Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Gestão do tempo: saiba como ela pode tornar os seus dias mais produtivos

Com a gestão do tempo, a rotina pode ficar muito mais leve e produtiva. Dessa maneira, ela pode te ajudar a alcançar a tão sonhada qualidade de vida de forma simples, prática e eficiente.

Executar uma boa gestão do tempo, pode tornar os seus dias produtivos e assim, te ajudar a alcançar bons resultados na vida pessoal e profissional. Logo, ela tem uma grande importância na vida de qualquer ser humano e por isso, é interessante saber tudo sobre ela. 

O que é gestão do tempo?

A gestão do tempo é a forma como você organiza as tarefas para fazê-la com qualidade e em menor tempo. Ou seja, é um processo de organização e priorização de atividades diárias. Desse modo, não é exagero dizer que ela é necessária para a vida de qualquer ser humano. 

De forma resumida, gerir significa administrar. Portanto, tudo que você fizer que torne a sua vida mais fácil, prática e sem precisar renunciar a uma atividade, se enquadra nesse rol. Entretanto, para que funcione, ela precisa ser metódica.

gestão do tempo
A gestão do tempo faz com que todos os relógios sociais funcionem de forma adequada. Imagem de Geralt do Pixabay.

Por que é importante executar a gestão do tempo? 

É importante saber como executar a gestão do tempo de forma eficiente porque, com ela, você pode otimizar o seu tempo. Assim, será possível tomar as melhores decisões para investir nos processos profissionais e pessoais e ter uma melhor qualidade de vida. 

Para a ciência, ela é uma forma de evitar desperdícios durante a rotina.Afinal, as pessoas têm como hábito só aplicá-la na seara profissional por seguirem a famosa crença de que tempo é dinheiro. 

A verdade é que fazer uma boa gestão da vida pessoal, faz com que você consiga aproveitá-la de forma plena. Assim, sobrará mais tempo para executar atividades comuns, mas que muitas vezes, viram um verdadeiro desafio, como:

  • passear com o cachorro;
  • ir ao cinema com a família;
  • praticar exercício físico;
  • ler um bom livro;
  • ir à praia.

É importante saber que, devido ao capitalismo, hoje em dia grande parte da população não consegue executar de forma regular as atividades citadas. Dessa maneira, muitos têm sérios problemas nas suas vidas pessoais e não sabem que ao gerir o tempo, parte disso poderia ser resolvido. 

Como a tecnologia se relaciona com o tema?

É inegável que a tecnologia tornou todas as relações mais fáceis. Afinal, o que antes levava horas para ser feito, hoje é possível em apenas um minuto. Entretanto, devido a isso, as cobranças cresceram de forma exponencial. 

No aspecto profissional, no passado, os gestores sabiam que determinada atividade levaria um período inteiro para ser executada. Contudo, hoje em dia, com a onipresença da informação, as horas viram minutos e as entregas precisam acompanhar essa logística. 

No ramo pessoal, o uso demasiado das redes sociais fizeram com que o tempo útil das pessoas ficassem escasso. Isso porque, ao acessar um site ou blog, a sensação é que o tempo passa muito rápido. Logo, diversas pessoas sentem a rotina muito apertada, mesmo que isso não seja real. 

Como a gestão do tempo ajuda esses problemas? 

Através da gestão do tempo, você vai conseguir realizar escolhas com maior clareza. Portanto, o tempo vai passar e será possível sentir isso. Ou seja, de certa forma, a sensação será que ele vai render mais. Afinal, haverá uma consciência de quando usar as redes ou o período real para a entrega de um projeto. 

Ao conseguir organizar melhor a sua rotina, com pouco tempo você se sentirá mais leve e produtivo. Logo, todos os outros aspectos da sua vida vão melhorar de forma natural. Dessa maneira, é possível afirmar que essa administração só trará benefícios para a sua vida. 

Por fim, vale mencionar, que no aspecto profissional, ao realizar esse processo você pode se tornar um dos grandes líderes empresariais. Isso porque, saberá o segredo para atingir bons resultados de forma precisa e saudável. 

gestão do tempo
A gestão do tempo faz com que seja possível subir as escadas do objetivo em menor período. Imagem de Geralt do Pixabay.

Como executar a gestão do tempo de forma eficiente? 

Por ser um objetivo mundial, hoje em dia, existem diversas ferramentas e técnicas que tem como objetivo ajudar a fazer a gestão de tempo de forma eficiente. Dessa maneira, você pode usar aquela que melhor combina com o seu perfil. Mas, para ficar mais claro, veja algumas delas:

  • criar uma agenda de tarefas;
  • realizar um check list;
  • focar nos valores pessoais;
  • mudar os maus hábitos;
  • eliminar os ladrões de tempo;
  • criar um incentivo;
  • estabelecer o que de fato é prioridade.

Todos os pontos citados são simples, mas vão fazer uma grande diferença na sua vida, se aplicados da forma correta. Contudo, a verdade é que apenas citá-los não é suficiente para entender como eles funcionam. Então, para tirar todas as suas dúvidas, saiba tudo de forma detalhada logo abaixo.

Como criar uma agenda de tarefas pode ajudar?

Nos anos 70 foi criado um sistema que tinha como objetivo definir o que era prioridade. Dessa maneira, as pessoas realizavam a anotações em agendas de tudo que tinham que fazer no dia, de acordo com o grau de importância e para isso, elas criaram o método ABC, que na prática significa que:

  • tudo que de extrema urgência ficava no “A”;
  • aquilo que era importante, mas não tanto no “B”;
  • o que podia esperar se encaixava no “C”.

Para ter uma agenda organizada e que funcione de forma eficiente, seguir esse método é uma boa opção. Entretanto, no começo, você sentirá um pouco de dificuldade, mas nada que com um pouco de resiliência não se resolva.

O que é um check list?

Na prática, o check list consiste em criar uma lista de atividades diárias ou semanais, e riscá-las conforme forem realizadas. Assim, você conseguirá enxergar com clareza o que precisa fazer e não vai esquecer de nenhum item necessário. 

Qual o segredo para focar nos valores pessoais?

O segredo para focar nos valores pessoais é lembrar o quanto é bom ter uma qualidade de vida e com pessoas próximas. Assim, você não vai querer renunciar a isso para cumprir atividades de forma exagerada, por exemplo: fazer muitas horas extras de trabalho. 

É importante saber que quando o processo informado é feito, fica mais fácil atingir os objetivos até do aspecto profissional. Isso porque, quando a mente está feliz e descansada, ela costuma ser mais produtiva e ter uma facilidade maior para se concentrar. 

No passado, as pessoas acreditavam que ir até o limite de forma constante era algo lucrativo. Mas, hoje essa teoria caiu por terra. Desse modo, as empresas perceberam que o lucro vem de forma mais intensa, quando o time está feliz e leve e por isso, hoje existe o home office e outros métodos. 

Como eliminar os maus hábitos?

A verdade é que quando você fizer a agenda, o check list e seguir, os maus hábitos serão eliminados de forma natural. Isso porque, o seu dia estará mais organizado, haverá mais tempo para executar atividades prazerosas e assim, a vontade de permanecer nesse sistema será maior. 

Quais são os maiores ladrões do tempo?

Hoje em dia, um dos maiores ladrões de tempo é a internet. Isso porque, o mundo das redes, como Instagram,  possuem diversos marketing de conteúdo muito bem elaborados, que são imersivos. Além disso, no aspecto profissional, existem outros passam despercebidos, como:

  • reuniões sem pautas estabelecidas;
  • conversas paralelas constantes que desviam do objetivo. 

Os dois pontos citados devem ser eliminados por completo da rotina. Entretanto, em relação ao mundo virtual, isso não é necessário. Afinal, ele também é uma fonte de informações relevantes que podem ajudar no dia a dia. Então, o segredo é sempre buscar um equilíbrio.

Por que criar um incentivo é importante?

Tudo na vida funciona melhor quando existe uma motivação. Desse modo, criar incentivos faz com que você queira concluir aquele objetivo da melhor forma e o mais rápido possível. Além disso, te dará ânimo para seguir a programação criada na agenda. 

De forma resumida, o sistema informado pode ser reproduzido de diversas formas. Logo, você pode se presentear se conseguir seguir a rotina, finalizar um projeto ou até mesmo tirar um dia de lazer. Ou seja, tudo que seja fruto de uma boa gestão do tempo, pode haver a recompensa. 

Como definir o que é prioridade? 

Uma grande dificuldade da sociedade atual é definir o que é prioridade. Isso acontece porque, o capitalismo cria a sensação de que tudo precisa ser imediato. Portanto, de certa forma, ele te faz pensar que tudo é prioridade, mas a verdade é que muitas vezes não é.

O segredo para organizar é sempre analisar bem suas tarefas diárias. Assim, será mais fácil pensar o que de fato precisa ser feito de forma mediata e o que pode esperar. Uma boa dica é sempre colocar o mais importante no período da manhã. Isso porque, a mente costuma ser mais produtiva. 

gestão do tempo
Aplicar todas as técnicas de gestão do tempo ajuda a tornar a rotina mais leve e produtiva. Imagem de StockSnap do Pixabay.

Como a gestão do tempo se relaciona com atividades que fogem da rotina? 

A vida de todo ser humano é passível de imprevistos. Mas, se houver uma gestão do tempo, será fácil fazer com que eles não interfiram nos resultados. Então, de certa forma, o ideal é que exista uma relação direta entre eles. 

O segredo para funcionar é sempre deixar um espaço livre no dia para eles. Além disso, quando possível adiantar as atividades programadas e quando possível, dizer o famoso e temido “não” para o que não é urgente. 

Ao seguir todas as dicas que foram passadas neste artigo, em pouco tempo você vai conseguir identificar uma mudança enorme na sua vida. Dessa maneira, atividades que antes eram impossíveis de executar devido ao tempo, agora fará parte da rotina e te proporcionará felicidade e satisfação.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes