista de tarefas e definir aquelas que são prioridades. Imagem de freepik no Freepik

1 – Utilize ferramentas de gerenciamento de tempo eficazes

O tempo é um dos recursos mais valiosos, por isso, contar com ferramentas que o otimizem é essencial para cumprir com todas as suas metas e objetivos de trabalho. Dessa forma, conheça as principais logo abaixo.

Todoist

Este é um software que permite que você coloque em ordem a sua lista de atividades. Aliás, este aplicativo está disponível para iOS e Android, além disso, é gratuito. Mas, há planos de assinatura para quem deseja usufruir de todos os seus recursos.

Na versão gratuita, por exemplo, o usuário pode compartilhar as suas tarefas com diversos membros da sua equipe. Por fim, o layout do Todoist é bastante intuitivo e as funções são práticas, o que facilita o seu uso.

Wunderlist

Essa é uma ferramenta de gestão do tempo que se compara a uma agenda virtual. Portanto, serve tanto para tarefas de trabalho quanto para projetos pessoais. Assim, dentre os seus recursos, está a organização das atividades a partir de pastas.

Também possui a funcionalidade de lembretes e para estipular prazos para cada tarefa, então, você é notificado quando o tempo de conclusão estiver chegando ao fim. Por fim, é um app que pode ser usado em:

  • celulares;
  • tablets;
  • computadores;
  • smartwatches.

Remember the Milk 

Nesta ferramenta, o usuário cria a sua lista de tarefas no aplicativo e pode sincronizá-la com outras plataformas ou com a sua própria conta de e-mail. 

É possível ainda colocar as suas atividades em ordem com o uso de tags. Por fim, saiba que o Remember the Milk pode ser utilizado em smartphones e computadores, tanto online quanto offline.

2 – Estabeleça metas realistas

Para aumentar a produtividade no trabalho, você precisa criar metas realistas. Além disso, também é necessário estabelecer um prazo para atingir cada uma delas. Acima de tudo, não tente “abraçar o mundo”.

Definir muitas tarefas para cumprir em pouco tempo, por exemplo, pode prejudicar e não auxiliar em seu processo para se tornar mais produtivo.

Com isso, acabará ficando frustrado por não conseguir bater as suas metas, o que pode afetar a sua autoestima. Portanto, foque apenas no que, de fato, precisa ser feito naquele momento.

Faça listas

Você pode subdividir cada meta em pequenas atividades. Dessa forma, crie uma lista com tudo o que precisa fazer no dia. Além disso, com o passar das horas, verifique se está seguindo um ritmo produtivo e não se deixe pressionar pelo relógio.

3 – Tenha em mente as suas prioridades

A melhor forma de aumentar a produtividade no trabalho é saber priorizar. Afinal, nem tudo que é urgente é tão importante assim e vice-versa. Então, entender como fazer essa distinção é essencial, assim como, evitar procrastinar.

Evite procrastinar

Para começar, divida uma tarefa que exige urgência em pequenas partes. Isso, acima de tudo, evita a procrastinação ao se eliminar a ideia de que tal atividade é muito difícil. Aliás, essas subdivisões são eficazes e isso a ciência já comprovou.

É possível driblar o seu cérebro com essa técnica, a fim de elevar o seu nível de dopamina a cada pequena tarefa cumprida, o que vai gerar um sentimento de satisfação e por sua vez, vai deixá-lo mais motivado.

Caso você seja um redator SEO, por exemplo, a sua meta prioritária é escrever um artigo que tenha um bom rankeamento no Google. Então, divida essa tarefa em micro ações, ou seja, primeiro faça uma boa pesquisa de palavras-chave para só depois criar o conteúdo.

produtividade no trabalho
Evitar distrações é essencial para manter o foco, o que ajuda a elevar a produtividade no trabalho. Imagem de master1305 no Freepik

4 – Mantenha-se focado

É difícil manter o foco e não ceder as distrações ao redor, no entanto, isso é crucial para aumentar a produtividade no trabalho. Para ajudá-lo nisso, veja algumas dicas que podem tornar esse processo mais fácil:

  • saiba quando dizer não;
  • mantenha-se motivado;
  • repasse mentalmente cada tarefa;
  • não faça várias atividades ao mesmo tempo;
  • tenha um local de trabalho organizado para se manter focado.

Combinar essas dicas é vital para manter o foco diário e para que com o tempo, isso aconteça de forma automática. Além disso, também ajuda a se livrar de toda a sobrecarga interna e acima de tudo, para evitar distrações.

Quanto mais hábitos produtivos e de concentração você adquirir, bem como colocar em prática em sua vida, melhores serão os seus resultados.

5 – Pare de perder tempo em tarefas desnecessárias

Aprender a dizer não em alguns momentos pode ajudá-lo não só a ser mais produtivo no trabalho, mas também a evitar tarefas desnecessárias.

Para ser mais assertivo, bem como honesto com o seu tempo, questione a verdadeira importância de uma atividade antes de aceitá-la. Já que é possível que ela não seja tão relevante e logo, possa ser adiada sem gerar prejuízos a empresa.

Invista em uma boa comunicação com os seus colegas

Uma comunicação interna eficaz entre os colegas de trabalho é essencial também para evitar a perda de tempo em tarefas pouco relevantes. Por isso, sempre mantenha um canal de interação aberto com todas as equipes e seja claro sobre o que pode ou não fazer.

6 – Tenha um plano e um calendário

Para aumentar a produtividade no trabalho, crie um plano e um calendário para a sua semana. Aliás, para isso você pode usar como base a matriz de Eisenhower, a fim de priorizar algumas demandas e tarefas, além de gerir melhor o seu tempo.

Não se esqueça de que a constância é essencial nesse processo e seguir as dicas abaixo também, confira:

  • monte o seu plano com foco em suas metas;
  • divida as atividades por sua relevância;
  • planeje-se, mas não deixe de ser flexível, pois imprevistos acontecem;
  • evite as distrações;
  • reserve as tarefas mais difíceis para quando estiver mais descansado;
  • verifique os seus compromissos com frequência;
  • tenha um planejador de agenda que se adeque a sua rotina.

Com os hacks de produtividade, então, será mais fácil se planejar e seguir o seu calendário. Além disso, isso pode gerar diversas vantagens, dentre elas, o prepara para lidar com os imprevistos.

7 – Organize a sua área de trabalho

Colocar em ordem o seu espaço é vital para aumentar a produtividade no trabalho. Aliás, para quem atua em home office, a organização é ainda mais crucial, já que muitas vezes, o profissional não possui um cômodo específico de atuação.

Um ambiente em ordem e limpo permite que o trabalhador se torne mais criativo e motivado. Além disso, contribui para o foco e para que se torne mais produtivo. Acima de tudo, deve ser um espaço livre de distrações e muito confortável.

Guarde em outro cômodo todos os objetos e acessórios que não usa para manter ao seu redor apenas o necessário. Por fim, para evitar perder tempo procurando por algo, deixe tudo sempre no mesmo lugar e bem próximo a você.

produtividade no trabalho
A comunicação eficaz dentro da empresa é essencial para aumentar a produtividade no trabalho. Imagem de rawpixel.com no Freepik

8 – Desenvolva um sistema eficaz de comunicação

O clima organizacional é um dos elementos mais importantes quando se trata de ter funcionários mais produtivos. Uma equipe que interage e possui uma boa relação é vital para um espaço de trabalho:

  • agradável;
  • motivador;
  • saudável.

Isso ainda permite uma maior integração entre todas as áreas da firma. Portanto, veja alguns recursos que você pode aplicar em sua empresa tendo a tecnologia como uma aliada:

  • invista em uma intranet eficaz;
  • crie uma rede social para a sua organização;
  • tenha uma caixa de sugestões;
  • busque inovar em suas reuniões de equipe;
  • elabore um quadro de avisos.

Quando existe uma comunicação fluida e em plena harmonia entre todos os setores de uma empresa, há menos desgastes e atritos, então, é possível elevar a produtividade no dia a dia.

9 – Mantenha-se saudável

Para aumentar a produtividade no trabalho, também é preciso adotar bons hábitos em sua vida pessoal. Desse modo, isso inclui:

  • a prática de exercícios físicos;
  • uma alimentação equilibrada;
  • boas noites de sono;
  • fazer meditação.

Todas essas ações geram mais disposição, bem como, energia para encarar o dia e assim, enfrentar a rotina de trabalho com mais motivação e foco.

Investir em seu quadro de pessoal aumenta a produtividade no trabalho?

Capacitar a sua equipe é essencial para elevar a produtividade no trabalho. Além disso, invista também em uma escuta ativa, a fim de ouvir as ideias e soluções dos seus colaboradores, pois elas podem agregar muito a sua empresa.

Mais do que um ambiente físico adequado, com cadeiras ergonômicas e equipamentos de qualidade, os líderes e gestores precisam se atentar para todas as questões que afetam a produção do seu quadro de pessoal para manter um negócio lucrativo e de sucesso.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes