Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Google Adsense: entenda como funciona e otimize seu site para ter mais lucro

O Google Adsense é uma das principais plataformas de monetização de anúncios da internet. A ferramenta gerencia as campanhas para aparecer em sites e blogs. Além disso, divide as receitas com os editores, então, confira muitos outros detalhes neste artigo.

Guia Rápido

O que é Google Adsense?

É uma plataforma de publicidade para exibir anúncios online que é oferecido pelo Google. Como resultado, ele gera lucros para os donos de websites que se inscreverem no programa. Assim, os criadores de campanhas podem fazer elas nos formatos de:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Imagens.

Tudo isso administrado pela ferramenta que tem como base os resultados em cliques ou visualizações. Desse modo, os blogs e sites podem ter ganhos com conteúdos originais através do Adsense. Nesse sentido, é uma boa opção para lucrar com seu nicho.

Quanto maior for o fluxo de leitores no seu portal, mais dinheiro pode ganhar. Contudo, você não paga nada pelo serviço, mas as receitas são divididas com a plataforma, que fornece 68% do valor arrecadado pelo trabalho.

Um dos programas mais conhecidos para anúncios

Essa plataforma do Google é uma das mais conhecidas do ramo de anúncios na internet. Aliás, é uma ferramenta bem completa que permite muitas formas de personalização. Em conclusão, não é tão complexa em suas funções e é bem intuitiva. 

Como funciona o Google Adsense?

O Google Adsense relaciona anúncios ao seu site que tenham a ver com o conteúdo. Dessa forma, quando um leitor entra na sua página e clica no banner exibido, você ganha por isso. Porém, existem três etapas que dão vida a todo esse processo, que são:

  1. Destacar os espaços para as propagandas;
  2. Aqueles mais bem avaliados serão exibidos;
  3. Receber o pagamento.

Esses são os estágios da funcionalidade desta ferramenta, que não tem custo para uso. Isso acontece, porque ela analisa fatores para não publicar nada que burle suas métricas. Assim, evita que os post sejam veiculados sem ligação com seu portal.

O Adsense também trabalha para que os anúncios não contenham violação das regras da plataforma. Porque, isso pode acarretar em suspensão da sua conta de forma imediata. Assim, isso é vantagem tanto para quem quer anunciar, quanto para os editores.

Forma simples de anunciar o seu negócio

Você determina um valor do quanto quer gastar pelo anúncio do seu negócio. Com isso, o Google Adsense relaciona os sites com base no conteúdo e visitantes disponíveis, bem como, aqueles que tenham relação com o nicho da sua marca.

1 – Anúncios voltados para o seu público-alvo

Essa é uma etapa importante do Adsense, porque os visitantes da sua página terão acesso a anúncios que são ideais para eles. Com isso, a ferramenta também faz o encaixe para que só apareçam aqueles que tenham relação com o seu conteúdo.

O mecanismo é fundamental para que não haja assuntos aleatórios no seu site. Além disso, é uma função que pode garantir ainda mais receita para o dono do portal e quem quer divulgar. Ou seja, o leitor verá em sua tela aquilo que ele busca de forma exata.

Selecione o conteúdo que a sua persona precisa

Embora o Google Adsense faça esse trabalho de filtrar aquilo que será veiculado, você também tem a liberdade para escolher os anúncios. Dessa forma, selecione aqueles que tenham relação com a sua persona de acordo com o seu conteúdo.

2 – Quais anúncios exibir com o Google Adsense?

Opte pelos anúncios que são feitos para aqueles que visitam o seu site. Desse modo, a ferramenta faz a inspeção de possíveis conteúdos que não estejam de acordo com o seu nicho. Assim, você pode exibir sem problemas as propagandas que quiser, como:

  • Produtos;
  • Negócios;
  • Serviços.

Sempre são áreas que têm relação com o seu público-alvo. Mas, a plataforma traz funções para que possa editar os posts. Por exemplo, aqueles em forma de textos, que também dá para alterar a cor para ficar de acordo com o visual da página.

Também tem como mudar o formato de acordo com os espaços deixados para divulgação. Ainda, isso pode ser feito em cada página do site em que haja essas reservas. Por fim, copie os códigos snippets do Google Adsense e cole seu site para rodar os anúncios.

Anuncie o que realmente importa para o seu nicho

Com essa ferramenta do Google, você pode escolher os conteúdos que darão mais valor e receitas para a sua página. Assim, as pessoas que visitarem o seu site terão uma gama de informações e detalhes sobre algo que elas buscam.

3 – Receba sempre que alguém clica em um anúncio

Essa é a parte que mais agrada quem usa o Adsense, porque quando alguém acessa o anúncio exibido no seu site, você recebe por isso. No entanto, existe um ponto para que haja uma validação desta ação. Ou seja, quando há intenção do usuário em abrir o post.

Para explicar isso com mais detalhes, você não ganha quando a propaganda é aberta e fechada logo em seguida. Em geral, isso ocorre quando as pessoas clicam por acidente no banner da propaganda sem o interesse de ver ou conhecer o que está ali.

Resgate do valor via conta Google

O Google paga o dinheiro que você arrecada em sua conta de forma mensal. No entanto, terá que alcançar um valor mínimo para solicitar o saque. Além disso, a plataforma faz esse depósito apenas vinte e um dias após o pedido.

Resgate mínimo mensal na conta Google

O valor mínimo que o Google Adsense libera é a partir dos U$ 100, de modo que, você não pode sacar nada abaixo disso. No entanto, caso queira cancelar sua conta, a ferramenta paga o saldo disponível para saque.

várias folhas com gráficos e diversos dólares espalhado em cima delas
Legenda: Com o Google Adsense é possível realizar saques a partir de 100 dólares. Imagem de jcomp no Freepik.

4 – Relatórios detalhados com o Google Adsense

Os relatórios da ferramenta têm o objetivo de ajudar o usuário a otimizar seu progresso. Assim, ele fornece informações sobre os anúncios da página e os que geram mais receita. Mas, não somente isso, o Google Adsense também dá mais detalhes como: 

  • Ajustes que podem fazer a diferença;
  • Comparações de resultados atuais com os anteriores;
  • Aumento dos valores de arrecadação.

Tudo isso é possível com as notas que o programa disponibiliza como complemento. Contudo, há um aplicativo para dispositivos móveis que você pode acompanhar da melhor forma. Essas são funções que dão ainda mais suporte para a melhoria do seu site.

Com isso, fica mais fácil traçar estratégias eficazes e colocá-las em prática. Além disso, seu público terá um conteúdo ligado àquilo que ele busca. Como resultado, você terá mais lucro com o conteúdo da sua página.

Acompanhe a performance dos seus anúncios

Com essa função do Google, você tem informações com detalhes sobre os anúncios que exibe. Dessa forma, pode ver os pontos positivos e negativos e onde otimizar. Ainda, dá para substituir aquelas propagandas que não estão dando bons resultados.

Trace um plano e mude se necessário para ter mais lucro

Essa ferramenta existe para que ajustes possam ser feitos com objetivo de melhorar as formas de anunciar e gerar receita. Como resultado, você pode ver onde otimizar com base nas informações que lhe forem fornecidas e, assim, obter mais lucro.

Quais são os 6 tipos de anúncios do Google Adsense?

São os anúncios de texto, gráficos, rich media, blocos de links, responsivos e conteúdo correspondente. Dessa forma, você tem várias opções de como fazer uma propaganda com as melhores estratégias. Assim, fica ao seu critério qual adotar para otimizar os seus lucros.

Veja qual o tipo de anúncio se aplica melhor ao seu site

Desde os mais simples, como textos que incluem títulos e links, aos mais complexos. Existem várias formas de anúncios que você pode escolher qual irá aplicar. Como resultado, essa etapa pode deixar seu site mais atrativo aos leitores.

Faça testes e veja qual tem melhor performance

É a maneira ideal para que você saiba quais anúncios dão mais resultados. Assim, terá informações precisas sobre qual o melhor entre eles com maior margem de lucro. Inclusive, esse processo ajuda a deixar a sua página mais atrativa.

1 – Anúncios de texto, o que são?

Os anúncios de texto são os tipos mais fáceis e simples de fazer. Porque, com eles, você exibe apenas o título da propaganda que tem um link anexo. Desse modo, quando o leitor clicar nele, irá direto para o site do divulgador.

Esse formato conta também com uma ou até duas linhas com informações sobre a campanha. Com isso, a pessoa consegue ver mais detalhes sobre ela. Então, fica mais fácil decidir se aquilo pode ser de seu interesse ou não.

Links patrocinados

Os links patrocinados são a forma como os anúncios de texto são conhecidos no geral. Contudo, eles ficam em destaque nas páginas de pesquisas, onde estão os resultados de busca. Essa é uma das estratégias de marketing digital que você pode usar.

2 – O que são anúncios gráficos?

Essa é mais uma função do Google para usar como estratégia de anúncios que conta com banners de muitos tipos, de acordo como queira exibir. No entanto, é uma das mais comuns utilizadas pelos donos de sites e blogs. 

São mais de quinze opções de formatos que poderá escolher para a sua propaganda. Além disso, você organiza e coloca em lugares específicos para chamar a atenção do visitante. Dessa forma, a sua página fica mais atraente aos olhos dos usuários.

Não há garantia de que as receitas podem aumentar com essa tática. Afinal, tudo irá depender de como você irá fazer para ter relação com o seu conteúdo e também com o usuário. Mas, é sem dúvida um dos métodos mais comuns de anúncios na ferramenta.

Banners variados

Essa é uma das vantagens de usar esse método para fazer os seus anúncios. Porque, você pode escolher entre vários formatos e tamanhos de banners para aparecer na página. Além disso, irá colocar em locais estratégicos do site para mostrar ao seu público.

3 – O que é Rich Media no Google Adsense?

Este método de anúncio é um dos mais interativos da plataforma que conta com banners. Afinal, com ele, os visitantes podem ter mais contato com a propaganda em destaque. Dessa forma, os formatos de campanhas em Rich Media podem ser em:

  • Imagens dinâmicas;
  • Gifs;
  • Vídeos;
  • Animações;
  • Lightboxes.

São os tipos de comunicação que os donos dos sites podem fazer para aproximar o leitor ao conteúdo. Como resultado, irá gerar um interesse no usuário para clicar naquele post para saber mais sobre ele. 

Essa estratégia tem como objetivo atrair a atenção das pessoas para que haja uma ação. Com isso, elas podem passar a seta do mouse em cima do anúncio e ter uma conexão com ele. Mas, é preciso ter muito cuidado para não tornar chata a experiência do usuário.

Anúncios interativos

São os tipos de anúncios que têm interação com os leitores do site ou blog. Dessa forma, o usuário tem detalhes a respeito do conteúdo com videos, gifs e imagens. Assim, ele saberá do que se trata aquela propaganda e, se interessar, irá clicar para conhecer mais.

Anúncios interativos

São os tipos de anúncios que têm interação com os visitantes do site ou blog. Dessa forma, o usuário tem detalhes do conteúdo com videos, gif e imagens. Assim, ele saberá do que se trata aquela propaganda e irá clicar para conhecer mais.

4 – O que são blocos de links?

Também são métodos de anúncios bem simples de fazer, além de serem um pouco mais sutis. Essa estratégia possui uma gama de tópicos que têm ligação com o conteúdo do site. No entanto, os links não são diretos como nos demais formatos e não contém gráficos.

O usuário será direcionado para uma página do Google onde há propagandas relacionadas. Então, ele pode decidir se irá clicar ou não nas campanhas para conhecer. Assim, caso ele prossiga, aí você recebe a receita desta ação.

mulher segurando um tablet e, de fundo, uma rede de símbolos remetendo à segurança e o meio digital
Legenda: Os blocos de links levam a conteúdos de interesses em seu nicho. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

5 – Anúncios responsivos com o Google Adsense

Os anúncios responsivos do Google Adsense são aqueles que se ajustam de forma automática. Assim, os tamanhos, formatos e aparência da propaganda ficam adequadas de acordo com os espaços disponíveis na página de publicidade.

Para criar a campanha, você fornece algumas informações sobre o que irá divulgar como, descrições, imagens, títulos e logotipo. Assim, a ferramenta gera o reclame para exibir no site. Por fim, eles irão encaixar nos locais de reservas e levar em conta a direção de tela.

Ajuste automático com as medidas do seu site

Esse ajuste é a função que esse método tem para encaixar os anúncios de forma automática no seu site. Dessa maneira, eles se adequam às medidas da página onde serão exibidos.

Assim como o anúncio, o seu site também deve ser responsivo

Um site responsivo tem a mesma importância que um anúncio nesta categoria. Assim, ele irá se adaptar em qualquer dispositivo acessado. Como resultado, o leitor do seu portal terá uma melhor experiência ao conhecer seu conteúdo.

6 – O que é conteúdo correspondente no Google Adsense?

Esse é o método que mais vai exigir resposta do seu site, porque ele tem que alcançar alguns requisitos do Google. Também, essa estratégia também relaciona tudo aquilo que diz respeito ao número de páginas únicas ao tráfego que ele possui.

Com isso, os usuários terão matérias relacionadas ao conteúdo que o seu portal oferece. Entretanto, são campanhas feitas por outros anunciantes que seu público tem acesso. Assim, caso ele clique em alguma propaganda, você irá ganhar por isso.

Bloco de matérias relacionadas ao tema do seu site

São propagandas feitas por outros anunciantes, mas que tem relação com o seu conteúdo. De modo que, o leitor pode ter interesse em alguma delas e clicar para conhecer. Contudo, essas campanhas aparecem no seu site e podem gerar receita.

Como o Google Adsense pode ser usado? Veja 4 formas

Essa ferramenta pode ser usada para fazer anúncios em um site ou blog, pesquisa personalizada, propaganda em páginas de jogos e campanhas em vídeos. São as quatro formas mais conhecidas de usar o Google Adsense que traz vantagens, como:

  • Gerar mais receitas do seu portal;
  • Tornar a experiência do leitor mais agradável.

Agora, deve haver um mínimo de atenção aos detalhes dessas propagandas para que seja uma página que prenda de fato o visitante ao conteúdo que está sendo acessado.

1 – Adsense para o conteúdo de um site ou blog

É um dos métodos mais comuns no Marketing Digital para anunciar na internet. Dessa forma, os sites ou blogs veiculam as propagandas para seus leitores e têm lucros com elas por cliques ou visualizações. Assim, o Adsense entra como meio que distribui essa renda.

No caso de páginas de serviços ou corporativas isso não é possível, porque não exibem publicidades. Visto que, iria tirar a atenção do usuário a respeito do objetivo principal. Além disso, poderia trazer possíveis prejuízos a empresa.

Banners, links de texto e blocos de conteúdo

Essas são as formas mais conhecidas de anúncios no Google Adsense. Assim, você pode ajustar cada um deles da maneira mais atrativa. Ainda, dá para editar para que fiquem em locais estratégicos sem tirar o foco do leitor.

2 – Pesquisa personalizada no seu site com o Google Adsense

Com a pesquisa personalizada você pode colocar anúncios nas páginas de buscas do seu site. Dessa forma, quando alguém explorar essa opção, terá propagandas que tenham relação com aquilo que procura. Essa é outra boa maneira de usar a ferramenta e ter lucro.

Quando o usuário procura algo no seu portal irão aparecer propagandas personalizadas para ele. Assim, terão muito mais conteúdos e informações a respeito daquilo que explorou. Assim, no caso de clicarem nas ofertas, você ganha em cima disso.

Retorno de anúncios na pesquisa do site

O usuário irá fazer buscas específicas, com isso, os anúncios serão exibidos de acordo com o que ele procura. Nesse sentido, quando ele clicar, essa ação irá gerar receita para você.

Capriche na ferramenta de busca do seu site

Otimize essa parte do seu site para que o visitante não encontre dificuldades na pesquisa. A ferramenta te dá várias formas de deixar a aba de buscas mais dinâmica. Afinal, a aparência tem influência na maneira que os usuários enxergam o seu conteúdo.

mulher sentada em uma mesa e, a sua frente, tem um laptop relatórios e um celular. Ela também está segurando um xícara de café
Legenda: É indispensável que sua página seja intuitiva para atrair os visitantes. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

3 – Como anunciar em sites de jogos com o Google Adsense?

Esse nicho também é beneficiado pelo Google Adsense para quem quer lucrar com anúncios. No geral, as pessoas que visitam esses sites já buscam por uma forma de distração. Assim, você pode colocar uma campanha em tela cheia mais dinâmica, como:

  • Vídeos;
  • Animação;
  • Imagem responsiva.

As opções são diversas para usar sua criatividade e prender a atenção do usuário. Por exemplo, é possível fazer isso antes de carregar a página principal. Com isso, os visitantes terão mais interesse em conhecer aquilo que lhe foi mostrado.

Direcionar o público aos produtos e serviços do seu site

Uma das vantagens de anunciar em sites de jogos é que o público é em geral mais receptivo a qualquer tipo de divulgação. Assim, é possível fazer uma propaganda que chame o cliente ao seu produto ou serviço.

4 – O que são Anúncios em vídeos no Google Adsense?

Esses anúncios são aqueles que aparecem no Youtube antes do conteúdo principal aparecer. Para quem não sabe, essa plataforma pertence ao Google e é mais um meio de mostrar propagandas. Com isso, você tem mais uma ótima opção para gerar receitas.

O mesmo pode ser feito com os vídeos que são exibidos no seu site. Basta que você integre as campanhas que tenham relação com ele. Assim, o reclame será projetado em partes que não atrapalhem a experiência do usuário.

Não interfere na atenção do espectador

O Google Adsense relaciona esse tipo de anúncio ao vídeo sem que atrapalhe o espectador. Então, não tira a sua atenção enquanto assiste o conteúdo da sua página.

Dicas de como o usar o Google Adsense e ter mais resultado

Saber explorar as funções da ferramenta é um fator diferencial para ter bons resultados. Além disso, vale sempre pensar em estratégias, métodos e ajustes que potencializam a experiência do leitor.

As receitas do seu site podem ter um ganho considerável ao unir o equilíbrio entre anúncio e a organização da página. Mas, a formatação dela deve ser feita de modo que não prejudique o conteúdo. Assim, as campanhas que irá exibir serão notadas de forma fácil.

Potencialize suas vendas com estratégia

Faça campanhas de qualidade com estratégias que chamem a atenção do usuário, bem como, foque no público-alvo que irá consumir o seu conteúdo. Com isso, você terá uma visibilidade mais assertiva que irá resultar em mais receitas.

homem segurando uma lâmpada em pé em frente a uma mesa. Nessa última também há um notebook e um celular
Legenda: Para usar o Google Adsense é essencial criar uma estratégia de Marketing Digital. Imagem de DilokaStudio no Freepik.

1 – Otimize os canais e design dos anúncios

Quanto melhor for a estrutura de um site ou blog, maior será a atenção dos leitores. Dessa forma, esse é um ajuste que você deve fazer na sua página. Assim, você pode anunciar com o Google Adsense e ter mais lucro.

Seja criativo e assertivo

Exiba anúncios que tenham relação com seu conteúdo e que sejam bons. Porque isso terá influência nos resultados do seu site e como as pessoas o percebem. É essencial ser criativo e assertivo durante todo esse processo.

Lembre-se de conteúdo humanizado

Esse é um ponto importante para que as pessoas voltem ao seu site e consumam seu conteúdo. Por isso, busque sempre fazer com que os usuários fiquem confortáveis em sua página. Então, conheça seu público-alvo e faça o que puder para ajudá-lo.

2 – Realize testes A/B em seus anúncios do Google Adsense

Os testes A/B são a melhor forma de saber quais anúncios dão mais resultado. Aliás, é bem simples de fazer, basta usar duas soluções diferentes. Depois disso, compare o desempenho delas e veja qual obteve maior sucesso.

Faça anúncios personalizados

Teste anúncios com formatos e tamanhos diferentes, até mesmo com a distância que eles têm para o conteúdo. Com isso, você terá detalhes importantes para otimizar sua estratégia.

3 – Encontre um parceiro especializado em anúncios Google Adsense

Para lidar com o Adsense é preciso uma mistura de habilidade e conhecimento. Isso porque a ferramenta oferece uma série de recursos para gerenciar seus anúncios. Mas, assim que possível, busque um parceiro certificado pelo Google que possa ajudar a:

  • Extrair o melhor do seu conteúdo;
  • Monetizar sua página de forma eficaz e contínua

Essas são apenas algumas entre tantas outras maneiras de auxiliar na otimização de publicidade do seu portal. Afinal, embora a plataforma seja simples, algumas pessoas têm ideias que podem lhe render mais frutos.

Use o Google Adsense e lucre ainda mais com seu negócio

Com o Google Adsense, você pode tornar seu negócio muito lucrativo. Isso porque a plataforma oferece diversas funções que ajudam a sua marca a alcançar grandes públicos. Desse modo, a ferramenta faz a divulgação em diversos veículos, como em:

Esses benefícios valem tanto para quem anuncia quanto para quem disponibiliza o espaço para a propaganda. Assim, é uma ferramenta que vale muito a pena ser usada nos dias de hoje onde a internet domina cada vez mais o mercado.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes